Samsung abandona a venda de portáteis na Europa

57 Comentários

O mercado está a mudar, os dispositivos móveis ganham um novo conceito e as marcas têm que se ir adaptando.

Em Fevereiro demos conta de que a Sony iria vender a marca Vaio e iria abandonar por completo a produção de computadores portáteis, agora é a Samsung que se começa a adaptar às exigências e, face à diminuição da procura de portáteis na Europa, os seus portáteis vão deixar de ser comercializados no continente.

samsung_laptop


De acordo com um comunicado da Samsung citado pelo site PC Advisor, a empresa irá abandonar a venda de portáteis na Europa devido à “procura do mercado”.

Neste momento são os tablets e os smartphones que ditam as tendências, são também os dispositivos híbridos e os all-in-one que começam a ganhar força e novas marcas como a Lenovo, por exemplo, começam a posicionar-se no mercado que deixa de ter espaço para todos.

A Samsung, pelo facto de está a sair do mercado europeu, pela fraca procura continuada dos seus portáteis, não está a abandonar outros mercados, está apenas a adaptar-se, e garante que o suporte de apoio aos clientes não irá ser descorado.

“We quickly adapt to market needs and demands. In Europe, we will be discontinuing sales of laptops including Chromebooks for now. This is specific to the region – and is not necessarily reflective of conditions in other markets,” esclareceu um porta-voz da Samsung ao PC Advisor.

A empresa não se está a afastar da produção de computadores portáteis, está a avaliar cuidadosamente as condições de mercado e a fazer ajustes para manter a competitividade nas categorias de PC emergentes.

Na verdade, esta era já uma decisão que se adivinhava já que a empresa veio à Europa, à IFA 2014, e não colocou nenhum novo portátil na montra.

Aprova esta decisão da Samsung?

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson R.
    Nelson R.

    Menos a minar o mercado!!!

    1. Avatar de Nelson R.
      Nelson R.

      Queria dizer, menos um a minar o mercado!!!

  2. Avatar de André Sá
    André Sá

    Os pcs de secretaria já se vé poucos, agora as marcas a deixarem de fabricar portateis, e para quem as tablets nao satisfazem, enfim.

    1. Avatar de Enfim
      Enfim

      Claramente não sabes do que falas.

      O que não falta são Desktops.

      Ainda este ano, só a empresa onde trabalho comprou mais de 200 máquinas.

    2. Avatar de André Vieira
      André Vieira

      E que, vai deixar de haver PCs, é? lol

    3. Avatar de Kingdra
      Kingdra

      Sabes André os tablets vieram fazer aquilo que os pcs precisavam, que era limpar o lixo.

      Havia muito boa gente com desktops e laptops que nem fazia ideia o que fazer com eles e os tablets afastaram esses pessoas e agora o mundo e um sitio muito melhor.

      Se deixarem de existir desks e laps diz-me uma coisa, o que vai fabricar o teu smartphonezinho e o teu tabletzinho?????

      Eu dou graças a todos os santinhos por chegar a casa ligar o meu desk e ter todo o poder do meu cpu e gpu ao meu dispor para fazer o que eu quiser sem qualquer restrição.

    4. Avatar de Johnny
      Johnny

      Não vendem pcs de secretaria? haahahaha a quantidade de PC’s que são montados por dia.. PCDiga e muitas outras lojas vai la ver quanto ganham € por dia.. só de montagens nem te digo nada.. O Pessoal não compra é desktops da Worten e fnac é por isso que estão a desaparecer.. porque o hardware no pcs de 800€ é lixo.. e eu com 800€ faço um PC melhor e mais bem equilibrado que os PC’s da Worten e afins ai tens a resposta 😉

    5. Avatar de Tiago Correia
      Tiago Correia

      Já se vê poucos?? Só se for em tua casa que deves ter apenas um, ou até nenhum.
      Na empresa onde trabalho, apesar de já “oferecerem” portáteis a funcionários, o que há mais é desktops para os funcionários trabalhar.

    6. Avatar de Marco
      Marco

      Lenovo, acer, asus tds vendem computadores de secretaria.

    7. Avatar de Ro301
      Ro301

      Caro amigo e colega destas andansas tecnológicas, não partilho a sua opinião.

      Os meus comentários podem dar a entender que não gosto, não conheço ou não uso a tecnologia coo vocês mas estão bem enganados já ando nisto à muito tempo e entendo o minimo sobre o assunto apenas partilho de opiniões diferentes porque gosto de tecnologia.

      Só uso desktop por uma razão, não necessito de um portatil. É verdade que tenho um tablet porque preciso de um tablet.

      Agora, também é vdd o que a samsung diz. Não faço parte dessa corrente mas realmente os consumidores na maior parte estão a caminhar para lá cada vez mais.

