Samsung patenteia concorrente do Google Glass

50 Comentários

O Google Glass é conhecido por todos e representa uma inovação grande na forma como nos relacionamos com a tecnologia e com o mundo que nos rodeia.

Este dispositivo da Google é ainda único e não tem concorrência à vista, mas esta situação pode esta a mudar para muito breve.

A Samsung patenteou um novo dispositivo que parece pretender ser um concorrente directo do Google Glass.

samsung_glass_1

A patente deste novo dispositivo foi submetida pela Samsung no início do ano na Coreia do Sul e foi agora aprovada.

Embora muito similar ao Google Glass, o dispositivo da Samsung será mais parecido, em termo de funcionalidades, com o Galaxy Gear do que com o Glass.

A descrição destes novos óculos referem que será um dispositivo dedicado ao desporto, e que estará ligado a um telefone. Terá auscultadores integrados e uma lente onde será disponibilizada informação variada.

design is of a type of glasses with earphones integrated, allowing users to take phone calls and listen to music during workouts.

Para além de permitir receber a informação do telefone a que está ligado, este dispositivo vai ainda ter a capacidade de receber indicações dos utilizadores, permitindo que este seja controlado quando o utilizador está ocupado e não pode agir com os equipamentos.

A somar a estas características, o dispositivo da Samsung irá permitir que os utilizadores usufruam das capacidades multimédia dos seus telefones.

samsung_glass_2

A lente projectará nos olhos do utilizador a informação que está a ser exibida no telefone, permitindo que este acompanhe em tempo real todos os alertas e informações importantes que ali surgem.

Este conceito está já público no Galaxy Gear, mas a mudança de um relógio para uns óculos vem tornar esta experiência ainda mais imersiva para o utilizador.

samsung_glass_3

Depois de ter sido pioneira no lançamento de um smartwatch, antecipando-se à concorrência, a Samsung pode estar a preparar-se para inova novamente ao lançar para público um novo dispositivo revolucionário.

O dispositivo que foi agora patenteado aparenta ter menos funcionalidade que o Google Glass, mas poderá revelar-se mais prático de usar e mais adaptado a uma utilização diária que o Glass.

Para já apenas existe a patente, registada pela Samsung, não estando disponível qualquer informação adicional sobe o mesmo. O que se sabe é que será um dispositivo associado ao desporto, quer permitirá controlar um telefone, a onde estará ligado.

Estes novos dispositivos vão ter o seu espaço próprio ou são apenas uma moda?

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Eu não percebo como é que a Samsung é pioneira no lançamento de um smartwatch e antecipou-se à concorrência, quando já existiam no mercado smartwatches de outras marcas. Nomeadamente a Sony que já ia na segunda geração antes de a Samsung ter lançado o seu primeiro produto.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Completamente idiota!

      Toda a gente sabe que nada péga se a Apple não fizer um para toda a gente ver como é que se faz bem, e depois copiarem.

      PS: escusam de fazer ataques pessoais, dê-me um exemplo de um produto que tenha sucesso que não tenha sido impulsionado, pelo menos, por um sucesso da Apple. Basta um!

      1. Avatar de Quim
        Quim

        Mas isso não faz deles pioneiros, inovadores ou inventores.

        Mesmo dentro de um produto (ex: telefone), existem várias “features” que são impulsionadas por outros, como câmeras fotográficas bem melhores, ecrãs maiores, etc etc.

        Depois eles juntam essa “feature” ao “melhor” produto global e voila.

        1. Avatar de António
          António

          Se és o primeiro a implementar uma tech bem apesar desta já existir no mercado isso faz de ti pioneiro e inovador. em alguns casos inventor caso inventes uma nova maneira de usar a mesma coisa.

          É tudo uma questão interpretação.

          Olha o exemplo dos tablets. Já existiam no mercado mas ninguém os queriam porque não eram feitos como devem ser e quem os fazia nem se preocupam em explicar ás pessoas para que os devia usar ou que benefícios lhes traziam ao dia á dia.

