Sabe em que Macs vai poder instalar o novo OSX Yosemite?

26 Comentários

O lançamento do OSX Yosemite, no início desta semana, veio confirmar muito do que se dizia sobre esta novidade da Apple. Houveram vários rumores sobre o que a nova versão do OSX traria e, principalmente, quais seriam as mudanças estéticas que a Apple iria aplicar.

A verdade é que as mudanças são muitas e grande parte está longe da estética, centrando-se nas funcionalidades e em novas opções para os utilizadores.

O OSX Yosemite só chega no início do Outono, mas a pergunta anda já no ar! “Pode o meu Mac correr a nova versão do OSX?

yosemite_1

As novidades que a Apple preparou para o OSX 10.10 são já conhecidas por todos e mostram um sistema operativo mais aproximado o iOS em vários sentidos.

Para além da integração das funcionalidades entre ambos os sistemas operativos, e que vão permitir uma experiência cada vez mais aproximada, existe ainda uma aproximação na imagem que ambos passam a partilhar.

Esta vontade da Apple de aproximar os seus dois sistemas operativos não é nova e já se falava nela muito antes destes novos sistemas serem apresentados.

Algo que não foi falado na apresentação feita na WWDC, e que é procedimento normal, foram os requisitos mínimos de hardware e de recursos necessários para a instalação e utilização do OSX Yosemite.

Mas como este sistema está já a ser disponibilizado para muitos testarem, surgiu depressa a informação que muitos procuram saber, para se prepararem para a chegada do Yosemite.

Na verdade o que foi revelado foi que os requisitos necessários para correr esta nova versão do OSX são em tudo idênticos ao que é exigido para ter o OSX Mavericks a correr.

São apenas pedidas máquinas que tenham 2 GB de RAM e, no mínimo, 8 GB de espaço livre em disco. Para além disso é pedido que as máquinas tenham instalado o OSX 10.6.8, para que possam aceder à App Store para descarregar e instalar a nova versão.

Estes requisitos significam que qualquer máquina que esteja a correr a versão 10.8 ou 10.9 do OSX é elegível para instalar e correr o OSX Yosemite.

yosemite_2

Em termos de máquinas que são suportadas, também se mantêm os requisitos que foram exigidos aquando do lançamento das versões anteriores.

Eis a lista completa dos computadores Mac que vão poder instalar e usar o OSX Yosemite:

  • iMac (Meados de 2007 ou posterior)
  • MacBook (13-polegadas Alumínio, Finais de 2008), (13-polegadas, Início de 2009 ou posterior)
  • MacBook Pro (13’’ de meados de 2009 ou ou posterior) (15’’ de meados de 2007 ou posterior) (17’’ de meados de 2007 ou posterior)
  • MacBook Air (Meados de 2008 ou posterior)
  • Mac Mini (Início de 2009 ou posterior)
  • Mac Pro (Início de 2008 ou posterior)
  • Xserve (Início de 2009 ou posterior)

É no entanto necessário ter presente que, tal como a Apple alertou na apresentação feita na WWDC, algumas das funcionalidades apresentadas para o OSX Yosemite não vão estar disponíveis nas máquinas mais antigas.

Depois de terem deixado de fora o iPhone 4 na lista de equipamentos que suportam o iOS8, a Apple deixou mais descansados os utilizadores dos seus computadores ao mostrar que o OSX 10.10 correrá em qualquer máquina que já antes suportava as versões anteriores.

Homepage: OSX Yosemite

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Costa
    David Costa

    uh uh dá no meu… o meu portátil é de meados de 2007. 🙂 tenho é de tirar o cartão de crédito da minha conta para poder descarregar, mas vai dar trabalho. 🙂

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Nem precisas do cartão de crédito!
      A tua AppleID não necessita de ter um cartão associado para poderes descarregar, já que o Yosemite é gratuito.

    2. Avatar de pvales
      pvales

      Ora viva,
      O seu portátil é meados de 2007?, qual o modelo??
      É que para o meu já não dá.

  2. Avatar de darth
    darth

    vem emsmo a calhar. queria reformatar o meu mac, aproveiro e faço isso quando sair o Yosemite. Ainda ando pelo 10.6.8 😛

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já o estou usando (o beta) e estou a gostar… AirDrop finalmente a funcionar com o iPhone =)

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não é demasiado buggy?

