Satélites revelam marcas devastadoras dos incêndios em Portugal e Espanha

15 Comentários

Os incêndios que continuam a devastar Portugal e Espanha ganharam destaque internacional esta quarta-feira, ao serem escolhidos como “imagem do dia” tanto pelo programa europeu Copérnico como pela NASA.


Satélite mostra imagens insanas dos incêndios de Portugal e Espanha

A fotografia divulgada pelo satélite Copernicus Sentinel-2, captada a 16 de agosto, mostra densas nuvens de fumo a cobrir Ourense, na Galiza, e várias zonas do norte de Portugal. Vistas do espaço, as cicatrizes deixadas pelo fogo na metade norte da Península Ibérica são impressionantes, assim como o imenso “manto” de fumo que paira sobre a região.

Segundo o comunicado do Copérnico, os incêndios de grande dimensão têm obrigado milhares de pessoas a abandonar as suas casas, sobretudo no noroeste e oeste de Espanha.

Para apoiar as autoridades nacionais, o Serviço de Gestão de Emergências Copérnico (CEMS) foi ativado e encontra-se a produzir cartografia de emergência.

 

“Cobertor de fumo” captado pela NASA

Também a NASA destacou a tragédia ibérica como “imagem do dia”. O registo, obtido pelo satélite Terra a 15 de agosto, mostra um verdadeiro “cobertor de fumo” a cobrir a Península.

De acordo com os cientistas da agência, a combinação de calor extremo e seca prolongada criou condições ideais para a propagação das chamas.

A NASA assinala que, até 19 de agosto, os incêndios já tinham devastado mais de 382 mil hectares em Espanha, o valor mais alto desde que há registos (2006). Em Portugal, as áreas queimadas ultrapassaram os 347 mil hectares, números que só encontram paralelo com os trágicos incêndios de 2017.

O maior foco ativo, em Trancoso, destruiu sozinho mais de 39 mil hectares.

 

Emissões em níveis históricos

Os dados recentes do Copérnico revelam ainda que a primeira quinzena de agosto trouxe um “aumento excecional” das emissões de CO₂ provocadas pelos incêndios na Península. Espanha já bateu o seu recorde anual desde 2003, enquanto em Portugal os valores, apesar de não atingirem máximos absolutos, duplicaram a média registada entre 2003 e 2024.

De acordo com o Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS), Portugal é o país da União Europeia com maior percentagem do território ardido.

Em média, entre 2006 e 2024, as chamas consumiram 1,05% da área nacional, valor três vezes superior ao da Grécia. Este ano, porém, a situação agravou-se: até meados de agosto já arderam 2,35% do território português, ou seja, mais de 216 mil hectares.

Apesar de Espanha liderar em números absolutos, com mais de 344 mil hectares destruídos, a dimensão do seu território faz com que a percentagem da área ardida seja bem inferior à portuguesa (0,68%).

Partilhar:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de X
    X

    O novo normal, continuem a consumir(e infelizes)!

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A exploração de lítio está cada vez mais facilitada, tal como a instalação de mais painéis solares e parques eólicos. O argumento da preservação da natureza e da biodiversidade perdeu força.
    Missão cumprida mataram tudo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ganharam os EVs?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Os Anti-Elektros todos os meses inventam qualquer coisa. Fonte de todos os problemas do mundo

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      blah blah. Não entender a natureza dá nisto…

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      A maior parte dos fogos são naturais ou por negligência e vão continuar a existir enquanto houver combustível e tempo seco.

      Podem comprar 300 aviões. nada vai mudar.

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 antes do litio nao existiam incendios

  3. Avatar de LA
    LA

    Quando estamos em primeiro lugar, nunca é por bons motivos.

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Todos os anos é a mesma coisa.
    Digam lá que isto não é tudo premeditado…

    Alguém vê algum político falar em solução para este problema?
    Só conversa da treta disto e daquilo e nada mais.
    Não adianta ter prevenção se depois há milhares de incendiários que mesmo que sejam apanhados em flagrante o juíz liberta-os na mesma hora.

    É deixar arder, que arda tudo. Que não fique uma árvore por arder.
    Transformem Portugal num deserto, que é o que merecemos.

    Que povo miserável, que só elege miseráveis e só tem miséria.

  5. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Infelizmente ver todos os anos incêndios atrás de incêndios e sempre com um sentimento de impotência perante o avançar das chamas é revoltante. Não fazem simulacros para ver o que há a melhorar? não planeiam onde devem abastecer os veículos de combate ao incêndio? não criam equipas de prontidão para chegar aos locais nos primeiros minutos depois de detectado o início do incêndio? Os sistemas de alerta funcionam? Parece que anda muita gente a dormir e não são só os políticos. De fosse uma guerra, como figura de estilo, já estávamos massacrados.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      8 anos de socratismo, seguidos de 4 anos de resgaste financeiro, seguidos de 8 anos de costismo.. aprendam a votar

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    São Pedro, porque razão, perante as dezenas de incendiários detidos em flagrante só este ano, ninguém mexe nas leis e mete esta gente na prisão por largos anos?
    Parece que há interesse em que fiquem sempre soltos.
    Dá que pensar….

    Não vale a pena fazer simulacros e não sei o quê se depois tem incêndios por todo lado e não há como os combater a todos.

    Tem que se punir severamente quem os inicia e saber quem paga a essa gente para fazer o que faz.
    Esses então são os piores.
    Era serem detidos e caírem pelas escadas abaixo todos os dias….

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Já incendeiam com drones.
      E são ateadoscom precisão matemática de coordenadas inacessíveis aos bombeiros por terra e ventos estudados. São práticas com alto índice de sofisticação q não estão ao alcance do incendiário comum.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Yamahia, há maneiras de detectar essas manobras.
    Fazem isso porque sabem que mesmo que sejam apanhados não acontece nada.
    Fossem as consequências outras e veria que os drones ficavam em terra.

    Bastava um aparecer adormecido definitivamente porque caiu das escadas quando estava a fugir e ia ver se os outros não piavam fininho.
    Quer que lhe conte o que aconteceu na terra da minha esposa?
    Já aqui contei várias vezes, mais uma não faz diferença.
    E olhe que lá drones não faltam, são fabricados aos milhões.

  8. Avatar de Nilin
    Nilin

    Há uns meses foi o apagão, agora foi o incendilhão.

    Infelizmente isto rende centenas de milhões de euros. Os governantes são os cabecilhas deste esquema fraudulento.