Rússia tem arma “ultrassecreta” para imobilizar a Europa?

101 Comentários

A Rússia é atualmente a grande ameaça mundial por ter iniciado uma guerra contra um país soberano e por ameaçar outros países. Além da guerra na Ucrânia, a Rússia está a treinar uma nova arma “ultrassecreta” para “uma possível imobilização da Europa”. Saiba o que falamos.


Rússia tem arma para spoofing ao GPS…

Em menos de um ano, mais de 40 mil voos registaram perturbações no sinal de GPS durante o voo, na região do Báltico. Aparentemente a Rússia está “a treinar” uma possível imobilização do continente europeu.

Bruno Castro, CEO da empresa de cibersegurança portuguesa VisionWare…

Nos últimos meses, temos vindo a observar que cada vez mais aviões civis têm sido alvo de interferências eletrónicas, que anulam os seus sistemas de GPS e outros instrumentos de navegação vitais (serviços de posicionamento, navegação e cronometragem)

Estas interferências afetam os sistemas de comunicação wireless e podem induzir os pilotos a acreditar que o avião se encontra numa localização diferente daquela em que realmente está. No caso dos sistemas de GPS, é muito mais complicado, caso seja necessário aterrar

Dispositivos no avião

Em janeiro, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação alertou para um “aumento acentuado” dos ataques de interferência e falsificação, mas não apontou dedos. Os serviços secretos da Estónia acreditam que uma “arma eletrónica russa ultrassecreta”, alegadamente sediada no exclave de Kaliningrado, tem estado a auxiliar nos ataques. Esta “arma” tem aparentemente a capacidade de realizar ataques, designados de chamado spoofing de GPS, que comprometem a precisão dos sistemas de GPS e outros instrumentos de navegação.

O comandante das forças de Defesa da Estónia, o general Martin Herem, referiu que estas armas não afetam apenas os sistemas de GPS da aviação comercial. Estes ataques estão a afetar também os sistemas de GPS dos telemóveis e de sistemas militares. “Eles [os russos] são muito fortes nisto”.

De lembrar que em março, confirmou-se um ataque sem precedentes, que durou 63 horas, tendo perturbado os sistemas globais de navegação por satélite de 1600 aviões civis na Europa.

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    É só heróis desde políticos a facebookianos atrás do teclado, mas ir como voluntário para a linha da frente na Ucrânia a conversa é outra…

    Infelizmente temos uns políticos europeus de treta que governam a favor do do vento que a geração woke ditar no Facebook, e isto ainda pode correr mal para todos é que basta um míssil cair no lugar errado para a Europa desaparecer do mapa e a Rússia também.

    Não está na altura de escalar mas sim conversar, bem sabemos que os Americanos para manter os Russos ocupados vão sempre colocar a máquina a imprimir dólares desde que não morra Americanos está tudo bem…

    1. Avatar de X
      X

      Está na altura de ganhar a guerra e libertar o povo russo que está sequestrado por uma elite corrupta que vive de abanar o papão do ocidente com propaganda negra para manipular o povo. Os ditadores têm que ser esmagados.

      1. Avatar de IMF
        IMF

        X já pensas te que os russos etc podem pensar o mesmo do ocidente???

        O certo é que a há sempre 2 faces da moeda.

        Tal como uma história há sempre no mínimo 3, a de um lado a do outro lado e a 3 que é a verdadeira.

        1. Avatar de X
          X

          Os russos pensam o que o regime do putin quer que eles pensem, não têm informação não têm jornalismo, estão condicionados logo à partida mas acredito que se pudessem escolher já tinham corrido com o fascista para a cova.

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Mas já te alistaste para a linha da frente?
        A Ucrânia está sempre a pedir voluntários é que ficar no teclado a pedir para os outros lutarem é fácil.

        1. Avatar de X
          X

          A luta continua, há muita batalha contra o fascismo mesmo aqui em Portugal, serei util por cá. Bem que tu querias dar uma borla ao putin com essa tua teoria do dialogo, não enganas ninguem.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Hehe logo vi que não era para ti!

            Muito mais seguro dizer aos outros para combater os russos, no conforto do nosso sofá.

          2. Avatar de Jorge Mateus
            Jorge Mateus

            Diz-me se fosse vacinado ao covid?

