Saiba como pode ajudar Moçambique

17 Comentários

A catástrofe que arrasou Moçambique é, infelizmente, o assunto que está na ordem dos dias, sendo a notícia mais acompanhada nos últimos dias. As consequências já originaram centenas de mortos e os sobreviventes necessitam de ajuda urgente. Saiba como pode ajudar.

O balanço de vítimas mortais em Moçambique continua a subir, havendo mais de 200 mortos.

Imagens da catástrofe causada pelo ciclone Idai em Moçambique


Catástrofe que veio com ciclone Idai

Instituições e particulares têm unido esforços para levar a ajuda necessária o mais rapidamente possível a Moçambique, depois do ciclone Idai ter devastado o país e levado consigo a vida de mais de 200 pessoas e desalojado perto de meio milhão.

 

Como pode ajudar Moçambique?

Cáritas

A Cáritas já está no terreno a ajudar as vítimas. A Cáritas Portuguesa emitiu um comunicado onde indica estar a trabalhar com a Cáritas Moçambicana e o envio de 25.000 € em donativo para Moçambique.

Para apoiar ainda mais esse valor pode fazer o seu donativo para a seguinte conta:

IBAN – PT50 0033 0000 01090040150 12


Cruz Vermelha

Também a Cruz Vermelha já está no terreno e, em comunicado, anunciou ter enviado 5.000 € do seu Fundo de Emergência para catástrofes. A entidade apela à comunidade para fazer donativos para as seguintes vias:

IBAN – PT50 0010 0000 3631 9110 0017 4

Multibanco – Entidade: 20 999; Referência: 999 999 999

Através da Internet – aqui


UNICEF

A UNICEF está a aceitar donativos e pode fazê-los no site oficial e também por outras vias:

MBWay – 919 919 939

IBAN –  PT50 0033 0000 5013 1901 2290 5

Multibanco – Entidade: 20 467; Referência: 777 777 777

Correio – Cheque dirigido ao Comité Português para a UNICEF, na Rua António Augusto Aguiar, 21 -3E, 1069–115 Lisboa


Sporting

A equipa dos Leões começou a recolher alimentos com a ajuda da sua Fundação e irá aproveitar o próximo jogo com o Benfica, a 3 de abril, para angariar mais produtos. A Fundação Sporting está a recolher bens até sexta-feira e podem ser enlatados de abertura fácil, bolachas, lixívia e sabonetes. Pode encontrar os locais de recolha no site oficial, aqui.


Benfica

Também o Benfica está a recolher alimentos até ao final de março. Os bens podem ser entregues em qualquer Casa do Benfica do País. Pode ainda entregar donativos no Estádio da Luz.


CTT

Os CTT iniciam no dia 25 de março com uma iniciativa de recolha de roupas doadas pelos portugueses nas Lojas CTT. Para ajudar basta ir a uma das 538 Lojas CTT em Portugal e pedir uma Embalagem Solidária, onde deve colocar o seu donativo, sendo o envio feito gratuitamente. Os contributos podem também ser roupas, que é um dos produtos mais necessários, segundo o pedido dos Correios de Moçambique.


Embaixada de Moçambique em Lisboa

Também a Embaixada de Moçambique está a pedir bens alimentares enlatados que devem ser enviados para a sede da Cruz Vermelha Portuguesa, no Jardim 9 de Abril, 1249-083, em Lisboa.


Câmara Municipal de Lisboa

A CML definiu pontos específicos de recolha de donativos em géneros mais urgentes como medicamentos (sobretudo para infeções gastrointestinais e analgésicos), alimentos enlatados com período de validade prolongado, produtos para o tratamento de água, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza de instalações. Os locais de recolha são os quartéis do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa: D. Carlos I, Martim Moniz, Graça, Defensores de Chaves, Santo Amaro, Monsanto, Alvalade, Benfica, Marvila, Encarnação e Alta Lisboa.


Quais são os bens mais necessários?

De entre os produtos que poderá dar, os mais urgentes e necessários, ou seja, os que mais estão a fazer falta no imediato são:

  • Medicamentos, sobretudo para infeções gastrointestinais, analgésicos e antipalúdicos
  • Produtos alimentares enlatados com período de validade prolongado
  • Produtos para o tratamento de água
  • Produtos de higiene pessoal
  • Produtos de limpeza de instalações

Vamos ajudar Moçambique

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Costa
    Costa

    e depois as ajudas perdem-se pelo caminho….

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Se fossemos a pensar assim não se ajudava então. O pouco que não se “perder” já será uma grande ajuda para os que a irão receber em Moçambique.

      1. Avatar de Costa
        Costa

        basta ver a vergonha na tragédia que aconteceu aqui em Pedrógão Grande.