      Mas é como tudo na vida. Quem não gosta de informática mas gosta de tecnologia vai sempre para o actual. Quem gosta de informática usa-a de uma outra forma…

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Penso que os autores destas mensagens deviam ler com atenção o que escreveram: mau português e ideias pouco conformes com uma linha coerente de raciocínio. O autor deste último texto devia regressar ao jardim infantil.

  3. Avatar de Joel Pinto
    Joel Pinto

    Passo a ter uma relíquia entre mãos

  4. Avatar de STfx
    STfx

    Isso não é novidade nenhuma e não tem nada a ver com mudanças de visão.
    Simplesmente nosrevendedores não conseguimos vender portáteis Samsung. Já a anos atrás eles tentaram penetrar num mercado dominado por marcas americanas e europeias e não tiveram sucesso.

  5. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Que pena :p

  6. Avatar de David Toffee
    David Toffee

    Se eles têm poucas vendas de portáteis na Europa acho que é uma boa medida. Desde que a Toshiba continue vender portáteis, por mim tudo bem.. 😀

    Só espero é que os fabricantes de PCs não comecem a achar que os tablets são “suficientes” para todos os utilizadores.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      A Toshiba vai deixar o segmento de PCs para consumidores, vai apostar só no mercado empresarial

  7. Avatar de João Reis
    João Reis

    É mau para todos, significa que andavam a perder dinheiro, ou quase, em cada portátil.

    Menos um a concorrer nos baixos preços o que leva aos outros em principio a subir.

    Quem compra Samsung compra preço, logo é menos uma oferta em bom preço. Pelo menos penso assim, é mau para todos.

    Os portateis não vao deixar de existir, o preço é que vai aumentar.

    1. Avatar de Enfim
      Enfim

      A Samsung está longe do topo em portáteis.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Tenho um Serie 9, não me posso queixar.

        1. Avatar de João Campos
          João Campos

          A minha mãe tem um, e eu invejo-o todos os dias. Tão levezinho…

      2. Avatar de João Reis
        João Reis

        Não falo em termos de qualidade estou a falar em termos de preço, são dos mais baratos. E perdemos com isso, deixamos de ter um concorrente ao mais barato, e as outras marcas deixam de precisar de baixar

  8. Avatar de Nuno Mendes
    Nuno Mendes

    Sem sombra de dúvidas uma perda para inqualificável no mercado. Nada que me surpreenda, porque já não se viam em exposição nas grandes lojas. Eu tenho um e não estou nada arrependido, voltaria a comprar a um. Recebi a notícia com bastante desagradado

  9. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    A questao aqui tem haver com lucro, e na europa ja temos a Asus, Acer e Lenovo no mercado base/medio onde nao é lucrativo para a Samsung. No mercado alto há cada vez menos procura e a que há vai toda para a Apple ou Alienware e afins.

    Vender tablets é muito mais lucrativo, e ainda há os subsidios das operadoras que compram logo aos milhares, daí zero razoes para o mercado dos portáteis.

  10. Avatar de LuísG
    LuísG

    “descurado”, não estão com falta de cor 😀

    \o/

    1. Avatar de JôJô
      JôJô

      Queres dizer “descorado”!

    2. Avatar de Maria Inês Coelho

      Vai lá ao dicionário primeiro 😀

      1. Avatar de LuísG
        LuísG

        …Correcto 😉

        \o/

        1. Avatar de LuísG
          LuísG

          Descurado (particípio de descurar) adjectivo:
          Que não está cuidado, que se descurou.

          Descorado (particípio de descorar) adjectivo:
          Pálido, falto de cor.

          Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
          http://www.priberam.pt/dlpo/

          …Foi o que deu a minha consulta 🙂

          \o/

          1. Avatar de Maria Inês Coelho

            Se foste a Priberam, a consulta deu lá mais qualquer coisa que não te interessa colocar aqui 😉

      2. Avatar de Sbml
        Sbml

        Acho que o Luís tem razão, a palavra mais correcta para o artigo seria “descurado” de descurar (Negligenciar, descuidar, abandonar,etc).

        1. Avatar de LuísG
          LuísG

          Muito obrigado Sbml 😉
          Sim, deu lá mais qualquer coisa de facto, mas não no tempo verbal que “estamos” a usar, daí não ter colocado, não foi por falta de interesse 🙂

          \o/

          1. Avatar de JM
            JM

            No contexto da afirmação descurado é a palavra correta, ou então sinónimos adequados.
            Alguém resolveu ligar o “complicómetro” e descurar o reparo.

  11. Avatar de Flávio
    Flávio

    Pena, apesar dos Smartphones overpriced, os portáteis da Samsung costumam ter uma relação preço/qualidade espectacular!

  12. Avatar de poisé
    poisé

    Não só portáteis como também Chromebooks, dizendo doutra maneira, vão se dedicar somente ao segmento de mercado dos tablets, tabletPCs e smartphones.

