Rússia desligou-se da Internet mundial… e não ficou sem Internet

32 Comentários

O Governo russo anunciou esta segunda-feira que se desligou, com sucesso, da Internet Mundial. Isto quer dizer que a Rússia deixou de depender da estrutura de DNS implementada à escala Global e da própria conectividade.

Por agora são apenas testes, que fazem parte do polémico programa RuNet. Será que outros países poderão seguir o mesmo caminho?

Rússia desligou-se da Internet mundial... e não ficou sem Internet


O objetivo é que a Rússia possa vir apenas a ser dependente do programa RuNet no acesso à conectividade mundial. Além disso, com esta solução de backup, a Rússia tem um plano B no caso de um ciberataque.

Os testes para desligar a Rússia da “Internet Mundial” decorreram durante vários dias. Nestes testes foram envolvidos ISPs daquele país, agências governamentais, empresas locais, entre outros. Na prática, com as alterações realizadas, a Rússia deixou de depender da estrutura de DNS mundial.

 

Para que serve o DNS?

Um dos serviços mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz nomes em endereços IP e vice-versa. Por exemplo, quando acedemos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual a máquina a contactar e pede ao servidor de DNS (que tem configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP. Do lado do cliente o utilizador apenas tem de indicar qual o servidor de DNS a usar. Já do lado do servidor há um conjunto de parâmetros que temos de definir.

De acordo com as informações, foram criadas rotas de encaminhamento conseguindo transformar a RuNet a maior Intranet do mundo segundo refere o canal ZDNET.

Não há muitos detalhes sobre esta operação, sabendo-se apenas que foram testados vários cenários e desligados vários pontos core.

Rússia desligou-se da Internet mundial... e não ficou sem Internet

Lei da soberania da Internet

A Rússia quer aprovar a Lei da soberania da Internet. Esta lei, segundo as poucas informações, tem como principal foco a segurança nacional determinando que todos os ISPs locais redirecionem todo o tráfego da Internet através de pontos estratégicos sob a administração do Ministério das Comunicações da Rússia.

Esses pontos de comunicação podem funcionar como um comutador gigantesco para a conectividade externa à Internet da Rússia. Podem também funcionar como um “equipamento de vigilância na internet”, semelhante à tecnologia Great Firewall da China, como muitos defensores da privacidade apontaram.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José
    José

    Mais um prego no caixão da liberdade e democracia!

    1. Avatar de luis borges
      luis borges

      ja nao existia com a internet atual.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Verdade haha com NSA a espiar-nos whistleblowers, piratas informáticos, leis rígidas do que publicamos nas redes sociais.

        1. Avatar de Justiceiro
          Justiceiro

          Não te preocupes… Os russos não estão interessados nas tua publicações nas redes sociais

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Nunca se sabe…

    2. Avatar de Gheorghe
      Gheorghe

      O prego poderá ser na cabeça dos burros quem não tem filtros dos partículas

    3. Avatar de geraldo
      geraldo

      com absoluta certeza

    4. Avatar de Observador
      Observador

      menos hacares russos na nossa internet, os desgraçados russos cada vez mais orgulhosamente sozinhos… a Rússia cada vez mais pobre.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “De acordo com as informações,foram criadas rotas de encaminhamento conseguindo transformar a RuNet a maior Intranet do mundo segundo refere o canal ZDNET.” IMPRESSIONANTE !! Se a Rússia o conseguiu não duvido que a China também o consiga,nem por um segundo !! E digo a China como talvez também a Índia,o Japão e até a Coreia do Sul.Vocês vão ver… 😐

    1. Avatar de anon
      anon

      A China já é “fechada” há muitos anos… e a Coreia do Sul é a “boa” lol, sendo que não deve ser confundida com a Coreia do Norte, que é completamente fechada do mundo lol

  3. Avatar de Espantado
    Espantado

    ideias sem nexo … se tiverem um único comutador para a saída do pais para internet estão vulneráveis basta lixar esse ponto e ficam isolados do mundo … si criarem redundâncias só estão a inventar a roda …

    1. Avatar de Alan
      Alan

      Na verdade, acho que seria um ponto central governo e não equipamento.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Com isso passam a controlar tudo, quando um russo acede ao Gmail ou Facebook pode simplesmente estar a entrar numa versão clonada sem dar por nada…