  2. Avatar de fak
    fak

    Pois…

    se forem todos como umas certas “doutoras” da segurança social, nem metade dos fundos, alimentos e medicamentos vão chegar a moçambique… infelizmente…

  3. Avatar de Leandro
    Leandro

    A Cruz Vermelha ja não vai enviar alimentos. Só estão a aceitar donativos monetários. Esta info foi dada a mim mesmo pela Cruz vermelha. Estou a pensar em enviar pela Helpo.pt

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    É tudo a pedir dinheiro…
    Eu faço a proposta ao contrário, se me pagarem, não me importo de ir lá ajudar a distribuir os alimentos e todas as necessidades auxiliares.

    1. Avatar de blablabla
      blablabla

      Queres ser pago 3€ / hora?

  5. Avatar de el chato
    el chato

    nao quero ser chato mas… estas e outras tragédias ja sao em si o resultado de ajudas anteriores… excesso de população sem o respetivo suporte tecnologico costuma terminar mal.
    todos gostamos de expiar os nossos pecados fingindonque estamos preocupados e sabe sempre bem depois de doar 20 ou 30 euros aquele… “eu ajudei” mas na realidade nao somos mais que aquele pai ou mae daquele estudante de coimbra que ja la anda à 15 anos e que lhe continuamos a mandar mesada.

  6. Avatar de MACnista
    MACnista

    É verdade que custa uma pessoa de boa fé estar a ajudar e depois não termos a certeza que as coisas, (leia-se objectos ou dinheiro) chegam ao sítio certo, temos o caso mais recente de Pedrógão, mas sim se vamos pensar nisso ninguém ajuda e isso só por si já é mau, claro!!!

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Não existe qualquer instituição credível hoje em dia a quem entregar o dinheiro ou bens… infelizmente está provado que nem em Portugal conseguem fazer chegar a ajuda às pessoas necessitadas em tempo útil (por vezes se calhar nunca)… e por vezes só se mexem quando começam a ser investigados e enxovalhados na comunicação social e redes sociais e mesmo assim alguns nem assim parecem querer fazer o seu papel de fazer chegar a ajuda a quem dela (ainda) precisa.

    Sei que algumas instituições internacionais se recusam a ajudar alguns países porque em alguns, mesmo após catástrofes de enorme gravidade a corrupção continua e só querem que entreguem as ajudas ao estado que depois faz chegar à população (dica: não chega à população a maioria da ajuda, e quando chega ainda promovem como sendo ajuda do próprio estado (“propaganda”))… e então só ajudam onde podem ir directamente ao terreno, conhecer as pessoas e entregar em mãos a ajuda àquelas pessoas que verificam no terreno que dela estão a precisar.

  8. Avatar de sandra silva
    sandra silva

    eu gostava de ajudar mas com aquilo que eu oiço e aconteceu em pedrógão eu tenho receio de ajudar pois há muita maldade no mundo é com pena que eu não ajudo com medo de ser enganada se as grandes pessoas ( ricas-precisam kkk) eu preciso mais que elas pois há por ai muita bandidassem a querer roubar aos pobres e hoje em dia já não se pode confiar em ninguém

  9. Avatar de sandra silva
    sandra silva

    eu gostava de ajudar mas com aquilo que eu oiço e aconteceu em pedrógão eu tenho receio de ajudar pois há muita maldade no mundo é com pena que eu não ajudo com medo de ser enganada se as grandes pessoas ( ricas-precisam kkk) eu preciso mais que elas pois há por ai muita bandidassem a querer roubar aos pobres e hoje em dia já não se pode confiar em ninguém

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Quer dizer… as pessoas precisam de cuidados medicos, comida e roupa e pedem €€€ … ???

    Ajudem com o que tiverem que ajudar e depois peçam ás pessoas para “repor” o que deram…

  11. Avatar de Joao
    Joao

    Uma sugestão e que chega lá o dinheiro e rapidamente: via congregação dos missionários do Espírito Santo: Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo: PT 50 0010 0000 1394 2610 0017 7
    Confirmem aqui: https://espiritanos.pt/vamos-ajudar-mocambique/
    isto claro, independentemente de estarem ligados a uma religião. De momento todos os esforços são poucos.
    Outra hipótese que considerei são os médico da AMI: https://ami.org.pt têm lá o IBAN para doações.

  12. Avatar de censo
    censo

    Não ajudo ninguém. Os meus impostos são suficientes para o governo tomar a iniciativa. E assim é que devia ser para se evitar aproveitamentos a troco da desgraça alheia.

  13. Avatar de Guiomar Ricardo
    Guiomar Ricardo

    Não deveria ser necessário o cidadão comum ser chamado a ajudar,claro ! Pagamos impostos,trabalhamos,temos os nossos próprios encargos…Os mais RICOS são os que menos dão…estão-se a marimbar para a miséria alheira.Daí sou apologista que lhes imponham um imposto sobre a fortuna para acudir nestas ocasiões(se não for extraviado). Assim,em consciência,vou contribuir através dos CTT com o pouco que puder.Não dou dinheiro,os Ricos que deem.