Samsung prevê quebra de 30% nos lucros

48 Comentários

A Samsung é provavelmente a empresa que mais smartphones tem no seu portefólio e, segundo os dados das empresas que realizam estudos de mercado, é a que mais equipamentos vende em todo o mundo. Mas, a empresa atravessa uma fase complicada muito por culpa da sua própria estratégia mas também pela forte concorrência proveniente dos fabricantes chineses.

Depois de em 2014 ter previsto uma quebra nos lucros na ordem dos 60%, a empresa coreana receia agora que os números relativos ao primeiro trimestre de 2015 representem uma quebra de 30% nos lucros.

A worker works on a Samsung outdoor advertisement installed atop an office building in central Seoul

Apesar de ainda não ser oficial, até porque a empresa aguarda pelo final do trimestre, a previsão é que haverá uma quebra na ordem dos 30% relativamente aos lucros primeiro trimestre de 2015, comparativamente ao período homologo de 2014.

A empresa que em 2014 colocou no mercado 56 smartphones e que já este ano espera vender 51 milhões de unidades do S6 não escapa à forte concorrência da Apple mas especialmente das marcas chinesas (ex. Xiaomi) que têm colocado no mercado fantásticos equipamentos Android com preços bastante interessantes.

verge-020.0.0.0

O lucro operacional da empresa para este trimestre deverá rondar os 5,4 mil milhões de dólares. A receita deverá cair cerca de 12,4%, para os 43,4 mil milhões de dólares.

Será que a empresa se vai “afundar” nos próximos anos ou os novos Galaxy S6 e S6 Edge irão dar novo fôlego às receitas?

Via Reuters | Imagem: TheVerge

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Full
    Full

    fundo nao falha.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Isso é verdade para o 4º trimestre de 2014 e tem alguma importância para analisar a evolução ao longo do tempo das empresas, mas ao falar duma forma genérica sobre quem está em primeiro lugar nas vendas, convém usar os valores dos últimos 12 meses e não só do último trimestre, sendo que foi a Samsung quem vendeu mais nesse período. Se fosse uma análise ao crescimento homólogo então aí sim, não seria preciso olhar para o ano todo.

    2. Avatar de Newj
      Newj

      Iphone, novo telemóvel do povo? Lá se foi a característica de ostentação..

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A característica de ostentação sempre foi colada aos utilizadores dos iPhone pelos droid fans.

        1. Avatar de Não Não
          Não Não

          Deixaste de ser Nokiafan? (Mudaste o avatar)

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Oi, deves estar a confundir-me com outra pessoa!

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Em que mundo vives?

          1. Avatar de PSL
            PSL

            No mesmo que o teu.

            Sim, a gente sabe que para ti, o iPhone é o inimigo público número 1 da tua vida, e que não dormes a pensar nisso.

            Não precisas de o estar a fazer sempre… chateia…

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Como disse o PSL, no mesmo mundo que o teu. Disse alguma mentira?

  2. Avatar de PSL
    PSL

    Já não é tão mau como estava a ser…

    O S6 é claramente o produto que faltava no mercado Android, e demarca um novo início para a marca.

    Voltou o jogo do gato e do rato, e ainda bem para nós, consumidores 🙂

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      O que traz de novo o S6?

      Desconheço porque ainda não vi nada que o tornasse competitivo, para além do design que está muito bonito e muito parecido com o iPhone 6.
      Felizmente em beleza melhoraram mas nem isso foi inovação convenhamos.

      Impressão digital foram adaptar para ter o mesmo efeito que o TouchID mas duvido que tenha a mesma simplicidade.

      Samsung é boa marca, gostava que apostassem mais em R&D para lançarem coisas novas, inovarem mesmo aí sim concordava contigo.
      O jogo é o rato andar constantemnte atras do mesmo gato.

