Sabia que o seu smartphone tem mais bactérias que uma sanita?

32 Comentários

Os smartphones são hoje os equipamentos que nos acompanham para todo o lado.

Apesar de aparentemente andarem sempre limpos, um estudo recente de uma investigadora do departamento de Microbiologia concluiu que os smartphones podem ter até 600 bactérias, um valor elevado quando comparado, por exemplo, com um assento de uma sanita!

Smartphones têm mais bactérias que uma sanita


Maite Muniesa investigadora do departamento de Microbiologia da Universidade de Barcelona concluiu que um smartphone pode conter até 600 bactérias, 30 vezes mais do que as que podemos encontrar, por exemplo, no assento de uma sanita.

A investigadora refere que uma superfície limpa não é propriamente uma superfície descontaminada e que o número de bactérias de um smartphone pode ser igual à das esponjas usadas na cozinha.

No es lo mismo tener una superficie limpia que una superficie descontaminada”, indicó, tras revelar que las bacterias que se han encontrado en las pantallas de los teléfonos inteligentes y tablets son del mismo tipo que las que hay en trapos y esponjas de la cocina.

smartphones-bacterias-germe-default

Nesse sentido, Maite Muniesa diz que os utilizadores devem tomar algumas medidas ao nível da higiene até porque o nosso smartphone, além de passar passar nossas mãos, passa também pelas mãos dos nossos filhos e as vezes até está em contacto com animais.

A investigadora revela que além de limpar os equipamentos como por exemplo computadores, smartphones, tablets, brinquedos, etc, é importantíssimo desinfectá-los. Com o estudo foi possível ainda concluir que 20% das infecções alimentares ocorrem em casa.

Será por isso que os japoneses inventaram este equipamento?

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andre
    Andre

    Bom artigo, dicas de como limpar estes equipamentos eram bem vindas 🙂

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      É simples: um bafo e limpa-se na perna (de preferência com calças vestidas)… 😉

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        🙂 🙂 🙂
        ou pedes ao teu gato para lamber o écran 🙂

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Convém usar um bom protetor de ecrã. A língua dos gatos, embora limpe muito bem, é bastante áspera (pelo menos da minha gata é…)

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Que tal embeber um pano que não solte fios (daquele pano em material usado para limpar os óculos ou similar) em água oxigenada e passar pelo telemóvel/ smartphone/ tablet/ teclados, etc.

      Não deve estar a pingar mas sim impregnado e ir renovando a água oxigenada para manter a eficácia.

      Tem os três B’s:
      Bom, Bonito e Barato.

      Tenho feito ao longo do tempo nas minhas coisas e tem funcionado tudo às maravilhas e não parece deteriorar nada até ver.

      1. Avatar de Nelito
        Nelito

        +1 para água oxigenada, usando um daqueles panos para limpar lentes dos óculos , está feito.

  2. Avatar de Entidade desreguladora
    Entidade desreguladora

    Nada que um disco de algodão e alcool etílico não resolvam

    1. Avatar de Mota
      Mota

      tem cuidado com isso.

      Ainda corres o risco de retirar cor

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Sim, aconteceu há uns anos atras com um aparelho meu…
        Usar alcool/agua oxigenada pode ser arriscado, é melhor testar sempre numa area pequena e que nao se vê.

  3. Avatar de filipe
    filipe

    Iphone tem revestimento oleofobico que elimina 100% das bacterias e limpa gordura dos dedos…o resto ja se sabe, n comprem

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      O revestimento oleofóbico não tem nada a ver com a eliminação de bactérias, este serve para que o ecrã resista a ficar manchados com as nossas impressões digitais. Quase todos os telemóveis de média/alta gama vêm com esse revestimento.

    2. Avatar de TKOmnia
      TKOmnia

      É isso tudo… e eu conheço o malamen! Sheesh…

  4. Avatar de NT
    NT

    Antigamente era os teclados dos pcs… Agora smartphones?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      É tudo aquilo com que contactas muitas vezes, simples.

  5. Avatar de Pedro Duarte
    Pedro Duarte

    depende do uso que cada um da ao smartphone.

  6. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Imaginem os puxadores das portas…. !!! 😮

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      E varões nos transportes publicos!
      E terminais de pagamento nas lojas!
      E teclados de multibanco!
      ….
      Enfim… se vamos pensar nisto tudo não saimos de casa 😉

      1. Avatar de Joaquim Pedro
        Joaquim Pedro

        Os varões dos transportes públicos então devem ter BILIÕES de bactérias… Só quem anda neles e observa as mãos que esfregam nessas áreas…

  7. Avatar de Joselito
    Joselito

    Existe um fabricante de revestimento antibacteriano chamado Biocote que elimina 99,9% de bactérias e outros organismos das superfícies onde o material está aplicado. Era curioso saber se é possível aplicar nos telefones.

    1. Avatar de Pedro Oli
      Pedro Oli

      Adoro ler esses 99.9…porque nao 100? Ha baterias que resistem a isso? Lol

  8. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    bla bla bla, tudo 100% limpo depois o corpo encontra um viruszito e não consegue combate-lo

  9. Avatar de Joaquim Pedro
    Joaquim Pedro

    O corpo humano é um autêntico ninho de bactérias e nós vamos vivendo com elas, diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente. As defesas do organismo lá estão (se estiverem a funcionar) para anulá-las. Mas quanto às bactérias dos smarts ou telemóveis, o melhor é quando chegarmos a casa, deitar água para uma bacia ou o lavatório da casa de banho, uma pitada de sabonete líquido, fazer espuma e mergulhar o equipamento esfregando-a com uma escova de mãos. Sai limpinho, brilhante e com umas duas ou três bactérias… Faço isso ao meu Titans2… Sempre a brilhar! Quanto às outras marcas… já não sei se resulta!

    1. Avatar de Martins
      Martins

      true, o corpo humano tem mais bactérias do que células humanas.

  10. Avatar de Strato
    Strato

    Mais bactérias que uma sanita…olha que novidade…o meu smartphone é uma bela me*** mesmo…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Se tu o dizes… 🙂

  11. Avatar de marco chapita
    marco chapita

    mais bacterias que as sanitas das casas de banho dos postos de abastecimento ?? Duvido lololol

  12. Avatar de MACnista
    MACnista

    Bom dia a todos, eu sei que o que vou perguntar não tem a ver com o que passa aqui mas preciso da vossa ajuda, alguém conhece algum sítio (em Lisboa) de confiança para substituir o ecrã de um BQ Aquaris E5 4G acho que para Espanha demora mto e já agora têm noção do preço ☹!! Obrigado desde já.

  13. Avatar de daahhhh
    daahhhh

    que noticia parva!!
    a boca também têm bactérias!..e a pele, e etc…..
    não são é as mesmas….o que é que interessa comparar o numero de bactérias se não são as mesmas…nem têm a mesma patogenicidade…

    1. Avatar de Vítor M.

      Então e quantas tem bum lado e no outro?