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        Nos ucras não há corrupção, perguntam logo “o que quer dizer isso”? O zé lenços e respectiva quadrilha é que são completamente desprendidos dessas coisas do guito. Estão lá 100% por idealismo… E por devoção pelos “valores do ocidente”….

    2. Avatar de Zoim
      Zoim

      está chovendo aí na terrinha

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Voluntário? Nem que fosse ucraniano iria para a linha da frente, só luto por mim e pelos meus, posso viver em qualquer lado do mundo, não tenho nenhum sentimento ou dever patriótico, como eu deve ser a maioria

    4. Avatar de Jorge Mateus
      Jorge Mateus

      100% certo

    5. Avatar de Joao vieira
      Joao vieira

      Ir para uma guerra de um país que nao é o meu? O país que sempre foi o mais corrupto da europa.. que tem um comediante como presidente colocado lá pelos americanos no golpe de estado de 2014.. ir para essa guerra? Nao obrigado . Vai tu.

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    E porque razão a Rússia é atualmente a grande ameaça mundial, ao invés daqueles que instigam guerras, financiam e treinam grupos terroristas, regimes nazis e genocídios (EUA)?

    1. Avatar de Entusiasta
      Entusiasta

      Caso a história te tenha passado passado ao lado, se não fossem os EUA o regime Nazi da Alemanha, o regime fascista italiano e o regime Comunista russo não tinham terminado tão cedo, ou de todo.

      Claramente, os EUA financiam regimes Nazi.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não te esqueças que a Rússia fez a sua parte na guerra contra a Alemanha Nazi sem os Russos a América poderia não ter ganho a guerra.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          É quase certo que não teria ganho mas a culpa foi do ego do hitler, não foi propriamente mérito de ninguém

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            +1. Hitler foi um desastre na operação barba rossa, meteu os pés pelas mãos 3x

        2. Avatar de Nirelle
          Nirelle

          Mas no inicio da guerra os russos e os nazis eram aliados. Se não fosse os americanos a intervir já não havia Russia.
          Os americanos foram que deu um alivio aos russos para se organizarem minimamente, sem este alivio teriam perdido a guerra.

          1. Avatar de Mort
            Mort

            E a elite inglesa tinha simpatias nazis…

          2. Avatar de Nirelle
            Nirelle

            Contra factos não há argumentos. Os Nazis invadiram Moscovo durante a 2ª guerra mundial.

        3. Avatar de AlexS
          AlexS

          “Não te esqueças que a Rússia fez a sua parte na guerra contra a Alemanha Nazi”

          Como sempre o Rodrigo a gozar com a verdade, A Alemanha Nazi e a Rússia começaram a Segunda Guerra mundial no mesmo lado. A Rússia invadiu os países Bálticos e parte da Polónia. Forneceu matérias primas essenciais aos Nazis. Depois quando os Nazis se viraram contra a França, Noruega apoiaram os Nazis, sindicatos comunistas sabotavam as industrias de armamento francesas. navios tanques Nazis estiveram baseados em bases Soviéticas e os Comunistas ofereceram a Basis Nord aos Nazis para os seus submarinos, que não foi necessário pois os Nazis avançaram mais rápido que os esperado.
          Depois quando só restava o Reino Unido e os sindicatos Comunistas sabotavam as industrias de armamento quando podiam.
          Por cá Alvaro Cunhal escrevia que os Nazis não eram pior que Chamberlain.

          Artistas afectos aos partidos comunistas apoiavam o esforço de guerra Nazi, Bob Seeger e os Alamanac lançavam em Maio de 1941 (a guerra começou em 1939) album Songs for John Doe contra o apoios dos Americanos aos Ingleses.
          Os Nazis invadiram a União Soviética em Junho de 1941 – Songs for John Doe foi logo retirado do mercado e Bob Seeger e os Alamanc lançaram um album pró guerra a seguir….

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Tens que deixar as produções americanas, que lavagem… 🙂

          2. Avatar de AlexS
            AlexS

            Quem quiser pode verificar por exemplo o que foi o album Songs for John Doe de Bob Seeger.