  5. Avatar de Zakhar
    Zakhar

    O russo não entra no Gmail, ele já tem o mail.ru que se meteres propaganda sobre o governo, vais preso

  6. Avatar de Tim
    Tim

    Criptografia é a unica saida que temos. Não ha outra saida para este big brother cada vez maior.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      O problema é que apenas é permitida criptografia até um nível de capacidade computacional que dê possibilidade a agências de governos de decifrar, tal como NSA’s e outros da Rússia ou China.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sem QQ Sombra de Dúvida

  7. Avatar de PauloT
    PauloT

    Concordo com criptografia ou algo mais avançado , no entanto pelo que sei ate a data de hoje a encriptação de 254bits ja foi quebrada.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      A Criptografia não te serve de muito aí. Se a Runet tem pontos chave por onde passa todo o trafego, eles podem muito bem ter hardware para servir de MITM e fazem decrypt de tudo. O que precisamos é de algo como https://solid.mit.edu/ , https://blockstack.org/

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não é bem assim,com ligação OpenVPN eles não tem as chaves de autenticação do lado do servidor, logo não existe forma de autenticar a VPN ela vai dar erro.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Estás a partir do pressuposto que eles permitem o uso do openvpn na rede…. (https://www.zdnet.com/article/vpn-providers-pull-russian-servers-as-putins-ban-threatens-to-bite/). E btw é possível efectuar mitm attacks a vpns openvpn based.

        2. Avatar de Luis Martins
          Luis Martins

          É necessário muito mais que uma vpn para evitar um ataque MITM, é Uma questão de alguém implementar essa solução , mas só se divulgar o código em Open Souce será credível caso contrário é para esquecer é mais um empresa testa de ferro de governo e serviços secretos.

  8. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Lá se vão os cracks russos e artistas ASMR. 2020 vai ser mau.

  9. Avatar de Jonithu
    Jonithu

    Ao isolarem-se ficarão fora das rotas mundiais e sempre que acederem serão mais facilmente controlados. É um tiro no pé!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não necessariamente!
      Ao controlarem a rede interna no país, controlam os cidadãos……. e principalmente manipulam a sua opinião em relação ao governo, tipo a PIDE dos tempos modernos!!!!!
      Para a rede externa, deixam apenas os experts para atacarem as redes mundiais!!!!!!!

      O que os Russos estão a fazer, já a China fez em parte e antes deles os americanos…….

  10. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    Mas que eu saiba eles continuam com acesso à Internet…
    O que aconteceu foi que a partir de agora acedem a um proxy e depois à internet.
    Ou eu quando uso VPN tbm não tenho internet?

  11. Avatar de vdf
    vdf

    A minha questão é só uma

    Através de uma VPN com openvpn ou não conseguem sair desta intranet russa que está se a ver é uma PIDE mal disfarçada ?

  12. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Todas as opiniões são validas, mas ninguém falou do argumento de peso que foi dado. Um dos objetivos é proteger a Rússia contra possível sanções por parte dos USA (quem controla os principais serviços) e por isso esta medida parece-me razoável.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Substitua razoável por perigosa. Regimes de cunho autoritário ou totalitário com um poder absoluto sobre os cidadãos nunca dá bom resultado e a história demonstra isso. É assustador verificar que pouco a pouco a evolução técnica vai beneficiando este tipo de regimes ao mesmo tempo em que as democracias ocidentais se desagregam lentamente por dentro.

      1. Avatar de Blablabla
        Blablabla

        A invasão da Ucrânia já andava a ser planeada há anos…

        1. Avatar de PFe
          PFe

          Sei que este post é antigo, mas compreendo a Rússia e até concordo em certa parte!
          O nosso mundo tornou-se decadente por causa da internet e das redes sociais. Ao existir uma entidade que censure e chame à responsabilidade os seus utilizadores pelas publicações que colocam, as coisas funcionam melhor.
          Há demasiada liberdade, tem de se cortar um bocadinho.

  13. Avatar de gambuzino
    gambuzino

    Pois claro … quero ver como o sistema financeiro russo vai sobreviver sem ligação ao exterior !