Rússia e China querem instalar uma central nuclear na Lua

33 Comentários

Depois de a NASA ter mencionado que planeia instalar um reator nuclear na Lua, agora, também a Rússia e a China parecem ter planos semelhantes, com objetivos muito similares: gerar energia para as colónias lunares.



Empresas e governos têm na mira uma colónia lunar, assim como marciana, e não escondem os planos que traçam para colocar pessoas a habitar fora da Terra.

Apesar de a energia nuclear não ser consensual, parece estar a reunir adeptos, quando a superfície em causa é a da Lua. Na perspetiva da Rússia e da NASA, esta é uma solução pertinente para as futuras colónicas lunares. Aliás, conforme vimos aqui, esta última criou o Fission Surface Power Project, que visa desenvolver conceitos para um pequeno reator de fissão nuclear lunar.

Por sua vez, a Rússia estará em negociações com a China para a instalação de uma central nuclear na Lua, tendo em vista a futura (e potencial) colonização do satélite.

 

Rússia e China querem energia nuclear para alimentar colónias na Lua

Segundo a agência noticiosa estatal russa, RIA, a declaração foi feita por Yuri Borisov, diretor da Roscosmos, a agência espacial russa. O prazo previsto para a conclusão do projeto é 2035.

Conforme informação partilhada pela Reuters, o também antigo vice-ministro da Defesa afirmou que a Rússia poderá contribuir com os seus conhecimentos sobre “energia espacial nuclear”.

Yuri Borisov, diretor da Roscosmos
Yuri Borisov, diretor da Roscosmos

O anúncio surge poucas semanas depois de os dois países terem discutido as “armas de IA” e a “segurança do espaço exterior”. Na altura, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo declarou que tinha havido “uma troca detalhada de avaliações”.

Para Borisov, a energia nuclear pode alimentar as futuras colónias lunares, pois painéis solares não fornecerão eletricidade suficiente.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Claro que querem, já conspurcaram a terra agora é a vez da lua ser conspurcada. Se possível, o universo inteiro.
    É bom que nós(humanidade) ainda não consigamos sair da terra.
    Como ainda não temos a capacidade ética, é bom ficarmos por aqui mesmo.
    Ficar por aqui a ver a Rússia a roubar a Ucrânia.
    Ficar por aqui a ver Israel a roubar ainda mais a Palestina.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Engraçado como os EUA, com o aproximar das eleições, passou de colaborante com Israel e passou a ser crítico.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Roubar? que eu saiba é a Palestina que quer roubar Israel é só olhar para o mapa dos “moderados” da Fatah…

      1. Avatar de João
        João

        Ok. Que tu saibas. Não és obrigado a saber mais.
        No comentário, a única coisa que fica demonstrada, é que sabes pouco, mas que tens fortes convicções:)

      2. Avatar de Fred
        Fred

        Faltaste às aulas de História… E o resultado é o que lemos

        1. Avatar de José
          José

          Quem faltou às aulas tem sido você! Alguma vez existiu um país “Palestina” ou sequer uma nação com tal nome? Curioso verificar onde os árabes/islâmicos metem o pé é deles! Não vejo a mesma violência nem sequer desculpas para recuperar Constantinopla ou a Anatólia para a Grécia ou países herdeiros do antigo Império Romano (mesmo o Bizantino assumiu-se sempre como Romano de cultura grega, até ao fim)!

          1. Avatar de AP
            AP

            E os territórios dos Australopitecos que por lá viveram?…

      3. Avatar de José
        José

        O que a Palestina? Ainda não entendi essa, nunca vi tal país no mapa e nação associada só mesmo Israel! Referem-se à antiga Província Romana no Oriente que abarcou o antigo Israel. Esse local do antigo Israel, foi ocupado por romanos, árabes, otomanos e, finalmente protetorado inglês. Agora país jamais o foi pois ali só houve um Israel, quer queiram quer não a História não pode ser feita à medida, esses são hábitos mais ali para lados do leste mais profundo e do Oriente asiático.

    3. Avatar de José
      José

      Israel a roubar o quê? Que país é esse? Come-se de cebolada ou é uma invenção mal feita, mas oportunista,a mando da defunta URSS?

    4. Avatar de José
      José

      A Lua que vida tem para ser uma ameaça? Deve usar, obviamente com cuidado, mas ali, nada há a não ser rochas, nem atmosfera a sério tem! O problema que aponta é por cá, onde existe vida, um sistema climático complexo, e com humanos em demasia, sobretudo no Sudoeste asiático.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    há muito que defendo que indústria pesada devia ir para a lua, isso sim são verdadeiras alternativas para limpar o planeta, nada de jogos politicos como os EVs que de nada servem.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Os custos nos transportes das matérias primas para lá e dos produtos para cá não é problema???
      Poluir o espaço (ainda mais) não seria inevitavelmente prejudicial também para a terra??

