Rússia: cientistas presos por minerar Bitcoin em supercomputador

20 Comentários

Um dos pilares do Blockchain e das divisas digitais é a mineração. A mineração é crucial para a manutenção e estabilidade de todo o ecossistema, sendo que os mineiros recebem criptomoedas como recompensa pela sua contribuição.

Recentemente, na Rússia, foram detidos vários cientistas nucleares acusados de terem usado o supercomputador presente na Central Federal Nuclear de Sarov para mineração de criptomoedas.


A cidade de Sarov é conhecida por ser altamente restrita, local de génese da primeira bomba nuclear da ex-URSS e onde atualmente está localizado um dos supercomputadores mais poderosos da Rússia. Este supercomputador, estreado em 2011, tem um poder gráfico de 1 petaflop/s e é usado no desenvolvimento das investigações elaboradas na Central. Na altura em que foi concebido enquadrava-se como o 12º computador mais poderoso do mundo.

supercomputador

Tendo em conta este poderio, o supercomputador russo é um equipamento deveras interessante para mineração de criptomoedas. Com certeza foi com esta determinação que os cientistas russos tentaram conectar o supercomputador à Internet e proceder, posteriormente, à mineração de divisas digitais.

Todavia, o supercomputador tem um mecanismo de alerta quando é conectado à rede, devido a procedimentos de segurança e de forma a evitar invasões. Deste modo, os Serviços Federais de Segurança foram alertados, o que acabou na detenção dos cientistas envolvidos.

A Central já veio a público comentar o caso, pela porta-voz Tatiana Zalesskaya, e confirmou que houve uso de equipamentos do estabelecimento para proveito privado, nomeadamente mineração de criptomoedas.

There has been an unsanctioned attempt to use computer facilities for private purposes including so-called mining.

Além disso, os cientistas serão julgados pelos atos e incorrem em penas de prisão efetivas.

The bungling miners have been detained by the competent authorities. As far as I know, a criminal case has been opened regarding them

A Rússia tem sido um país particularmente atento à realidade das criptomoedas e à sua utilização. A sua própria moeda virtual, a CryptoRuble, deverá ser lançada em meados de 2019 e alguns bancos russos realizaram grandes investimentos para o desenvolvimento de soluções baseadas na tecnologia inovadora e revolucionária do Blockchain.

Para além destes investimentos, as autoridades russas estão a equacionar uma possível lei que tributará as receitas comerciais provenientes de criptomoedas.

Via

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    La se foi os tracados que os cientistas tinham

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Eles vão é ser presos e bem presos.Isto se não os mandarem lá para a Sibéria,para os Gulags.Bandidos,com uma profissão de luxo e só pensam no $$$$$ !! E logo na Rússia !! Estão é f****** !! 🙂

  2. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Ao que isto chegou,sinceramente !! É vergonhoso,asqueroso !! Cientistas nucleares a usarem um dos maiores supercomputadores do mundo para minerar criptomoedas ?? Mas o que é isto ?? Onde isto já chegou,incrível !!

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Falar sem saber é muito bonito, um cientista nuclear na Rússia muito provavelmente ganha menos que um trabalhador de caixa de supermercado em Portugal. Mas bandidos …lol

      1. Avatar de celso
        celso

        “muito provavelmente”… “Falar sem saber é muito bonito”…
        o mesmo comentário se aplica a ti…

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Chama-se responsabilidade e sim, é vergonhoso.

      3. Avatar de lmx
        lmx

        Errado..
        Tomara um Cientista Português almejar ganhar 1/3 do que ganha um Russo, e ainda por cima nestas instalações, não deve ter ideia do que fala certamente.

        Deve estar a comparar um trabalhador de caixa de supermercado na Russia com um em Portugal , tendo em conta a desvalorização do Rublo.

        Quanto á acção, o risco tendo em conta a zona é enorme para o mundo, e este atack, parece-me outra coisa..

        1. Avatar de sakura
          sakura

          hm… ontem vi na tvi. uma cientista nuclear a trabalhar para a Coreia do sul o vosso pais é uma caixa de surpresas. i like.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            lol,
            Tomara o meu Pais sequer saber quantos mortos houve nos incendios, e ter dinheiro para reparar 6 elicopteros de combate a incendios, quanto mais Cientistas na Korea do Sul…lool

  3. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Ainda não consegui perceber o que é isto de bitcoins e mineração.
    Onde posso saber mais?

