Samsung lançará Smartphone com ecrã curvo em Outubro

67 Comentários

A Samsung continua no caminho da inovação, com o objectivo de apresentar produtos que sejam inovadores para a indústria dos dispositivos móveis. Após apresentar o Samsung Galaxy Gear e o Note 3, a marca coreana anunciou a intenção de lançar, já no próximo mês, o primeiro smartphone com ecrã curvo.


De acordo com a Reuters e a agência Yonhap News, a Samsung fez este anúncio na Coreia, ontem ,quando anunciou o Note 3 . DJ Lee, o estratega de marketing da empresa disse que este produto será lançado no país já no próximo mês de Outubro, mas não deixou mais detalhes ou indicações relativamente ao lançamento do equipamento em outros países.

A Samsung já havia mostrado protótipos de ecrãs curvos no início do ano na CES e usou já essa tecnologia nalgumas linhas de smart TV. Mas marcar um smartphone com essa característica é algo bem diferente ….é entrar num sentido e tendência que pode marcar  por completo o segmento dos dispositivos móveis.

No mês passado, a Samsung entrou no segmento dos smartwatch onde apresentou o Galaxy Gear, sendo um dos seus trunfos na IFA 2013. Este foi um esforço para se antecipar à rival Apple, mas, mesmo assim, não foi a primeira empresa a chegar a este mercado, até porque este segmento há muito que tem grandes produtos.

Contudo, a sincronização do Galaxy Gear apenas é suportada nos últimos dispositivos da Samsung – o Note 3 e Galaxy S4 — e relega os restantes para datas futuras. Aí reside as críticas a este relógio “inteligente” por ser segregador e por ser pouco “smart”…Como referimos aqui, parece-nos que o equipamento terá sido pensado e concebido “à pressa” apenas por questões de marketing.

Fica agora a curiosidade e expectativa de ver o que a Samsung tem a apresentar com um ecrã curvo e quais as vantagens de ter esta características num smartphone. Será apenas para  encher prateleiras ou será um equipamento genuinamente inovador?

Ao que tudo indica, estes equipamentos podem ser apresentados pela mão da Atmel Xsense. Provavelmente o nome da empresa não lhe diz nada, mas Atmel esteve presente nos mais famosos equipamentos da Samsung, tais como o Galaxy Note e Galaxy Tab.

Lançar um smartphone com ecrã curvo será apenas uma questão de marketing ou tecnologicamente é mesmo necessário? 

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de justanotherone
    justanotherone

    Se for só para “show”, isto é, mostrar que é capaz. Muito bem /clap.
    Mas um ecrã que é curvo só por ser não vejo o que traz de interessante. Se tivesse alguma flexibilidade seria expetacular, assim, só por ser.. I don’t get the point :/

    1. Avatar de lm
      lm

      Calma, vai evoluindo… A Samsung contuma de evoluir, caso não se lembrem… Como tal, uma coisa de cada vez. Agora vai ser curvo, depois vai flexível…

      1. Avatar de justanotherone
        justanotherone

        Eles não tinham mostrado já um flexivel? ou a LG não recordo :/

        Só não compreendo o interesse/uso/user experience que ter o ecra “biselado” traga…

        1. Avatar de lm
          lm

          Há por aí videos a demonstrar o interesse disso mesmo através de um prototipo. É uma questão de se procurar…

        2. Avatar de Diogo R.
          Diogo R.

          uma coisa é um ecra, outra coisa sao capas, baterias, pcb’s flexiveis

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Há qualquer coisa assim. Se o de ecrã curvo e o de ecrã plástico flexível são o mesmo não sei (sendo certo que se é flexível pode ser encurvado).

      http://tecnologia.elpais.com/tecnologia/2013/09/25/actualidad/1380091613_361661.html

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Afinal é só um – com ecrã flexível (e curvo ?)

    3. Avatar de Alves
      Alves

      Ia jurar que a Samsung já tem um modelo com ecrã curvo, o Nexus – que apesar de ser um aparelho “google” não deixa de ter sido produzido por eles… E também eu, que tenho um, não noto nada de extraordinário com o aparelho apenas por ter um ecrã curvo…

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Rectificação: o Galaxy Nexus.

        1. Avatar de José Cordeiro
          José Cordeiro

          e o Nexus S…

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        O Galaxy Nexus/Nexus S não têm o ecrã curvo, só a superfície é que é curva.

