Samsung promove desenvolvimento de aplicações Smart TV

26 Comentários

Foi na passada quarta-feira que a Samsung se juntou à Universidade Lusófona para promover o primeiro Seminário sobre Smart TV Development. O evento pretendeu demonstrar a importância deste novo canal de comunicação para as marcas e também as principais tendências na criação de apps para os equipamentos Smart TV.

O Pplware esteve no público e assistiu às apresentações de Pawel Buczynski, Jakub Sadlowski e Paweł Pruszkowski, Engenheiros de Software da Samsung Electronics R&D Institute da Polónia, que conduziram este seminário.

smart-tv


Antes de partir para as Smart TVs, Pawel Buczynski começou por fazer uma retrospectiva ao caminho traçado pela televisão, desde os seus primórdios em 1920 até aos dias de hoje, em que uma TV é muito mais que um simples aparelho que mostra imagens em movimento.

O grande salto em termos da aproximação das TVs tradicionais às Smart TVs deu-se nos anos 70, quando o teletexto foi inventado. Sim, o teletexto nasceu no Reino Unido nos anos 70, mas só na década de 90 chegou a Portugal pela mão da RTP. Se pensarmos bem, o teletexto não é mais do que uma TV com acesso a conteúdos informativos e de entretenimento que são transmitidos à TV através do próprio sinal.

Muito mais tarde, em 2007, a Samsung lança a InfoLink TV. Não é mais do que uma televisão com ligação a feeds RSS contendo notícias,previsão do tempo e até mesmo variações da bolsa. É nesta fase que pela primeira vez, a televisão é ligada à Internet.

A apresentação da InfoLink TV da Samsung na CES 2008. Fonte: Youtube

O novo conceito “Smart TV” surge apenas em 2010. Já se ouvia falar em “IPTV”, “Web TV”, enfim, uma televisão que estivesse ligada à Internet. No entanto, a Smart TV é muito mais que isso, aquilo que a distingue é a inclusão de aplicações, as chamadas “apps”, afirmou Buczynski. Existem apps de notícias, video on demand, jogos, e cada vez mais se popularizam as apps smart content, por exemplo as de desporto e saúde, bem como as chamadas Lol content, com conteúdos divertidos.

samsung_02

A forma de interagir com as televisões também evoluiu – agora temos câmaras, ratos, teclados, microfones que se podem ligar às TVs, mas virtualmente qualquer dispositivo de hardware pode ser reconhecido, seja por USB, rede wireless ou DLNA.

Para o desenvolvimento das aplicações das Smart TV já existem uma série de tecnologias e standards disponíveis, fortemente assentes em plataformas web. Programar para uma Smart TV é como programar para um servidor HTTP, o esquema de pedido-resposta é muito similar, mostrou-nos Buczynski.

samsung_01

Por fim, houve também oportunidade de mostrar à audiência exemplos de aplicações possíveis de desenvolver, pequenas “brincadeiras” que não são muito complicadas de codificar, mas que podem ser a base de aplicações muito lucrativas.

Buczynski mostrou uma aplicações que tiravam partido do single sing-on utilizando o Facebook Conect e explicou que a própria SDK já inclui coisas como um teclado QWERTY e com reconhecimento de voz integrado. Como é fã de aplicações multi-ecrã, mostrou também um jogo de dominó que podia ser jogado com 4 amigos, cada um vendo no seu smartphone as peças de dominó que tinha disponíveis para jogar. Para terminar a demonstração, mostrou aplicações que tiravam partido do reconhecimento gestual e ambientes 3D em WebGL, com uma galeria de imagens e um Tetris 3D com gestos.

samsung_03

A grande vantagem, afirmou Buczynski, é a facilidade do desenvolvimento de aplicações para estas televisões – como utilizam tecnologias web, o desenvolvimento pode ser feito e testado num browser normalísimo e a portabilidade para a Smart TV é garantida.

Já tem ou pensa adquirir uma Smart TV?

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Se continuam a postar no sapo videos, estão a perder muitas visualizações.

    Metam masé no youtube e façam-se partners..

    1. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      1) clica no video do sapo
      2) fecha a aba da publicidade que abre
      3) mete play no video
      4) deixa de te queixar
      5) have fun

      1. Avatar de someone
        someone

        apenas as 3) e 5) fazem sentido

        as 1), 2) e 4) são apenas perda de tempo

        em 5 apenas 2 fazem sentido, logo muito ineficiente….

        1. Avatar de luislelis

          Tiveste bem com o 3e5. Concordo.
          Mas….eles vivam da publicidade.
          Isso he que lhes paga o tempo que gastam aqui a escrever estas coisas.
          Sem esses escritos, tinhamos que ir criticar para outra rua, o q nao da jeito nenhum, convenhamos. Na outra rua ninguem nos conhece.
          Deixem la os gajos fazerem se a vida, q nos ca estamos para os mandar a baixo.(esses malandoes).
          Para aqueles q nao gostam de publicidade, …sempre podem ver a BBC, ai e garantido.
          Aquele abraco

        2. Avatar de Vítor M.

          Mas em todos os serviços tens pub, não sei porque te queixas, alguns até gramas no video, e tens de ir lá clicar no X para desaparecer. Verdade? 😉

          Mas pronto, só o dos outros é que é bom… façam lá o que entenderem.