      1. Avatar de Ed
        Ed

        E o que o iphone 6 traz de novo? Ao menos o edge é algo de novo

        1. Avatar de Nónio
          Nónio

          Uma inovação inútil. Quando a Apple inova, normalmente tem impacto. Depois de ter TouchID, só por si, esta feature que é 0 invasiva, já não trocava o iPhone.

      2. Avatar de MobileFan
        MobileFan

        Pois, acho que tens razão… o rato Apple anda constantemente atras do mesmo gato Samsung
        A Apple finge que inova mas está sempre a copiar as inovações dos Androids… Com 3 anos de atraso, passou a fazer telemóveis de 6″…. daqui a outros 3 anos deve sair o iPhone Edge…

        1. Avatar de PSL
          PSL

          Fazer telemóveis com 6″ é inovação?

          AHAHAH!

          Fazer um ecrã maior? Deixa-me rir…

          Introduzir processadores de 64 bit, flashes de dois tons, leitores de impressões digitais por toque, etc…

          Isso sim, é inovação!

  3. Avatar de mário
    mário

    acredito que vão sofrer um pouco ate voltarem a ter bons lucros, aquilo que os distinguia nos tlms era equipamentos bons com preços um pouco altos mas com algumas caracteristicas chave, bateria substituivel, entradas para cartao sd, radio com rds nos equipamentos, neste momento comprar samsung de topo S6 ou comprar iphone, será apenas uma questão de gosto e na duvida pode sempre existir a tentação de comprar iphone, ja que agora tudo caminha para o mesmo, sem baterias substituiveis, nem entradas para cartões ou radio, assim sendo a tentação vai aumentar e muito. E para a mesma gama de preços sempre se tem a “garantia” d ter actualizações por quantro anos que e o que tem acontecido nos iphones, ao contrario da samsung.
    Tenho 1 S2 que só teve uma grande actualização de fundo, um Note 3 que passou a android 4.4 quando ja se fala em 5.0.2, enfim estão mais preocupados em mandar ca para fora novos tlms do que actualizar os que ja venderem, em vez de pensarem que um cliente satisfeito e um cliente para a vida, pensam que um cliente bom e aquele que passa a vida a trocar de equipamentos a toda a hora.

    1. Avatar de O gajo que lê outras cenas
      O gajo que lê outras cenas

      +1000

      1. Avatar de Extaci
    2. Avatar de Marc Solèr
      Marc Solèr

      Isso das atualizações acontece com a maioria dos fabricantes. Tenho um LG G3 sempre atualizado, mas sei que posso dizer adeus aos updates meio ano depois de sair o sucessor…

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    +1
    Acho que neste momento não há muito mais por onde evoluir, esteticamente também já há pouca coisa que nos possa surpreender, mas concordo que a Samsung é vitima da sua própria politica, ainda não compreendeu que em primeiro lugar tem de estar as atualizações e só depois novos equipamentos.
    Mas estamos a falar da Samsung Telefones, não Samsung Global certo?

  5. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Dentro 3 anos, irá à falência! lol lol

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      para a Samsung ir à falência têm de ir as outras todas primeiro.

      1. Avatar de Rui C

        A Nokia também era gigante e foi-se …

        1. Avatar de luis rocha
          luis rocha

          A grande Nokia, maior que Samsung passou para as mãos de uma realeza Microsoft’s!…….
          O quer dizer, que a Nokia não morreu. lol lol lol

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            A Nokia Mobile quando foi comprada pela MS já estava no negativo. 😉

          2. Avatar de Afonso
            Afonso

            deixo aqui só um cheirinho de um departemento da samsung.
            http://www.shi.samsung.co.kr/eng/

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Afonso
            Não me parece que saibas qual é a dimensão dessa empresa!!! A sua facturação anual chega a ser menor que a quebra nas receitas da Samsung Electronics no ano passado!

        2. Avatar de Não Não
          Não Não

          Então porque continuas com o avatar da Nokis?

