Samsung ajuda a combater mortes nas estradas argentinas

10 Comentários

Há uns dias o Pplware Kids apresentou um artigo onde dava a conhecer alguns números inquietantes e uma tecnologia que a Samsung introduzira nas estradas da capital da Argentina. Na verdade é uma tecnologia que mais não é que juntar vários dispositivos que existem no mercado há anos.

Uns chamam-lhe camião transparente, outros olhos de lince e outros ainda dizem que é a revolução que vem abrir portas para novas ideias num futuro próximo, contudo, é apenas uma boa ideia da Samsung. Colocar câmaras na frente dos pesados e ecrãs atrás que ajudam os condutores. Mas vamos a factos!

pplware_samsung_truck00


Na Argentina o nível de sinistralidade nas estradas é altíssimo e as autoridades estão com muitas dificuldades em controlar este flagelo.

A média de mortes diárias, na última década, situa-se nas 20 por dia e isto coloca o país como o principal para estas tragédias rodoviárias na América Latina. A Samsung, juntamente com as autoridades da cidade de Buenos Aires, lançou uma campanha inédita.

pplware_samsung_truck01

Este sistema é inovador e permite que o condutor da viatura atrás dos grandes camiões que cruzam as estradas da capital argentina possam ultrapassar em segurança.

Estes veículos estão equipados com câmaras frontais que mostram uma perspectiva em tempo real do que se passa em frente do pesado e mostra em ecrã colocado na traseira do atrelado.

É uma forma de ajudar a diminuir uma sinistralidade que teima e não mudar hábitos, mesmo com tantas vidas que ficam espalhadas pelas estradas deste país.

A tecnologia pode ajudar, mas é na educação que está a verdadeira forma de terminar o problema.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Excelente, devia ser instalado em todos os pesados.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    “em vês …” ??? ( este é do verbo ver, estás a ver? O que queres dizer é “em vez de …”
    Não tentem dizer aquilo que nem sequer sabem escrever …

  3. Avatar de Mikes
    Mikes

    Muito bom! Ainda por cima hoje em dia já vários modelos de camião trazem bult-in cameras para visualização da estrada e automatização dos sistemas de segurança do próprio camião.
    Claro que dificilmente poderá ser aplicado a todas as cargas – excluindi cargas não uniformes, parece-me complicado colocar nos contentores “portáteis”.
    Mas é um bom ponto de partida.

  4. Avatar de fneves
    fneves

    Muito parecido com este protótipo deste sistema… Não sei se evoluiu entretanto, mas a ideia é a mesma… 🙂 http://m.youtube.com/watch?v=Esh1EjgBQaI

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Acho que os fabricantes de camiões, deviam começar a pensar em utilizar este tipo de tecnologia ou algo semelhante. Será útil para a segurança, tantos para os camionistas como para os outros condutores.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      A questão aqui é que quem fabrica camiões geralmente não fabrica os atrelados, e os fabricantes de atrelados não fabricam contentores.
      Portanto, só os atrelados de caixa fixa e fechada é que poderiam trazer a “tv” instalada.
      Os camiões já trazem câmaras (depende do modelo e versão).
      A ideia é realmente muito boa, mas em termos de execução em larga escala parece-me que ainda tem muitos desafios pela frente.

  6. Avatar de JN
    JN

    Se a imagem congela é uma gaita…

    1. Avatar de João M
      João M

      Pois!
      Ou se as tv’s levam uma pancadinha de amor no “delicado” trato que os veículos pesados têm.

      Longe de nós que se aprenda a conduzir!

  7. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    Bonitinho, mas foi certamente copiado pela Apple.

    1. Avatar de mapbastos
      mapbastos

      Claro que sim…ainda ontem vi o Tim Cook a passar la na minha rua com um camião. A diferença para o da Apple é que o ecrã é retina 8K, muito mais à frente…..