  13. Avatar de JJ

    A realidade é que já passou a febre dos portáteis. A uns 7/8 anos atrás a malta é que só queria comprar portáteis, por isso todos as marcas de PC apostaram nos portáteis, era moda.

    No final, só vão ficar as melhores a Toshiba e mais uma ou outra.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      A Toshiba tb já veio dizer que vai deixar o segmento de PCs para consumidores. De modo que daqui a uns tempos, se quiseres um portátil Toshiba pode não ser assim tão fácil encontrar o que te satisfaça

    2. Avatar de cnavigator
      cnavigator

      O problema é esse. É as pessoas agirem como uma manada que vai atrás da última novidade que lhes é imposta, por vezes criando necessidades que nem sequer existiam antes e começando a deixar de parte as plataformas pré-existentes.

      Olhem o caso do Windows 8. Não era necessário haver a fusão do ambiente moderno com o desktop tradicional, de todo! Está certo que ninguém é obrigado a fazer upgrade do Windows 7 para o 8, mas a verdade é que 1 ano após o seu lançamento, logo fizeram com que deixasse de se poder comprar portáteis com o Windows 7 pré-instalado, forçando as pessoas a optar pelo 8. E isso é só um exemplo.

      Eu posso ter 1001 tablets à venda no mercado e nenhum deles me vai dar o poder de um PC de arquitectura x64 para trabalhar ergonomicamente durante várias horas com um ecrã amplo e um teclado largo o suficiente para ser confortável e produtivo. E essa é uma necessidade que irá existir sempre, pois para haver consumo de conteúdos nos smartphones e tablets, alguém tem de os criar primeiro. Mas pelos vistos agora quem ainda precisa de um portátil começa a ser visto como antiquado ou ultrapassado.

      Só sei que enquanto eu desempenhar a minha profissão, vou precisar sempre de um PC portátil para usar fora de casa, nenhum tablet conseguirá jamais suplantar essa necessidade. Pois aquilo que os fabricantes têm feito até ao momento é, em vez de tornar os portáteis cada vez melhores, forçar a criação de híbridos que prejudicam performance e ergonomia em favor da portabilidade e autonomia.

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Nao existe nenhuma febre, tem haver com lógica: as pessoas/países com menos poder econômico compram desktop (tirando os hardcore gamers que esses gastam o que for preciso) já que obtém mais por menos dinheiro; a classe média vai para portáteis porque são leves e fazem o que precisam para o trabalho, mas a questão é que hoje em dia o que se fazia só no PC (redes sociais, jogos, etc) e por isso havia 2-3 PCs por casa, faz-se com os telemóveis e tablets, daí que 1 PC por casa já chega.

      Aqui em casa por exemplo, antes tínhamos 2 portáteis e estávamos sempre metidos neles; hoje temos 2 mas um…a servir de Média Center e o outro sim, potente, para o trabalho. Mas 90% do tempo usamos os tablet ou telemóveis. Quem compra portáteis, quer algo de qualidade, dai optarem por modelos de topo (onde a samsung não é competitiva)

  14. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Antes de mais, devido a esta guerra sem fim entre fanboys de Samsung e Apple que vivemos nestes dias, quero começar por dizer que o meu comentário nada tem contra a Samsung ou a favor da Apple. Apesar de gostar de muitos produtos da Samsung, nomeadamente electrodomésticos, em termos de dispositivos informáticos, acho que deixam muito a desejar na qualidade dos materiais de construção dos seus equipamentos.

    Há cerca de 6 meses atrás comprei um portátil novo. Antes da aquisição, fiz uma pesquisa bastante extensa e demorada sobre os modelos à venda na Europa para escolher qual seria o melhor modelo de portátil comum (não ultrabook) em termos de qualidade/preço até a um valor máximo de 1000€.

    No final da pesquisa e depois de uma selecção rigorosa, restaram-me dois modelos muito semelhantes em termos de performance: um Samsung e um ASUS. Ambos com Core i7, 1TB HDD, 2GB NVIDIA e 8GB RAM a 899€.

    Qual o que acabei por escolher? O ASUS, porque apresentava corpo em alumínio em vez de plástico. Verdade, foi o único factor que determinou a minha escolha entre os dois portáteis, porque eram ambos equivalentes em termos de características.

    Cá está, a Samsung tentou poupar algum investimento na qualidade de construção como é hábito fazer nos telemóveis e isso custou-lhes uma aquisição da minha parte. Perante a oferta que eu tenho visto da ASUS, a Samsung estaria em clara dificuldades para querer manter as suas margens de lucro enormes, até mesmo a Toshiba teve uns últimos 2/3 anos muito longe das melhores ofertas, embora me pareça que finalmente estão a recuperar.