    1. Avatar de arc
      arc

      Não falta informação no PPlware sobre o tema: https://pplware.sitedev.pt/tag/bitcoins/

    2. Avatar de ficolixado
      ficolixado

      Assim em breves palavras… foi a melhor moeda que apareceu desde que inventaram o dinheiro!
      Considerando que “O melhor” está no que diz respeito aos mamões da banca e governo que sugam todos os cobres ao povo!

  4. Avatar de arc
    arc

    Realmente é deveras lamentável, este procedimento por parte de cientistas, ou de qualquer outro trabalhador, que se apropria de um bem do Estado, seja Russo ou não, e para seu único proveito, colher dividendos dos quais não o deveria fazer.
    Simplesmente vem demonstrar o quanto a mente de alguns humanos, anda pelas ruas da amargura, não olhando a qualquer tipo de meio para atingir o beneficio próprio.
    Gente assim, devia ser proscrita da Sociedade para sempre.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      A questão é que…
      Eu tenho impressão que em Sarov, está o supercomputador que dá vida ao sistema “mão morta”, ou death hand, ou ainda Perímetro…
      Este sistema foi reactivado em 2005 ou 2007, apesar de fortes criticas salvo erro.
      https://en.wikipedia.org/wiki/Dead_Hand
      “In 2011, the commander of the Russian Strategic Missile Forces, Sergey Karakaev, in an interview with Komsomolskaya Pravda, confirmed the operational state of the Perimeter assessment and communication system.”

      Façam as vossas pesquisas,
      Mas basicamente este sistema controla todo o Arsenal Nuclear Russo, que é o maior do mundo, e em caso de inação por parte Humana, o mesmo percebe que a Russia Foi atacada, e ele próprio define os Alvos, traça trajectórias, prioridades, e o Tipo de míssil balístico nuclear a enviar para esse local.

      É este sistema que é a base do sistema nuclear Russo. é segundo alguns especialistas um perigo para a humanidade, porque algum dia pode tomar decisões erradas, mas eu tenho impressão que em tempos de paz está em modo de supervisão.
      O mesmo está ligado por satélite redes internas do País, etc a todos os veículos nucleares.
      Ele tem o puder para lançar ataques de submarinos, silos , sistemas topol,topolM, e rs24 yards, qualquer tipo, a autorização é maxima.

      A questão que fica é até que ponto a segurança está comprometida…
      Estes cientistas, parecem mais outra coisa, sem querer entrar na onda americana da paranoia.

      Acho que as autoridades Russas, teem a Obrigação, de esclarecer muito bem, até que ponto o sistema está comprometido!
      A cidade de Sarov…não é uma Cidade normal…é uma Cidade Militar, vedada para o Ramo Nuclear, teoricamente nem se sabe muito sobre a mesma..
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Sarov

  5. Avatar de eu
    eu

    Nunca mais passa a moda da criptocena !

    1. Avatar de ficolixado
      ficolixado

      Passa quando a moeda “Normal” deixar de existir.

  6. Avatar de manito
    manito

    Fico curioso para saber quanto tempo demora um supercomputador destes a produzir 1 bitcoin, alguem faz ideia? Obrigado.

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      É só fazer as contas, a hash rate são 12,700 flops por hash, o que dará algo como 0,0068 bitcoins por dia, ou seja 145 dias a fazer um bitcoin.
      Isto caso usassem todo o poder do supercomputador, que é virtualmente impossível uma vez que por cada cientista tipicamente são alocados slots que muitas vezes nem chegam a 1 teraflop.
      Minerar bitcoins pura e simplesmente não compensa, só se arranjares por aí uma botnet de androids 😀

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    A tecnologia blockchain é muito importante e já está a ser utilizada em várias áreas, mas as moedas que sugiram associadas a ela vão valorizar para ZERO! É pura especulação e não surge da criação real de riqueza, bem pelo contrário, os custos energéticos superam o valor gerado. Isto só não é mais óbvio pelos esquemas de Ponzi montados pelos vários sites, que ora são misteriosamente assaltados, oram mudam constantemente as regras do jogo / taxas.
    “A mãe de todas as bolhas está finalmente a estoirar”
    http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/roubini-diz-que-bitcoin-e-a-maior-bolha-na-historia-da-humanidade

    1. Avatar de lmx
      lmx

      O dólar também é pura especulação, eles imprimem papel, e o dólar nunca cai a nível de valor..
      É tudo treta.

      As moedas digitais, pelo menos são menos aldrabice que o dólar.