Sabia que a China testou míssil hipersónico em órbita?

33 Comentários

A China testou um míssil hipersónico com capacidade nuclear no passado mês de agosto. Apesar de não se ter sabido nada na altura, foram várias as fontes com conhecimento da realização deste teste.

O míssil hipersónico circulou a terra em órbita baixa antes de descer em direção a um alvo, que falhou por apenas 40 km.

Sabia que a China testou míssil hipersónico em órbita?


A revelação foi feita pelo Financial Times que referiu que a China testou míssil hipersónico em órbita. Várias fontes confirmaram ao jornal que o míssil hipersónico foi lançado por um foguete “Long Marche”. Tudo foi mantido em total segredo.

De acordo com o artigo do Financial Times, o progresso da China em armas hipersónicas tem vindo a surpreender os serviços secretos dos EUA.

John Kirby, porta-voz do Pentágono, mostrou-se preocupado referindo que…

Exprimimos claramente as nossas preocupações sobre o desenvolvimento militar que a China continua a prosseguir, que aumenta as tensões na região e arredores. Esta é uma das razões pelas quais consideramos a China como o nosso desafio número um

De referir também que os Estados Unidos, a Rússia e pelo menos cinco outros países estão a trabalhar em tecnologia hipersónica.

Sabia que a China testou míssil hipersónico em órbita?

Os Estados Unidos estão “muito preocupados” com a atividade da China no sector dos mísseis hipersónicos, afirmou esta segunda-feira em Genebra o representante permanente de Washington para questões de desarmamento, Robert Wood.

“Pura e simplesmente não sabemos como nos podemos defender contra esse tipo de tecnologia. Nem a China ou a Rússia”, acrescentou.

As declarações aos jornalistas foram feitas depois de o “Financial Times” ter noticiado no sábado que Pequim lançou em agosto um míssil com capacidade nuclear que circulou a Terra em órbita baixa antes de errar por pouco o seu alvo. O jornal cita várias fontes e diz que o teste foi mantido em segredo mas “surpreendeu os serviços de inteligência norte-americanos”.

No entanto, a China já veio negar ter testado um míssil hipersónico com capacidade nuclear, garantindo que apenas foram efetuados “testes de rotina” para verificar tecnologias de reutilização aeroespacial.

O que é um míssil hipersónico?

Os mísseis hipersónicos são muito mais rápidos e ágeis do que os convencionais o que os torna muito mais difíceis de intercetar por sistemas de defesa antimísseis. São capazes de atingir uma velocidade de pelo menos cinco vezes superior à velocidade do som (Mach 5), ou seja, mais de 6.100 km/h.

Sabia que a China testou míssil hipersónico em órbita?

O tempo de voo é reduzido, pelo que diminui a probabilidade de serem intercetados. Alguns modelos podem carregar ogivas convencionais ou nucleares.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    O custo dava para construir quantos hospitais ou escolas?

    1. Avatar de Powerbox
      Powerbox

      E quando formos invadidos por aliens como Thanos recorremos as escolas e hospitais para nos defender? So temos os avengers e precisamos de armamento

    2. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Aonde? Na tugalandia? No Brasiu? Achas que eles são otários. Dinheiro para esturrar é o que não lhes falta. E quanto a hospitais e escolas muitos já eles construíram em áfrica

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        É isso, é sempre melhor produzir armas do que escolas e hospitais.
        A notícia fala de Portugal ou do Brasil?

        1. Avatar de paocomsalada
          paocomsalada

          mas ninguem esta proecupado com a formação de ninguem. ou estas preocupado se os teus vizinhos do predio ao lado tem suficiente para comer todos os dias?
          ah, os states, russia e afins tbm faz bastantes testes destes. se a policia do mundo gastam quadrilhões em armas e tecnologias dessas porque estes não podem tambem?

          1. Avatar de Imf
            Imf

            O armamento quer queiras quer não é uma salvaguarda para o país.

            Desde a era nuclear, mais nenhum pais com esse tipo de armamento ( e devidamente funcional) foi alvo de ataques.

            O exemplo muito simples é a Coreia do Norte, a e tal sao muito maus, vamos la dar uma lição a eles…. pois nao é bem assim.

            Uma coisa é os EUA, a Russia, etc andar a brincar aos soldadinhos de chumpo e a encher os cofres.

            Armamento nuclear de alta destruição não foi concebido para ser realmente usado, é só uma escudo balistico.

            Tal como isrrael (aquele pais minúsculo) quem tem constantemente 3 submarinos nucleares no mar ( em paradeiro incerto), é o que eles chamam de seguro de vida. Em caso do mais seja destruído, por uma arma nuclear, os 3 submarinos enviam o troco.
            Quem e que vai arriscar destruir o pais?? Ate pode desaparecer do mapa, mas vais levar o troco, e acredita que o paiole dos 3 submarinos iam ficar vazios em poucas horas, e aquilo ia aterrar em algum lado

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            lmf, compreendo o que dizes, mas ainda assim, não achas que isso é estúpido, em 2021 humanos ainda estarem com guerras infantis entre países?
            O ideal era todos deixarem isso, mas depois os humanos não são confiáveis, aí está o problema….

