Samsung ultrapassa Apple e Chrome assume o lugar do IE

38 Comentários

…Segundo a StatCounter

As guerras entre as marcas e os seus produtos são lendárias na Internet. Todos sabemos e conhecemos o que se tem passado com a Apple e a Samsung ou entre o Chrome e os browsers concorrentes.

O facto de ser o número um da sua área permite às marcas terem uma presença mais forte no mercado e ser mais apelativas para os seus consumidores.

Foi agora lançado pela StatCounter um resumo do que o último ano trouxe à Internet em várias frentes. As que mais se salientam são a posição dominante do Chrome e a ultrapassagem da Samsung no tráfego Web nos dispositivos móveis.

statcounter

A StatCounter é uma empresa que se dedica a análise estatística de sites Web, dando aos seus utilizadores uma visão em tempo real do tráfego que está a chegar aos seus sites.

Uma vez que tem acesso a todos esses dados, consegue gerar mapas de utilização da Internet em vários eixos e com várias métricas.

Foi agora lançado pela StatCounter um resumo dos últimos 365 dias, que contemplam dados de Julho de 2012 a Junho de 2013, e onde são mostrados os crescimentos e as quebras em determinados campos. Deram-lhe o nome de StatCounter Internet Wars Report – Winners and Losers e está disponível para todos consultarem.

Os mais relevantes mostram que o Chrome ultrapassou de vez o Internet Explorer e que os utilizadores de equipamentos móveis Samsung geram neste momento mais tráfego web que os restantes, tendo inclusive ultrapassado a Apple.

Vejam abaixo estes dois tópicos serem decompostos e vejam também os gráficos da StatCounter referentes aos dados de Portugal, dos Estados Unidos e globais.

Browsers

A guerra dos browsers não é nova e a Google tem feito um excelente trabalho na colocação do seu browser no topo da lista de preferências. Tem de batalhar contra o Internet Explorer que tem a sua posição cimentada desde há muitos anos.

Mas este domínio tem estado a ser, lentamente, combatido e o browser da Microsoft viu a sua posição cimeira ser roubada para o Chrome.

Já em Maio do ano passado o Chrome tinha conseguido ultrapassar o IE como sendo o browser mais usado, mas esperava-se que esta situação não evolui-se para os números agora apresentados.

Faltava apenas que o mercado Norte Americano fosse conquistado para que a posição do Chrome fosse realmente dominante e isso aconteceu no mês passado.

Os mercados globais, bem como o Português, estão já rendidos ao Chrome desde há mais de um ano.

anterior próxima

PTUSAWorld

Tráfego Mobile

A batalha entre a Samsung e a Apple decorre há já vários anos com os seus equipamentos a servirem de métricas nas mais variadas situações.

Por norma o valor usado para as comparações assenta no número de dispositivos vendidos, mas a StatCounter resolveu trazer para a comparação uma métrica que domina melhor que ninguém e que mostra a real utilização destes equipamentos nos seus ambientes normais. Falamos do tráfego Web gerado e dos acessos a sites na Internet.

Em Portugal e nos Estados Unidos é ainda a Apple que domina no campo do acesso à Internet dos seus equipamentos, mas a verdade é que a nível global a Samsung ultrapassou a Apple, ainda que numa diferença muito pequena.

É também curioso ver o declínio que a Nokia teve ao longo do último ano, passando de uma posição de domínio completo para o terceiro lugar na lista de equipamentos.

A passagem deu-se em Fevereiro com a troca de posição com a Apple e depressa se seguiu a Samsung. A posição agora conseguida pela Samsung terá de ser confirmada nos próximos meses, com o amadurecimentos destes números ou a sua queda.

anterior próxima

PTUSAWorld

No mesmo relatório surgem outros números interessantes e que podem revelar comportamentos que vão contra a lógica do que temos visto.

O Windows 7, apesar da chegada do Windows 8 e de toda a publicidade associada, viu a nível global o tráfego que gera ser aumentado. O crescimento do Windows 8 tem estado a ser sustentado e espera-se que em breve ultrapasse o do OS X, que se manteve estável.

A utilização do Google como motor de pesquisa de conteúdos na Internet é inquestionável, mas o Bing tem conquistado algum terreno face ao seu concorrente, principalmente nos mercados Norte Americanos e no Reino Unido.

As redes sociais estão também presentes neste estudo e mostram que o Facebook continua de pedra de cal na liderança, com um salto significativo dado pelo Twitter.

Se pretenderem podem ler a totalidade deste estudo publicado pela StatCounter no seu site. Acedam ao StatCounter Internet Wars Report – Winners and Losers e vejam tudo o que foi apresentado.

Homepage: StatCounter

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Se X ultrapassa Y, e se Z ultrapassa W, porque que na imagem aparecem o X, Y e Z destacados?!

