Samsung poderá transferir parte da produção de smartphones para a Índia

16 Comentários

Várias marcas parecem estar a apostar cada vez mais na produção dos seus produtos na Índia. A China está a sair do radar e a aposta parece ser noutros pontos do globo. A Apple já tem fábricas a produzir iPhones e outros produtos em solo indiano e agora a Samsung poderá igualmente apostar neste país.

Esta aposta não é só de empresas e marcas não chinesas. Aliás, há várias marcas chinesas que estão a fabricar na Índia. As razões são várias, vão do preço na mão de obra até à guerra económica entre a China e os EUA.

Imagem da fábrica de smartphones da Samsung na Índia

Índia poderá receber o que em tempos se fabricou na China

Com os fabricantes de smartphones a planear diversificar as suas instalações de produção e cadeia de fornecedores, as empresas agora estão a procurar transferir parte da produção para países como a Índia. Várias empresas chinesas de smartphones, que estão entre as marcas líderes no mercado, já estão a fabricar a maioria dos telefones neste país ao sul da Ásia.

Conforme tem sido notado, alguns dos maiores nomes da indústria de smartphones também estão de olho na produção na Índia. Recentemente, a Apple começou a fabricar o seu iPhone 11 de última geração pela primeira vez na Índia e agora é a vez da Samsung.

De acordo com o relatório do Economic Times, a gigante sul-coreana está a planear transferir parte da sua produção de smartphones do Vietname e alguns outros países para a Índia. Além disso, a gigante coreana tem intenções de produzir dispositivos no valor de mil milhões de dólares nas fábricas indianas nos próximos 5 anos sob o projeto PLI (Production Linked Incentive).

Este negócio terá um peso importante para a Índia. Isto porque os dispositivos fabricados terão um custo de produção acima dos 200 dólares. Portanto, em causa estarão mais de 25 mil milhões de dólares em exportações. Atualmente, o Vietname é o segundo maior exportador de smartphones a seguir à China.

Imagem representante da Samsung e do governo da Índia

 

Samsung deixa a China

Depois de fechar duas fábricas de smartphones na China em 2018, a Samsung fechou recentemente a sua última unidade fabril no país de Xi Jinping. As operações ODM (Original Design Manufacturing) de smartphones da empresa, que foram interrompidas por causa da pandemia COVID-19, foram agora retomadas e podem representar cerca de 10% do total de smartphones da empresa.

Há alguns meses, a Samsung anunciou uma nova fábrica, considerada a maior fábrica de telemóveis do mundo. Está localizada no Setor 81 em Noida (Índia) e tem capacidade de produção de 120 milhões de dispositivos móveis por mês. Isso ocorre num momento em que os utilizadores de smartphones no país estão prestes a atingir a marca de 340 milhões até o final deste ano.

 

Sugestão de leitura:

Aprenda a instalar o Fortnite no seu Android mesmo com a app banida do Google Play

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge F.
    Jorge F.

    Será uma tendência alguns países e empresas estarem a virar as costas à China?

    A rota da seda poderá ter sido descoberta.

  2. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    A china está a deixar de ser a ”industria” do mundo, porque já cresceu e evoluiu o que quis a custa de mao de obra barata e de todos. Agora quer-se modernizar e por isso a mão de obra está a ficar mais cara e o país a querer menos ser como a ”fabrica low cost” de todos. Dai que agora tudo vá para outros paises onde ha mais pobreza e o dinheiro vale menos. A China conseguiu industrializar-se de forma moderna ao poto de não precisar de servir o mundo com a sua mão de obra, tornando-se cada vez mais próxima da era industrial moderna dos EUA em termos de condições, direitos e tecnologia

    1. Avatar de Argument
      Argument

      Ola nao acho- a China tem vivido de copy paste, uma ditadura supreende, uma mao de obra jovem domada pela capitalismo com uma mao comunista-vazando a producao da China a mesma tera serios problemas-Todas a zona economicas priveligiadas e ditas desenvolvidas assentam em pilares de producao espantosos, ou sejam alimentam todo o mundo “made in china” imagina se a forca productiva-caindo isso caia o pais…e estilo Portugal sem turismo :)ahaha

    2. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      Na China, 600 milhões de pessoas ainda vivem com um salário de
      140€ por mês!!! A China corre o risco de se tornar um país envelhecido antes de se tornar um país rico!!

    3. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Isso era o plano da china, mas acho que ainda precisava de mais uns anos a viver da mão de obra barata e produzir para os outros, caso contrario não nao conseguir sustentar o I&D e não vai ter nem uma cosia nem outra. Faça mais uma coisa as melhores montadores na china nem sequer eram chinesas, são todas estrangeiras.

  3. Avatar de Abreu
    Abreu

    Tb tem “terras raras” na Índia?

    1. Avatar de Mark Casila
      Mark Casila

      mas em pequenas quantidades as reserva actuias a china detem as maiores seguida pelo brazil e vietnam com metada das reservas cada um que a china tem seguido da autralia e estados unidos

      o vietnam ja se esta a preparar para capitalizar a reservas espero bem que os nossos irmaos brazileiros fazam o mesmo

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Tudo em nome da qualidade (cof cof), e marginalmente da mão-de-obra a preço de saldo!!!!!!

  5. Avatar de Ana Pinheiro
  6. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Ora vamos lá a ver, se eu fosse o Xi Jinping, faria desde já duas coisas.
    Samsung fechou a última fábrica em solo Chinês? Samsung banida da China.
    Apple deixou de fabricar na China? Apple banida da China.
    Justificação? Segurança nacional. Acho que serve… Aliás, esta justificação serve para tudo e mais um par de botas…
    Marcas Chinesas a fabricarem fora da China? Voltem para cá seus malandros ou vai tudo preso.
    Next…Vão ver se não vai ser assim.
    É só deixar a guerra ir por aí acima e vale tudo.

    1. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Há regras para actuar no mercado internacional e sabe qual é o problema, há anos que a china não cumpria nenhuma. Mas tanto a Europa como América fechavam os olhos para se aproveitar da mão de obra barata, mas a china usou e abusou. Aquilo já é uma ditadura, você ainda quer fazer pior, já que. defende esse tipo de actuação, tudo preso só porque sim, vá para la viver.

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      A Apple não deixou de fabricar na China, nem irá deixar de fabricar na China. Irá ter fábricas em diferentes países.

    3. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      As vendas de telemóveis da Samsung na China são de 1% … Tirando a Apple , com 10% , as marcas chinesas dominam o mercado Chinês de Smartphones, com a Huawei a ter perto de 50% do mercado Chinês..

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Se calhar já chegaram á conclusão que a China já deu o que tinha a dar… e com tantos problemas de saude, laborais, e de sociedade em si… está na altura de mudanças…

    1. Avatar de Monte Gordo
      Monte Gordo

      Aqui a razão é simples: a China há pouco mais de duas décadas era um país fechado, trabalho barato e pouca tecnologia; hoje em dia é dos com mais tecnologia de ponta, é a fábrica do planeta mas continuam fechados, trapaceiros e usam essa tecnologia para roubar informação, etc.

      Ora, por sorte os EUA estão a fazer braço de ferro, senão o resto do mundo baixa as calças para a China. A China só deixa entrar no país o que quer, no entanto países de mentalidade fraca como Portugal, Espanha, Itália, etc deixam entrar todo o lixo chinês e ainda batem palmas…

      1. Avatar de TagusPark
        TagusPark

        Ate parece que o resto do mundo so não tem calças baixadas ao EUA porque é o próprio “Ku” do EUA