Samsung tira a Apple do 1º lugar do mercado de smartphones

71 Comentários

Segundo dados recentes da International Data Corporation (IDC), no primeiro trimestre de 2017 foram vendidos à escala mundial 347,4 milhões de smartphones. Isto significa um crescimento de 4,3% tendo a IDC apenas previsto para este período um aumento de 3,6%.

Contas feitas a Samsung volta a ser a empresa que mais smartphones vende no mundo, batendo a concorrente Apple depois do grande sucesso de vendas com o iPhone 7 especialmente na época natalícia.

Imagem do iPhone 7 Plus com Galaxy S8 Plus Pplware


Depois de alguns meses no topo, a Apple perdeu agora o lugar para a concorrente Samsung no mercado global de smartphones. Segundo os dados da IDC, a Apple vendeu 51,6 milhões de iPhones nos primeiros três meses do ano, o que corresponde a um crescimento de 14,9%, mas que se encontra abaixo dos 15,4% que tinha no período homólogo de 2016. Apesar de tudo o crescimento nas vendas correspondeu a 0,8%.

A Samsung vendeu 79,2 milhões de smartphones o que corresponde a uma quota de 22,8%. A empresa sul-coreana também baixou comparativamente ao mesmo período de 2016.

Em forte crescimento estão a Huawei, OPPO e a Vivo. A Huawei vendeu 34,2 milhões de smartphones, o que corresponde a uma quota de mercado de 9,8%, e garante assim a terceira posição. Segue-se a OPPO com 25,6 milhões de smartphones vendidos e na quinta posição a Vivo com 18,1 milhões de unidades vendidas. De referir que estas três marcas tiveram crescimentos superiores a 20%.

Apesar do pequeno crescimento de vendas, Ryan Reith da IDC acredita que o mercado dos smartphones vai crescer em 2017. A aposta dos clientes será certamente em equipamentos mais baratos, com boas especificações e design apetecível. Reith refere ainda que o lançamento do Galaxy S8 da Samsung e do P10 da Huawei mostram que ainda é possível inovar. Falta saber como será o próximo iPhone…

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    1ºs

    Como é possível?! A melhor “marca” do mundo passada pela Samsung?
    O que se passa ?!

    1. Avatar de Rodrigo---
      Rodrigo—

      Nao percebes o que se “passa” ou nao te interessa perceber?
      Se calhar a Samsung tem inumeros modelos de telemoveis, aos mais diversos preços e a Apple tem poucos e sao topos de gama. Apenas talvez excepto o SE que mesmo assim é gama alta e tem tambem um preço relativamente elevado.
      E eu nao sou fanboy nenhum. Gosto de ter um ipad com IOS e um telemovel com android para poder utilizar os dois sistemas.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Porque não passa nada, a receita da Apple é muito superior à da Samsung.

      1. Avatar de tonyscott
        tonyscott

        Ora aí está, a receita é superior porque o dinheiro vai para os cofres da Apple e não para o produto em si.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Tu ao menos sabes o que é receita?

          Realmente pessoas como tu hão sempre de existir e por isso é que não admira a Samsung vender mais telemóveis.

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Ora aqui a receita de Pataniscas de Bacalhau:

            ingredientes:
            600 g bacalhau
            4 ovos
            50 g farinha
            1 cebola(s)
            1 ramo salsa
            óleo para fritar
            q.b. sal
            q.b. Pimenta

            preparação:
            1. Depois de demolhado, coza o bacalhau.
            2. De seguida escorra-o e lasque-o retirando também todas as peles e espinhas.
            3. Faça o polme juntando os ovos com a farinha até obter um creme. Se achar necessário pode acrescentar um pouco da água onde cozeu o bacalhau.
            4. Pique a cebola finamente, bem como a salsa, e junte no polme acrescentando também o bacalhau.
            5. Por fim tempere a seu gosto e frite colheradas do preparado em óleo bem quente.
            6. Não se esqueça de deixar escorrer em papel absorvente para evitar o óleo em demasia.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Tony, sim, porque a Samsung não faz as mesmas margens que Apple. /s

          Meu amigo, a tentar evitar ser “enganado” pela Apple, estás a ser enganado pela Samsung a dobrar.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Passa-se que confundes melhor marca com maiores vendas, e que não reparas que tem sido assim há vários anos no período a seguir ao Natal.