            Os textos que Álvaro Cunhal escreveu no jornal O Diabo de apoio á aliança de Comunistas com Nazis são públicos. Escondidos claro pelo controlo da história portuguesa que a esquerda tem, mas cada vez com mais buracos…

            Das memórias de Sir Charles Goodeve sobre uma fabrica para a Oerlikon 20mm que se tornaria a mais important arma anti aérea ligeira dos aliados.
            :
            “When work on the gun began at Ruislip, Russia was still an ally of Germany, and Communist agents lost no time in stirring up trouble in the factory. With Ruislip’s not getting under way until the end of 1940, the Oerlikon management could not pick and choose their workers; they had to take on a very mixed bag, among them a number of undesirables already dismissed from other factories. Here was fertile ground for Communist propaganda.
            ‘Agents were infiltrated into key positions and for some time the shop stewards were able to discover in advance the gist of many decisions taken by the management. This tactic won the Communists much support as champions of their workmates. . . . The spirit in the factory worried Goodeve. With the country fighting for survival, here were British workmen doing their level best to sabotage the war effort. To bring home to the bulk of the men the importance of the Oerlikon he got permission for a sailor who had fired the gun in action to come down to Ruislip and give a talk one day during the lunch break…”

          3. Avatar de rds
            rds

            PETE SEEGER.
            O tom anti-guerra/anti-recrutamento refletiu a linha do Partido Comunista após o Pacto Molotov-Ribbentrop de 1939 , que sustentava que a guerra era “falsa” e um mero pretexto para grandes corporações americanas fazerem Hitler atacar a Rússia Soviética. Seeger disse que acreditava nessa linha de argumentação na época, assim como muitos outros membros da Liga dos Jovens Comunistas (YCL). Embora nominalmente membros da Frente Popular , que era aliada de Roosevelt e liberais mais moderados, os membros da YCL ainda se ressentiam do embargo de armas de Roosevelt e Churchill à Espanha Leal (que Roosevelt mais tarde chamou de erro), [ 28 ] e a aliança se desgastou na confusão dos eventos.

        4. Avatar de Entusiasta
          Entusiasta

          A guerra acabou quando as Bombas caíram e ponto final. Os Aliados sempre foram suportados pelos EUA e Inglaterra. No último caso, devastado a pela guerra. Os Comunistas só tiveram problemas com a Alemanha Nazi quando Hitler se atreveu a avançar para leste. Os EUA foram o bastião dos Aliados e sempre serão.

          1. Avatar de Jonny
            Jonny

            “…..Os EUA foram o bastião dos aliados e sempre serão…..’”
            Hahahahaha hahahahaha ……

        5. Avatar de Js
          Js

          E não foi a América mas sim os Aliados

        6. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          O contrário é que é verdade, a Russia sem o ocidente dificilmente teria ganho á Alemanha

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Estava o General Alemão paulus á portas de Satlinegrado e a Comuna fugiu a 7 pés- toda deslocada a norte do pais. Não fosse os Americanos a darem armamento leve e pesado aos comunistas noite e dia a custo zero, estavam a falar Alemão nesta altura. Hitler fez o mesmo erro que Napoleão, e exatamente no mesmo campo de batalha- Nunca estinhar as linhas, nunca invadir um pais 10 ou mais vezes maior que o teu. No fim os russos venceram pela força dos números e das politicas de carne para canhão, homens enviados para a frente sem arma nem munição e os que retrocediam era mandados metralhar pelo general zhucov . Este é o espirito soviético, sempre o foi, continua a ser na frente Ucraniana- Carne para canhão. Daqueles lados nunca veio nem bom vento nem bomcasamento

          2. Avatar de AlexS
            AlexS

            O maior apoio que os Americanos deram aos Soviéticos foi em logistica, sem os camiões americanos, material ferroviário, pneus, equipamento de comunicações, explosivos os Soviéticos teriam sido derrotados.
            Ainda assim o fornecimento de armamento não foi despiciente principalmente no periodo em que a União Soviética precisava deles.. 10000 aviões e mais de 10000 tanques .

          3. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Quem dera aos ucranianos receber agora ajuda semelhante…

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Isso e filme de hollywood e no Caso a história te tenha passado passado ao lado, a ww1 foi ganha pelos Russos!

      3. Avatar de Kali
        Kali

        Sr.entusiasta você é que está enganado, quem acabou com o regime nazi da Alemanha foi a russia.

      4. Avatar de Grunho
        Grunho

        Os USA instalaram os regimes nazis do Chike de Pinochet, da Junta militar argentina e da ditadura militar brasileira. E apadrinharam os regimes fascistas da península Ibérica. O negócio deles não é espalhar democracias, é espalhar o capitalismo, Se der jeito, sob a forma da “democracia” liberal burguesa, se não der, então ditaduras de extrema-direita.