          Abraço.

    2. Avatar de Vítor M.

      Vitor no YouTube tens mais pub que aqui meu caro. Gramas com pub no início, esperas 5 segundos (aqui com o método que o SexOnaSal mostrou são apenas 3 segundos) e depois levas com pub em baixo no próprio vídeo, tens de ir clicar no X e ainda levas com etiquetas por cima do vídeo.

      E não, bem pelo contrário, o nosso canal sapo vídeos tem vindo a crescer, a taxa de crescimento em Outubro foi de 27%, face ao excelente mês de Setembro que teve uma taxa de crescimento de 30% 😉

      Portanto, sejam atentos e não ajudem os amigo americano 😉 ajudem-nos a nós que oferecemos algo em troca 😀

      1. Avatar de Darcy

        Boas, acho que a unica coisa mesmo em falta nos videos sapo é um player sem flash com o suporte necessario a publicidade.

        E nesse campo o youtube já tem alternativas.

        De resto, acho que faz parte.

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Os videos mesmo sendo em HD tem qualidade inferior, o que em algumas situações é bastante aborrecido.

  2. Avatar de Redin

    Estou deveras interessado que um dia possa vir a existir acordo entre a Samsung e a XBMC para usar esse app.
    Nem apenas o 3D me faria correr para comprar um.
    Mas agora com o XBMC, isso sim, era obra.

    1. Avatar de Paulex
      Paulex

      +1
      Já tem o plex, mas o XBMC, sobretudo pelos add-ons dava um jeitaço…

      1. Avatar de André Almeida
        André Almeida

        Sim de facto o plex é muito bom. Quanto aos addons , o plex já tem alguns plugins extra também. Claro que não tem tantos quanto se gostaria mas já tem bastantes 🙂

      1. Avatar de Redin

        Tenho essa e muitas outras opções, mas do que estamos aqui a falar é de apps para o equipamento em questão. Vou manter a esperança que a Samsung faça alguma acordo nesse sentido.

  3. Avatar de César Oliveira

    Seria interessante a Smart TV Android onde as aplicações podessem ser instaladas também na TV.

    César Oliveira

  4. Avatar de Acácio Bernardo
    Acácio Bernardo

    tenho uma samsung smart tv topo de gama e só tenho a dizer que é um flop, lixo. Não funciona. Nem o youtube, nem o facebook, nem nada. O problema é que só funciona quando lhe apetece e isso já não é admissível. Depois as aplicações mudam de sítio aleatóriamente. Só dá para ter uma dúzia de apps, depois disso a memória fica cheira. Horrivel.

    1. Avatar de Luis Diogo
      Luis Diogo

      Eu tenho um samsung smart tv que não é topo de gama e as apps não fogem do sitio, tem 1gb de memoria livre e tenho carradas de apps instaladas para alem das que vêm por defeito , desde jogos chungas a app´s porreiras como a do cana redbull. Tanto o youtube como Face funcionam perfeitamente (estas so deixam de funcionar quando desligo da rede (net).

      Xbmc era em grande na samsung apps 🙂

  5. Avatar de Moreira
    Moreira

    A minha casa é digital, tem raspberry pi com xbmc.

  6. Avatar de sakura
    sakura

    ha firmwares *roms # para isso ao nivel de uma box meo….. lol.

  7. Avatar de retlaw
    retlaw

    Cada vez que leio esta conversa de Smart Tvs Samsung, LG, Philips e afins farto-me de rir. Isto ao pé de uma pen/box Android Dual-Core mais capaz é uma brincadeira para crianças.

    Prefiro ligar o meu LCD LG a uma box Android do que qualquer serviço de Smart TV que possam trazer. Só o facto de ter acesso à Google Play Store e de poder fazer da TV um autêntico computador, não tem a ponta de comparação. É ter acesso a uma infinidade de coisas que não está limitado pelas specs da TV. É ter o mundo nas minhas mãos, basicamente.

    Isso sim, é a Smart TV do presente. E que vai continuando a evoluir no futuro. Isto que os fabricantes de TVs chamam de Smart Tvs de Smart não tem muito.

    Eu tive um amigo meu que de inicio ficou todo contente com a seu novo LCD Samsung Smart TV até eu lhe mostrar a minha box Android com JB 4.2. É escusado dizer que ficou logo interessado em ter uma.
    Queria lá ele mais saber da Smart TV da Samsung…

  8. Avatar de bizugodaterra
    bizugodaterra

    Boas a todos,tenho uma smart tv da lg de 42″,mas quando navego na net,reparei que existe muita publicidade,existe alguma app para bloquear a publicidade?
    Ja pesquisei no google,mas não encontro nada…..

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    Deixem-se de comentários a dizer que a smart tv não presta e façam mas é uma aplicação para colocar stream de canais de interesse como a sport tv, isso sim ficava a smart tv perfeita =)

  10. Avatar de QUIM
    QUIM

    Também sou da mesma opinião para deixar o sapo vídeos de lado, ou então que actualizem o sapo vídeos, é que nem dá para full hd, ou se dá, e nunca encontrei nenhum vídeo, tem publicidade demasiado intrusiva e de grande duração, e o design não é assim tão interessante.

    Quanto ao post, Acho que sim, que deviam fazer smart apps, mas de qualidade, não é coisas deprimentes como algumas que lá existem…