Sabia que o seu iPhone também pode ter 3D Touch?

28 Comentários

Em Setembro a Apple deu a conhecer uma tecnologia que tem vindo a revolucionar a interacção entre o utilizador e os iPhones/iPad. Chama-se 3D Touch e permite que os utilizadores acedam a subfuncionalidades de uma determinada aplicação. No entanto esta opção só se encontra nativamente no novo iPhone 6S e iPhone 6s plus.

Mas sabia que o seu iPhone, mais antigo, também pode ter 3D Touch?

3d-touch-100614706-gallery


A nova tecnologia 3D Touch apenas está disponível nos novos iPhones mas, através do Forcy, é possível ter esta funcionalidade em outras versões do iPhone. Este tweak está disponível apenas para equipamentos com iOS 9 e com jailbreak mas o resultado final é bastante idêntico ao 3D Touch nativo do iPhone 6s e iPhone 6s plus.

Vejam o Forcy em acção

De salientar no entanto que em versões mais antigas do iPhone não é possível avaliar a pressão efectuada. Para simular tal acção, o forcy obriga a que o utilizador deslize o dedo sobre o ícone da app, de baixo para cima, para que os submenus apareçam. Apesar de ser uma funcionalidade bastante interessante, não esquecer que é necessário fazer jailbreak…algo que nem todos estão dispostos a fazer.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JBM
    JBM

    e não esquecer que ficam a faltar os outros 90% das funcionalidades do 3D Touch, e a sua maior fiabilidade.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sim fica a faltar mas já haver tweaks destes já dá alguma esperança de que melhorem e dêem algumas funcionalidades aos iPhones anteriores ao 3D Touch

      1. Avatar de JBM
        JBM

        O problema é que usar gestos destes torna-se fácil entrar em conflito com gestos usados nas aplicações. tenho também dúvidas que consigam fazer um tweak que substituísse o comportamento interno nas aplicações

    2. Avatar de Pll
      Pll

      90%? A apple deve-te pagar bem.

      1. Avatar de Melo
        Melo

        Da para pré visualizar links e e-mails, e essas coisas?

      2. Avatar de JBM
        JBM

        sim 90%, ou achas que que se resume ao que este tweak faz?

        1. Avatar de cra2sh
          cra2sh

          A unica coisa que nao da para fazer com este tweak é sentir a sensibilidade na pressão, tens é uma barra para definires a pressão… o que nao é a mesma coisa claro , mas o 3D touch é so isso mesmo….

          1. Avatar de Melo
            Melo

            Facepalm…

            Isso funciona dentro das apps? Não!

          2. Avatar de JBM
            JBM

            desculpa!? Este tweak apenas te dá uma única funcionalidade do home screen que seria activada usando 3D Touch, sendo que nem funciona da mesma maneira – com o 3D Touch deixando de haver pressão o menu desaparece automaticamente!
            Fica a faltar tudo o resto, havendo muitas funcionalidades que usam diferentes níveis de pressão para ajustar a resposta dada, como por exemplo o peek&pop, em desenho, em jogos, no ajuste de velocidade no “fast-forward” em video, no zoom em certas funcionalidades como o AssistiveTouch. Ao que se soma a activação e usabilidade do controlo do cursor ao escrever com o teclado, a troca entre aplicações, o LivePhotos, etc.

        2. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Tu bem te esforças para mostrar ao mundo as utilidades do force touch.

  2. Avatar de Melo
    Melo

    Não vou instalar jailbreak para ter esse truque…

    OT: http://www.techgrapple.com/snapdragon-820-scores-better-than-apple-a9-in-memory-performance/

    Futuro snapdragon ainda fica atrás do iPhone 6S!

  3. Avatar de Vlad
    Vlad

    “Sabia que o seu iPhone também pode ter 3D Touch?”

    “De salientar no entanto que em versões mais antigas do iPhone não é possível avaliar a pressão efectuada.”

    É com cada contradição.

  4. Avatar de Atomig
    Atomig

    Certamente este tweak poderá calcular a área mais o tempo em que o ecrãn está a ser pressionado, nesse caso quase todos podem ter a tecnologia!!!

  5. Avatar de Atomig
    Atomig

    Certamente o tweak deve calcular a área e o tempo pressionado! Nesse caso qualquer smartphone possa ter a tecnologia!!!

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Não faz isso. Usa um gesto sobre o icon, ou em alternativa, segundo parece, um long-press, mas isso impede o uso normal para o long-press no “home-screen”. Nada disto envolve uma simulação de força/pressão.

  6. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    “Sabia que o seu iPhone também pode ter 3D Touch?”
    Bastava ter comprado o 6S ou superior!

  7. Avatar de Mikes
    Mikes

    Pensei que isto do Force Touch era algo que dependia do hardware… pelos vistos é software.
    Grande treta… vendem gato por lebre…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é software + hardware. Aqui falta a a parte dos sensores de pressão.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      O 3D Touch é muito mais do que isto, e o hardware é necessário para assegurar resposta fiável sem entrar em conflito com as outras formas de interacção já usadas no sistema e aplicações.

  8. Avatar de Concept
    Concept

    É disto que eu falo ao dizer que o 3D Touch é inútil… Pelo menos com as funções que a Apple lhe deu. Com um ecrã touch normal da pra fazer exatamente o mesmo(trocando sensibilidade à pressão por tempo)

    1. Avatar de JBM
      JBM

      uma única funcionalidade que não se comporta da mesma forma, e ficando a faltar tudo o resto que o 3D Touch permite.
      Pressão por tempo já existe no iOS para obter outras funções, e nem sequer é isso o que é usado no video.

  9. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Sinceramente não gostei nada do forcy. O revealmenu é bem mais interessante.
    Mas sem o peek and pop não servem para nada.

  10. Avatar de Tico
    Tico

    Quanto ao android também existe alguma forma de ficar com esta opção?

  11. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Tenho instalado no meu 4S, e fez-me questionar a utilidade dessa nova funcionalidade, pois na prática eu nunca usei, mas como ocupa pouco espaço continua instalado.

  12. Avatar de int3
    int3

    jailbreak? nunca. xd