          Se forem ver a apresentação do iPad podem ver o Steve jobs 1 hora a mostrar ás pessoas onde é que um “iphone maior” ( era o que os críticos que lhe chamavam na altura e antes de experimentarem diziam que não iria ter sucesso nenhum nem ninguém ia querer algo) podia ser util. Depois disso a imaginação das pessoas levou ao resto e hoje em dia o tablet é utilizado em todo o tipo de coisas incluindo os android.

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Se alguém aplicar bem uma tecnologia que já exista no mercado, não faz desta pioneira, mas sim inovadora. Pioneiro é o inventor.

          2. Avatar de FXX
            FXX

            Uma coisa é o sucesso do lançamento outra é ser o primeiro a lançar…

            E o pplware escreveu “pioneira no lançamento” o que não corresponde à verdade.

            Mas fica bem (/convém) ao pplware falar bem da samsung…

          3. Avatar de Vítor M.

            Hehehe convém? Porquê? Queres ver que por termos esta frase, que tem a sua lógica e o dicionário pode ajudar-te, já nos vais colar a uma conspiração qualquer, queres ver? 😀

      2. Avatar de David Graça
        David Graça

        Mas isso do sucesso só acontece por causa de pessoas como tu não é?…não é nada de pessoal és só como os outros todos!

        1. Avatar de António
          António

          Isso acontece porque há empresas que se preocupam com o consumidor e em fazer coisas que façam sentido e seja inteligente. Fazer só para dizer que ou que só uma ou duas pessoas conseguem utilizar depois de muita investigação e experimento tem pouco sucesso. Also que faça sentido ao utilizador comum ou que faça apôs uma breve utilização/explicação. O plug and play é a melhor coisa que uma empresa pode fazer em qualquer produto ou feature.
          Mas apesar de estarmos no século 21 ainda há muita gente que se esquece disso. Estamos num mundo em que o geeks que sabem mexer em tudo ou se dao ao trabalho de ler manuais são apenas 1% da população. Queres algo que tenha sucesso tens de a fazer de maneira que faça sentido para as massas. Só assim é que os outros te vão copiar e seguir o caminho que escolheste.
          As pessoas não tem muito tempo elas querem é algo que simplesmente funcione e se puder seja bem desenhado.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Claro…

          Pessoas como eu, que sabem distinguir o trigo do joio.

          1. Avatar de David
            David

            Nelson cresce e deixa de ser um Fanboy sff
            Fanatismo em qualquer coisa na vida, ainda mais por uma MARCA de tecnologia, é triste!
            Sê feliz, compra os teus produtos apple ninguém te proíbe.

          2. Avatar de Curioso
            Curioso

            loooooool

            tu devias ser um dos inteligentes elementos do júri neste tribunal:
            https://pplware.sitedev.pt/informacao/patentes-apple-derrota-samsung-em-tribunal/

      3. Avatar de Rick
        Rick

        Google maps, a apple tb ja tentou nos smartwatch e não teve sucesso…

        A apple tb copia mt meu amigo, só que ´inteligente e nao sou fan da apple nem do android…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          qual foi o primeiro dispositivo móvel com google maps?

          é que o ter no PC é uma coisa, tê lo na palma da mão… outra coisa…

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          que smart watch a Apple lançou? nunca vi

        3. Avatar de Nunes
          Nunes

          A Apple nunca teve um smartwatch!
          Teve um iPod nano pequeno com algum sucesso, que muita gente chegou a adaptar para o pulso, mas era apenas um leitor de música como todos os outros iPods nano!
          Contudo teve a capacidade para activar a imaginação de vários projectos para smartwatch.

      4. Avatar de golias17
        golias17

        O facto da a apple fazer com que certos aparelhos tenham mais sucesso não quer dizer que eles não tenham tido sucesso antes.

        Concordo que a apple impulsionou muita coisa mas o não foi preciso ela para essas coisas existirem e terem sucesso, lembras te de como se ouvia fora de casa musica antes de haver o mp3, muita gente teve coisas dessas!