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Melhor marca? E como explicas que a Samsung faça um topo de gama melhor do que a Apple? Afinal, parece que a tua noção de melhor marca está um pouco destorcida.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Depende quais os factores que consideras para estabelecer o que é um telefone melhor. Prefiro um 7 Plus do que um Samsung S8

          1. Avatar de Toder
            Toder

            Ahahaha claro que preferes um 7plus, fanboys nunca vão largar, mas se meteres um 7plus e um s8 lado a lado o 7plus é muito feio e depois specs nem se fala. E nao me venham com a velha treta que ahhh iphones nao precisam de hardware bom para rodar bem, pagas tso caro por um produto então tens que ter tudo top de gama. E sim para mim também importa muito o visual. Eu nunca vou comprar um s8 porque os preços sao estupidos mas dizer que se prefere um 7plus ao s8 luuuuul

          2. Avatar de Helder
            Helder

            Essa é boa, depois de tanta treta e tanto choro, acabas por dizer que não vais comprar o S8…

            É bom, mas é para os outros!

            Eu cá comprei o 7 plus, está pago, e recomendo aos outros, o Samsung não tem nada que me interesse, não sei qual o interesse e a beleza de ser só ecrã para depois porem o sensor de impressões digitais junto à câmera, fora o ecrã ser Pentile (resolução falsa), e a câmera ser muito inferior, sem nada de inovador.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          @ V.T., acho que distorcida está a tua compreensão dos comentários! Não fui eu quem definiu a melhor marca, foi o darkvoid, eu apenas fiz ver que melhor marca é diferente de maiores vendas… Se queres entrar numa discussão sobre o que é melhor marca pergunta ao darkvoid, mas primeiro talvez devesses ver como é que as marcas têm sido classificadas.

  2. Avatar de Zenfone 2
    Zenfone 2

    E se a maioria fizer a compra de maneira racional então é que era um descalabro! ou então vendiam ao preço mais justo e toda a gente ficava a ganhar…

    Um bom fim de semana.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Sim, a Samsung vende telemóveis de 100€, é porque são “bons” e não preferia vender um de 800€

  3. Avatar de Celso
    Celso

    “corresponde a um crescimento de 14,9%”

    Quota de mercado e não crescimento.

  4. Avatar de BIKES
    BIKES

    A maioria começa a fazer essa compra de forma racional, veja-se a quebra das marcas lideres em favor da marcas chinesas baratas mas nem por isso de menor qualidade

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Forma racional é comprar um iPhone.

      Nem por isso de menor qualidade? Continua a enganar-te.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Os números não apontam para uma quebra nas vendas dessas marcas líderes.

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      BIKES, nem tudo o que é caro é aldrabice. E nem tudo o que é barato é bom negócio.

  5. Avatar de hotel
    hotel

    O que continua a impressionar é o número de vendas da Apple, dados os preços.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Como é que é impressionante?

      Se queres hardware e software de qualidade, só há uma opção.

      1. Avatar de tonyscott
        tonyscott

        Por acaso ha várias.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Sim, opção jet black, preto fosco, dourado, cinza e ouro-rosa.

          1. Avatar de V. T.
            V. T.

            Então explica-me como é que o Samsung Galaxy S7 Edge foi considerado o melhor smartphone de 2016? Não é suposto a melhor marca ter o melhor smartphone??

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            ahah!

          3. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Ó V.T., mas quem considerou? É retórico, não preciso da resposta.

            Isto é como o Homem e a Mulher mais sexy do mundo. Lá por alguém os eleger, eu não tenho de concordar. Nem tu.

          4. Avatar de V. T.
            V. T.

            Oh Sujeito, é retórico porque não te interessa… tão simples quanto isso!

      2. Avatar de Toni da adega
        Toni da adega

        Worten?

  6. Avatar de bikes
    bikes

    A FIAT e a FORD certamente que vendem mais carros do que a ASTON MARTIN ou a PORSCHE e dai? existe termo de comparação….?? compare-se o que é comparável. O mais relevante talvez seja verificar a queda da Apple e da Samsung face ao resto das marcas…como OPPO, VIVO etc.

    1. Avatar de João Alves
      João Alves

      Podemos comparar, mustang (ford) com o resto :p

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Hein?

        Tu viste o preço de um mustang e de um Aston ao menos?

        1. Avatar de João Alves
          João Alves

          A samsung tem os seus tops, assim como a FIAT e a FORD! Logo esses tops podem ser comparados… sem que o mustang é muito mais barato que (quase) todos aston’s

    2. Avatar de V.T.
      V.T.

      O estranho no meio disto tudo, é a Fiat fazer um topo de gama melhor do que a Porche!

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Isso diz quem não vai comprar nem o Fiat, nem o Porsche, e já vai com sorte se for de Andante.

      2. Avatar de Alvega
        Alvega

        Bem dito, eu concordo.

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        E que topo de gama é esse?