  15. Avatar de Nelson
    Nelson

    Lá está, os PC só vendem: low cost e gaming,a samsung. Não era forte em nenhum desses… O resto compra Mac’s e está feita a escolha…

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      deixa de ser elitista. Existe muita gente que tem um portátil tão ou mais caro que o MacBook e não o usam para gaming. Depois a nível empresarial a Apple ainda tem um market share no mínimo irrisório.

    2. Avatar de LP
      LP

      Números? Ou mentira?

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Oh Nelson tu só podes ter uma panca mesmo, a apple já teve bons portáteis mas já não é assim, nem queiras comparar o MacBook Pro com os Lenovo, Dell ou HP para a área empresarial é que não tem nada a ver.

  16. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Não percebo porquê. Tinha os melhores portateis do mercado. Eu tenho um Samsung ATIV Book 8 (870Z5E-X01PT) e é dos melhores portáteis do mercado e até nem foi assim tão caro (1100€).

    Sinceramente não percebo isto… quem é que quer a porcaria de um tablet em relação a um portátil/macbook.

    Eu com portátil e smartphone, não preciso de tablet para nada.

  17. Avatar de LP
    LP

    Por acaso gostava dos ultraportáteis da Samsung… Não sei como eram em termos de qualidade. A seguir vou para a Toshiba, que pelos vistos tambem se vai… O mercado vai ficar bastante pobre.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      o problema é mesmo esse o pessoal ate gosta mas depois n compra.

    2. Avatar de Nuno Rodrigues
      Nuno Rodrigues

      Tenho um ultrabook da Samsung comprado em Dezembro de 2012. um 13´ com um i5 e 8GB de ram, ah e com corpo em alumínio. Custou-me 600€

      Devo dizer que a única coisa que não gosto na máquina é do windows 8, de resto impecável!

      1. Avatar de Portus
        Portus

        Nuno, tenho um exatamente igual…faz como eu coloca Ubuntu!

  18. Avatar de hsilva
    hsilva

    Nunca vendi um samsung, nem um sony, se for televisoes ou máquinas dotograficas está bem! Agora portateis… Toshiba, asus e dell ( tirando os da maça claro que são otimos) de resto são eletrodomésticos….

  19. Avatar de Zefra
    Zefra

    Tenho pena que queiram desaparecer. São essenciais ao mercado. Quanto mais concorrência melhor. Agora verdade que nem sempre assim se passa por este ser um fabricante gigante. Abandonar o mercado de laptops/desktops acho absurdo. Para trabalhar a serio não há smartphone ou tablet que ganhe em produtividade. Muitos conseguem fazer muitas coisas com tablets e smartphones mas existem milhões que isso não acontece.

  20. Avatar de Andrew
    Andrew

    Não concordo.
    Todas as marcas tem pontos fracos e fortes e as suas incidências comuns.
    Contudo falo por mim, em relação a tecnologia informática Samsung é uma marca de topo, é pena deixar a Europa.

  21. Avatar de Jonathan Fitzgerald
    Jonathan Fitzgerald

    A verdade é que para o utilizador básico comum, um tablet é suficiente…têm browser, têm apps específicas para várias tarefas simples, têm acesso a email e redes sociais e têm várias soluções para processamento simples e ocasional de texto. Naturalmente, para fazer mais que isso, um tablet não chega!

    Depois podem sempre usar um Chromecast ou AppleTV para ver fotografias e vídeos em ponto grande na televisão…

    O segmento de preços entre os 400€ e os 600€ que antes tinha muitas variedades de configurações com ecrãs de 13″ e 15″, agora tem apenas alguns de 15″ e de resto, só híbridos com specs manhosas…pelo menos é o que tenho visto :/

  22. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tem lógica… com tantos desktop’s a serem vendidos a cada dia que passa os portateis ficam sem margens de manobra, já para não falar em tablets e smartphones em que cada vez mais existe oferta no mercado…

  23. Avatar de sbmatos
    sbmatos

    pois.. conversa da treta.
    digam-me aí um tablet para poder usar com o Photoshop, coreldraw, arcgis ou autocad.
    compro já.
    um pc é um pc e quem precisa compra.
    um portátil é um portatil não faz o que um pc faz(+-).
    um tablet é apenas um brinquedo para passar o tempo e fazer figura.
    quando é para trabalhar a sério não vejo ninguém de tablet.
    cada um na sua função.
    á que dividir o segmento de quem usa para trabalho e quem usa para diversão.
    cumprimentos

  24. Avatar de Jose Ferreira Alves
    Jose Ferreira Alves

    reprovo completamente esta decisão de retirar os portáteis samsung do mercado europeu. Fazem muita falta muito mais os portáteis samsung do que os telemoveis…. não há qualidade igual…. das suas baterias e da sua fiabilidade. Ainda hoje tenho um portátil da samsung e espero que ele me dure muito tempo. Apenas substituí o hdd por um ssd…