Selecionar “Visa” ou “Multibanco” no terminal de pagamento?

75 Comentários

Hoje em dia os pagamentos digitais estão na moda! Esta forma de pagamento pode ser feita com recurso a cartões ou então através de serviços digitais bancários.

Quem costuma pagar com cartão, certamente que já apareceu no terminal se quer escolher “Visa” ou “Multibanco”. Mas afinal o que significa?

Selecionar "Visa" ou "Multibanco" no terminal de pagamento?


Há mais opções além de Multibanco e Visa… mas porquê?

Em 2016 que começaram a surgir opções nos terminais de pagamento automáticos (TPA). Falamos da opção “Visa” ou “Multibanco”, mas, na prática, são muitos os clientes que ainda não sabem muito bem porque têm de escolher uma opção. Há, inclusive, quem associe “Multibanco” a um pagamento de débito e “Visa” como sendo um pagamento a crédito. Nada disso!

O facto é que escolher “Visa” ou “Multibanco” nada tem que ver com a modalidade de pagamento, mas sim com a marca da rede através do qual é realizada operação.

De referir que há várias marcas de rede, como é o caso da rede “Visa”, “VisaElectron”, “Multibanco”, “Mastercard” e “American Express”. De referir também que o aparecimento desta informação no terminal se deveu ao regulamento europeu que “visa promover a transparência e a concorrência do mercado europeu de cartões, através da uniformização dos requisitos técnicos e comerciais na utilização deste instrumento de pagamento” e deu a possibilidade aos clientes de escolherem a marca de rede que pretendem utilizar para fazer a compra.

Selecionar "Visa" ou "Multibanco" no terminal de pagamento?

No caso de um cartão misto, aqui sim pode fazer a diferença. Um cartão misto é um cartão de crédito e débito. “Multibanco”, “VisaElectron” ou “Maestro” estão associados a débito e “Visa”, “Mastercard” ou “American Express” para crédito.

Se não tiver um cartão misto, escolher “Visa” ou “Multibanco” não faz qualquer tipo de diferença.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diego Fonseca
    Diego Fonseca

    adorei a primeira foto do post, o cartão inserido com o chip fora.. 😀

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Faz parte da inovação que o sistema bancário nos tem habituado, meu caro.
      🙂

      1. Avatar de KeyboardWarrior
        KeyboardWarrior

        hahhahah aha hah ah a hhaaha nem tinha reparado. Muito bom

    2. Avatar de Jose Paulada
      Jose Paulada

      Mas alguem ainda usa cartoes? Apple pay com apple watch…como e bom andar sem carteiras atras

      1. Avatar de José da Apatia
        José da Apatia

        Ya. E quando o comerciante não tem disponível deve saber bem pedir a alguém que pague por nós.

      2. Avatar de Ze Manel
        Ze Manel

        Quantos eu já vi a cairem aqui no posto de abastecimento da vila. Esquecem-se que é preciso ter rede para essas manigâncias funcionarem!

        1. Avatar de Jose Paulada
          Jose Paulada

          Apple funciona offline ate nos avioes

          1. Avatar de JS
            JS

            Se o terminal não tiver rede não funciona lol

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        Há sempre um chico-esperto…e por sinal costumam ser também gabarolas

      4. Avatar de Bruno
        Bruno

        Tenho de concordar, Google Pay e Apple Pay facilitam muito!
        Mas ainda tem alguns TPA que nem sequer aceitam contactless, e alguns casos mais isolados (por exemplo, a bordo de um avião ainda usam o chip).
        Nunca é demais andar com nem que seja um cartão e dinheiro na carteira. Ter sempre um backup.

        1. Avatar de Fabio
          Fabio

          Mais 30€/mês de taxa para o dono do estabelecimento que ativar o contactless

          1. Avatar de Hugorl
            Hugorl

            Olhe que não. Está mal informado.
            Existem no mercado várias opções em que não paga rigorosamente mais nada por receber contactless.
            Os bancos nacionais é que gostam de ganhar dinheiro.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A bordo de aviões funciona como num hotel, fazes o check in usando o cartão de crédito para os consumos e não precisas de te preocupar com nada.

        3. Avatar de Pedro Tarelho
          Pedro Tarelho

          A verdade é que esses sistemas têm custos acrescidos para o comerciante . Todos os pagamentos feitos em contactless ou Visa afectam sempre uma comissão para a rede em que operam. Por isso sim há diferenças ao selecionar a forma de pagamento no terminal de multibanco.