      3. Avatar de António
        António

        Uma coisa é ser fabricado por eles outra é serem donos desenho.
        Lá por fabricares a bicicleta de 1 roda que eu desenhei não quer dizer que foste quem a inventou ou que a desenhaste. Além disso podes nem poder imitar uma sem me pagar eu tiver esse modelo patenteado. são coisas bastante diferentes.
        Não faço ideia ideia se o nexus produzido pelas fabricas da samsung são realmente feitos pela samsung. Mas acredito que não porque o nexus 5 por exmeplo é feito pela LG.

    4. Avatar de António
      António

      Para mostrar que é capaz existem as feiras internacionais!

      O publico não quer showoffs mas coisas realmente uteis.

      A samsung está com má fama de copycat por isso agora está à força toda a tentar puxar tecnologia que já existe para a massas mas que ninguém ainda conseguiu arranjar utilidade para ela.

      Começou no fail do relogio vamos lá ve ro que faz com os ecras curvos.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Flexibilidade no ecrã não tem nada de inovador. Há uns anos que se vem mostrando que é possível fazer isso com ecrãs OLED.
    Resta saber se terá um sistema optimizado para tirar partido desta tecnologia, ou se será mesmo apenas para mostrarem que sabem fazer produtos diferentes.
    Há uns tempos houve um rumor (não sei se se chegou a confirmar ou não) de uma patente da Apple onde mostrava que um suposto iPhone 6 poderia ter um ecrã curvo. Talvez se estejam a antecipar a isso, não sei.
    Btw, sem flames… estou apenas a fazer um comentário.

    1. Avatar de lm
      lm

      Pois… “Flexibilidade no ecrã não tem nada de inovador. Há uns anos que se vem mostrando que é possível fazer isso com ecrãs OLED.”… Concordo. Mas neste caso é uma inovação passá-los a integrar nos telemóveis…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim, concordo que seja de algum modo inovador colocá-los em Smartphones, até porque não existem modelos para o consumidor final. Mas para que seja realmente proveitoso, terá que se assegurar que o sistema seja realmente optimizado para um ecrã do género.
        Não sei se a Samsung continuará com Android ou aproveitará para ter algo diferente no seu próprio SO (Tizen).
        Veremos.

        1. Avatar de António
          António

          Não é inovador colocar isso num telemovel. Será inovador dependendo do uso que isso terá. dá outra estética ao telemovel que fará as pessoas ficarem de boca aberta quado olham? Será mais facil de agarrar? Se for apenas para vender porque tem ecra curso ou se for parecido á foto desse telemovel feio que esta neste artigo então será fail. Fazer por fazer sem dar algo extra ao utilizador é fail.

    2. Avatar de mario
      mario

      … inovador é puderes comprar um.

      1. Avatar de lm
        lm

        Se poderei ou não comprar algum, eu é que sei… Não é tu!

        1. Avatar de mario
          mario

          <>
          Para estar acessível ao público, anteriormente não passavam de protótipos.

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Depois dos protótipos costumam vir os produtos que as pessoas compram, que vai ser o caso.

  3. Avatar de Pato
    Pato

    Qual é a vantagem de ter um ecrã curvo? Ficar tão feio que ninguém nos vai querer roubar o telemóvel?

    1. Avatar de mario
      mario

      a beleza está nas curvas. 😀

      1. Avatar de Tiago Correia

        Mereces like nesse comment 😀

    2. Avatar de tim
      tim

      ficar tão feito? mas já viste o modelo pato? –> estás a especular.
      Não estou a ver a samsung lançar para o mercado um ecrã curvo só porque sim. Certamente existirá alguma(s) features associadas a isso. Exemplo: imaginem que as laterais do ecrã curvo serviriam para colocar uns botões digitais para o volume.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Ou um botão para calar a mulher… Isso é que era!!

  4. Avatar de as
    as

    O ecra curvo serve para verem as vossas notificações emails e etc sem ser preciso de levantar a capa (falo daquelas capa que fazem lembrar uma carteira).
    A Samsung ja inventou o ecra flexível, e tambem algumas ideias da sua utilizaçao.
    Samsung fez apresentaçao deste produtos quase a um ano.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      A Samsung não inventou, o OLED está a ser usado por todas as marcas, a ser desenvolvido.

      Inventas é largo tu 🙂

      1. Avatar de lm
        lm

        A minha resposta “Exactamente” era para o AS

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    É impressão minha ou o Samsung Galaxy Nexus tem uma palavra sobre o assunto?

  6. Avatar de joão
    joão

    Como todos aqui, não sei qual será a finalidade de ter um ecrã curvo. Flexível sim, pode ser interessante.

    Corrijam-me se estou enganado, mas a Apple não tinha tentado patentear um ecrã não só curvo, mas também todo a volta do telemóvel?