        1. Avatar de João Moreira
          João Moreira

          Toca a gravar um mini disc 🙂

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            aqui em Portugal o mini disc teve sucesso, lá fora, nem sabem o que é um MD.

            o mini disc é um exemplo de como o mundo estava formatado para os eletrodomésticos, e com o sucesso da Apple, tudo se tornou num acessório para computador, e finalmente, nos post PC devices (iPhone, iPod touch, iPad), tudo se tornou num dispositivo que serve para aceder a conteúdos online.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Essa comparação não faz lá muito sentido!
          Com o iPod os hábitos de muitos milhões de pessoas para ouvir música mudaram radicalmente. É exactamente essa mudança que demonstra o impacto da Apple, o seu sucesso e o engenho e inovação da sua solução tecnológica! Era o iPod, mais o software, mais a loja de música, tudo integrado. Durante anos e anos ninguém conseguiu replicar o que a Apple conseguia com o iPod!
          E nem queiras comparar com os aparelhos que existiam antes do iPod.

      5. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Já faltavas cá tu para vires fazer comparações entre a Apple e as outras marcas.

        Eu detesto fanboys, sejam eles da Microsoft, Apple, Android,… Mas tu és um caso especial, pois consegues ser mais que um fanático/cego. Tens que vir sempre meter o teu veneno.

        Ninguém quer saber se tens algum tipo de fetiche por iPhones.

        Gostas dos produtos da Apple, parabéns. Eu também gosto e se calhar quando utilizei o meu primeiro produto Apple ainda tu utilizavas fraldas. Mas não ando para aqui a espalhar ódio.

        1. Avatar de David Graça
          David Graça

          Obrigado Nuno!

      6. Avatar de engate frustrado
        engate frustrado

        Google Maps, o facto da Apple comecar a procurar fazer Smartwatches, o Nexus 7 que antecedeu o Ipad Mini, o Multi-tasking em Android, e só para te calar:

        Microsoft Office. Pois é. Parece que as ferramentas de trabalho da Apple nunca foram grande coisa e só recentemente parecem ter ganhado outro fulgor.

        Defende-te se faz favor, estou curioso para me rir um bocado.

      7. Avatar de Pedro almorim
        Pedro almorim

        @ Nelson
        Coca – cola serve? não foi impulsionado pela Apple
        Post its foi pela 3M e não teve nada com a Apple
        bem se falas em hardware, O Arduino não teve nada haver com a Apple
        Se falas se software talvez o Symbian OS, esse tambem não teve nada com apple.

        Mas claro posso estar errado.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Isso é para rir, ou quê?

          Tipo…

          Estou a falar de ELECTRÓNICA DE CONSUMO.

          Que é que Coca-Cola tem a ver?

          Symbian? LOL… olha, onde é que anda isso? Durou para aí 3 ou 4 anos…

    2. Avatar de Quim
      Quim

      É escrito para criar barulho..

      Outros lançam coisas que já existem no mercado e não é por isso que não lhes chamam inovadores ou até os inventores daquilo…

      O da samsung é apenas uma evolução do que já havia sido feito.

      1. Avatar de João Moreira
        João Moreira

        Vamos ver até que ponto é uma evolução…. Vão ser as lentes dos óculos que vão ser mais caras lol. E tem um cromadozinho maior na astes.

    3. Avatar de FXX
      FXX

      “Depois de ter sido pioneira no lançamento de um smartwatch, antecipando-se à concorrência, a Samsung pode estar a preparar-se para inova novamente ao lançar para público um novo dispositivo revolucionário.”

      E a LG também já tem smartwatches há muitos anos.

      1. Avatar de Vítor M.

        Tem mas não com esta oferta. Fica atento ao resto do texto 😉

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Que oferta!? Eu fico com a impressão que andam a repetir vezes sem conta que a Samsung é a primeira para rescrever a história.
          Mas rescrever a história só acontece com produtos que realmente têm sucesso, que sobressaem e mostram como as coisas devem ser feitas!
          Quando executivos da própria Samsung confessam que falta algo de especial ao Gear, está tudo dito!