      Antes de irmos para a lua construir uma “zona industrial”, devíamos atualizar os métodos de fabrico, para uns mais ecológicos e reduzir o consumo, porque isto de comprar um telemóvel novo “todos os anos” nunca foi nem vai ser viável, ao nível dos resíduos gerados…

      1. Avatar de X
        X

        Ainda não reparaste no historial do Zé Fonseca A., é um tipo que não tem problemas de consciencia em atirar a Humanidade para debaixo do comboio se for preciso de modo a ficar rico.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Errado, foco-me em soluções reais para problemas reais.
          População e recursos são os verdadeiros problemas, se os endereçassem todos os outros problemas desapareciam. O que acontece é que políticas de controlo de natalidade não são populares, não dão votos e muito menos geram dinheiro

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Porque não tens radiação nem poluição no espaço? Achas que porque vem de cima vai descer para a terra? 😀

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      LOL #semnoçãodoquediz

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Nem uma nave conseguem aterrar na Lua em condições, qt mais montar uma central nuclear.
    É só lunáticos.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Agora tiveste piada 😀

    2. Avatar de José
      José

      Os norte-americanos já têm um veiculo com energia nuclear em Marte! Mais têm um helicóptero. Acho que em relação à Lua estão a acontecer demasiados problemas a uma nação que conseguiu activar vários equipamentos de precisão micro-métrica a milhares de milhões de quilómetros, dar-nos imagens de locais tão distantes como Plutão (a única até hoje) , e no entanto vemos falhas muito “esquisitas” para alvos tão próximos sabendo que dominam essa arte como ninguém.

    3. Avatar de JL
      JL

      Uma coisa é alunar (sim, na lua não se aterra..) com 3 humanos aos comandos em tempo real e a controlar todas as situações que surjam, outra é um veículo quase autónomo e controlado remotamente, onde nunca foi testado antes.

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Um dia, quando conseguirem instalar-se, vai ser um instante até começarem os atritos pelo território.

  5. Avatar de João-Sousa
    João-Sousa

    Deve ser fácil.
    Já todos sabemos que o que faz mais falta na lua é eletricidade, então agora com os carros elétricos, ui ui.

  6. Avatar de Zé

    A Rússia, depois dos últimos fiascos, só se for para dar apoio moral à China.

    1. Avatar de José
      José

      Os chineses se não roubarem informações e ciência também não chegam lá!

  7. Avatar de André R.
    André R.

    Esta Terra já é tão pequena para Russos, Americanos e Chineses coabitarem, imagino como seria na Lua, tão próximos uns dos outros…

  8. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    A Russia e a China!? Se querem acabar com mundo não é preciso tanto trabalho, basta lançarem os misseis nucleares.
    Por uma central nuclear na lua é uma ameça planetária. Se houver uma fuga, o material vem todo direto para a Terra contaminado tudo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol… o vosso conhecimento de física é fascinante, ri-me muito com esta

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Sabes o que é a gravidade, certo? Sabes que quanto maior o corpo celeste maior é a gravidade, certo? Sabes que a Lua se mantêm numa orbita à volta da Terra, certo? Agora tira a conclusão. O teu conhecimento de astrofísica e “física é fascinante, ri-me muito com esta”. EU SOU A ULTIMA A RIR. LOOOOOOOOOOL

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Percebes disto.. para radiação nuclear atingir a terra teria de se uma explosão de 1 octilon, que é tipicamente uma explosão de uma supernova, ora, não existe capacidade nuclear dessa dimensão e mesmo que existisse e a terra e a lua seriam ambas vaporizadas. Uma fuga de radiação o nuclear na lua ou mesmo explosão não tem qualquer impacto na terra.
          Depois dessa lição vai lá estudar que tipo de radiação é “atraído” pela gravidade

  9. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Interessante… olhamos para atrás e sabemos que determinadas nações descobriram o caminho para determinados territórios (sim, descobriram o caminho/forma de chegar a estes territórios, pois estes já lá estavam mesmo que não se soubesse da sua existência).

    No caso da Lua sempre se soube que lá está… conseguiu-se lá chegar, descobriu-se a forma de como lá chegar… mas vamos cometer o mesmo erro do passado? Chegamos lá, é nosso!

    Mas “nosso” de quem lá chegou? É porque todos precisamos deste satélite natural… os que lá conseguem chegar e os que não… então este lugar é de quem lá consegue chegar? E, se lá consegue chegar, então faz o “uso de campeão”?

    Pois irá o fazer, infelizmente… não se aprende com os erros do passado!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Mas há índios na lua?

      1. Avatar de Paulo Rodrigues
        Paulo Rodrigues

        Não, não existe vida na Lua… seria indiferente, mesmo hoje, se lá estivessem “índios”! O satélite natural da Terra será de todas as nações, e não de quem lá pode instalar o que quer que seja.

        Acredito que para ti isto seja difícil de “encaixar”… pertences à “grande maioria”…

  10. Avatar de Stanley
    Stanley

    A Russia é como aquele valentão no fundo da sala de aula. O pior da classe mas quer bancar de bom.