Satelite AVANTI – Melhor cobertura de banda larga em Portugal

32 Comentários

Hoje vai ser lançado o HYLAS 1, um satélite projectado especificamente para acabar com os “buracos negros” de cobertura de banda larga no Reino Unido e na Europa.

O satélite da Avanti Communications será lançado amanhã às 18h39 a partir da Guiana Francesa e permitirá acabar com as assimetrias regionais em termos de acesso de banda larga em diversos países, entre os quais Portugal.


O projecto que permitirá reduzir significativamente o “fosso digital” e aumentar a igualdade de acesso representa um investimento de mil milhões de libras, o lançamento é um marco fundamental para a empresa britânica Avanti Communications e para o seu CEO, David Williams.

A AVANTI demorou três anos a desenvolver o HYLAS 1, o satélite fornecerá um serviço de banda larga bidireccional com velocidades até 8Mbps. Projectado especificamente para alocar quantidades variáveis de potência e largura de banda para regiões específicas, utiliza para o efeito a Ka Band, a mais recente e fiável tecnologia de banda larga via satélite.

Após a activação, o HYLAS será capaz de oferecer banda larga rápida, confiável e de custo eficaz para qualquer cliente comercial ou residencial, na sua ampla cobertura.

A oferta de banda larga fora dos grandes centros urbanos continua a ser um problema em toda a Europa, a Avanti espera desta forma contribuir para o problema da oferta de banda larga regional. via Press Release

Se pretenderem seguir em directo o lançamento do Ariane 5 ECA, que transportará o HYLAS 1, podem fazê-lo através deste link. O lançamento está agendado para as 18:24. Reservem o vosso lugar na fila da frente.

Actualização (26/11/2010 – 17h)

  • O HYLAS 1 vai ser lançado Sexta-Feira, 26 de Novembro 2010, às 18h39 a partir da Guiana francesa. O satélite foi construído pela EADS Astrium e será lançado no foguetão Ariane 5;
  • O satélite irá usar a tecnologia KA-Band;
  • O custo total do satélite é de 120 milhões libras e foi financiado por investidores, bem como pela Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial do Reino Unido.
  • O custo de adesão para os consumidores de banda larga via satélite entre 2Mbs e 10Mbs, terá início a partir de 25 euros por mês.
  • Os países que terão acesso a este serviço de banda larga serão: Reino Unido, Irlanda, Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Alemanha, Áustria, Suíça, Polónia, República Checa, Hungria, Macedónia, Roménia, Sérvia, Eslovénia, Eslováquia, Albânia, Bulgária, Montenegro, Kosovo, Bósnia Croácia e França.

altHomepage: AVANTI

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TigTex
    TigTex

    Se a comunicaçao for por satelite, deve ser uma latencia bastante alta… Mas é sempre bom ver empresas com boas iniciativas.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Espero realmente que resolva alguns problemas de cobertura e principalmente os das Optimus Canguru, porque a ligação que tenho só funciona bem quando o vento está a favor =p.
      O engraçado é que fazem todos (tmn, optimus, vodafone), publicidades a dizer que têm os serviços mais rápidos!!
      Uma dica para quem procura antenas 3G
      http://www.antenas3g.net/antenas3g.html

      1. Avatar de maurycio
        maurycio

        Realmente é verdade! Em todas as publicidades, são sempre elas a oferecerem melhor serviço, e ainda por cima quem o diz é sempre a mesma empresa (ANACOM).
        É por causa destas publicidades que as pessoas se sentem enganadas e desconfiadas!

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          A questão é que a Anacom faz vários estudos e uns ficam em primeiro num estudo e outros noutros, por exemplo vi hoje um catalogo de telemóveis Optimus em que dizia que segunda a Anacom a Optimus é aquela que mais rápida no acesso a páginas web estrangeiras. Ou seja, eles aproveitam isto, contam apenas metade da história e ficam com a internet mais rápida do mercado.

    2. Avatar de Joninhas
      Joninhas

      o problema nem deve ser a latencia.. é que assim como o GPS que apenas tem de receber, isto tem que enviar e receber.. logo só deve funcionar ou numa barraca ou com a antena/equipamento na rua… e como os geeks n saiem de casa e têm medo do sol é complicado

      1. Avatar de Jose Simoes
        Jose Simoes

        Claro que precisa de uma parabólica “cá fora”, mas pode ser usado dentro de casa.

  2. Avatar de gustajes

    Será que o preço irá ser equivalente à oferta actual?

  3. Avatar de Ricardo Pereira

    Boa iniciativa, esperemos que tudo corra bem neste projecto.

    Uma coisa, Pedro, este satélite trará melhorias para que operadoras?

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      para operadoras sim, mas para o ambiente não.

      1. Avatar de José Simões
        José Simões

        “para operadoras sim, mas para o ambiente não”

        porquê???

  4. Avatar de fran
    fran

    isto funciona como?

    depois, esta empresa, vende o serviço a empresas como vodafone e optimus, que por sua vez o vendem a nos??

    Se assim for, a partir daqui vamos ter melhor cobertura 3G nos nossos iphones?

    1. Avatar de José Simões
      José Simões

      Isto não é para telemóveis!

      Vai exigir outro tipo de receptor, tipicamente imóvel e com uma antena parabólica, talvez parecida com as das TVs.

  5. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    Quando dizem que cobre Portugal, referem-se a Portugal todo (Continente e Ilhas) ou só a Portugal Continental?