  4. Avatar de Hugo Soares
    Hugo Soares

    Alguém sabe em que modelos Mac as features HandOff e Continuity funcionarão?

    Obrigado.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Eu imagino que só os Macs com Bluetooth 4 suportem isso – o bluetooth é essencial. Mas ainda não encontrei nenhuma informação sobre os requisitos mínimos

      1. Avatar de Pedro M.
        Pedro M.

        As informações, apesar de não oficiais, pelos vários blogues apontam que estas funcionalidades não usam bluetooth. Falam de wifi… Ou algum género de conexão “especializada”. No entanto ninguém tem a certeza, acho que como o costume apenas vai funcionar kakakaka. Há quem aponte para wifi ou até microfone (Visto que na verdade ninguém falou de o telefone estar muito longe do computador)… Acho que será mesmo uma questão de bateria no que toca ao Iphone. não tanto à compatibilidade no mac.

        Apenas a falar do que li… Não sou ninguém especializado

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não é pelo microfone, isso é a Google que se fala…

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          :S
          donde é que foste buscar isso? eu já vi um video onde demonstram que se desligarem o bluetooth deixa de haver reconhecimento de proximidade. A Apple tem usado o bluetooth para coisas desse género, até para poder ter o AirDrop, que faz a transferência por WiFi, é preciso primeiro o bluetooth.

          1. Avatar de Pedro M.
            Pedro M.

            Na verdade estão ambos correctos, no entanto na Developer Preview tal coisa ainda não está a funcionar com tecnologia da versão final (pelo menos existe essa informação no portal de devs da Apple). A noticia que o Nelson está a falar é de que a google em principio poderá demonstrar algo do género na io 2014 para o android. No entanto, no mercado, só conheço duas empresas que fazem isso nas suas ROMS a MIUI ROM e a do aparelho MOTO X em certas ocasiões mas para outras utilizações ( em parte digamos ). A Apple tem patentes sobre localização local sem fios com vários conjuntos de tecnologias… Li sobre o que falei em cima no gizmodo, apple dev center, e no macrumos (mais antiga a noticia sobre as patentes).

            Esqueci-me de referir que há também a possibilidade de estas aplicações / serviços do sistema só funcionarem quando os aparelhos estão ligados à internet. O que tem lógica para o IMessage, Pages ou keynote ou numbers (iCloud), FaceTime. Deixa de ter lógica quando falamos nas chamadas e mensagens “normais”.

  5. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Eu também queria a versão Beta 🙁

    1. Avatar de Bónus

      Aversão beta é disponibilidade para qualquer utilizador. Basta fazeres um pequeno registo.

    2. Avatar de Pedro M.
      Pedro M.

      Procura por Apple Seed ( Sistema de beta testers público da Apple ) e espera por um convite. 😉

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Já fiz isso mas o convite nunca chegou!

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          creio que a versão beta para o público ainda vai demorar a ser disponibilizada. Para além disso o número é limitado.

        2. Avatar de Pedro M.
          Pedro M.

          O que o Nunes disse… 😉

  6. Avatar de Nunes
    Nunes

    Eu imagino que só os Macs com Bluetooth 4 suportem isso – o bluetooth é essencial. Mas ainda não encontrei nenhuma informação sobre os requisitos mínimos

  7. Avatar de David
    David

    Off Topic! 😉
    Alguém com conta de developer que possa fazer o favor de colocar o UDID para que se possa testar o iOS 8 e o Yosemite?

    Obrigado pela vossa compreensão 😉

    1. Avatar de Nuno Gonçalves
      Nuno Gonçalves

      Para testares o iOS8 podes instalar o XCode6 beta e não precisas do Yosemite para isso, basta o Mavericks 10.9.3.

      1. Avatar de David
        David

        Mas para testar no portátil, não no iPhone! certo!

  8. Avatar de Aoliveira
    Aoliveira

    O iOS 8 não abrange o iphone?

  9. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Corrijam lá a expressão “Houveram vários rumores” por “Houve vários rumores”. É errado escrever “houveram”.