        3. Avatar de Afonso
          Afonso

          a nokia, nunca foi nada ao pé da samsung. Tinha meia duzia de equipamento electronico que era uma porcaria e cablagens, mais tarde tive um periodo de sucesso nos dispositivos móveis, não mais que isso.

          A samsung sempre jogou noutros campeonatos, desde petroleiros passando pela industria pesada chegando à dimensão de um simples chip, a samsung controi de tudo.
          lanço o desafio: Quanto produtos são construidos/fabricados atualmente pela samsung?

      2. Avatar de luis rocha
        luis rocha

        Só se for nos seus sonhos, tens todo direito, antes parar à psiquiátrico!….. lol

        1. Avatar de Afonso
          Afonso

          se o tenho todo o direito? por acaso é um bocado torto.

      3. Avatar de João Reis
        João Reis

        A Samsung não imaginas a quantidade de frentes que tem, para ir a falencia a Samsung, iam outras primeiros.

        Electrdomesticos, TVs, Telefones, Fabrica de Processador de topo (inclusive fazem para a Apple).

        Estou a falar de 4 vertentes, tem dezenas de negocios diferentes e sao bons em tudo.

        Em telemoveis concordo que nao sao os melhores, nunca foram, copiaram sempre, mas faz parte do momdelo de negocio deles, copiar e dar preço, sem inovar.

        1. Avatar de Rui C

          Obviamente não sabes o que falas.

          Samsung Electronics engloba todos os aparelhos de electrónica, electrodomésticos e produção de componentes.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Tu e que não sabes, pesquisa um pouco para veres o poder da samsung, os smartphones é uma gota no oceano.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Carlos
            Os smartphones representavam até há pouco tempo a maioria dos lucros da Samsung e eram a maior fatia das receitas

          3. Avatar de Rui C
            Rui C

            @Carlos és teimoso. Informa-te !

    2. Avatar de MobileFan
      MobileFan

      Se a Samsung for a falência, a Apple já terá desaparecido ou os iPhones deixarão de ter processadores…
      https://pplware.sitedev.pt/informacao/samsung-sera-a-principal-fabricante-do-processador-a9-da-apple/

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Claramente não leste a notícia! Haverá quase de certeza mais 2 empresas para além da Samsung a produzir o processador para a Apple. Se a Samsung desaparecesse a Apple só tinha que aumentar a produção nas outras fábricas – actualmente a maioria dos processadores já são produzidos por outra empresa!

      2. Avatar de Rui C
        Rui C

        A Samsung já não tem a força de antigamente.
        Existem muitas fábricas e empresas onde a Apple pode ir.

        A Samsung deixou-se dormir , sempre com a conversa que a concorrência não fazia mossa, agora essa mesma concorrência começa a fazer estragos no seio da empresa. E nada vai parar isso.

      3. Avatar de PSL
        PSL

        LOL…

        Se a Samsung for à falência, a Apple compra lá essa fabriqueta…

  6. Avatar de Zed
    Zed

    Não sei se estes dados se referem apenas aos telemóveis ou se tem a ver com a totalidade do negócio, mas para mim samsung é marca riscada, depois de más experiências quer com uma tv quer com uma câmara de vídeo, nunca mais comprei nada da marca e mesmo os smartphones que já tive, embora todos android, foram sempre de outras marcas (htc, sony).

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Samsung Electronics, que engloba todos os aparelhos de electrónica, electrodomésticos e produção de componentes!

    2. Avatar de Observador
      Observador

      Más experiências podem acontecer com todas as marcas…
      A Samsung já teve problemas com Wifi, a Apple necessitou de fazer vários updates ao iPhone 8, o HTC One teve alguns bugs que tiveram de ser corrigidos, e mesmo a Sony teve problemas com Wifi. Não existem marcas perfeitas e esta rivalidade entre Fanboys da Apple e Fanboys dos Androids continuará a existir com cada um a tentar convencer os outros que a sua escolha é melhor, usando muitos argumentos ridículos que deverão servir para se auto-convencerem. Os Fanboys da Apple e os Fanboys dos Androids escolheriam Mercedes ou BMW? O melhor mesmo é divertirem-se com algo mais interessante, como este Quiz engraçado: http://www.esarcasm.com/11699/apple-android-fanboy-quiz/

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    A quebra da Samsung começou em meados de 2014, depois de sair o Galaxy S5.