      5. Avatar de Joao vieira
        Joao vieira

        Tu calado es um poeta. os russos é que derrotaram os nazis . Vai estudar. A unica coisa que os americanos fizeram foi emprestar dinheiro no final da guerra a juros altissimos. Ou como achas que se tornaram a potencia que sao

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Talvez porque seja uma ditadura, e apoie tudo quanto são regimes autoritários, ditatoriais, e ajude tais regime a perpetuarem-se. Por alguma razão se fez o 25 de Abril…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Porque o PREC foi melhor que o Marcelo Caetano? Realmente a história é distorcida até onde a esquerda quer

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Sim, no PREC havia partidos legalizados de todos os quadrantes políticos.

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1
      A Ukrania para o sitio aqui e muitos portugueses foi invadida pela Russia pq estes nao tinham mais nada para fazer, sentiam-se aborrecidos e decidiram invadir a Ukrania.

      E esta a justificacao que acreditam, hilariante!

      A Ukrania e um beacon da democracia.
      O golpe de estado financiado pela CiA 2014 “Euromaidan, o genoicidio de Russos Donetsk e Lougansk, o elevadissimo nivel de corrupcao, a forte presenca da idiologia Nazi, a expansao da Nato, …. Sao tudo valores democraticos.

  3. Avatar de Miro
    Miro

    Quanta baboseira!
    Interferir em sinal do GPS nao muda em nada na seguranca da aviacao, so da mais trabalho aos pilotos.
    Dentro do cockpit existe varias camadas de redundancia.

    1. Avatar de IrÓcuMata
      IrÓcuMata

      Poisé, mas pode interferir no gps do seu coche e amandalo por uma ribanceira abaixo, pode também interferir no seu smartwatch e assim já não vai saber o percurso que fez na sua caminhada matinal nem encontrar o hotel onde combinou encontrar-se com a mulher do presidente da junta.

    2. Avatar de Redsky
      Redsky

      Atenção que não é bem assim, é provável que o objetivo desta arma não será só desestabilizar aviões e etc…os misseis balísticos mais modernos utilizam GPS incorporados para que o míssil tenha efetividade em acertar o alvo. Neste caso, a Rússia conseguindo colocar interferências no GPS obtém vantagem por exemplo.

    3. Avatar de Hugo Caveira
      Hugo Caveira

      Diz isso ao colombo que no triangulo das bermudas perdeu se gracas a interferencia no gps. Mas isso n convem dizer…..se calhar ha uma base russa nas bermudas e os americanos nem sonham. Atlantica que dizem ser ficcao falavam russo, porque sera

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      Nos anos 60 e 80. antes de haver GPS, os aviões caiam todos no mar e nos campos por não conseguirem encontrar os aerportos…

    5. Avatar de Joao vieira
      Joao vieira

      Se nao souber onde estao para aterrar metem a redundancia no cu

  4. Avatar de Luis+Henrique+Silva
    Luis+Henrique+Silva

    Pfff isso não nada o que pode vir prai para fazer parar o mundo e fazer o Homem evoluir e acabar com as guerras parvas….

  5. Avatar de Luís+Rosa
    Luís+Rosa

    Esse menino precisa que um barbeiro lhe faça a barba ao pescoço. A impotência deu cabo da vida dele e do Mundo.

  6. Avatar de superfan
    superfan

    O sistema americano de GPS já na sua génese introduzia um erro propositado (Selective availability) cuja magnitude era controlada pelos militares. Por isso na aviação os VOR’s e sistemas inerciais nunca foram reformados .

    1. Avatar de jgago
      jgago

      Os VORs nunca foram…. mas podem ser… depende da tabela de excel de alguns “gestores”.

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Uma coisa que já aprendi na minha vida é nunca desligar as redundâncias analógicas. Sá quase todas á prova de burradas. – KISS, funciona sempre.

  7. Avatar de V@
    V@

    Fazem spoofing aos sistemas de aviação civil, mas em relação aos sistemas de GPS militar a coisa é bem mais complexa. Se conseguissem falsear a encriptação usada militarmente aí talvez as coisas se tornassem mais difíceis. O que vale é que muita balística intercontinental é isso mesmo, balística. Se os russos quiserem avançar para situações de no-win / no-win, nada impede bombardeiros, submarinos nucleares e ICBM de reduzir a pó todas as principais cidades russas. Portanto, é uma guerra, um conflito, apenas de vencidos. O GPS não fará grande diferença num cenário destes.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A NATO não precisa de armas nucleares para lidar com a Rússia.
      Os mísseis americanos e europeus, de 1991, já possuiam mais capacidades que os russos, de 2020.
      Neste momento, a NATO tem 20000 mísseis por cada míssil russo. Só que são, na maioria, para ser usados de navios ou de aviões.

