Sandboxie 3.6 – Instale programas num espaço reservado

8 Comentários

O sandboxie é uma pérola, de extrema utilidade, que já aqui tinha guardado há algum tempo e que hoje decidi trazer até ao pplware. Quando acabamos de formatar e instalar de novo o nosso sistema, este tem por norma uma performance fantástica. À medida que vamos instalando aplicações, o nosso sistema Windows torna-se mais lento, vulnerável e também mais susceptível a erros. Para salvaguardar deste tipo de situações, apresentamos o fantástico Sandboxie.

FrontPageAnimation


O objectivo principal da aplicação Sandboxie é o apresentado na imagem anterior ou seja, o sandboxie permite instalar e correr as aplicações a partir de um espaço em disco isolado/reservado para as mesmas. Esta aplicação torna-se ideal para quando queremos instalar/experimentar novas aplicações e que acabamos por posteriormente desinstalar. Com o Sandboxie é salvaguardado que todas as chaves de registo, ficheiros de instalação e respectivos ficheiros da aplicação, desaparecem com a respectiva remoção da aplicação do sandboxie. Para correr uma determinada aplicação “sandboxed”, basta escolher a aplicação e com o botão do lado direito do rato escolher a opção “Run Sandboxed

sandboxie_00

O Sandboxie é também uma mais valia quando usamos o nosso browser para navegar na Internet. Executando por exemplo o firefox através do Sandboxie, prevenimos o nosso sistema de possível ameaças, trojans, vírus, já que é criado um “ambiente seguro” em torno do Firefox e todo o histórico de navegação (ex. passwords, cookies) pode ser facilmente eliminado.

sandboxie_01 Veja o Sandboxie em acção (Existem mais vídeos aqui)

Principais novidades do Sandboxie 3.6
  • Mais simples de usar – melhorias a nível de navegação usando o teclado
  • Adicionadas opções que permitem o acesso directo à password e gestão da sessão via Chrome e Firefox
  • Vários bugs corrigidos

Todas as novidades aqui

Em Resumo

O Sandboxie é uma aplicação bastante interessante que permite “isolar” uma aplicação no nosso sistema, sendo que todos os dados associados à mesma ficam mantidos na respectiva SandBox. É extremamente útil quando pretendemos testar determinadas aplicações, já que posteriormente permite realizar uma limpeza a 100%, sem deixar qualquer rasto. Experimentem.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: Sandboxie 3.6[2MB]
Homepage: sandboxie

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Segundo entendi, não é possível instalar um programa dentro do Sandboxie, certo? Instala-se normalmente e depois é que se corre dentro do Sandboxie, correcto?
    Acho que se desse para instalar logo dentro do Sandboxie era bem mais seguro e mais útil!

    1. Avatar de tiagoling
      tiagoling

      É possível instalar programas dentro da sandbox, mas não é aconselhado porque, quando se apagaria a sandbox, o programa seria apagado juntamente, o que obrigaria a instalar o mesmo programa todas as vezes que a sandbox fosse apagada.

      Outro problema que surge com a instalação de programas na sandbox é que se eles precisarem de utilizar certos recursos externos ã sandbox (mtas vezes recursos que chamam a UAC), esse acesso é negado.

      No entanto eu por vezes instalo programas na sandbox, mas geralmente são programas de origem dúbia, onde prefiro que esse programa tenha um acesso mais restrito, pois no caso de acontecer algo menos bom, isso fica restrito à sandbox (não afectando o resto do computador) que pode ser apagada qdo se quiser.

  2. Avatar de joao
    joao

    boas. supondo que acabei de instalár o windows…a 1a coisa poder ser instalár este programa e depois todos os outros que pretendemos?obrigado e bom poste

  3. Avatar de Melo
    Melo

    Boas,
    instalei o Sendbox e mandei para a caixa de areia o Firefox (para a defaultbox) só que este agora trava muito. Uma outra dúvida é a seguinte: A partir do momento em que envio uma aplicação para a Sendbox posso clicar 2x diretamente no seu icon, presente no ambiente de trabalho, para que corra na caixa de areia ou tenho que usar sempre “run in Sendbox”?
    Cumps.
    Melo

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Quem usa o AVAST já vem isso incluído ou semelhante.

  5. Avatar de Ader

    Hey! É possivel rodar programas que usam o UAC dentro do Sandboxie, só que precisa permitir nas configurações da Caixa de Areia que você criou ou na Default. O problema maior é na versão de 64 bits onde o app é um pouco limitado quanto a segurança dentro da caixa, fora isso, consigo usar direitinho ele

  6. Avatar de kangas
    kangas

    Não sei se sabem, mas o Sandboxie está disponível em Português Europeu. Também do Brasil.

    Não sei qual a necessidade de usar a versão Inglesa?

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    isto ja nao foi falado aqui no pplware? é que eu tenho-o instalado, e tenho a impressao que foi porque vi num artigo aqui…