Ryanair: é melhor portar-se bem! Coimas a começar nos 586 euros

27 Comentários

A Ryanair passou a ter uma nova regra, desde 12 de junho de 2025 há uma política de tolerância zero para comportamentos inapropriados a bordo. As coimas começam nos 586 euros.

Ryanair: é melhor portar-se bem! Coimas a começar nos 586 euros


Ryanair: multa será aplicada a qualquer passageiro desembarcado da aeronave por má conduta

Qualquer passageiro que seja desembarcado devido à sua conduta disruptiva será automaticamente multado mínimo de £500 (cerca de 586 euros). De acordo com o comunicado da empresa…

É inaceitável que os passageiros sofram perturbações desnecessárias devido ao comportamento de um único passageiro indisciplinado. Para garantir que os nossos passageiros e tripulantes viajam num ambiente confortável e tranquilo, sem perturbações desnecessárias causadas por passageiros indisciplinados ,implementámos uma multa de 500 libras, que será aplicada a qualquer passageiro desembarcado da aeronave por má conduta

O valor indicado é base, pois o montante a poder ser superior, mediante o comportamento e atraso da descolagem. Esta nova política entrou já em vigor.

O CEO Michael O’Leary justificou esta medida como forma de garantir um ambiente de viagem seguro, confortável e sem stress para passageiros e tripulação. Além disso, propôs a limite de duas bebidas alcoólicas por passageiro nos aeroportos da UE, para evitar comportamentos que possam desencadear problemas já antes do embarque.

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Zé

      +1
      Não estou a ver como é que a Ryanair vai multar alguém, mas acho muito bem.

    2. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Essa empresas de malta do médio oriente??

      Não obrigado!

  1. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    A próxima vão ser os 6 WC que vão precisar de se pagar 5 libras, para entrar. Os 2 WC, não pagos, ficam para todos. Se estiverem aflitos e a fila grande, são 5 libras e despacham-se.

    1. Avatar de Zé

      Isso são histórias e faz parte do “marketing” da Ryanair. Se pensares bem, falam mal deles mas a faturação aumenta e a procura dos voos também. Vai ver o que o Rory Sutherland diz sobre a genial “má” publicidade da Ryanair.

  2. Avatar de Raquel Dias
    Raquel Dias

    E para quando voos sem criancas? E que levar com bebes a chorar 4 horas seguidas e criancas aos pontapes aos bancos chateia

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Crianças de colo são colocadas em locais estratégicos no avião, escolhe melhor o lugar, ou esperas que um bebé consiga controlar o choro da sensibilidade auditiva provocada pela altitude?
      Em executiva nunca tens crianças de colo 😉

      1. Avatar de Raquel Dias
        Raquel Dias

        Mesmo en executiva ouven se os gritos e choros das criancas. Solucao é nao deixar bebes embarcar. Querem filhos esquecam viagebs

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Curioso, nunca ouvi um único choro em executiva e já contei alguns milhões de milhas aerias ao longo da minha vida.
          Como alguém que esteve imigrado viajei muito com filhos por motivos profissionais ou familiares, devia ter ficado no meu canto e os meus filhos isolados da família que só viam 2 vezes por ano quando estávamos do outro lado do atlântico.
          Deves ter 18 anos e andado duas vezes em low cost, daquelas que a executiva é partilhada com o resto do avião e nem sequer tem cubículo nem os bancos fazem 180 graus como cama

          1. Avatar de Joaquim Alves
            Joaquim Alves

            Eu não sou de dar a minha opinião mas não consigo segurar mais.

            Tenho de te dar os parabéns Zé Fonseca, és uma gajo que já fez tudo na vida, voou milhões de milhas, trabalha 16h por dia, não há nada no mundo que já não tenhas feito, o único reparo que te tenho a fazer é que o Pplware não é o melhor sitio para te estares a “gabar” daquilo que fazes ou fizeste, não consegues escrever um único comentário sem ser arrogante ou sem qualquer palavra depreciativa ao comentário que estás a responder, até podes ter feito tudo o que dizes, mas mesmo feito, pela tua forma de escrever/falar diz muito pela tua personalidade, BOLA.

            Cumprimentos,
            Joaquim Alves

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          Secalhar será melhor proibir também as pessoas sem bom senso!

    2. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      As diferentes classes existem para alguma coisa, compra executiva.

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Podes sempre ir no porão

    4. Avatar de Ze
      Ze

      Nenhum bebé chora 4 horas seguidas a não ser que esteja “avariado”. Da próxima olha para o tal bebé a ver se não é alguém a trollar.
      Also, phones com cancelamento de ruído são coisas que existem há anos.

