Satélite espião russo falhou a missão e caiu na Terra numa bola de fogo (vídeo)

3 Comentários

Um satélite espião russo que falhou o seu objetivo, caiu de volta à Terra nesta madrugada de quarta-feira, transformando-se numa bola de fogo brilhante avistada por muitos observadores nos EUA. O Kosmos-2551 provocou um rasto de fogo que levou muitas pessoas a American Meteor Society (AMS).

As imagens captadas pela AMS mostram 27 segundos de vídeo da destruição do satélite da Rússia.

Imagem do satélite espião russo numa bola de fogo


Satélite espião da Rússia falha missão e acaba numa bola de fogo

Apesar de não haver confirmação por parte da Rússia, não restam dúvidas que esta bola de fogo avistada por muitos é o resultado da reentrada do Kosmos-2551 na atmosfera. O local e o momento coincidem com a órbita deste equipamento de espionagem russo.

Pelas 05:43, hora de Portugal continental, era o horário exato que se estimava para a passagem deste equipamento pela região que o viu consumido em fogo.

O Kosmos-2551 é um satélite de reconhecimento lançado pela Rússia no dia 9 do mês passado, que, aparentemente, falhou logo em seguida. A nave espacial não ajustou a sua órbita nenhuma vez desde a descolagem, conforme o refere o astrónomo e investigador de satélites Jonathan McDowell.

A incineração do Kosmos-2551 provavelmente não ameaçou ninguém no terreno. O satélite “deveria pesar cerca de 500 kg e não se espera que nenhum entulho atinja o solo”, conforme referiu num outro tweet na segunda-feira.

Imagem da órbita programada do satélite espião da Rússia

Estas bolas de fogo de lixo espacial, embora frequentemente espetaculares, não são particularmente raras. No ano passado, em abril, por exemplo, a reentrada do foguete Soyuz causou um espetáculo brilhante no céu sobre a Península Ibérica.

No entanto, estes eventos estão a tornar-se mais comuns à medida que a humanidade lança mais e mais satélites em órbita. Esta explosão de satélites preocupa muitos especialistas, que enfatizam que é necessária uma ação para garantir que a questão do lixo espacial não saia do controlo.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RM
  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    MAs afinal caiu aonde?

    1. Avatar de filipe
      filipe

      não caíu, desfez-se