      1. Avatar de jjojo
        jjojo

        EMP p cima deles se de tal se lembrarem.

      2. Avatar de Vasco
        Vasco

        Devias tentar fazer uma carreira como comediante…

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          E então? Se seguir essa carreira pode ser que os imperialistas o recrutem para sucessor do zé lenços.

      3. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Hehe a NATO ainda a dias disse que os seus stocks estavam em baixo, precisavam de ter cuidado.

        Amigo a Rússia em mísseis nucleares arrebenta o mundo meia dúzia de vezes, como os Americanos também tem por isso no nuclear nunca ninguém ganha todos perdemos, falar atrás de um teclado é fácil.

        1. Avatar de AI JASUS
          AI JASUS

          “Amigo a Rússia em mísseis nucleares arrebenta o mundo meia dúzia de vezes” (a serio.”arrebenta”) Uuuiiii que grande medo mete o facto de a russia rebentar o mundo …”meia dúzia de vezes…” Depois de nos mandarem todos para o …….. a primeira vez que diferença faz a segunda, terceira, quarta …

      4. Avatar de Grunho
        Grunho

        A NATO é os imperialistas. O resto é lacaios.

  8. Avatar de Imperador
    Imperador

    É mais q preciso começar uma guerra nuclear com a russia, é preciso fazer a russia desaparecer do mapa custe o que custar.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Desaparecer, não vai desaparecer. Esta guerra está a consumir os russos, vamos ver quanto tempo irá durar, e se não acabará por colapsar militarmente a Rússia.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Ccuste o que custar? Custa só os USA, Canadá, França, Inglaterra, Alemanha e resto da Europa desaparecer também do mapa. Interessa o negócio?

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Essa do iniciar uma guerra contra um país soberano é que continua a partir me todo.
    Mas há outra forma de começar uma guerra?
    Iraque, Afeganistão, etc, não eram soberanos?

    Em relação ao jornalismo e demais meios de comunicação no ocidente, quase todos dependem do governo e são tendenciosos.
    Maior parte é autêntico lixo woke …

    1. Avatar de Vítor M.

      Falta de noção de tua parte. Misturar as coisas para baralhar as pessoas é uma forma pouco honesta de comentares. Até porque aqui trata-se da invasão do território ucraniano e não dos outros argumentos que usaste. É que nem se trata de teres ou não razão dos assuntos Iraque, Afeganistão, etc etc etc… (porque nem vem ao caso). Usas isso como arremesso por falta de justificação ao que te parte todo… mas… pronto!

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Víctor, ninguém está a baralhar nada.
        Só é baralhado quem já o está.
        A linha de pensamento é muito simples, se os EUA não aceitam nenhuma base militar russa ou chinesa nas suas fronteiras, vejamos o que sucedeu na crise de Cuba, porque razão os outros países não podem invocar o mesmo argumento?

        Ou pensa vc que se por exemplo o México aceitasse uma base russa na seu território, alguma vez os EUA iam deixar isso acontecer?

        Eu não estou a defender ninguém, apenas quando vejo hipocrisia aí já têm que me aturar…

        Os EUA comprometeram se a não expandir a NATO para Leste do que já estava, no tempo da implosão da URSS.
        Mentiram descaradamente e está como está.

        Querem levar a NATO até onde? Cazaquistão?
        O atlântico norte tb anda por ali, agora?

        Querem cercar a Rússia por todos os lados e depois dá nisto.
        E mais, a China nunca deixará a Rússia cair.
        Se o ocidente pensa que parte a Rússia para lhe apanhar território e riquezas, estão todos muito bem enganados.

        1. Avatar de Vítor M.

          O amigo está baralhado e a misturar coisas, tem de ter calma. A questão começou apenas com um país invasor que invadiu outro, soberano, com fronteiras delineadas e aceites. O resto é apenas outros assuntos que os confusos juntam a esta questão da invasão.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Victor, como é óbvio, pelo menos para alguns, um país invadir outro, soberano, nunca tal uma coisa dessas tinha acontecido, nunca.
            Foi a primeira vez que algo assim sucedeu, daí toda estas sanções aos Russos.