  7. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Pah, ao contrário de muita gente eu até acho que a samsung é uma das empresas que mais inova em relação a tecnologias, que apresenta todo tipo de novidades antes sequer os seus concorrentes pensarem nisso, especialmente nos smatphones!!! se compararmos por exemplo com a apple que perderam anos no planeamento, na investigação e na inovação só para lançar um smartphone de plásticos…!?!?
    Contudo, ecrãs curvados e OS android não me convence minimamente…

    1. Avatar de Jorge Vieira

      e estás a comparar a inovação da Samsung (no mercado móvel) com a inovação da Apple? A sério? Em outros campos até te dou razão, neste não… cuspir cá para fora tecnologia inacabada só para ser o primeiro não dá créditos de invenção.

      1. Avatar de i(gnorante)
        i(gnorante)

        Jorge Vieira se ainda ninguém sabe como será o smartphone e o seu ecrã, como podes deduzir que irão “cuspir cá para fora tecnologia inacabada”????

        1. Avatar de Jorge Vieira

          ignorante, porque parece ser o normal da Samsung. Ou é o primeiro e mete tecnologia inacabada e cheia de bugs (podemos começar pelo relógio, por exemplo) ou segue a manada. Não me recordo de ver a Samsung lançar um novo produto que marque seja o que for ou “inventar” um novo mercado. só isso 😉

      2. Avatar de Luf
        Luf

        Mas também deves saber que muitas das vezes é preciso alguém arriscar com estas novidades para que depois venham outros aperfeiçoá-las. Todos estes intervenientes fazem falta no processo de evolução, só se aprende errando…mas arriscando.

        1. Avatar de Quim
          Quim

          E outros cospem tecnologia inútil para os dias que correm para serem os pioneiros..

          1. Avatar de lm
            lm

            Tais como? O Touch ID por exemplo?

          2. Avatar de Robert Soares
            Robert Soares

            nao nao… smartphones de plásticos LOOOOOOOOOOOOL

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            @lm, o touch id, que tem o touch id? Funciona bem, e é seguro, e dá jeito a quem usa o telemóvel para smartphone, não para quem quer um telemóvel para andar a flashar ROM’s todos os dias…

      3. Avatar de Robert Soares
        Robert Soares

        lógico que estou a comparar a inovação no mercado móvel da samsung com a da apple lol
        Em termos de Pcs “máquinas” a apple tem os melhores pcs no mercado, isso não há duvidas! Caro sim, mas bons…
        Agora os iphones “apesar de serem bons” em comparação com o que há no mercado actualmente, fica muito a desejar! Nesse aspecto vejo um maior desenvolvimento tecnológico inovador da samsung do que acontecia há uns largos anos atrás com a apple.
        Não acho piada nenhuma honestamente neste tal ecrã curvado, mas é o principio de um tecnologia que irá melhorar ao longo dos tempos.

        1. Avatar de Jorge Vieira

          por acaso nesse ponto estava a elogiar a Samsung, tirando os computadores e telemóveis até acho que a Samsung trabalha muito bem (especialmente no mercado de televisores). a Apple só fica a desejar se alguém olhar demasiado para as especificações dos telemóveis e menos para a forma como correm na vida real. ou é isso ou é por não gostarem a nível de software (iOS).
          estás a comparar o avanço da samsung hoje com o da apple há anos atrás? isso não me parece minimamente justo.. 😉

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Por acaso, nas TV’s, a LG domina bem…

          2. Avatar de António
            António

            So um aparte. A Samsung ficou famosa por ser copycat nos smarphones mas foi nas televisões que mais fama teve ao ponto de ter quase levado algumas empresas japonesas á loucura e quase bancarota por copiarem anos de trabalho e venderam igual a baixo preço pois gastaram 0 em desemvolvimento e investigação. Depois de conquistar o mercado só desenvolveram as ideias e melhoraram as specs. Um pouco como fizeram no mercado dos telemoveis.

          3. Avatar de Robert Soares
            Robert Soares

            No meu ponto de vista fica a desejar porque de um modelo para o outro “iphone” a inovação já não é assim tão grande e o preço não justifica a mudança. “Principalmente para quem já tenha uma modelo”. Atenção que nesse sentido a samsung sofre dos mesmos problemas, sempre que lançam um galaxy s para o mercado parece mais um “service pack” um ligeiro update! Mas existe uma diversidade enorme da parte deles.
            Mas eu lembro-me perfeitamente que há uns tempos atrás sempre que assistia a uma feira de tecnologias, a malta ia toda para as apresentações da apple pois nunca saberíamos que surpresa eles nos reservavam! Agora, vamos a uma apresentação e vemos um iphone dourado e outro de plástico -.-
            Pah, xunga ou não ecrã curvado sempre é o inicio de qualquer coisa 😉

  8. Avatar de lm
    lm

    Este video já tem uns meses e pelos vistos é mais ou menos isto que a samsung vai lançar em outubro.
    http://www.youtube.com/watch?v=N3E7fUynrZU

  9. Avatar de Cruz
    Cruz

    Isto sim é inovar, não como a porcaria da apple a mandar vir sempre do mesmo.

