Samsung encerra a sua maior loja em Londres

33 Comentários

Este não foi um ano particularmente fácil para a Samsung. Apesar do sucesso com o lançamento de alguns dos seus modelos, a verdade é que as vendas dos Galaxy S5 ficaram aquém do esperado, assistiu-se a um lançamento exacerbado de smartphones, 56 mais precisamente.

A entrada de novos actores no mercado dos smartphones ditou, sem qualquer dúvida, a queda de vendas da Samsung. Agora, num dos maiores centros comerciais da Europa, a sul-coreana vê-se obrigada a fechar uma das suas lojas de venda de smartphones de gama alta.

samsung_store.


As Samsung Experience Stores são as lojas que a empresa criou para mostrar tudo o que tem e produz de melhor, algo muito ao estilo as lojas da Apple. Contudo, o sucesso vislumbrado para este tipo de lojas não está a cumprir com as expectativas.

Não restam dúvidas que o império da Samsung se está a desmoronar aos poucos, e que uma nova fase da empresa se está a aproximar, com mudanças nos cargos de topo ou na estratégia de lançamento de novos produtos.

capa_galaxy_tab

Mas as evidências vão-se agravando quando assistimos ao encerramento de uma das lojas europeias mais bem localizada, num dos maiores centros comerciais da Europa, o Westfield Stratford City.

O encerramento da loja é justificado pela quebra nas vendas dos smartphones da marca na Europa, que tem vindo a ser inundada de oferta de topo a preços mais atractivos.


Uma imagem partilhada no Twitter revela a “desconstrução” da loja, numa publicação feita durante a noite de ontem, e ao ligar para a linha de apoio ao cliente da loja é transmitida uma mensagem automática que refere que a loja “fechou para sempre”.

Fonte: The Verge

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ

    A Samsung Mobile esta a seguir o mesmo caminho que a Nokia Mobile seguiu… produtos “sempre iguais”, muito modelos – modelos “repetitivos”.

    Gradualmente o segmento dos equipamentos moveis volta a estabilidade que tinha a uns 5/6 anos atrás. Tirando o facto das melhorias técnicas normais da evolução da tecnologia, os telemoveis/smartphones, da Samsung e dos outros players do segmente, não tem trazido nada de novo. Isso faz com que o entusiasmos diminua, tornando-se equipamentos banais.

    Estamos a voltar ao ponto em que se ficará a espera que alguma empresa faça algo que seja um relançamento do segmento, como foi o iPhone.

    Neste momento apenas vejo o Windows Phone, como tendo a maior margem de progressão face a concorrência, acabando por ter a possibilidade de ter alguma vantagem, num futuro próximo dentro do segmento. Isto porque foi o produto que chegou mais tarde ao mercado e ainda esta numa clara fase de crescimento, podendo abranger vários aspectos mais livremente, enquanto a concorrência encontra-se num estado de maturação.

    Já agora por falar em lojas de marcas… será que as lojas em Portugal da NOKIA vão passar a ser lojas MICROSOFT?

    1. Avatar de JEFE
      JEFE

      BB parece ir por ai ….

    2. Avatar de Diogo Pintas
      Diogo Pintas

      se a microsoft n lancar rapido o lumia 1030 com 64bits snapdragon810 e o windows phone 10 bem pode ficar quieta pois perde o negocio dos tlms. 2015 vai ser um ano crucial para o WP, ou morre ou ameaca acabar com o android

      1. Avatar de JJ

        Isso é um pouco arriscado assumir… essa de ano crucial, já foi falado para 2013 e para 2015.

        Mas o Windows 10, poderá dar uma reviravolta positiva ao negocio.

      2. Avatar de MárioM
        MárioM

        Neste momento o unico que me leva a aguardar é o ubuntu.
        Os smartphones desde o topo até ao mais baixo sofrem do problema autonomia e muito bonito mas numa necessidade de trabalho intensivo se não for possivel andar sempre com o cabo ligado fica-se sem telefone rapidamente e lá vamos ter de pegar no telemovel velhinho.
        Para mim o iphone com 6 perdeu em qualidade e é engraçado como uma pessoa que usa muito apple assim que pegou no 6 a 1º expressão foi comparado com os anteriores perdeu muito.
        O android não traz nada de novo,apesar de achar que a Huawei esta a progredir muito bem na qualidade e aspecto o OnePlus tambem pode matar algumas marcas o Windows Phone os telemoveis não cativam logo pelo aspecto exterior.

    3. Avatar de Tywin Lannister
      Tywin Lannister

      O teu caso, deve ser um caso isolado, é que os números indicam que o Windows Phone está a piorar.

      http://redmondmag.com/articles/2014/12/02/windows-phone-market-declined.aspx?m=1

      1. Avatar de JJ

        A descida do WP é normal, fase ao que aconteceu ao mercado dos smartphones este ano. Assim como a cota do iOS não se alterou. Porque este ano surgiram muitos equipamentos Android e de qualidade, a um preço baixo.

        O ponto é que o WP descer nota-se muito mais do que os outros sistemas, visto que tem uma baixa penetração no mercado.

        1. Avatar de Tywin Lannister
          Tywin Lannister

          Durante todo o 2014, bateram os recordes anteriores de 2013 (ou de sempre).

          2015 começa já bem, com o iPhone 6 a ter uma procura imensa face ao já recordista 5S.