          2. Avatar de Vítor M.

            Lá estás a extrapolar a notícia. Custa-te perceber que não estamos a falar de outros casos, mas sim de um em particular que foi citado no artigo? Mania que algumas pessoas têm de fugir ao assunto. E pior é ainda atirar a culpa para o artigo 🙂 honestidade e verticalidade intectual sff.

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Com todo o respeito mas criticar Putin não é ser woke.

      Há muita coisa woke por aí nas não isto.
      Ele que fique com a Crimeia e deixe o mundo respirar . E já parava com a ameaça do holocausto nuclear. Já mete nojo. É um fraco. Chega a ser pior que o senil que está na casa branca.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Técnico, ao falar dos woke não me estava a referir ao Putin.
        Tudo o resto…

        Apenas peço que faça um pequeno exercício mental e ponha se no lugar de um governante russo, olhando para um mapa e ver o seu país rodeado de bases da NATO por todo lado e agora surge a ameaça tb de ser cercado pelo sul.

        Sabendo que ao meter dois bombardeiros na Venezuela o mundo ocidental começou logo a falar que os russos estavam a estacionar bombardeiros nucleares no quintal dos EUA, e de Caracas até NY ainda vão uns bons milhares de km, pense lá vc porque raio tem a Rússia de aceitar bases inimigas ao longo de toda a fronteira leste e sul.
        É que depois das bases lá estarem já não saiem.

        Eu não estou aqui a discutir quem tem razão, só estou falar porque razão a uns tudo é permitido e outros nada podem fazer…

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Isso foi no tempo da guerra fria; a analogia está certa, mas os tempos são outros. Trabalhei com um russo 4 anos erradicado em PT desde 2000. O mesmo disse-me que o problema da elite russa pensa que a Ucrânia, Geórgia e mais dois ou 3 países são da Rússia e ponto final. Qualquer tentativa de autodeterminação é sentido com elevado incomodo, mesmo depois de décadas de ter caído a URSS e a glasnot. O problema é Putin, é torcido das ideias. E depois o novo senil na casa branca mal começou o mandato armou-se em labrego na vez de tentar manter o diálogo aberto; ainda picou mais o maluco do russo. A Rússia é os maiores países do mundo, não precisa de mais nada. Se a Nato fosse uma coisa a sério, tinha mostrado uma posição de elevada força no local na 1 semana e ele nunca teria passado da Criméia, mas como a Nato é um antro tipo a nossa assembleia não reagiram porque a prontidão é zero. Riram-se do Trump mas o cabeça laranja acertou em todas, até no rebentamento do gasoduto. A Nato não pode ser só os USA, e não têm que ser sempre os jovens americanos a morrer nas escaramuças provocadas (ainda) nos dias de hoje pela polarização dos dois blocos que ainda continua, a G Fria nunca acabou. E pior do que isto tudo é o escroto do Erdogan na Turquia, esse sim é um perigo e falso. Os nosso pseuointelectuais nas TVs andam a leste do paraíso e colocam sempre o foco nos Trumps, nos melonis, nos venturas etc etc. Os verdadeiros monstros andam lá foram, estão camuflados pela ignorância e preguiça do que o Ocidente se tornou. A chamada extrema direita tanto apregoada agora não é o problema; é um sintoma de um sistema imunitário que está a sentir um problema muito grande e o paciente está a dormir em pé.

  10. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Fica só aqui entre nós, mas encontrei a arma. É o Blyat-mobile ; um couraçado de alta tecnologia, tipo a casota de um cão que fez songoku com um galinheiro

    O video para que não haja dúvidas. Evaristo Evaristo….

    https://www.youtube.com/watch?v=AMjkk1UhKEM

    Mantenham o segredo por favor do Blyat Mobile

  11. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    “A Rússia é atualmente a grande ameaça mundial por ter iniciado uma guerra contra um país soberano e por ameaçar outros países.”
    Começando uma notícia desta forma só mostra que somos tendenciosos. Os EUA , por exemplo, fez isso nos últimos 120 anos : China, Coreia, Vietname, Iraque, Afeganistão, Síria,Irão. Derrubou governos, tem o maior exército do planeta, é o país que gasta mais dinheiro na defesa e pelos vistos é o salvador da Europa e a Rússia, um pais europeu é o mau da fita. Ou será que a Rússia está a fazer o que os outros países europeus não fazem: tirar um país não europeu dos nossos assuntos ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas se a notícia é sobre a Rússia, e confirmas que de facto é verdade o que foi escrito, não há razão para escrever sobre os EUA neste caso. Portanto, a tendência de misturar assuntos é que complica a forma como estás a ver a notícia.