    5. Avatar de Bernardo Dias
      Bernardo Dias

      1) provavelmente um comentário “troll” ou “bot” a suscitar algum tipo de reação em massa;
      2) as crianças são seres humanos e como tal, desde que o comportamento seja o normal para a idade, têm os mesmo direitos;
      3) não existem crianças aos pontapés ou a chorar 4 horas seguidas; nem 1h seguida.
      4) se te incomodam crianças tens várias soluções: não viajas tu; viajas com tampões nos ouvidos; viajas em classe executiva
      5) se não concordas com as linhas anteriores, o problema se calhar não está nas crianças…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E nunca deve ter ido num voo com animais de suporte, senão dava-lhe um fanico

    6. Avatar de Dunno
      Dunno

      Fácil, não voes pela Ryanair

    7. Avatar de Mais um
      Mais um

      Uiiii uma f…?

  3. Avatar de Max
    Max

    Se estão lembrados da polémica do transporte de bagagem de avião, a Ryanair não cobra pela bagagem de mão para colocar debaixo do banco da frente. mas cobra pela bagagem de cabine para colocar na bagageira por cima dos acentos (e pela bagagem de porão). Isto parece-me correto, porque para transportar gratuitamente uma mala de cabine, têm que aumentar o preço do bilhete, prejudicando quem viaja só com bagagem de mão (ou bagagem de mão e de porão). Mas há muitos indignados (e “mais o juiz de Braga” que multou, num valor simbólico, a Ryanair), assunto que deu vários post.
    O processo legislativo da UE geralmente assenta nas “três pernas” – Comissão Europeia, Conselho Europeu (os Estados-membros) e Parlamento Europeu.
    Isto para dizer que, em 05/06/2025, o Conselho aprovou que obrigatoriamente gratuita só a bagagem que se pode colocar debaixo do banco da frente. Vários países opuseram-se, como Alemanha, Espanha (a respetiva entidade da concorrência já multou a Ryanair e outras low-cost em multas a sério), Portugal e Eslovénia. O Conselho aprovou também que:
    – nos cancelamentos e atrasos, as companhias aéreas têm até 3 horas para reencaminhar os passageiros. Se o não fizerem, os passageiros podem fazer as suas próprias marcações, exigindo à companhia aérea até 400% do preço do bilhete
    – os atrasos até 4 H em voos intra-UE dão direito a uma indemnização de 300€
    – nos voos de longo curso a indemnização será de 500€ após 6 H
    – as companhias aéreas, durante os atrasos, serão obrigadas a fornecer refeições, bebidas e alojamento. Se o não fizerem, os passageiros poderão providenciar por conta própria e exigir o reembolso.
    Falta ainda que a legislação seja aprovada pelo Parlamento Europeu.

  4. Avatar de Max
    Max

    Acima: assentos 🙂
    – “Assentos” refere-se a um local onde se pode sentar, como cadeiras, bancos, etc. – “Acentos” refere-se aos sinais gráficos que indicam a tonicidade de uma palavra, como o acento agudo, circunflexo ou grave.

  5. Avatar de José Inácio
    José Inácio

    E para quando pararem de passar a vida tentar vender comida, raspadinhas e perfumes…basta uma vez ,quem quer comprar pede.

    1. Avatar de Max
      Max

      Viajei uma vez pela Ryanair, para Malta, numa altura do ano em que nem sequer há outra companhia aérea com voos diretos. Não notei que passassem o tempo a tentar vender. O que me pareceu é que os passageiros são um bocado somíticos, viajam com o dinheiro contado e não compram nada. Em todo o caso, é de onde o pessoal de cabine tira o dinheiro das comissões, é por uma boa causa 🙂

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        A Ryanair só existe porque há passageiros somíticos, para quem todos os tostões contam. Senão não iam para lá.

      2. Avatar de João cruz
        João cruz

        Este co da raynair, esquece que
        Recebe milhões,para voar,nestes países.
        E do pior que cont.

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    Mediante as autoridades do estado da ryanair, incluindo a polícia política e os serviços secretos.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para aqueles que perturbarem COMPROVADAMENTE um voo, sim concordo. Mas isto coloca nas mãos da companhia um poder capaz de multar um passageiro apenas por olhar de lado para os comissários de bordo, ou por não gostar das respostas que possam ouvir dos passageiros. Estamos a criar um grave precedente… Eles terão sempre razão?

  8. Avatar de Dinis Domingos
    Dinis Domingos

    Eu pergunto: como é que eles cobram? E como é que me vão obrigar legalmente? Nos tribunais ingleses? Não percebo estes malucos…