          Achas mesmo que comprava telemóveis de 700€, agora vai fazer upgrade para um de 200€?

      2. Avatar de JJ

        O que quis dizer é que visto o WP estar numa fase “verde”, pode mais facilmente mudar de direcção e ajustar-se a uma eventual mudança do mercado, face os produtos da concorrência que já estão “maduros”, que para se ajustarem envolve maiores mudanças.

      3. Avatar de Gabriel Ferreira
        Gabriel Ferreira

        Em muitos paises o Windows Phone ja ultrapassou o IOS

        1. Avatar de Tywin Lannister
          Tywin Lannister

          Então vai precisar de mais “países”, ou de países novos, que estão a perder mercado.

  2. Avatar de Lumia 920
    Lumia 920

    Samsung muita parra e pouca uva, até nisso consegue imitar a Apple.

    1. Avatar de Diogo Pintas
      Diogo Pintas

      por acaso continuo a achar os melhores ecras sao da samsung, no entanto comprei um lg g3 por 400euros e so posso dizer maravilhas. android 5.01 update a chegar.

      1. Avatar de JJ

        A nível de ecrãs a Samsung é bastante boa, sem duvida!

      2. Avatar de ptaborda
        ptaborda

        os melhores ecras sao os da sony, tal como nas tv´s, a samsung é muito agressivo e colorido, a sony natural e mais perto do natura….não fossem estas duas marcas as maiores e melhores produtoras de ecras para tv.

    2. Avatar de Tywin Lannister
      Tywin Lannister

      Só que a Apple não fecha lojas, aliás, abre cada vez mais.

      Até porque ao contrário da samsung, as lojas da Apple têm utilidade para os clientes, não é só para dizer “eu também tenho”…

      1. Avatar de Hugo Santos
        Hugo Santos

        Moro em Londres e há creio que 4 lojas da Apple, cada uma maior e mais bonita que a outra.
        A minha namorada teve problema com o iphone, foi lá e foi logo resolvido. Em Portugal temos zero lojas… Enfim.

  3. Avatar de pedro
    pedro

    ahahahah ….

  4. Avatar de Diogo Pintas
    Diogo Pintas

    a samsung a tornar se na antiga nokia, e bem feita…tlms a 600,700euros feitos de plastico e com lag e inadmissivel. Se o galaxy note 4 fosse 500 e o s5 fosse 400 venderiam o dobro na minha opiniao

  5. Avatar de Diogo Pintas
    Diogo Pintas

    A samsung tenta imitar a apple mas n tem a fluidez do iphone nos seus terminais, n tem a mesma qualidade de construcao. Solucao: lancem 4-5 modelos por ano com suporte 24meses garantido, aluminio/magnesio nos top de gama e tirem os sensores inuteis e redesenhem o touchwiz e voltam ao topo.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      A brincar a brincar é exactamente isso que precisam de fazer.

  6. Avatar de Nunes
    Nunes

    É o que dá o mero pensamento em marketing! Deveriam ter estruturado as lojas para serem um investimento sustentável e não mera montra de produtos da marca ou uma qualquer tentativa para não se sentir inferior à Apple!

    1. Avatar de JJ

      Isso é um facto. A Samsung é muito mais do que telemóveis, a ideia de ter uma loja dedicada, quase exclusivamente ao segmente móvel, não tinha muita lógica.

  7. Avatar de Tywin Lannister
    Tywin Lannister

    Lol, é bem feita, só tenho pena dos trabalhadores da loja que agora vão para o desemprego e a culpa nem é deles.

  8. Avatar de NewJ
    NewJ

    E o boom já está a passar, já toda a gente tem smartphones e tablets..
    Eu ando a poupar para um surface3 pois é o equipamento portátil mais apetecido no momento.

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Os canais de retalho encarecem muito os produtos, eles que olhem para o exemplo da OnePlus, sem utilizar canais de retalho, poupam e podem canalizar essa poupança no custo ao cliente.

    1. Avatar de madmadeira
      madmadeira

      sim mas de referir que com o oneplus one a marca só consegiu 58milhoes de lucro, isso é muito pouco para a sustentabilidade da empresa e para o desenvolvimento de novos produtos basta o proximo não dar certo e a empresa extingue-se.

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        so 58 milhoes com um telemovel e barato. Achas pouco?

  10. Avatar de Nokas
    Nokas

    O grave problema da samsung em toda a linha de produtos: péssima assistência. Resultado os clientes só compram uma vez.

    1. Avatar de Tywin Lannister
      Tywin Lannister

      Lá está…

      Overpriced para o valor que a samsung lhes põe (um ecrã bom).

      E para que é que é preciso lojas se a assistência deles é uma porcaria?

  11. Avatar de Mota
    Mota

    “O encerramento da loja é justificado pela quebra nas vendas dos smartphones da marca na Europa”

    Se fosse só na europa estavam eles bem. Mas é natural, a samsung não conseguiu acompanhar a evolução dos mercados, isto de venderem pouco por muito só podia dar nisto.

  12. Avatar de RedM
    RedM

    De facto, para passar do Macbook Air para um surface é preciso ver muitos videos e ler muitas instruções para não ficar perdido. Boa sorte a quem o fizer. Feliz Natal.

    1. Avatar de tekMan
      tekMan

      Boa sorte para comentares a notícia correta da próxima vez!