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Se escolheres Multibanco, estás a usar produto nacional, o que nos fortalece…

    1. Avatar de Rrrrrrrr
      Rrrrrrrr

      Sim! Que eles fazem muito por nós! Tal como os senhores da Visa

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Sabe-te bem ires a um multibanco pagar as contas, ou levantar o teu dinheiro, não sabe? Ou mesmo tratar das coisas através do pc em casa… é isso que é a SIBS, aquilo que tu dizes que não fazem por ti…
        Melhoraram muito a nossa forma de agir perante a banca…

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Ou ao contrário, proporcionam facilidade em ficares ainda mais dependente dos produtos deles.

      2. Avatar de Anti-Rrrrrrrr
        Anti-Rrrrrrrr

        Concordo, não fazem nada… Fora a rede Multibanco onde levantas dinheiro, fazes transferências, pagas contas… Via Verde? Em tempos também foram eles em parceria com a Brisa.. MB WAY? Confere, também é deles… Rede bancária que garante que o banco A fala com o banco Z? São eles.. Basicamente quase tudo o que fazes no dia a dia que envolva dinheiro passa por eles, e tudo com uma % de indisponibilidade ridiculamente baixa.
        É pena ver o mercado internacional a valorizar todos estes produtos por serem diferenciadores e habitualmente inovadores quando surgem e depois vemos os portugueses como você que em vez de orgulho no que produzimos deixam estes lamentáveis comentários.

        1. Avatar de André R.
          André R.

          Mas qual foi a parte em que eu não disse que não tinha orgulho no que produzimos? Você é que afirmou por escrito “ Sim! Que eles fazem muito por nós! Tal como os senhores da Visa”…

        2. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Multibanco é uma rede nacional que não faz sentido na Zona Euro.

          As taxas são altíssimas, basta ires a um fornecedor de serviços de pagamentos como Stripe ou Adyen, e podes confirmar que as taxas de pagamento via multibanco (pagamento de seviços e compras) são dezenas de vezes superiores a taxas de cartões de débito ou outros serviços de outros países como iDeal.

          Depois tens o problema em que nos comerciantes locais têm contratos que só aceitam cartões multibanco, e não entendem que o pagamento só funciona com cartões portugueses. Eu já evito a ir a certos restaurante no interior por causa disso, em que o cartão não funciona. Mas para o Zé da esquina é difícil entender que multibanco não é um sistema universal.

          Existe uma razão por qual a rede nunca se expandiu para fora do país. Taxas altas e práticas monopolisticas. A única razão de sobreviver em Portugal é pelo facto de os maiores acionistas da SIBS serem os próprios bancos. Por não se incomodam com as taxas, porque o dinheiro volta para eles.

          Para sistemas de pagamentos a sério, temos SEPA instant payments. Custo de transação para o banco processado pela TIPS do ECB é de 0.001€, sim, um décimo de cêntimo. Transferência processada em menos de 10 segundos entre qualquer banco europeu.

          Quase todos os bancos europeus estão ligados ao TIPS, incluindo a própria SIBS. As minhas transferências bancárias são instantâneas para qualquer banco, ilimitadas e gratuitas. No entanto quanto é que pagas num banco português como a caixa? Até transferências normais são pagas, deixa lá as instantâneas.

          Mas claro que têm de cobrar. A SIBS ia à falência se tivesse que competir com o mercado. Por isso a estratégia é cobrar taxas artificialmente altas nos serviços concorrentes.

          A mim não me afeta, não uso o sistema bancário português. Mas tenho pena dos meus familiares, que pagam taxas altas por serviços medíocres.

          1. Avatar de Ze Manel
            Ze Manel

            por isso é que num ATM fora de portugal pouco mais fazemos além de levantar dinheiro.
            Cá, há mais de 20 anos que podes comprar bilhetes para concertos, licenças de pesca, bilhetes de comboio, donativos, via verde, via card, carregar passes, pagar serviços, entre demais operações. Só o que é internacional é que é bom.
            Se soubesses do que falas, ter um contrato com a Unicre que fornece os cartões internacionais, por vezes é muito mais caro do que ter só multibanco. E ah imagine-se eu tenho um cartão de crédito que funciona em terminais multibanco, coisa que os de la de fora nem em sonhos fazem.
            Pra terminar, conheço vários restaurantes que tiveram terminais dessas fintechs e vá… todos eles reportaram transações fantasma, “desaparecimento de dinheiro”, vá-se lá saber porque.