    1. Avatar de i(gnorante)
      i(gnorante)

      Cuidado com esses comnetários que aparecem já ai meia dúzia de fanboys em defesa do bom nome e dignidade da marca!!!
      Eu acho que em termos de hardware a Samsung está muito forte, basta ver o caso dos ecrãs OLED que toda a gente sabe que são fenomenais!!!
      A Apple é forte em software optimizado para os seus equipamentos, pois, uma vez que só lança um modelo de 2 em 2 anos pode dedicar-se mais a esse modelo, ao contrário de outras marcas que lançam vários modelos diferentes, por ano!!!

      1. Avatar de Freud2004
        Freud2004

        Mais valia estares calado, mas pronto: Apple registra patente de iPhone com tela curva ( podes procurar no google ), vão aparecer varias fontes onde podes ler que a patente foi registada em 2011.

        Mais um processo para a Samsung, para não variar…..

        1. Avatar de diogo
          diogo

          a samsung e a LG (e talvez sharp e philips) já estão a trabalhar em ecrãs curvos há mais tempo que essa patente de treta da apple

      2. Avatar de Jorge Vieira

        lol e quem é que é burro? a apple que perde tempo a fazer produtos bem acabados e pensados? é estratégia de mercado. A Samsung optou por seguir uma estratégia de entupimento de mercado, a Apple optou pelo mesmo de sempre, poucos dispositivos mas bons. nada a criticar!

  10. Avatar de Ruben Bernardo
    Ruben Bernardo

    Gosto da ideia apesar de achar que é so mais para “ficar bonito” do que outra coisa. Vamos esperar para ver. 🙂

  11. Avatar de lm
    lm

    “nao nao… smartphones de plásticos LOOOOOOOOOOOOL” Desulpem-me o off-topic mas comentários destes vão começar a perder a graça quando a dita marca começar a lançar a serie Galaxy F dentro de pouco tempo. Podem começar a pesquisar se quiserem.

    1. Avatar de mario
      mario

      não se o plastico for dourado.

  12. Avatar de Toni
    Toni

    A Samsung é uma empresa que faz e cria produtos à pressa só para dizer “Nós temos um produto desses”.
    A Apple e a Google por exemplo, podem não fazer grandes mudanças ou inovações (à primeira), mas melhoram sempre a experiência do utilizador. (Especialmente a Apple com o iOS).
    Um smartphone com ecrã curvado é daquelas novidades que no primeiro dia se adora e ao fim de duas semanas já nem sabemos do que se trata.

  13. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    offtopic
    agora TV vai lançar um S4 dourado. onde é que eu já vi isto ?
    lol

  14. Avatar de Roberto T.
    Roberto T.

    Ecrãs curvos serão muito úteis nos smartwatchs…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Do que li até agora, o único comentário inteligente que por aqui vai…

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Este telemóvel é bom para estrábicos 🙂

  16. Avatar de KRYS
    KRYS

    Eis un exemplo de flexibilidade:
    https://www.google.fr/search?q=nokia+flexivel&oq=nokia+flexivel&aqs=chrome..69i57j0l5.4452j0&sourceid=chrome&espvd=210&es_sm=122&ie=UTF-8

  17. Avatar de Diogo
    Diogo

    Já não consegui responder ao Robert Soares então comento aqui. “nao nao… smartphones de plásticos LOOOOOOOOOOOOL” já pegaste num S3 ou outra coisa do género? Se pegaste devias ter reparado que aquilo tem aspecto de tudo menos de metal. Eu tenho um Samsung Galaxy Nexus e um amigo meu tem um iPhone 4. Quando peguei no iPhone 4 tive a impressão que o meu Nexus era feito de papel. Btw, sabes de que é feita a capa traseira do Galaxy Nexus? Pois…

    1. Avatar de diogo
      diogo

      deixa cair os dois e vê qual fica com mais arranhões…

      ah, sabes qual é o telemovel que eu gostaria de ter? htc one, que também é de metal, porém sei que quando caisse ficaria pior do que se fosse um de “plástico”

  18. Avatar de So_true
    So_true

    Se vai lançar porque não o fez no smartwatch, onde o ecrã curvo fazia todo o sentido?