    Era interessante saber isso…

    1. Avatar de José Simões
      José Simões

      A cerca de 33ºW estará em óptima posição para servir as ilhas, que nem estão a uma latitude muito elevada.

      Mas uma coisa é a mecânica celeste, outra a economia e a política.

      Com subsídios que se anunciam para acesso banda larga a regiões isoladas (que penso que não se concretizarão) iria lá.

  6. Avatar de José Simões
    José Simões

    é amanhã ou é HOJE…(2010-11-26T18:24+00)

    O cast começa às 88:24 hora de Portugal Continental.

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      “O cast começa às 88:24 ..” às 88 horas de Portugal Continental?????

      UAU, deve ser por causa das regras de austeridade, o Sócas aumentou o dia de trabalho para 88 Horas….

      1. Avatar de José Simões
        José Simões

        Claro que é 18:24… está quase se for hoje

  7. Avatar de Bernardo Leitão
    Bernardo Leitão

    Este sat já vem tarde e duvido muito que algum operador nacional se interesse por ele, esperem pelo KA-SAT da Eutelsat.

    1. Avatar de José Simões
      José Simões

      O KA-SAT não é melhor e está mais vocacionado para o mercado de leste, onde tem mais futuro.

      Vai ficar por cima de S. Tomé e Príncipe (quase).

  8. Avatar de José Simões
    José Simões

    Tem imenso interesse.

    Para pequenos operadores é altamente interessante, pois as despesas “fixas” são mínimas e portanto será rentável com um número mínimo de clientes.

    Haverá clientes? Como backup para grandes negócios que não podem perder a ligação e para pequenos negócios em pontos sem outro acesso. No entanto terá de ser competitivo com a banda larga móvel.

    Curiosamente será um dor de cabeça para alguns locais em África e Médio oriente (estou a falar do HYLAS 2), porque poderá fornecer um acesso à Internet que não passa pelas firewalls dos regimes.

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas o Reino Unido não é Europa?

  10. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Reino Unido e Europa…Reino Unido fica na África????

  11. Avatar de UKN
    UKN

    Eu já dependi de ligação à net por satélite … e deixou bastante a desejar … mas era o que havia. Os técnicos do serviço também “percebiam” bastante do assunto … pelo menos cabos sabiam ligar ao receptor …

    1. Avatar de José Simões
      José Simões

      Instalar internet por staélite tem muito pouco a saber, na óptica do instalador.

      É só escolher o fornecedor de material, ler os manuais do equipamento e fazer um contrato com o dono do satélite.

      Por isso se pode entrar no negócio com capital mínimo, cliente a cliente.

      Não se espere que eles calculem o tamanho da antena parabólica a usar.

      Fora disso é apontar ao satélite a olho, ligar o cabo ao modem/descodificador e, para os mais conscenciosos, ajusta um pouco a antena para maximizar o sinal.

      Esperem um lag um bocadinho acima de 2×36 000/300 000 segundo e toca a andar. Nada pode ser feito para melhorar.

      Problema é só se os preços e qualidade não forem competitivos com a banda larga móvel.

      Nada disto é novo. Há uns 12 anos trabalhei sobre uma ligação deste tipo, com uma antena de uns 3 m. Há uns 20 anos trabalhei sobre outra a 300 bits/s…

      O que há de novo é que as antenas devem ser mais pequenas e as velocidades mais rápidas que as antigas.

      O lag não vai melhorar.

  12. Avatar de DreamWave
    DreamWave

    E já foi!

    1. Avatar de linux_fan
      linux_fan

      e já não volta ;D

  13. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Uma curiosidade.

    Estive a ver os dados

    http://www.skyrocket.de/space/doc_sdat/hylas.htm

    e este satélite vai ficar a pairar sobre o … Brasil (quase).

    Aqui podem o ponto sobre o qual está o satélite (na posição final prevista)

    http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=0,+-33.5&sll=37.0625,-95.677068&sspn=47.435825,93.076172&ie=UTF8&ll=0,-33.486328&spn=29.804644,46.538086&t=h&z=5

    short link:

    http://goo.gl/6vUFq

    1. Avatar de linux_fan
      linux_fan

      Bons links… a mim cheira-me que o filegrabber vai sofrer uma actualizaçãozita.È mesmo bidireccional?

      1. Avatar de José Simões
        José Simões

        É obviamente bidirecional. Ver o esquema em:

        http://esamultimedia.esa.int/images/telecom/Hylas_illustration_HI.jpg

        aka

        http://goo.gl/g2p63

        Mas está muito alto do céu e o tempo de ir e volta nunca poderá ser ignorado.

        E não compreendo como vai competir com a banda larga móvel.

        Claro que há zonas sem banda larga móvel, mas na Europa ocidental corresponderam a uma zona de população e interesse económico muito baixos.

        Teremos de ver os preços.

        Há sempre o mercado de ligação de backup.

        1. Avatar de José Simões
          José Simões

          Estive a fazer umas contas e a ideia provavelmente é vender Televisão + Internet + telefone numa única ligação parabólica.

          No entanto uma conversa telefónica com um satélite tão alto é uma coisa a que será difícil de habituar.

  14. Avatar de Ryan
    Ryan

    Eu estou ceptico pois isto e mais uma daquelas coisas de ver para crer. Obviamente o mais importante sao os precos. Espero que sejam mesmo compactiveis com os bolsos da austeridade ou entao que melhorem a recepcao do sinal em muitos lares portugueses