Sabe quais foram os smartphones mais procurados este Verão?

51 Comentários

Muita gente trocou de smartphone neste Verão! As sugestões são muitas, as promoções incentivam à compra e não foi por acaso que muitas marcas bombardearam o mercado com vários modelos de todas as formas e feitios. Todas as semanas assistimos a lançamentos de novidades onde pouco se altera de marca para marca ou de operador para operador.

Mas em Portugal, quais foram os smartphones e as marcas mais assediadas?

imagem_smartphone_verao00_small


O mercado online está cada vez mais forte e ao contrário do bolso dos portugueses, que está cada vez mais vazio, o online serve para dar a conhecer o que de novo aparece no mundo da tecnologia. É também aqui que o utilizador vai pesquisar pelo melhor preço e hoje já praticamente ninguém compra um smartphone sem primeiro pesquisar online por ele.

Para sabermos neste verão quais os smartphones e marcas mais procuradas pelos portugueses, recorremos ao principal comparador de preços do mercado nacional o KuantoKusta. Os dados foram reveladores e, nalguns casos, foram mesmo surpreendentes.

Na análise que o nosso parceiro nos enviou sobre as pesquisas feitas para encontrar o smartphone ideal para cada utilizador, os resultados são expressivos e apresentamos numa primeira análise apenas os 5 modelos mais requisitados. Não há margem para dúvidas que os portugueses preferem a Samsung e o Galaxy S5 esteve na mira de pelo menos 34.69% dos que foram verificar qual o melhor preço a que se poderia adquiri este equipamento.

imagem_smartphone_verao01_small

Um facto relevante foi, numa altura em que os novos modelos estão já no mercado, muitos portugueses procuraram modelos do ano passado, como é o caso do LG G2 e do Galaxy S4. É claro que estes se revelam num melhor negócio a esta altura!

Em termos de marcas a Samsung é ainda a marca mais popular, o que mostra claramente que a política da empresa sul coreana está a resultar, contudo marcas como a bq e a Wiko, com equipamentos bem mais acessíveis, estão a crescer nas preferências dos portugueses e estão já no lote das 5 marcas mais pesquisadas.

E em termos de sistemas operativos?

Na imagem abaixo, recolhida das pesquisas iniciadas desde o início deste verão, o Android não dá chance!… É avassaladora a diferença.

imagem_smartphone_verao02_small

Foram só contemplados os 3 com maior relevância, os restantes valores eram residuais ao ponto de não terem expressão, assim, a medida apenas teve em conta este três sistemas operativos e os 86% das pesquisas por Android dizem tudo… Palavras para quê?

E em termos de tamanhos em polegadas procurados?

É curioso, mas acima das 5 polegadas é onde está a maior procura. Não que se destaque muito do “convencional”, das 4 polegadas, mas os phablets estão a atrair cada vez mais os portugueses. Isso diz-nos que a tendência para as compras daqui em diante se vai dirigir para esse segmento.

Perante estas pesquisas, será que a Apple está a perder expressão em Portugal?

 

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rochita
    Rochita

    São dados um pouco inúteis… eu sou dono de lumia já há algum tempo e ás vezes pesquiso preços de outras marcas para comparar com o meu só para me rir um bocadinho.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ir para a net pesquisar preços para te rires um bocadinho… isso pode ser revelador. Mas cada um tem a sua pancada!!! 🙂

      1. Avatar de roberto
        roberto

        Haaaa Concordo…..

      2. Avatar de Rochita
        Rochita

        Oh… maneiras de falar. Sempre ouve alguma ocasião em que alguns de nós precisavam de saber o preço de algo, e não é por pesquisá-lo que vais revelar o que é melhor/mais vendido. Claro que android têm mais pesquisas, só dos smartphones android chinocas que se vende pela net… os iphone são sempre o mesmo preço, é um pouco sem nexo estes dados.

        Ora bem vamos utilizar o google trends e descobrir qual o “melhor” artista de música, se calhar os mais pesquisados são só porcaria digo eu…

        1. Avatar de Bicho
          Bicho

          OK. Então vamos pelos mais vendidos, os smartphones com o windows phone estão a partilhar os 4% dos smartphones vendidos, visto que os 96% são Android ou IOS. Se não fosse a estatistica, tu com o teu Lumia tinhas razão.

        2. Avatar de Vítor M.

          🙂 eu percebi Rochita 😉 mas não faz destes dados dados inúteis, porque 99.99% das pessoas querem mesmo saber os preços porque têm um interesse na compra, pode não ser hoje, ou amanhã, mas querem comprar, querem ter. É o potencial, são dados que importam ao mercado.