          2. Avatar de Ze Manel
            Ze Manel

            Pelo menos sei onde estão os meus dados, agora ter os meus dados nas mãos de empresas que nem sei quem são os accionistas e que de um momento para o outro desaparecem… é muito bom!

          3. Avatar de Antonio
            Antonio

            Cheiras a vendedor de terminais manhosos…

      3. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        “…apart from the sanitation, the medicine, education, wine, public order, irrigation, roads, a fresh water system, and public health, what have the Romans ever done for us?”

        1. Avatar de PML
          PML

          Lol. Muito bom Monty Python.

        2. Avatar de Antonio
          Antonio

          Mais um parvo. Não sabia que os adolescentes também frequentam estes comentários… Enfim!

    2. Avatar de PML
      PML

      Sem dúvida. Dar por dar, ao mesmo que seja para a economia Portuguesa. Temos das redes multibanco mais avançadas do mundo, por isso devemos favorecê-la.

  3. Avatar de FilipeB
    FilipeB

    Não tenho nenhum terminal TPA pelo que não posso confirmar mas tenho a ideia que a diferença é mais para os comerciantes, nomeadamente nas taxas que pagam por transação e os beneficiários dessas taxas.
    Escolher rede multibanco implicaria a taxa ir para a SIBS por exemplo.
    Mas não tenho a certeza, alguém que saiba disto que me confirme.

    1. Avatar de Nuno G.
      Nuno G.

      Ora aí está!!! Isto é que é uma pena o artigo não falar, por ignorância ou puro desconhecimento. O principal problema é se se escolher qualquer outra opção que não for a rede Multibanco, o comerciante em princípio vai pagar muito mais de taxas. No trabalho já pude confirmar isto.

      1. Avatar de Ze Manel
        Ze Manel

        @Nuno,
        Tenho contrato com a caixa agricola, e pago menos taxa de um Visa Crédito que de um multibanco. Visa Crédito, 0.5% por cada transação, Multibanco, 0.8%

        1. Avatar de Pedro Tarelho
          Pedro Tarelho

          Se fizer um contrato de consumo pode pagar apenas a mensalidade para um determinado valor de vendas em MB . Qualquer outra transação paga sempre uma taxa seja contacless , Visa , MC , etc

    2. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Escolher Multibanco activa só o cartão de débito.
      Por exemplo: se vai pagar 500 euros de uma nova TV, ao escolher multibanco só vai ter a opção base. Se escolher VISA (97,95% dos cartões já possuem 6 a 1000 formas de pagamentos a crédito) já poderá ver outras opções que tenha contratadas com o seu banco ou fica limitado a pagamentos de 149 euros.
      Se o seu cartão for só de débito nem importa qual a rede usada, pois será sempre a SIBS a receber a comissão. A rede VISA só funciona com operações de crédito.

      1. Avatar de Hugorl
        Hugorl

        Resposta completamente errada e despropositada…
        A rede Vida é uma rede de comunicação bancária que tanto pode ser débito como crédito.
        A rede multibanco é só opera em débito.
        Por favor não enganem as pessoas, se não sabe não fale.

  4. Avatar de Paulo N
    Paulo N

    Boa noite,

    “Se não tiver um cartão misto, escolher “Visa” ou “Multibanco” não faz qualquer tipo de diferença.”

    Nota: Para o titular do cartão não faz diferença mas para o comerciante fica mais barato a taxa pela rede de multibanco.

    Cumprimentos

    1. Avatar de duniz
      duniz

      Essa é uma informação importante.
      Obrigado!

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Errado! As taxas são idênticas maioria dos bancos que fornecem serviços de pagamentos. Podes consultar os preçários online.

      Se pagares mais na rede vida/Mastercard para cartões de débito da zona EEA, então aconselho a mudar de fornecedor de pagamentos. Estás a ser roubado.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Errado, as taxas não são identicas, depende dos contratos e há variadíssimos contratos e nem toda a gente anda a saltitar constantemente de banco em banco.

