Satélites poderão ser também alvo da Rússia nesta guerra

11 Comentários

O alerta foi dado pelo diretor do Escritório Nacional de Reconhecimento nos Estados Unidos (US National Reconnaissance Office – NRO). A Rússia, perante a aliança dos países da NATO na ajuda à Ucrânia, poderá estar a preparar algo maior. Sabemos que esta é uma guerra que vai muito além das fronteiras e das armas num mundo ligado por Internet e pelos milhares de satélites posicionados acima da Terra.

Os serviços de comunicações e GPS poderão ser colocados em causa com um possível ataque militar russo a satélites.

Satélites poderão ser também alvo da Rússia nesta guerra


Satélites poderão ser também alvo da Rússia nesta guerra

O diretor do Escritório Nacional de Reconhecimento nos Estados Unidos – NRO -, Christopher Scolese deixou um alerta importante aos operadores de satélites. Scolese acredita que a Rússia poderá atacar satélites para interromper comunicações e serviços GPS como parte da estratégia militar da invasão da Ucrânia e, por isso, pede que a proteção a estes sistemas seja reforçada.

Na Conferência Espacial de Defesa e Inteligência da National Security Space Association, o chefe da NRO referiu que é evidente que a Rússia está comprometida em fazer o que quer na Ucrânia e “o que a Rússia quer é vencer”.

Por isso, se o conflito em “Terra” ficar fora de controlo, há uma grande probabilidade de os ataques subirem para o “Espaço”.

É justo assumir que, na medida em que eles podem, e podendo eles [Rússia] sentir que o conflito fique fora do seu controlo, o mais certo é que alarguem os ataques para o espaço.

Além disso, sem explicitar que ações a Rússia pode tomar, Scolese afirmou que é fácil, com base no comportamento passado, imaginar que já se encontram em curso algumas interferências nos satélites de navegação e localização GPS, por exemplo.

Qual o papel da NRO

A NRO opera satélites espiões que pertencem ao governo norte-americano, mas a recolha de imagens e informações não estão apenas confinadas a satélites geridos pelo governo, sendo cada vez mais essa recolha feita e distribuída por operadoras de satélites comerciais como a Maxar, Planet e BlackSky.

É neste sentido que qualquer tentativa de interromper a capacidade de recolha de informação por parte dos Estados Unidos pode ter consequências tanto no setor privado como público.

Eu diria a todos que o importante é garantir que os seus sistemas estão seguros e que mantenham uma monitorização desses sistemas, porque sabemos que os russos são atores cibernéticos eficazes.

É melhor estar preparado do que ser surpreendido.

A verdade é que há muito que os militares dos Estados Unidos temem que a Rússia e a China consigam bloquear os sinais GPS e os satélites de comunicação durante um conflito, algo que colocaria em causa de forma substancial a ação de defesa e controlo aéreo e terrestre.

Além de colocar em causa o sinal GPS através de ataques de interferência eletrónica, a Rússia poderia ainda atingir utilizadores do GPS militar norte-americano com dados PNT falsificados.

Num conflito militar ativo, mesmo breves falsificações de PNT ou cortes de sinal podem fazer a diferença se combinadas com outras operações

Uma falha neste sistema de navegação pode causar estragos em todas as atividades militares envolvendo aeronaves, navios, munições, veículos terrestres e tropas terrestres.

Batalha de Chernobyl: Rússia e Ucrânia lutam pelo controlo da zona de exclusão

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rSP
    rSP

    Vejam a notícia que saiu a poucas horas atrás.
    https://www.reuters.com/world/exclusive-ukraine-calls-hacker-underground-defend-against-russia-2022-02-24/

    A Ucrânia está a pedir ataques cibernéticos contra a Rússia. Pois os mesmos também foram alvos de ataques por parte da Rússia em bancos etc.

    A Rússia está a ameaçar toda a Europa, era todos a lançarem ataques de DDoS a larga escala pela Rússia até aos backbones não aguentarem mais.

    1. Avatar de rSP
      rSP

      By the way e o Pplware noticiar está notícia da Reuters?

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      bla bla bla,… comeca pelo inicio. O que e que levou a este resultado?!
      USA // LGBrandon –> nato –> Ukrania conflito com a Russia,… quais foram os factores?!
      Segue bem no duo ocidental.

      LGBrandon ( Economia de rastes, inflacao, desmprego, crise inergetica, crime a aumentar, eluminado woke.) o tipo e um inutil.

      https://twitter.com/mizdefiant/status/1496880760875208712?t=Nayv6IYvjGtSXAEk8lxQHw&s=09

      1. Avatar de C
        C

        blablabla nhenhenhe Rússia avisa a Finlândia e a Suécia que haverá consequências “militares e políticas” se entrarem na NATO

  2. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Começou a guerra da desinformação…
    E também vão invadir a Europa, Marte, a Via Láctea…
    E que tal dizerem as razões que estão por trás do que se está (infelizmente) a passar?
    É que de repente os especialistas em vacinas agora são especialistas em guerra…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      +1
      Ora ai é que está!
      esta guerra de desinformação já dura há muito, só tem vindo a piorar com o passar do tempo..

  3. Avatar de João
    João

    Curioso é ninguém falar da Rússia ameaçar despenhar a Estação Espacial Internacional sobre a Europa ou os USA

    https://mobile.twitter.com/COUPSURE/status/1496954831545810944

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      É só desinformação e fake news por essa internet fora… E o pior é que os ignorantes de baixo QI comem tudo e acreditam. E depois espalham essa desinformação por outros à sua volta.

    2. Avatar de JS
      JS

      Vocês acreditam mesmo em tudo, incrivel..

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Ninguém fala que os EUA também podem destruir os satélites Russos? E que os Russos também estão cheios de medo de perder essa vantagem?

    Preocupa-me mais que os Russos invadam a Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca, para a seguir a partir da Bielorrússia e Ucrânia invadirem o resto da Europa… aproveitando que os políticos europeus andaram a dormir este tempo todo na área da defesa militar, ao não terem reforçado os contingentes militares com pessoal e meios.

    Se isto acontecer no final perdem a guerra, mas não sem antes destruírem grande parte da Europa!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Tu não percebes o conflito actual..
      O teu comentário não tem cabimento.
      Porque raio é que os Russos iam por em causa a segurança que teem com a Finlândia, ou outros Países vizinhos??
      A principal preocupação de um País é a sua segurança, em relação aos seus vizinhos
      Uma invasão só faz sentido quando determinado País se sente ameaçado por outro, ou conjunto de outros..