    Não é a criar birras absurdas, mas a imagem não me pareceu muito coerente com o título.

    Adiante, parecem-se ser óptimas notícias pelo menos no que aos browsers diz respeito. O ideal seria ter todos os browsers a usarem os padrões da Web … já que isso aparentemente não é possível, que o líder seja um que os respeita (pelo menos nunca tive um único problema com ele no que toca a desenvolvimento, já não posso dizer o mesmo do Firefox por exemplo).

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Se o firefox deu-te problemas a questão é muito simples, estás a programar mal a tua pagina.

      O firefox é, e muito provavelmente continuara a ser nos proximos tempos, o browser mas normativo que existe.

      1. Avatar de Toni Almeida

        http://html5test.com/

        Chrome v27: 473 pontos
        Firefox v22: 410 pontos
        IE v10: 320 pontos

      2. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Obviamente que posso estar a fazer as coisas mal, não digo que não até porque não sei tudo e felizmente ainda tenho muito que aprender … mas tenho várias CSS que só não são bem interpretadas no Firefox (testei Chrome, IE10, Safari, Opera e Firefox).

        Felizmente, como tudo, há soluções simples para esses problemas.

    2. Avatar de Toni Almeida

      António Pereira, o que o titulo diz é o que as imagens mostram, não percebo onde possa estar a confusão …

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Não foi confusão, já expliquei o porque de ter dito o que disse.

        Cumps.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Cada grafico sao na realidade 3. Primeiro os dados de Portugal, depois dos EEUU e finalmente, dados globais. Apenas neste ultimo se vê a Noka passar de 1 para 3 e a Sammsung passar de 3para1

  2. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    É incrível que mesmo após inúmeros alertas sobre falta de privacidade por parte do Chrome, este continue a ser o mais utilizado…

    1. Avatar de Curioso
      Curioso

      as pessoas não sabem disso…

  3. Avatar de Valente
    Valente

    A guerra psicológica continua.
    Estudos duvidosos feitos por quem paga mais a estas empresas que vivem disto…

    1. Avatar de Valente
      Valente

      … feiitos para quem …

  4. Avatar de João Fernandes
    João Fernandes

    Ninguem pode acreditar que o trafego global da nokia é superior ao de todos os outros. Deve ser algum erro.

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Por acaso está escrito em algum lado que as estatísticas da StatCounter são melhores que as da Itslink Marketshare ?

    É que:

    – Dominância do Chrome nos desktop/portáteis:
    http://www.netmarketshare.com/browser-market-share.aspx?qprid=1&qpcustomb=0

    – Dominância do Samsung/Android no tráfego web
    http://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=9&qpcustomb=1

    Pois é.

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Pode não dizer em lado nenhum, mas olhando para os graficos dá logo para ver que não são grande coisa essas estatísticas.
      No primeiro gráfico, o IE leva um avanço enorme sobre os restantes. Até poderia ser verdade, depois volta a colocar o firefox acima do chrome, quando é sabido á muito que o chrome ultrapassou o firefox á bastante tempo.

      O teu segundo gráfico não tem nada a ver com a notícia. Uma coisa é quem vende mais (o teu gráfico) e outra coisa é qual a marca cujos equipamentos mais tráfego consomem ao consumir serviços web, que é o que é referido na notícia

      Mal por mal, acredito mais na StatCounter.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Não tem nada a ver com vendas.
        Se clicares num link como este, do tipo “show my IP”, com um computador, tablet ou smartphone, vês que identificam perfeitamente o sistema operativo ou o browser
        http://www.tracemyip.org/ (podes clicar à vontade)

        O Itslink Marketshare tanto te dá os resultados por browser (1º link sobre browsers, nos computadores, por causa da história do IE) como por SO (2.º link, dos tablets e smartphones, por causa da história da Samsung).

        Então se o segundo link estiver certo, se o iOS é o mais usado na navegação web, com uma quota de mercado de 57,6%(e aqui encontras mais notícias concordantes sobre isso), como é que a Samsung, que é sobretudo Android, tinha mais ?

        Isto não é uma questão de fé, de acredito ou não acredito. “Para o mal ou para o bem”, a Itslink Marketshare é mais considerada que a StatCounter.

        Dá é resultados diametralmente opostos. Paciência.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Afinal até há uma explicação para a diferença:

          “StatCounter doesn’t include tablets in its mobile rankings”
          http://news.cnet.com/8301-1035_3-57593008-94/samsung-surpasses-apple-in-smartphone-web-usage/

          Calha eu ter iPhone e iPad, o uso que lhes dou quanto a navegação na web não tem nada a ver. Agora, chega-se a um post que fala em “ultrapassagem da Samsung no tráfego Web nos dispositivos móveis” – alguém vai imaginar que à Apple tiraram os tablets ?