        1. Avatar de Toder
          Toder

          Fiat 500 xdddddddd

        2. Avatar de V. T.
          V. T.

          Samsung Galaxy S7 Edge, eleito no MWC 2017 em Barcelona.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Isso é da Fiat?

          2. Avatar de V. T.
            V. T.

            É é… dah!

  7. Avatar de PMS
    PMS

    Pela irritação / satisfação de certas pessoas neste grupo, de certeza que são accionistas destas empresas 🙂

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Estava a pensar o mesmo … parece que compram um telemóvel a pensar se a empresa tem maior ganho ou maior quota de mercado lol

      Se a marca tem altos ganhos (ou seja cobra muitíssimo mais pelo terminal do que custa fabricar) parece que ficam contentes em comprar da marca. Faz muito sentido …

    2. Avatar de tonyscott
      tonyscott

      É o milagre da Apple: dar dinheiro os acionistas, e fazer acreditar que os utilizadores é que ganham.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Esta notícia nem é sobre a Apple. É sobre a Samsung.

  8. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Off-topic: Messenger Lite chegou ontem a mais de 150 países, incluindo Portugal.

    É desta: bye bye Messenger original…

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Boa notícia! 😀

  9. Avatar de V.T.
    V.T.

    A Samsung, além de ter um catalogo de smartphones muitíssimo mais completo do que a Apple, consegue fazer dois topos de gama (S7 e S8) muito melhores do que o topo de gama da marca da maça. E esta hein?

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Excepto que são piores em tudo.

      1. Avatar de traveller
        traveller

        Em tudo?
        Eu tenho os dois e não seu onde é pior em tudo?
        Onde metes o cartão de memoria no Iphone? o ecra por mim nem comparação há
        Se um é melhor que outro depende de muita coisa, mas acho que a Samsung está a evoluir muito o novo smartwatch S3 acho que está muito melhor que todos os outros a da Apple nada evolui-o o S8 está muito melhor que o S7 o Iphone acho que nada evolui-o, para mim e são gostos o iphone 5 era o mais bonito mas agora acho pequeno.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Quem em 2017 fala em cartões de memória, realmente percebe do assunto!

      2. Avatar de V. T.
        V. T.

        Porque tu dizes? Realmente quem são os gajos no MWC 2017 ao escolherem o S7 como o melhor? Ao pé de ti então…ui ui.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Vale o mesmo para ti e para os “especialistas ” do MWC. Arranjas um resmas de outras autoridades a dizer o inverso portanto não te chateies muito com o assunto.

          1. Avatar de V. T.
            V. T.

            Eu não me chateio. Mas tu também não te chateies. Deixa lá, nem sempre pode ganhar a que tu queres!

    2. Avatar de Golden
      Golden

      V.T. Tens razão por um lado é por outro não tens, digo isso pela experiência que tenho, tenho um S6 Edge Plus a fazer 1 ano e meio, e um 6s Plus a fazer 1 ano e meio também, quando te referes a pormenores de câmara para fotos e o ecrã ,posso dizer que o Samsung está uns pontinhos acima do iPhone.

      Mas facto mais verídico disto tudo é que o iPhone também tem uma excelente câmara e um excelente ecrã com um equilíbrio de cores muito boa, pode não ser o último grito, mas quando falamos do SO, quanto a nível de performance e fluidez, do funcionamento pratico no dia a dia que o iOS oferece, e em multitasking, esquece o IPhone é do melhor que pode oferecer ao utilizador.

      Com isto só para conluir que o facto de dizer que um S7 e um S8 sejam melhores que os últimos iPhone, é subjectivo, porque pela minha experiência, e no seu todo pelo o que ambos oferecem ao utilizador, e preço por preço, não tenhas duvidas que o iPhone ganha essa batalha, mas fica claro que isto é difícil de compreender para quem nunca usou no dia a dia um iPhone.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Eu já usei muito tempo iPhone e iPad e tirando a fluidez em todos os momentos, não vejo nada de atractivo nos modelos da Apple: a câmara deixa muito a desejar com pouca luz, dos ecrãs nem se fala e o design e UI do iOS parecem ter ficado em 2007…

      2. Avatar de V. T.
        V. T.

        Estás a falar no S6, eu estou a falar do S7 e do S8.

        1. Avatar de Golden
          Golden

          Estou a falar de telemóveis do mesmo ano, o que me estou a referir mais, é a utilização de software te oferece diariamente,ou seja aquilo que qualquer um usa e abusa diariamente, não me estou a focar simplesmente na câmara, na estética, e no ecrã, porque isso são pequenos detalhes, que depois na pratica vai dar quase ao mesmo, qualquer um usa 30% a câmara por mês se tanto, que é onde está o maior foco do meu Samsung e dos Samsung.

