Se está alcoolizado o seu carro poderá não o deixar arrancar

38 Comentários

Estão a ser pensadas, equacionadas e pesadas alterações com vista a diminuir a sinistralidade rodoviária e outros fatores negativos que têm “manchado as estradas”.

Depois das pressões à União Europeia para impor limitador automático de velocidade nos carros novos, poderão agora surgir em Portugal alcoolímetros nas viaturas para evitar que pessoas alcoolizadas possam conduzir.

Imagem de jovem alcoolizado


Se está alcoolizado poderá ser impedido de conduzir

O país estuda uma tecnologia, solicitada há anos pela Prevenção Rodoviária, que impeça o veículo de circular caso o condutor tenha uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.

Esta é um das várias medidas propostas como resposta à elevada reincidência dos condutores apanhados a conduzir com álcool.

Imagem de sistema que deteta se condutor está alcoolizado

 

Números preocupantes

Segundo informações do DN, só nos primeiros sete meses de 2017, mais de 12 mil condutores foram multados por álcool, dos quais 4834 tinham uma taxa-crime. Claramente há uma necessidade de usar a tecnologia para evitar esta falta de consciência cívica.

Para “atacar” este problema, o ministro da administração interna deixou abertura para aplicar uma medida do género, faltando criar, acima de tudo, enquadramento legal:

Tem de haver um trabalho legislativo e de organização para haver controlo do mecanismo, e programas de tratamento e formação dos condutores. Não é apenas carregar num botão.

Referiu o ministro da administração interna, Eduardo Cabrita.

Estão também em estudo, várias medidas de segurança rodoviária que a União Europeia anunciará em maio. Nesse leque de medidas existem algumas recomendações por parte do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC). Entre as recomendações está a inclusão do assistente inteligente de velocidade, travagem automática de emergência e o interface eletrónico que permite colocar alcoolímetros nos carros dos condutores reincidentes na condução com álcool (sistema que impede o carro de andar se o nível de álcool for superior ao permitido), em todos os veículos fabricados a partir de 2020.

Imagem: JN – Operação Carnaval 2018

Todos estes sistemas de combate ao álcool nas estradas não são assunto novo, como podemos ver em baixo, são sim cada vez mais importantes e devem fazer parte de um plano de ação musculado, isto porque, segundo os estudos do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, os acidentes causados por excesso de álcool matam 5000 pessoas na Europa, por ano.

Está bêbado? Esta tecnologia vai impedir que o carro arranque

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pronto, esta até aceito.. Mas o que deveria acontecer era, se está bebedo o carro não o deixa arrancar, ele arranca sozinho e vai para casa.

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Já existe, chama-se uber.

    2. Avatar de Samuel
      Samuel

      Concordo contigo mas a lei portuguesa não carros que conduzem sozinhos.

  2. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    “Virgem aos 40” demonstra uma maneira muito simples de “enganar” o sistema.

    1. Avatar de Vítor M.

      O desafio será mesmo esse, mas com sensores biométricos devem dar uma resposta difícil de contornar.

  3. Avatar de Ângelo Braz
    Ângelo Braz

    E o que impede do condutor alcoolizado pedir ao passageiro para “soprar o balão”?

    1. Avatar de Vítor M.

      É uma boa pergunta, mas poderá haver um sensor biométrico que possa fazer essa verificação.

      1. Avatar de Ângelo Braz
        Ângelo Braz

        Complicado, garantir que quem sopra é quem activa o sensor biométrico. O condutor pode por o dedo no leitor de impressões digitais/íris/retina/etc enquanto a outra pessoa é que de facto sopra.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim, para já, não parece fácil uma solução, mas até pode haver, nós é que ainda não a estamos a ver.

    2. Avatar de Sérgio E.
      Sérgio E.

      Se o passageiro estiver sóbrio, porque haveria de soprar o balão e enganar o sistema, quando poderia ir a conduzir ? Se não tem carta, porque haveria de entrar num carro com um condutor embriagado ?

      1. Avatar de eu
        eu

        Granda resposta 😀

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Irresponsabilidades à parte já vi casos em que o homem diz à esposa “quem conduz sou eu, se não confias vai a pé”.
          Já vi isto acontecer algumas vezes e nem uma vez a opção foi ir a pé, logo pelo menos tendo em conta a minha experiência, essa resposta se enquadra minimamente no que é a realidade.
          Eu falo por mim, bebo três copos de vinho e passo as chaves para mão da patroa na hora 🙂

          1. Avatar de António Fagundes
            António Fagundes

            Tivessem casado com pessoas com personalidade, temos pena.

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Plenamente de acordo!

    Aliás a taxa devia ser de 0% no sangue!!!