          Há assim umas coisas esquisitas nos anúncios sobre a Samsung (não me estou a referir ao pplware ou a dizer que quiseram confundir as coisas de propósito).

  6. Avatar de justanotherone
    justanotherone

    Off topic: Também surgiu um S3 (acho eu, talvez S2) que explodiu nas pernas da dona, causando uma queimadura maior que um palmo. MAS, discute-se a possibilidade de na altura estar a usar uma bateria da concorrencia.

    Deve ser a unica vez que acho que fiquei momentaneamente feliz de nos iphones ser complicado (ok, não é complicado, são só dois parafusitos) trocar a bateria. Quem diz isso diz outros smartphones, como HTC One, se não estou em erro, e deve haver mais uns quantos.

    In topic: Esses números, no que toca a trafego mobile, por muito reais que sejam, significam pouco para mim, apenas porque todas as lutas que existe entre Samsung e Apple (já que é o que esta no titulo, e a luta que existe desde o inicio dos Galaxy). Samsung comercializa 20 modelos em simultaneo, iPhone comercializa 3. E ainda falta os Tablets, mas a ideia é igual.

    Quanto à Nokia, não tinha ideia que ela ainda “dominava” em 2012.. Pensei que já se tinha perdido pelo caminho à mais tempo. E não sou hater, ainda tenho o meu 3310, que apenas serve para pisa papel, mas liga, o valioso 5210!!!! e o Nokia C5-00, sendo que este ultimo utilizo actualmente, e só tenho pena da falta de wi-fi… Bateria a durar uma semana com chamadas mensagens e push-mail vs iphone durar um dia xD

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Estás a começar uma guerra entre samsung e apple para quê? Ganha alguma mentalidade e evita confusões.

      Quanto ao S3 explodir no bolso da utilizadora, ja muitos iphones explodiram sem explicação, por isso o teu argumento é invalido.

      1. Avatar de justanotherone
        justanotherone

        Apenas pegaste no que te interessou, mas tudo bem, o off topic era para ser resposta a outro user, mas clickei no responder errado.
        A mentalidade eu tenho, obrigado, não preciso. E o argumento é invalido porque…? Fica para outro thread, já que seria off topic.

        Se querias contribuir, contribuias comentando o resto, e não o Samsung/Apple. “Ganha alguma mentalidade e evita confusões.”

  7. Avatar de a verdade dói
    a verdade dói

    Pois…
    Mas os iPhones ardem a torto e a direito, explodem…….
    não admira. a samsung é 500x superior à maça…

    1. Avatar de Nuno Pinto
      Nuno Pinto

      Nao sou fanboy, mas por experiencia, concordo contigo.
      Ja tive iPhone e tenho agora um velhinho Galaxy mini, e nao troco o meu mini por um iPhone, at]e porque deixei de ter iPhones pelo preco elevado comparado com a qualidade fraca do mesmo, por menos de metade consigo um equipamento bem mais fiavel e robusto, e ate superior em specs.

      1. Avatar de justanotherone
        justanotherone

        O que é que entendes por fiavel? Ou robusto?

        Fiável acho que em nenhum tipo de significado tens razão, e não sou fanboy, ou hater, mas porra, raio dos iphones que tive, sem jailbreak, nunca crasharam, ou deram problemas, ou sluggish, ou nada, e mesmo com jailbreak era raro.

        Robusto, pronto, o 3G e 3Gs tinha uma traseira de plastico, 4 e 4s vidro (para se riscar e estilhaçar), 5 aluminio para se riscar, e vidro para riscar e estilhaçar, e relativamente fino (há mais finos). A não ser que robusto para ti significa grande e bulky..

        Android há uns muito bons, há bons, e existem outros que são vergonhas para o segmento.

        Quantos às specs, tudo discutível, visto que são dois SOs diferentes. Tenho um familiar com um Vodafone Smart 3 e se comparar ao iphone 4, tem specs melhores, e performance pior, em quase tudo (acho que bateria não)

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Se se pode ter um Smartphone com tudo o que um Iphone tem por quase metade do preço, porque se continuam a vender, por status, posição, mesmo que não se tenha dinheiro para mais nada. Eu tenho um Google Nexus 4, vejam as specs, e é da google, por pouco mais de 300€. Vocês gastam muito dinheiro porque querem.