    É provável que não se lembrem mas no primeiro trimestre de 2014, tudo o que é blogue e secção “tech” dos meios de comunicação social ainda vivia debaixo da euforia “Samsung 2013”.

    Da noite para o dia os lucros da Samsung Mobile e da Samsung Electronics em que está integrada despencaram. Em 2014, comparando com o ano anterior, os lucros da Samsung Electronics caíram 40%. Caírem 30% comparando os do primeiro trimestre de 2015 com o de 2014 não tem nada de inesperado. Se continuarem a cair nos trimestres seguintes é que o caso fica muito mais bicudo.

  8. Avatar de Carlos M
    Carlos M

    A Samsung teve sempre uma postura que lhe deu muitos frutos, postura que não trouxe nada de novo na prática, já que se baseia em teorias muito antigas. A dinamização e suporte de toda a cadeia de valor do seu produto, desde o fabrico até ao vendedor e aqui apostou muito forte nos grandes vendedores. Em Portugal bastava ir a uma loja “grande” para ver telemóveis e vinha logo um colaborador referir o bom telemóvel da Samsung (postura que verifiquei há anos noutra grande cadeia de lojas de tecnologia relativamente à Sony).

    A Samsung esqueceu-se foi que a cadeia de valor não termina no vendedor, mas sim no consumidor e aí os updates aos SO dos tlm da marca seria uma mais valia para todos, e como o preço do dinheiro é mesmo caro, os consumidores nem se importariam de pagar mais para ter o seu telemóvel atualizado.
    Esse esquecimento é grave, embora se compreenda que vai contra o objetivo da empresa que é vender equipamentos e não SO.
    A partir daí entram outros fatores que poderiam ser considerados supérfluos, mas que assume vital importância: a moda, o cansaço da marca, etc…
    E nota-se que a marca está demasiado visível negativamente, o que levou a um cansaço dos consumidores e por isso a fora de moda, perdendo para outras brands da China que não cometem os mesmos erros.

  9. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Para mim um dos maiores problemas da Samsung é o péssimo suporte a nível de atualizações do android… Demora sempre imenso tempo a atualizar para a ultima versão do android (sempre mais que um ano) e basta sair o novo galaxy S X e foi-se o anterior.
    Talvez se a Samsung mudasse a sua postura quanto a este aspecto muita coisa seria diferente!

    PS: renovem a app do pplware para iOS! -.-

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Que confusão vai na cabeça de algumas pessoas!
    Quebras de lucros não é prejuízo, são aliás conceitos bem distintos.

    Comentando a notícia em concreto só tenho a dizer que está quebra acontece porque Samsung adoptou uma estratégia de inundar o mercado com equipamentos e nem todos tem qualidade, diria até que há em dia poucos têm qualidade. O que digo refere-se a tv, telefones, máquinas de lavar etc. A marca Samsung teve uma altura que por si só vendia no entanto a concorrência começou apertar e os consumidores não são parvos!
    Htc, lg, xiaomi perceberam isso e apostaram mais na qualidade do que na quantidade e por isso estão a colher os frutos do trabalho bem feito.
    A Apple ajudou ainda mais à festa com o hype do iPhone 6.
    Gostaria que a Samsung voltasse a ser o que já foi mas acho difícil.
    Continuo a dizer que o melhor trabalho, nomeadamente, nos telefones que a Samsung fez foi o S3. Depois fizeram muito bons equipamentos mas não se nota a mesmo “rigor” na construção e distribuição deses equipamentos