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Não gosto nada do aspecto daquele cabo. É para ligar ao Note 3 e ficar pendurado nas costas? LOL

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      No futuro vais ter uma porta USB nas costas e o cabo já faz sentido 😀

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Ou noutro sitio aproveitando os orificios já existentes.

        ahahaha

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          lololol
          O que me ri com o teu comentário!!!
          Se desse, fazia já uns 500 likes!!

        2. Avatar de Darktux
          Darktux

          Bem visto :D:D

  3. Avatar de Glass
    Glass

    Sinceramente acho isto perigoso, a pessoa acaba por perder o foco no que realmente está a fazer para ver a informação que está a ser apresentada.

    Da mesma maneira que conduzir ao telemóvel também é perigoso.

  4. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Essa cena das patentes é muito ridícula.
    Patente do que?
    Óculos?
    Cabo micro-usb?
    Bluetooth?

    Sinceramente a Samsung, Apple, Google e outras, nesse capítulo metem nojo.

    1. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Completamente de acordo.

      Isto não é nada mais nada menos que patentear a teoria de Marshall McLuhan.

    2. Avatar de not_amused
      not_amused

      O pior é que este “aparelho” está destinado para o lado desportivo segundo notícias que li, ou seja, pode nada ter a ver com o google glass.

    3. Avatar de António
      António

      vai ler a patente. Obviamente é sobre o tipo de design ou a implementação escolhida. Ou apenas para evitar que façam óculos com phones e um visor á la google glass para funcionar com samsungs sem autorização da samsung mobile.

  5. Avatar de Rafael
    Rafael

    Até admira a Apple não ter patenteado isso primeiro…

    1. Avatar de António
      António

      A Apple só faz patentes daquilo que pretende fazer. Uns óculos não devem ser o que eles querem num futuro próximo. Isso ou não fazem ideia de como dar ao utilizador um experiência agradável sem parecer um retardado.

      E a patente da samsung deve ser da maneira que eles pretendem implementar e não de um mini smartphone nos óculos.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      A Apple já tem algumas patentes sobre aparelhos semelhantes, e formas de usar esses aparelhos!

  6. Avatar de El cora
    El cora

    La esta a samsung mais uma vez a copi… a ser pioneira nas novas tecnologias. Fantastico!

  7. Avatar de Samuel
    Samuel

    Acho o que vai fazer destes equipamentos moda ou não tudo dependerá dos desenvolvedores de software. Nos Estados Unidos é porreiro porque lá eles têm tudo, google street view, mapas dentro das lojas, informações de metro e tudo, aqui em Portugal por exemplo não existe nada desses serviços, por isso acho que por cá não terá muita utilidade independente do dispositivo ser bom ou não.

  8. Avatar de FXX
    FXX

    pi·o·nei·ro
    (francês pionnier, sapador, colono de terras desabitadas)
    adjectivo e substantivo masculino
    1. Que ou quem primeiro desbrava regiões incultas. = DESBRAVADOR
    2. Que ou quem vai à frente. = DIANTEIRO, PRECURSOR
    3. [Figurado] Que ou quem prepara os resultados futuros.

    “pioneira”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/pioneira [consultado em 25-10-2013].

    1. Avatar de Vítor M.

      Que vai à frente… actualmente no segmento smartwatch com ligação aos “smartphones”… aplica-se pioneiro, na nossa opinião. Ainda bem que foste ver.

      1. Avatar de FXX
        FXX

        Os da Sony e da LG não se ligam aos smartphones?
        Não fui ver, fui buscar para tu veres.

        1. Avatar de Vítor M.

          Naquele nível não. Garanto-te que não.

  9. Avatar de João Cardoso

    Eu sinceramente não quero saber onde raio aquela cabo vai ter e onde a ficha vai ser enfiada. Que cena ridícula. Alias estes dispositivos são um bom sistema de controlo populacional, quando começarem a ser usados ao mesmo tempo que se conduz ou se atravessa a estrada.