        1. Avatar de zÉ

          Se podes andar de chanatos porque compras chineilos “havaianas”?
          Se tens um renault que vai a todo o lado, porque compras um BMW?

          comentários da treta

          1. Avatar de José Leite
            José Leite

            Ó “zÉ”,você deve ter muito guito para estar a dizer o que diz.Esteja mas é calado!!Sabe Deus o que custa ganhar um ordenado,agora quanto mais esturricá-lo num smartphone(seja ele de que marca for,atenção!!),acima de 500 euros!!E eu falo de 500 euros,porque são smartphones dessas marcas caríssimas que vocês falaram.Ainda hoje estive a ver o modelo Asha da Nokia,na loja da orange.pt Olé,tomara eu ter um telemóvel tão fixe daqueles!!Tomara eu!!Agora,dar um balúrdio por uma coisa que só vale a sua função de telefonar e mandar sms’s??Pra quê??Para tirar fotografias já há máquinas excelentes a menos de 75 euros.Para ir à Internet,sem pagar o desaforo que as operadoras impingem,prefiro estar no meu PC em casa à vontade,sem gastar um cêntimo no telemóvel,a ir a Facebook’s e Twitter’s só por vaidosice!!Estamos na falência,meus amigos.Portugal é um país falido,caramba!!Será que NINGUÉM abre os olhos??Será que a demência(não mental,mas a demência dos caprichos),ainda sobe à cabeça das pessoas em tempos como estes,tão difíceis???Fogo,não dá para compreender.Enfim…

        2. Avatar de justanotherone
          justanotherone

          Quando saiu custava o mesmo que um iphone, se o preço caiu nao foi pela imensa procura que tinha, e lá está, porque se compra um S3 em vez do nexus 4? não é pelo status também?

          Se o smartphone vale o preço, paga-se, traz-se para casa, e é se feliz sem reclamar com a concorrência ou o com o do vizinho!

          Há “picardias” saudáveis, mas esta não são essas.

  8. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    No relatório está a informação que só agora o Win8 ultrapassou o Vista 0_o

  9. Avatar de jnmartins
    jnmartins

    Samsung ultrapassa Apple!? Nãooooo, não quero viver mais neste mundo…. D:

  10. Avatar de guedesnet
    guedesnet

    Eu tenho um ipad2 e um galaxy s3, tou-me lixando para essas guerras, gosto dos dois!!!

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Como é que fazes com a sincronização de dados. Com certeza terás milhentas apps que usas diariamente no S3 e utilizas depois em casa com o ipad. Ou nem por isso?

  11. Avatar de silva

    Mas também com a propaganda em massa feito pelo google. Meu pai não sabe nada de computador, mas usa o chrome, porque toda vez que ele vai fazer uma busca aparece lá: baixe um navegador melhor. E ele baixou.

    Eu não gostei, ainda prefiro o firefox pelos addons que uso e na frente ainda o opera. O explorer não tem como deixar de usar.

  12. Avatar de Antonio Amorim
    Antonio Amorim

    Estudos encomendados…?
    Pergunto como é possível o chrome ultrapassar o IE, quando este vem nativo no windows e por sua vez este está installado em cerca de 95% dos PC’s em todo o mundo?
    Outra coisa, estes estudos se baseiam na quantidade de downloads do browser no site da Google? Pk se é o caso, eu próprio já o descarreguei uma dezena de vezes para experimentar sempre que sai uma nova versão e nem por isso o tenho como browser predefinido… Prefiro IE10 em W8…
    Mais, devemos ter em conta ainda a quantidade de pc’s nos locais de trabalho das empresas onde é restringido ao utilizador a instalação de qualquer software ou browser e onde o IE é rei!
    Por isso vai se lá saber o que estes estudos valem…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Não é através dos downloads. É um processo até bastante simples;
      Clica neste link: http://www.tracemyip.org/
      Vai identificar, além do IP, outras coisas como a versão do browser, a versão do SO e o equipamento (se é iPad, iPhone, etc)

      As empresas que medem o peso (marketshare/ quota de mercado) que cada browser, SO, etc , tem no tráfego da web o que fazem é, num conjunto diversificado de sites, contar os acessos e depois é só calcular a frequência de cada um. Quanto mais esses sites (amostra) corresponderem ao universo de um país, continente, ou todo o mundo, melhor são as estatísticas. Como anda muito dinheiro em jogo, umas empresas que fazem essas medições de quota de mercado são mais consideradas que outras.

  13. Avatar de guedesnet
    guedesnet

    uso o google+ e dropbox!!!

  14. Avatar de delaorden

    Sempre usei o Firefox, mas cansei das crashadas contínuas e mudei para o Chrome, bem mais estável, pelo menos para mim.
    A maioria das pessoas que recebem, compram PC’s, notebooks com Windows instalam logo o Firefox e/ou o Chrome ou outro alternativo qualquer, então essa matemática comentada acima é simplista.
    Sobre a Apple e Samsung, normal; a Samsung é mais accessível e tem qualidade. A Apple tambem, claro, negar é burrice, mas os preços ainda são salgados.