      2. Avatar de Paulo N
        Paulo N

        “são idênticas”

        Idêntico não é igual, são mais dispendiosas noutras rede que não seja rede multibanco/sibs. Dou assistência a TPAs e todos os dias, em media, uns 15 terminais eu vejo o talão de fecho.

        Mais, a rede de multibanco não faz contacless, para um terminal fazer, tem de ter acordo com visa e mastercard, o comerciante é que paga.

  5. Avatar de Bib'ó Ronaldo
    Bib’ó Ronaldo

    A história conta-se em poucas palavras.
    O sistema de compensação interbancária (SICOI) do Banco de Portugal está concessionado em exclusivo à SIBS. O resultado é um monopólio em que mais de 80% dos pagamentos com cartão são transacionados através da SIBS. A SIBS impede as fintech de aceder ao sistema e impõe as condições que quer.
    É isto que tem sido fortemente criticado pela Autoridade da Concorrência. O post não fala disso. Limita-se a falar de TPA que aceitam pagamentos com cartão de débito, com cartão de crédito e cartões mistos, em que o consumidor escolhe se quer pagar a débito ou a crédito.

    Outra que coisa que vale a pena falar é a péssima assistência que os bancos dão aos seus TPA em pequenos comerciantes.

    1. Avatar de Banha da Cobra
      Banha da Cobra

      Cheira a conversa de vendedor… Daquelas soluções manhosas que andam por aí, em que o nosso dinheiro passa por contas de países estranhos. Não me convenceste!

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Quando as fintech tiverem cobertura nos depósitos garantidas pelo BCE como na banca tradicional até poderá ter interesse, para já, para mim, é esquema em que não estou interessado.

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Excelente artigo que me elucidou.Obrigado,Pedro Simões.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já nem o nome do autor sabes distinguir 😀 Abraço

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bom Artigo, obrigado a PPlware!

  8. Avatar de Jamitokuai
    Jamitokuai

    Escolho sempre multibanco, assim garanto que as taxas pagas ficam em mãos nacionais e que não “fogem” para mãos estrangeiras!

  9. Avatar de Ze
    Ze

    Acho que ninguem se interessa se as taxas ficam ca, pois normalmente a 1a opcao é visa, se fosse do nosso interesse trocavam isso.

    1. Avatar de Zé

      Só se for com o teu cartão. No meu caso está sempre multibanco selecionado primeiro.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        É ao contrário. Com o teu cartão é que parece ser diferente. Por defeito é o visa o primeiro seleccionado.

  10. Avatar de Orabem
    Orabem

    Este artigo demonstra bem porque é que o Pplware não compreende Bitcoin.

    1. Avatar de Vítor M.

      Então não compreende 😉 compreende muito bem, desde quando nasceu, cresceu até à atualidade 😉

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Ora bolas, mais os mosquitos. Vai lá vender as tuas cripto para longe daqui. Estes tipos são chatos!!

  11. Avatar de Renata
    Renata

    Não é verdade que isto seja um regulamento europeu.
    Estou constantemente a pagar com o cartão no estrangeiro e nunca tive de seleccionar uma opção na hora de pagar. Apenas em Portugal inventaram essa treta.

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Fora do país, o seu cartão passa a ser de crédito, não pode escolher a rede porque só existe 1 disponível.

      1. Avatar de Hugorl
        Hugorl

        Mentira, um cartão débito é sempre débito. Seja Visa, MasterCard, Electron etc…

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Para o consumidor, não existe diferença entre um e outro.
    Porém, para o comerciante, se efetuarmos a compra com algo diferente de Multibanco, o comerciante pode pagar taxas mais altas e o dinheiro demorar mais a cair na conta dele.
    E por este motivo que só uso Revolut nos grandes comerciantes, pois para eles não interessa a taxa. Mas para os mais pequenos, se eu puder pagar até em dinheiro, eu faço, ou então com Multibanco.

  13. Avatar de lumia
    lumia

    Artigo excelente.

    Obrigado PPLware.

  14. Avatar de Cohen, o Banqueiro da Tugalândia
    Cohen, o Banqueiro da Tugalândia

    Por exemplo, em Portugal, as pessoas adoram os cartões : “Visa”, “Mastercard” ou “American Express”.
    Porque é sempre bonito fazer a “vidinha”, com recursos que não temos, pois assim o “vizinho” fica a pensar que somos bem sucedidos.