    2. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Uma coisa é intervenção temporária num território. A verdade é que os países que os EUA atacaram sempre foram suspeitos ou levantaram propositadamente a suspeição (estavam a pedi-las!), eram tiranos loucos, não cumprem a democracia (sim, porque os que aqui defendem os métodos da Rússia deviam saber o que é viver em ditadura!). As intervenções tinham um propósito temporário, depois de estabelecido esse propósito, os EUA saíram sempre dos países intervencionados. Já a Rússia anexou a Crimeia e o Donas, uma invasão que começou em 2014. A Rússia é imperialista, e nunca respeitou os outros países nem a oposição. O Putin é um louco da KGB que está muito ultrapassado!

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Pedro Antonio, acorde.
        Os EUA depois das invasões saiem mas a influência fica lá, ou quase sempre fica.
        E é disso que se trata, geopolítica.
        Coisa que muito poucos percebem a importância…

        Esqueça lá isso dá moral e boas ideias, isso é nos filmes.
        O que conta é a influência que se pode obter já que os EUA, curiosamente ou não, só invadem países que tenham recursos naturais tipo petróleo ou então para obter ganhos estratégicos.

        E já agora, em relação a isso de invadir quem não é democrático, mas quem é que deu aos EUA esse poder de mandar no mundo todo e os outros terem que serem como eles querem?
        Foi alguma carta papal que me passou ao lado?

        O que funciona aqui pode não funcionar ali.
        Lembra se da primavera árabe?
        Resultados, viu algum?
        O único que vi foi a destruição de países viáveis que ficaram ingovernáveis, tipo Líbia…

  12. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    Podem falar o que quiserem mas tenho a certeza que os EUA não estão a dormir, nunca estiveram, para o bem e para o mal. Os EUA guardam sempre trunfos na manga, quando anunciam uma super arma ao mundo, já têm outra.

    1. Avatar de TdSR
      TdSR

      Os EUA estão ocupados a vender material de guerra ao inimigo. Estas “guerras” são muito lucrativas para vários países.

  13. Avatar de Sara Paixão
    Sara Paixão

    A GNR dá cabo deles. Se unirem forças com a EMEL, nem quero imaginar.

    1. Avatar de Js
      Js

      Vão atual com vários sucessos entre os quais A Pronúncia do Norte

  14. Avatar de superfan
    superfan

    O problema é que os Alemães perdem sempre a guerra e desta vez nós somos aliados dos Alemães ….

  15. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Para quem gosta da história da 2 guerra mundial e a geopolítica da altura, no national geographic (vergonhosamente empurrado para o fim da grelha dos operadores), está constantemente a passar excelentes documentários, precisos historicamente- Não há desculpa de não serem professores de história, o conhecimento hoje em dia está gratuitamente á mão de semear nas fontes certas. Aproveitem e vejam também a história do Egito, Israel , Jerusalem e reconquistas Cristãs. Vão aprender em episódios muito leves de menos de 45 mn um pouco sobre temas muito quentes nos dias de hoje. Não há desculpa, larguem o big brother e o Pinto da Costa. E o quanto os USA ajudaram a Europa ao longo do sec 20 até aos dias de hoje, para os espíritos mais anti americanistas ….

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      O problema é que vivemos numa 3ª guerra mundial, uma guerra de informação. Quem te garante que não estão apenas a contar o lado vencedor da história, mesmo que este esteja errado? Informação contraditória pela internet e na televisão, é o que menos falta.

  16. Avatar de JR56
    JR56

    Uiiii…já vi que andam por aqui muitos elementos da Ditadura do Politicamente Correcto, vulgo “ovelhas em rebanho 🙂 🙂 🙂

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só afecta o GPS ?
    Então não usam GNSS ? E o GLONASS ?

  18. Avatar de Jk
    Jk

    pela frente é guerra com a ucrania mas por tras é guerra contra o planeta inteiro

  19. Avatar de TdSR
    TdSR

    São os satélites da Starlink. O Musk gosta de estragar o que está bom.