          Quanto ao eu estar a falar do S6 Edge Plus, olha que a diferença para o S7 e S8 não é nada mais que um simples restyle principalmente no S7 já do S8 já faz algumas diferenças na estectica, mas quando falamos em câmara e qualidade de ecrã esses pontos são quase nulos do S6 Edge Plus para o S8, performance nada de espantoso também, metes no YouTube Galaxy S8 vs Note 5 com o nougat que tem o mesmo motor do S6 Edge Plus, e vais ver que a diferenças são de 1 segundo apenas nos jogos mais pesados quanto a abertura da aplicação, porque nas aplicações normais tipo facebook e aplicações desse género eles estão lado a lado, por isso a diferença não é assim tão grande quanto muitos pensam, a maior diferença está sim nos resultados de benchmark, que no fundo isso diariamente não traduz do que é a utilização diaria do utilizador.

          O mau foco é ter uma boa câmara de fotos e gravação de vídeo, ter um bom ecrã, e a juntar a isso um bom sistema operativo, que realmente funcione bem diariamente é que seja muito funcional no que eu gosto de lhe dar o uso, e aqui tenho de admitir que o iPhone é melhor de caras na experiência que me oferece.

          1. Avatar de V. T.
            V. T.

            O processador e a gpu são bem diferentes! O que não os torna assim tão parecidos.

          2. Avatar de Golden
            Golden

            Sim o processador e a gpu são diferentes, até pela obrigação por ser mais actual, mas tal como disse mais em cima, as diferenças no dia a dia entre o Galaxy S8 e o meu S6 Edge Plus são praticamente nulas, tens aqui um vídeo que prova isso com o Galaxy S8 vs o Note 5 que tem exatamente o mesmo motor do S6 Edge Plus a rolar a versão Nougat.

            https://youtu.be/knrZovBJE8w

  10. Avatar de Alvega
    Alvega

    HERESIA…fogueira com eles….como podem divulgar tamanha BLASFÉMIA ?
    A Apple em 2º lugar !!!
    O mundo vai mesmo acabar !!!
    Anda tudo louco, com um produto bom “Apple”, disponível no mercado a preços “módicos” (gostei do modico, num outro topico aqui no blog), e andam a comprar aparelho que EXPLODEM ?
    O Trump, tem razão, o TERRORISMO, está em franca expansão, tantos os candidatos a “bombas humanas”.

  11. Avatar de jose moreira
    jose moreira

    A aplle tem muito que inivar. Nao sao dual sim. Nao passa por bluetooth pras outras marcas. Nao suportam cartao de memoria. As irradiaçoes eletromagneticas estao a niveis muito elevados, é a propria apple que o avisa. Usar maos livres ou fones. E fico por aqui

  12. Avatar de Applim
    Applim

    O problema da apple foi ter parado no tempo, lançou o smartphone mais inovador de todos os tempos e deixou se ultrapassar. Não é o ecrã, não é a RAM, não é a câmara, não é o desempenho. Para um utilizador comum, qualquer smartphone serve, para um mais exigente, não é com certeza um iphone que atualmente cumpre essas exigências, o IOS embora estável, ainda está longe daquilo que o Android permite. É ridículo dizerem que um telefone com bordas gigantes e saliência na câmara em 2017 é bonito, se não tivesse a maçã atrás e fosse de marca chinesa ainda gozavam e diziam, é só mais um. Disse

    1. Avatar de V. T.
    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Esse “só mais um” seria irónico, visto que estarias a acusá-los de copiar um design que foram eles que estabeleceram. Isso não faz sentido.

      Quanto ao aspecto, não te preocupes muito, que todos estão a caminhar para lá. Acalma lá esses cavalos.

  13. Avatar de Tousim
    Tousim

    Isto dos telemoveis esta como os clubes de futbol cada um tem o seu preferido. Mas no fim de contas são todos iguais mais coisa menos coisa.
    PS. Desde que pagues claro

  14. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    Deixem se de discussões e comprem Huawei, é só o q tenho a dizer, e já exprimentei as três marcas

    1. Avatar de V. T.
      V. T.

      Boa marca, mas ainda tem caminho a percorrer para estar no mesmo patamar da Samsung.

  15. Avatar de Vitor
    Vitor

    Alguém me pode informar se o samsung s8 + desbloqueado pode levar qualquer cartão sim?
    É que na caixa diz only europeia card?!

  16. Avatar de Téo
    Téo

    Samsung tem bons modelos na verdade, mais a Apple é uma marca cara do mercado.