    Depois lá em casa, abre-se o frigorífico e só temos uma azeitona para jantar…

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      O meu multibanco, aparece MASTERCARD no talão e não é por isso que deixa de ser um cartão de débito.
      qualquer cartão tem de estar vinculado a uma rede internacional… e olha American Express já não se emite em Portugal…

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Não tem de estar associado a uma rede internacional, só está porque os bancos querem. Podem perfeitamente emitir cartões que só funcionem na rede SIBS.
        Só que as empresas de cartões de crédito internacionais devem pagar-lhes bem para serem incluídos preferencialmente no cartão que o cliente recebe se não pedir um específico. O meu banco vai alterando a empresa de crédito de cartão para cartão a seu belo prazer… daí achar que depende do que lhes dão de volta.

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Não percebi a lógica… Confusão nessa cabeça! Só falta dizer que a culpa é da humidade…

  15. Avatar de Luis Sousa
    Luis Sousa

    A diferença é que na maioria dos estabelecimentos a opção multibanco cobra uma taxa ao comerciante 50% inferior à opção visa. Tudo tem a ver com as comissões contratadas entre a entidade bancária e o comerciante. Para o cliente é indiferente. Por isso optem sempre pela opção Multibanco.
    Felizmente já há concorrência através de redes internacionais, que possibilitam taxas mais acessíveis aos comerciantes, levando os bancos portugueses a baixar também as suas.

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Tenho contrato com a caixa agricola, e pago menos taxa de um Visa Crédito que de um multibanco. Visa Crédito, 0.5% por cada transação, Multibanco, 0.8%

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Ainda bem para ti. Mas esse é o teu caso, não o de milhares de outros. Há mais do que um Zé manel em portugal.

  16. Avatar de Redin
    Redin

    E depois ainda vejo dizer que o Bitcoin é complicado….
    https://youtube.com/clip/Ugkx-4RJsIFZc0kUecvOcqWCuvQWI7HYq1Ze

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Oh amigo, aqui não é sítio para vender Bitcoin. A malta já anda um bocado farta dos discípulos da cripto. Parece mais um Hélder daquelas seitas…

      1. Avatar de André
        André

        Concordo! Aliás em breve vamos ter novidades para estes palhaços. Os Nicks já são bem conhecidos e fácil de saber quem realmente são. Andam sempre a tentar vender lixo… Estão avisados

      2. Avatar de Eu
        Eu

        OH AMIGO
        Já te viste ao espelho hoje?
        Tratar de amigo com uma mensagem pouco amistosa dessas como se tivesse o rei na barriga e achar que as mensagens dele são melhores do que as dos outros.
        A tua liberdade acaba onde começa a minha.
        Então vai lavar a boca com sabão OH PÁ

      3. Avatar de Redin
        Redin

        Parece-me que estas no sítio errado.
        Isto não é o Twitter onde decides a vontade de alguém se expressar.
        Se fores ver o clipe, vais ver que faz todo o sentido e clareza mostrar a realidade da estrutura versus a estrutura do outro.

  17. Avatar de Jose
    Jose

    Atenção que Visa e mastercard por ex são redes e protocolos de pagamento internacionais. Não sao modos de pagamento

  18. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Pessoalmente prefiro escolher “Multibanco”.
    O meu banco vai saber para onde vai o dinheiro, ao menos tento evitar que a empresa de crédito internacional [e sabe-se lá a quem mais eles vendem ou dão acesso à informação (ex.: empresas de monitorização de fraude)] tenha acesso a esses dados… já basta as compras que não é possível contornar essas empresas de crédito internacional.

  19. Avatar de Maria Pinho
    Maria Pinho

    Acho muito estranho que não façadiferença! Com o meu cartão multibanco do Santander, se não seleccionar multibanco o pagamento não é autorizado…

  20. Avatar de Nélia Fernandes
    Nélia Fernandes

    Artigo confuso, muita parra e pouca uva . Independentemente da função que o cliente escolha vai ler é as características do cartão, se for de débito o movimento vai a débito mesmo que selecione a opção visa.. e sim nos mistos é que dá de facto uma verdadeira opção de escolha!

  21. Avatar de Jakim Manel
    Jakim Manel

    Moral da história : E quando é que a SIBS autoriza a Revolut a aceder à rede multibanco?