          3. Avatar de Pedro V
            Pedro V

            Sinceramente, paocomsalada, estou. Sou um ser humano, nasci com empatia. É normal não gostar de ver um semelhante a sofrer quando já temos mais do que capacidade para o evitar. Haver fome no mundo é uma vergonha. Uns a ganharem milhares por hora outros nem um pão têm. O egoísmo e o desinteresse pelo próximo metem-me dó.

  2. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    O homem a ser homem, especialista em autodestruição.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nem mais… o homem é o pior inimigo do homem

      1. Avatar de Imf
        Imf

        É verdade, mas o mundo é assim…
        Nao é so rosas e amor.

        A verdade é que desde que existe as tão eterradoras armas nucleares, mais nenhum pais com esse armamento foi atacado ( por contracenso tras paz)

        E as armar nuclares vindas do espaço abre uma nova porta a defesa do pais, pois são quase impossível de interceptar!
        Porque a verdade é que para queres ter uma arma nuclear se depois nao chegar ao alvo?
        O teu seguro de vida nao funcionária!

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Desculpem-me a ignorância mas desde qdo se pode ser supersónico no espaço!? Qto mais hiper seja la o q for!? Aaahhhh a estação espacial internacional tb é hiper mega giga sónica LOL

    1. Avatar de Na mouche
      Na mouche

      Ricardo, não está certo, a gozares com os crentes na balela dos ‘mericanos’. Continua assim que estou a gostar.

  4. Avatar de Powerbox
    Powerbox

    Apenas 40km? Em vez de acertar em lisboa acertava em coimbra..

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Hã? De Lisboa a Coimbra são 40 km?

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Umas aulas de geografia, tambem nao te fazia mal algum. Tens de começar a sair de casa e vistar o teu país. Há mais mundo além do teu quinta.

    3. Avatar de Samuel Rodrigues
      Samuel Rodrigues

      Isso não interessa muito se levar uma ogiva termonuclear essas têm poder de destruição numa área de 100km

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        E de Lisboa a Coimbra são 100km ??

    4. Avatar de Rudi
      Rudi

      o míssil em si pode falhar por 40 KM mas a ogiva pode se separar antes e ter o seu próprio sistema de navegação e ficar muito mais perto.
      Ou então pode conter múltiplas mini ogivas e faz basicamente “carpet bombing”.

      O míssil é só um sistema de entrega não quer dizer se seja o armamento em si.

  5. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Mas aos Amaricados tudo é permitido e ninguém condena. Fazem eles muito bem, mas também pode ter o seu lado positivo, quem sabe se algum dia não vai ser necessário para destruir algum meteorito em direção á terra.

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Viver em eterna comparação é um consolo para o ego. Os putos da primária vivem constantemente nessa linha. Esses têm a desculpa que ainda estão a descobrir e a descobrir-se, agora os adultos já deveriam ter juízo.

      1. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        tu não tas no mesmo pplware que eu ahahaahahaha

        1. Avatar de Pedro V
          Pedro V

          Fico sempre surpreendido.

  6. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Enquanto uns produzem e estimulam a economia, testam armamento, queimam carvão para combater crises energéticas, reforçam a força e posição mundial….outros cobram impostos para “oferecer” ás alterações climáticas.

    “Dos fracos não reza a história”

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Se só falhou por 40 km, pode dizer-se que acertou em cheio. Pontaria não lhes falta.

    1. Avatar de pedro Falcão
      pedro Falcão

      Tens noção que falhar um alvo por 40 km de um objeto que vem do espaço é muito bom. Já para não falar que se tiver armamento nuclear, não são esses 40km que vão impedir que sejas potencialmente contaminado com radiação. Não imediatamente, mas a curto prazo sim.

  8. Avatar de Platão
    Platão

    Quantos testes de mísseis hipersonicos já fez os USA este ano? E Porquê este teste é notícia e os dos USA não são? E porquê que os USA podem fazer testes, fazer guerra, invadir países e os outros não? That’s the question!

  9. Avatar de Jvc
    Jvc

    Essa é para Fazer RIR UM MORTO DE 15 DIAS NÉH?
    Deia só uma saltada a África de Expressão Portuguesa e Envestigue o que por lá Fizeram yá?

    1. Avatar de dqdq
  10. Avatar de Pop Culture *****
    Pop Culture *****

    Este tema é referido na serie Metal Gear Solid, com inicio na psx1… Pop Culture (modern popular culture transmitted via the mass media and aimed particularly at younger people).

  11. Avatar de Vitor
    Vitor

    Se estava em órbita não é um míssil hipersonico e falhar por 40 km seria muito mau míssil mesmo sendo nuclear seria inútil!

  12. Avatar de António
    António

    O primeiro e mais forte motivo para não existirem civilizações muito inteligentes e tecnologicamente muitíssimo avançadas no universo é precisamente devido ao grande poder tecnológico destas sociedades capazes de se autodestruírem com a maior das facilidades. Uma sociedade tecnologicamente muito avançada que tenha sobrevivido no universo é porque tudo correu muito bem!

  13. Avatar de traumatologiaeortopedia
    traumatologiaeortopedia

    Interceptar uma bomba nuclear que atinge um raio de 800 Km? Do que adianta? Se tiver uma guerra nesse nível, a velocidade só vai importar no tempo que a destruição orá aparecer! Fora que isso todos já tem faz anos… Ou o USA achava que somente eles? É como achar que o Irã ainda não tem uma bomba atômica, sendo que o Paquistão tem…