        3. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Rochita, em vez de pesquisares preços de telemóveis, e que tal dumas aulitas de Português?

          Quanto ao resto: os iPhones / iOS cada vez estäo mais desinteressantes na Europa, o “vipe” já passou e o iPhone simplesmente tem custado a evoluir e trazem funçöes “novas” näo demasiado úteis.

          Há Android para todos os gostos e feitios, preços e com protecçäo de água e pó, e ecräs de 3 a mais de 6″. iPhone tens praticamente um, com um ecrä já desactualizado, bateria de curta duraçäo e o iOS teima em näo adquirir funçöes já muito apreciadas (Widgets, acesso File System, etc).

          Com o novo iPhone 6 e iOS 8 espera-se que isto mude (em parte), a ver vamos. Mas sem dúvida que as vantagens do iPhone/iOS de há um “par de anos” desapareceram. Eu ao usar o meu iPad Mini Retina sinto ter um aparelho com hardware de topo, mas o iOS é MUITO limitado face ao que faço no meu Note 3…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ai sim?

            Na Europa, neste periodo, no ano passado, a Apple vendeu $7.6 mil milhões.

            Este ano, passou para $8mM.

            Portanto, sim, tens toda a razão, é uma moda passageira… e as funções “novas” como o TouchID, Flash dual-tone, CPU de 64 bits, não são nada interessantes, um comando de infravermelhos é que é interessante!

      3. Avatar de monkeyz
        monkeyz

        só uma coisa.. e o verão já acabou?

        1. Avatar de Vítor M.

          As compras de verão t~em menor expressão a partir de agora, diria que os valores até aqui são os mais relevantes.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Sim, os gunas já estoiraram o subsidio de férias do pai todo no S5 com uma capa em silicone com a bandeira da jamaica 😀

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Que comentário tão triste.

            Ainda para mais vindo de alguém que usa o telemóvel mais usado pela parolada toda que anda para aí.

    2. Avatar de asdvv
      asdvv

      Bom saber que o que tu fazes reflecte o que milhares de outros users fazem.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não deixa de ser interessante, num país onde se diz existir uma grande crise económica, o equipamento mais procurado seja algo que custa mais de 600€. Dá que pensar…

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      procura =/= compra. e modelos baratos existem aos pontapés as estatisticas são muito mais dispersas.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Essa é a grande verdade.

    2. Avatar de junior
      junior

      Neste país certos produtos são sinónimo de status. IPhone, BMW, VW. Podemos não ter dinheiro para comer mas um destes sinónimos de status temos de ter. Mentalidade de terceiro mundo 🙂

      1. Avatar de asdvv
        asdvv

        VW e sinal de estatuto? lol ate me sinto mais importante agora

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          Pelo menos é sinal que és inteligente nas tuas compras.

          1. Avatar de Comporta
            Comporta

            Loooool

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Perante estas pesquisas, será que a Apple está a perder expressão em Portugal?

    Quem quer comprar um iPhone, vai a uma loja ou compra no site da Apple, não?

    Mas o que é que se passa com a cara da gaja da foto?

    1. Avatar de Vítor M.

      Está a perder o seu interesse Nelson, isso é uma verdade. A falta de novidades de modelo para modelo, os preços e a falta de alguma modernidade retiraram algum entusiasmo à Apple no nosso mercado. Isso nota-se!

      Quanto ao rosto da jovem na foto… o que tem de especial? Amanhã de manhã, fresco e mais clarividente, tenta ver de novo a foto. Verás que está tudo bem 🙂

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, está a perder o interesse, porque para o mês sai o 6. Não é normal?

        Mas não sei porque é que dizes que o iPhone está a perder o “entusiasmo”, eu por onde vá, só vejo pessoas com iPhones nas mãos, e toques iguais ao meu (os do iOS), que tive de arranjar um personalizado… mas se perder, e depois? O que é que interessa um país de 10 milhões de habitantes. sem qualquer tipo de competitividade entre operadores?

        Quem quer/quis um iPhone, já comprou um, há dúvidas? Procurar no kuantokusta para quê? Agora vão aparecendo umas lojas a 599, na maior parte do tempo, esteve a 699, por esse preço, compra-se numa loja qualquer, compram-se no site da Apple (portes grátis em 24h), e ainda se encontram sites a vender acima do preço da Apple!!!!! E até Dezembro, então eram todas as passar dos 799 pelo 5S de 16GB!