  20. Avatar de Godlike
    Godlike

    E precisa de uma arma ultrassecreta? lol
    A Europa afunda-se sozinha… só não vê quem não quer.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Godlike, mais uns anitos e a Europa estará transformada num Líbano.
      Garanto-lhe que o resultado será brilhante…

  21. Avatar de MLopes
    MLopes

    dizer que “a rússia é atualmente a grande ameaça mundial” é de uma parcialidade e cegueira gritantes! o politicamente correto dá nisto e os resultados têm-se visto: milhões e milhões de mortos a nível mundial ao longo dos últimos séculos, a acontecer todos os dias e com previsões de aumentarem. responsáveis: eua e algumas religiões, a católica em especial

    1. Avatar de Vítor M.

      Dizes tu, que não estás no território a combater e assiste na TV, como vídeo game 😉 Isso, sim, é cegueira e falta de noção. E não se trata de parcialidade, isso são argumentos de quem não tem mais nada a declarar, se não o seu vazio face ao que está a acontecer. A Rússia está a invadir um território soberano e é uma ameaça. Puxou o trunfo do nuclear, quando a NATO, por exemplo, estava a morrer e a ameaça que tanto querem atirar como areia para os olhos dos seus cegos seguidores, estava a “enfraquecer” (se é que alguma vez foi ameaça para quem quer viver em paz).

      A Europa não quer guerras… já as teve em demasiada escala.

  22. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    É isso Victor, a NATO não é ameaça para ninguém.
    Todo o armamento que eles dispõem é de plástico.

    Vá lá dizer isso aos Sérvios, Líbios, etc…

    Aliás, todas as bases servem apenas e só para semear a paz.

    Quem nunca quis levar com uma bomba na cabeça lançada por um caça da NATO que mande a primeira pedra…

    1. Avatar de Vítor M.

      É como eu digo, não tens mais nada para falar do assunto do artigo, andas à volta da mesa. E depois és incoerente. Porque a NATO estava de facto em declínio, não fosse a Rússia ter invadido um país soberano e ameaçado todos à sua volta. Mas isso tu não deste conta…

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        A NATO estava em declínio mas isso não é muito lucrativo para quem faz armas, é como os pacifistas, esses otários não dão grande lucro… e todos são pacifistas a não ser que… alguém nos avise, porque quem te avisa teu amigo é, que vem aí o lobo mau! Agora que vem aí o lobo mau, a NATO já está em ascendência, a coincidência as ações da Lockheed Martin upa upa! que coincidência, até parece combinado, mas não é!!! Tudo tem uma simples explicação, até as ultimas centenas de F35s a cento e tal milhões cada um, diz que já mataram 50 lobos . Mas o que eu disse são tudo teorias da conspiração, uma sociedade só evolui quando tiramos dinheiro da educação para comprar pistolas, porque toda a gente sabe que uma bala fura um livro e desafio qualquer um a escolher, a bala ou o livro?

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é lucrativo, claro que não e ficaram todos “satisfeitos” com esta decisão de Putin, ou tens dúvidas? 😀 e o lobo mau nem foi preciso pedir muito, ele apareceu logo. Agora, se a Europa se mantivesse coesa, livre de guerras, era chato para os americanos e russos, e não se vendia armamento. “Otários” são os responsáveis europeus que se deixam cair na esparrela continuamente. Não aprendem.

    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      A NATO é uma organização defensiva, por definição. Não invadiu ninguém. Até estava em declínio quando o Putin invadiu a Ucrânia… e a Ucrânia procura proteger se da Russia desde a invasão da Crimeia

  23. Avatar de Flash
    Flash

    Já estão a tentar semear o pânico! A tentar criar bodes expiatórios para o que virá a seguir! Os russos que se fod…. vao mas é todos para o c….. se fosse os russo os causadores de tudo, os estados unidos não existiam!

  24. Avatar de Joca
    Joca

    Se em vez de estarem para aí com baboseiras, disparates e inverdades vissem os excelentes episódios do Canal História sobre os grandes momentos da II Guerra Mundia, ficavam mais esclarecidos, cultos e limpos dos mitos urbanos sobre bons e maus.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Até onde vai a submissão à propaganda quando a referência é o canal História!!!

    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      E quem são os bons e os maus, para compreendermos onde quer chegar