    Infelizmente já perdi 3 familiares tudo porque o outro embateu e estava com 3.6%…
    Por choque frontal!

    Pior ele sobreviveu e os que iam bem (sem alcool, no faixa de rodagem correcto, com sinto) é que MORRERAM…!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Casos destes deveriam ser severamente punidos. Fosse quem fosse. Carta fora PARA SEMPRE.
      Só assim teremos alguma responsabilidade e civismo nas estradas. Caso contrário continuará tudo na mesma. “Ah e tal..pago a multa..perco uns pontos..ou então, se puder, fujo.”

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Com a Justiça Portuguesa nada lhe aconteceu…

        Inibição de condução durante 6 meses…

        1. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          Isso são maus advogados, 3 homicidos involumtarios em 1º grau daria pelo menos 5 anos de prisão efectiva, ao fim de 2.5 anos estaria na rua.

      2. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Neste caso, cadeia uns valentes anos e carta fora para sempre seria a melhor solução.

    2. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      O destino tem muitas maneiras de ensinar, nos achamos sempre injusto isso, mas o que sobreviveu vai ter isso na consciência ate morrer, e isso é a lição mais dura na vida. Viver com a culpa dessas mortes injustas pelas sua irresponsabilidade

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Se a pessoa tivesse consciência nem sequer tinha pegado no carro

      2. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        Quem te diz a ti que ele sequer tem capacidade de sentir culpa ou remorsos ?

    3. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Então se o outro estava com 3,6% porque é que o limite devia ser 0%?

      3 de uma só vez pelo menos deu uma boa indemnização 😉

      1. Avatar de Armindo
        Armindo

        Bom bom era se fosses tu no carro.

        1. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          Para muita gente não duvido que fossem boas notícias 😀

  5. Avatar de PopeY
    PopeY

    Bem melhor que o pack fumador que vem desde sempre… É de sistemas que precisamos. E para desincentivar o passageiro contornar o sistema, o valor das multas por excesso de álcool deveria triplicar e ser aplicada a todos maiores de idade que se encontrem no interior da viatura.

    Se bem que ja estou a ver uma outra forma de contornar, basta colocar o carro a trabalhar antes de beber. (joke)

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Basta encher um balão antes de beber para colocar no bocal… (ou com recurso a uma bomba).

  6. Avatar de Carlos Antunes
    Carlos Antunes

    O Português vai logo arranjar maneira de contornar o sistema! Multas a triplicar e inibição de conduzir durante 5 a anos!

  7. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    se acontecer isso vendo o carro na hora

    1. Avatar de albino negro
      albino negro

      Eis um exemplo do porque de ter que haver este tipo de leis

  8. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Palhaçada mas pronto maneira de sacar mais uns trocos.

  9. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Sou complemente de acordo, mas isto nunca vai para a frente.
    Enquanto não avançarem com esta ou outra tecnologia semelhante, os cofres do estado vão crescendo..
    Resumindo, se o estado ganhasse com alguma coisa era tema para eles, mas visto que vão deixar de o ganhar porque o carro não vai arrancar, não falam muito nisso :p

  10. Avatar de poiou
    poiou

    Uma coisa que ainda ninguém se lembrou, a esta hora está o isq a esfregar as mãos.
    Se isto for aprovado:
    – Os aparelhos vão ter de ser calibrados
    – Se não forem calibrados obviamente vai ser impossível haver consequências para quem não cumprir (tal como hoje acontece com as multas de velocidade que são contestadas devido aos radares não estarem calibrados/aprovados)

  11. Avatar de 20daruma
    20daruma

    Pronto e há gente a investir numa merda destas que vai dar muito dinheiro a muita gente, fazendo apenas o consumidor final pagar por isto tudo, quando as pessoas deveriam ter apenas consciência poruqe tudo pode ser contornado.

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      “quando as pessoas deveriam ter apenas consciência” para isso nem sequer precisavas de policia, nem de serviços sociais, nem de 90% das coisas onde vão parar os impostos. Feliz ou infelizmente não vivemos numa utopia.. ou será uma distopia?

  12. Avatar de albino negro
    albino negro

    Quando esta proposta foi para a frente vou para motorista da UBER.
    Com a quantidade de bebados que vao ficar com os carros bloqueados vai dar dinheiro à farta.

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Eu sempre que vou sair para a maluqueira deixo o carro em casa e vou de uber, gasoleo + parque, facilmente me paga o uber, além de não levar multas.

  13. Avatar de Pintor
    Pintor

    Limitadores de velocidade, não poder beber e conduzir, e depois onde vai a PSP e GNR buscar o guito?

  14. Avatar de R'Costa
    R’Costa

    Isso não vai dar em nada chega lá uma pessoa sóbria e bufa ao balão aquilo aceita e o gajo segue viagem todo f….