        O rosto da jovem está todo liquidificado, olha para o sorriso, parece o Joker! LOL

        1. Avatar de Vítor M.

          Liquidificado? 🙂 É o sorriso da moça 😀 heheh

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pelo contrário Nelson, a Apple nunca teve tanta expressão em Portugal como agora. A loucura com a Apple atingiu números nunca antes atingidos em Portugal. À medida que mais gente enriquece à custa da miséria dos outros, também a Apple cresce.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        1. Nem toda a gente do mundo é pobre, apesar da maioria o ser (por isso é que a Apple vende tão pouco)

        2. Nem todos os portugueses são pobres. E muitos andam por aí, a queixarem-se que o patrão lhes explora, e nem produzem para o ordenado que ganham…

        3. Muita gente passa fome para ter iPhones, assim como para mudar para o novo Samsung todos os anos, como muitos mudam. Assim para tantas outras coisas (roupa, vícios, carros, saídas, jogo, etc.)

        4. Se os tugas só comprassem aquilo que podem, este país parava

        5. Assim como qualquer outro.

        1. Avatar de Pirika
          Pirika

          “E muitos andam por aí, a queixarem-se que o patrão lhes explora, e nem produzem para o ordenado que ganham”

          Pronto ta tudo dito ou és patrão ou filho de pais ricos!!
          Deves ser muito grande tu para vires para aki dizer mal de pessoas que gastaram mal 100 ou 200 euros em smartphones android!!

        2. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          “E muitos andam por aí, a queixarem-se que o patrão lhes explora, e nem produzem para o ordenado que ganham…” Comentário típico de quem não faz a mínima ideia da realidade do nosso país.

          1. Avatar de Vítor M.

            Concordo com o Nuno.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ai não?

            Para os que ganham a menos, há sempre outros que ganham a mais.

            E neste país, há muito disso, e os que ganham a mais, ainda se queixam bastante…

            Não foi muito feliz a maneira como expus a frase, mas já que o pplware não deixa editar os posts…

          3. Avatar de Pedro Pinto

            Gosto quando se assume aquilo que dizemos. Se deixássemos alterar os comentários, quebrávamos o principio do não-repúdio.

        3. Avatar de filipe
          filipe

          4. Se os tugas só comprassem aquilo que podem, este país parava

          se calhar se fosse assim nao estavamos na bancarrota… mas parece k d finanças n percebe mto… se posso “apenas” comprar um fiat nao vou comprar um ferrari so pq se nao o pais parava…

          mentalidade tipicamente tuga (ou da maioria)

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Aí nao? LOL

            Toda a gente é rica para o papã dar uma casa como prenda de casamento.

            Até parece que quem recorre ao crédito é para comprar um fiat para ir para o trabalho, nem nada…

            Para você, os ricos é que deviam recorrer ao crédito, não é? Para assim os pobres continuarem em casas alugadas, e os ricos a comprar casas para alugar…

            muito amigo dos bancos, assim não há risco, evidentemente… Lol?

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Näo se trata de perder expressäo em Portugal, mas no mundo todo em geral, sem ser nos países outrora fechados à Apple, e que agora ao receberem a Apple, estäo no “vipe” inicial.

      Näo se trata de qualidade geral, que é irrepreensível; näo se trata da qualidade da assistencia. Trata-se que para o valor exigido por um iPhone, face à brutal concorrencia, agora “sabe a pouco”: por esse valor as pessoas querem baterias de 2-3 dias usando as funçöes habituais; as pessoas querem usar o telemóvel sem óculos (quanto mais idade, mais difícil ver em ecräs pequenos); querem ter um SO com Widgets que mostrem muita info rápido (de bolsa, tempo, agenda, etc) e säo muito mais bonitos que ter uma lista que desce com isso.

      Eu por exemplo deixei de comprar mais iPhones a partir do momento em que para as minhas apresentaçöes e trabalho do dia-a-dia, um Note 3 (ou Android de topo) é muito mais potente, capaz e descomplicado (coisa outrora só da Apple). Eu posso ligar um cabo HDMI de 12 euros e projectar até 1080p reais, e ter um rato/teclado bluetooth para interagir no ecrä (em apresentaçöes). Depois como tenho cabo OTG posso meter uma PEN dum colega e apresentar também o dele, ou copiar algo da PEN directo para mim. Ou entäo se for no telemóvel um ficheiro grande…WIFI Direct com conexäo por NFC, bluetooth, etc.

      No iPhone tens sempre que recorrer a subterfúgios: ou usar a internet (que depende se tens conexäo, se o teu plano de dados o permite, etc), ou ter o mesmo programa (e a outra pessoa um iPhone). Enfim. Coisas habituais num android, complicadas ou impossíveis em iPhone. Eu e muita gente já mudamos há algum tempo e de momento nem pensar em iPhones. E isto näo é pelo iPhone em si, é mesmo um (grande) problema do iOS.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Eu tenho miopia, e não há problema de ecrãs pequenos, mas adiante.

        “querem ter um SO com Widgets que mostrem muita info rápido (de bolsa, tempo, agenda, etc) e säo muito mais bonitos que ter uma lista que desce com isso.”

        Ai essa é de rir… a maior parte dos widgets para android ou são muito básicos, ou têm uma interface horrível, que não encaixa com nada, e são poluição visual que outra coisa!

        “Eu por exemplo deixei de comprar mais iPhones a partir do momento em que para as minhas apresentaçöes e trabalho do dia-a-dia, um Note 3 (ou Android de topo) é muito mais potente, capaz e descomplicado (coisa outrora só da Apple). Eu posso ligar um cabo HDMI de 12 euros e projectar até 1080p reais, e ter um rato/teclado bluetooth para interagir no ecrä (em apresentaçöes). Depois como tenho cabo OTG posso meter uma PEN dum colega e apresentar também o dele, ou copiar algo da PEN directo para mim. Ou entäo se for no telemóvel um ficheiro grande…WIFI Direct com conexäo por NFC, bluetooth, etc.”

        Eu tenho um mac. E tem isso do Wifi Direct, chama-se “AirDrop”, e não precisa de NFC, o iPAd e o iPhone também têm.

        Se quiser apresentar, uso o mac, porque é que vou andar com o telemóvel a fazer apresentações, há alguém que faça apresentações e não tenha um portátil para trabalhar?

        Melhor, vais fazer apresentações, e os gajos não têm já um computador montado?

        É que com o meu iOS, sem qualquer dificuldade, e graças a tecnologias desenvolvidas pela Apple (Multicast DNS), deixo o meu mac, ou ipad, a fazer apresentação, e uso o iPhone ou o iPad como clicker/e vejo os slides para mim.

        Além disso, tanta treta, e não dizes que no Android não há nem Microsoft PowerPoint, nem Apple Keynote, os softwares de apresentações mais utilizados.

        Adianta-te muito o rato, isso só demonstra a fraca qualidade da interface do Android…

        “No iPhone tens sempre que recorrer a subterfúgios: ou usar a internet (que depende se tens conexäo, se o teu plano de dados o permite, etc)”

        Completamente ridículo, não precisas de usar net para nada que não necessite mesmo de net.

        Podes mover ficheiros, podes controlar Apps (como o iTunes, e thirdparty), e com o iOS 8/Yosemite, até podes mandar SMS e fazer chamadas pela rede móvel, sem recorrer á net.

        Tu é que não sabes usar iOS, já demonstrate várias vezes que não, e vens com essas tretas, desculpa, mas ao contrário do que dizes, as vendas da Apple têm crescido em todos os continentes.

        Mas olha… ninguém te obriga a comprar um iPhone, não é? Tanta agressividade, só vejo um motivo: queres um iPhone, mas vês um maior, e mais barato, é difícil resistires, daí o teu comentários… “ai mas este é maior e é mais barato”… é como aqueles que pegam em 150k, 200k, 500k, e em vez de comprar uma casa decente, bem situada, não, vão comprar um mansão nos quinhões, para gastar 500€ por mês em portagens, gasolina, manutenção do carro, e ter de fazer 30 minutos de carro para ir comprar pão para o jantar, não?

        1. Avatar de joão
          joão

          Então, tenho um iphone, depois tenho de fazer a apresentação com um ipad, depois passo para o imac, que de seguida uso o software itretas. Credo, descomplica rapaz. admito que a Apple é bonita, altamente eficientes, mas pff, extremamente caros limitados para o que oferecem. Ainda estou para ver o preço dos 2 novos iphones.

          No meu dia a dia meto uma pen blá blá blá no meu android, consigo ligar ao meu WINDOWS, usar o meu cartao sd, fazer de modem 3g para o meu portatil chinoca blá blá blá, envio um ficheiro por bluetooth para outro android, windows, WF, etc etc..

          itunes, itunes, itunes, marca tão limitada. E não venham com as tretas de segurança. Sim, é mais seguro que android, mas não dramatizem pff, nunca me fez diferença nenhuma. E de lag, isso era antes, androids a 1/4 do preço do iphone actualmente nao “lagam” e nao “trancam”, ou smartphones como os tops htc, lg, samguns, sony, que lhes passam a frente sem muita dificuldade.

          A verdade é que a marca está mesmo a ir abaixo, porque cada vez mais as pessoas estou a abrir os olhos em relação aos produtos apple, que não compensam o dinheiro investido. Já parece a BBerry que ainda não abriu os olhos para o mercado, que pensam que eles é que sabem o que as pessoas querem.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Lá está, até tu estás interessado em ver o preço dos novos iPhones…

            Qual é o problema de ser em 900p?

            E não venhas com tretas nenhumas, porque eu transfiro ficheiros do meu mac para o iphone por AirDrop, tu não tens nada disso no Android, e antes já tinha transferências por Wifi, em qualquer browser, ou cliente WebDAV, ou por cabo, com o itunes, ou sem iTunes, para fotos e isso…

            Chego ao meu mac, e junto com as redes wireless, posso-me ligar ao 4G do iPhone. Simples.

            Posso abrir ficheiros ZIP, Word, Excel, Powerpoint, etc… directamente nos mails do iOS, de origem, ligar-me a servidores Exchange, sem complicações, problemas de compatibilidade, coisa que vais arranjar no Android…

            Não sabes mesmo do que estás a falar…

            A Apple está a ir abaixo?

            Bem, só há duas marcas a terem lucro: Apple e Samsung.

            A Samsung está em decrescimento, a Apple está em crescimento…

            Boa sorte para essa aí… não deves saber do que falas, pois não?

  4. Avatar de MIKE
    MIKE

    o meu de 4.95 polegadas esta numa boa. agora mais do que isso acho um exagero.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Positivo a procura pelo Moto G, visto ser o smartphone no mercado com melhor relação qualidade/preço.

  6. Avatar de jeton90
    jeton90

    JIAYU G4S — Octa-core 2 Gb de RAM + 16 ROM com suporte para micro SD de 64..

    Estive a brincar com um e … Nada mal

    1. Avatar de Vítor M.

      Pronto. Agora só tens de fazer uma análise para publicar no pplware.

      Já estou à espera 🙂

  7. Avatar de Manuel Campos
    Manuel Campos

    Comendador Martins,então e os Wallpapers,caríssimo??Já lhe pedi umas poucas de vezes a ver se conseguia aqui alguns para a malta.Veja lá se consegue arranjar uns bem fixes,ok?Um grande abraço e um óptimo feriado+fim-de-semana para o excelentíssimo.Amanhã às 20 horas,Sport TV,a ver o nosso grandíssimo F.C.Porto!! 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Ando a falhar… eu sei que sim… tenho aqui reunidos uns 200 muito porreiros. Mas a falta de tempo não me tem permitido fazer uma compilação como eu gosto… toda xpto… mas tens razão… estou a falhar!!!!

      Grande abraço.

      1. Avatar de Manuel Campos
        Manuel Campos

        Não anda nada a falhar.Quando puder e tiver tempo ponha-os aqui no Pplware,ok?Não se chateie com isso,senhor Vítor Martins.Já agora,ganhámos 2-0 ao Marítimo.Já vamos à frente.Abraço azul e branco ao senhor. 🙂

  8. Avatar de sakura
    sakura

    “””1. Nem toda a gente do mundo é pobre, apesar da maioria o ser (por isso é que a Apple vende tão pouco)”””

    a apple nao e isso tal como nao o e a ms ” pobre” ????? Cura/te . real word.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Sakura, isso é Português? Tentei traduzir na net mas näo me saía nada de jeito…

      1. Avatar de sakura
        sakura

        Sim tem toda a razão, eu não sei escrever em português, enchant e que corrige os erros.
        de todas as formas eu só uso ARCHLINUX e MS 3phone. com useragent (“. “) que deve ser único.
        como eu também não consigo traduzir deve ser um bug—> uso incorrecto das H.teclas.
        dialog,
        -a apple nao
        -e isso
        -tal como nao o e
        -a ms ” pobre” ?????
        -Cura/te . real word.
        copy past de um termo ou palavra, ja estou a ver o Nelson a pedir os direitos de autor.

        m(_ _)m….

  9. Avatar de Master of Menir
    Master of Menir

    Caro Nelson, ainda que sob a foto de uma gaja, pode até ser revelador de algo que nos escapa, há muito que leio os t/comentários… tens dias e hoje é claramente um dia não para ti.
    E se fosses… de férias!!!.
    Abraço

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Mas eu estou de férias? LOL