Rússia bloqueia o Discord e acusa a plataforma de incitar à violência

35 Comentários

O Discord esteve no centro da tempestade durante meses, depois de as autoridades russas terem imposto uma lei que obriga as plataformas a bloquear conteúdos nocivos. Agora, junta-se à lista de redes sociais e serviços que deixaram de funcionar na Rússia na sequência do conflito com a Ucrânia.


Rússia acusa o Discord de incitar ao extremismo

De acordo com a agência de notícias TASS, o Serviço Federal de Supervisão das Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Meios de Comunicação Social – mais conhecido por Roskomnadzor – bloqueou o Discord. O regulador russo diz que a plataforma violou as leis de autorregulação impostas em 2021, que exigem a identificação e o bloqueio de conteúdo ilegal.

O acesso ao Discord foi restringido devido à violação dos requisitos das leis russas, cujo cumprimento é necessário para evitar o uso de mensagens para serviços terroristas e extremistas, recrutamento de cidadãos para os cometer, para a venda de drogas e em conexão com a publicação de informações ilegais.

Mencionou o Roskomnadzor.

Há alguns dias, o Serviço Federal de Segurança da Rússia deteve 39 pessoas sob a acusação de incitarem adolescentes à violência. Os suspeitos utilizaram o Discord como plataforma de comunicação para transmitir instruções sobre a realização de “atividades subversivas e terroristas, o fabrico e utilização de meios terroristas e planos para a preparação de ataques armados”.

Na sequência da rusga, as autoridades detiveram 39 pessoas com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, apreendendo armas, explosivos e telemóveis com provas de mensagens enviadas a partir da Ucrânia.

Semanas antes, o tribunal de Tagansky, em Moscovo, multou o Discord em 37.680 euros por violar a lei de autorregulação ao permitir mensagens extremistas. O Roskomnadzor solicitou a remoção de 947 materiais ilegais, incluindo pornografia infantil, incitamento ao suicídio, propaganda LGBT, mensagens de ódio e conteúdos que promovem o consumo de drogas.

O Discord já estava na mira do regulador russo, tendo sido multado em 56.500 euros em 2023 depois de se ter recusado a remover conteúdos pornográficos.

A plataforma de mensagens tem sido o canal de ligação entre adolescentes e jovens adultos. Embora o Discord afirme ter vários mecanismos de segurança para proteger a privacidade das comunicações, só recentemente começou a explorar a implementação de encriptação de ponta a ponta.

 

Leia também:

3 principais alternativas ao Discord que deve experimentar em 2024

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JC
    JC

    Para quem por iniciativa própria decide iniciar uma guerra com um país vizinho, só porque sim… não deixa de ser irónico acusar uma plataforma de incitar à violência!
    Se isto não é coisa de atrasados mentais, digam o que é????

    1. Avatar de Tone
      Tone

      Se a Rússia tentasse fazer um acordo militar estilo NATO com o México, tivesse interesses de exploração de lítio e outros metais no México e começasse a comprar mais de 30% do seu território e por fim andasse a matar no México os cidadãos de ascendência norte-americana o que faziam os EUA? É que da ultima vez que a Rússia tentou colocar mísseis em Cuba os EUA invadiram Cuba e ainda lá estão. É preciso lembrar que nessa altura os EUA tinham mísseis nucleares na Turquia. Neste momento os EUA têm mísseis nucleares nos Países Baixos, Bélgica, Alemanha e Turquia.

      1. Avatar de César
        César

        Oh Tone, porque não vais viver para a Rússia ou para a coreia do norte ?
        Mas para lá apenas de férias, não. Vive lá como um cidadão desses “”””””””””maravilhosos”””””””””” países. Vai lá, vai.

        Eu também não gosto dos EUA mas entre Portugal ser invadido pelos EUA ou Portugal ser invadido pela Rússia ou pela correia do norte ou até pela china.
        Preferia que Portugal fosse invadido pelos EUA. Mas sem nem pestanejar.

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      A Federação da Rússia (FR) não está em guerra com nenhum País, você está a mentir.

      1. Avatar de Tone
        Tone

        Pois não. Trata-se de uma operação militar especial. A Rússia não declarou guerra à Ucrânia.

        1. Avatar de Ambush
          Ambush

          Zelensky é judeus, Blinken é judeu… hmmm a lei marcial esta ativa e o Zelensky nao tem tido avanços, com a lei marcial ativa na Ucrânia não há eleições.

          Estranho? Hmmm…

          1. Avatar de José
            José

            Caramba gente como você abusa da falta de inteligência! Livra.

      2. Avatar de César
        César

        Pois não, coitadinha da Rússia. É um pais tão bom. Tão pacífico, tão democrático.
        Ironia, Ironia, Ironia…..

    3. Avatar de Antonio Santos
  2. Avatar de Rui
    Rui

    Isto com ditaduras tem mais piada!!!!!

    Um país que invade meio mundo (Chechénia, Geórgia, Ucrãnia, Moldávia, Polónia, Moldova………), arrasa países inteiros e vir bloquear uma aplicação porque incita à violência, de facto a ironia tem destas coisas!

    Um país imperialista, que tenta reerguer a URSS, com todos os países mergulhados à vontade do ditador……. cómico, no mínimo!!!!!

    1. Avatar de João
      João

      Deixa lá isso Rui, não estejas agora a procurar no Google. Procuraste invasões russas? Procura agora invasões americanas.
      Vamos mas é ver o CR7 jogar, porque aquilo é uma ditadura muito mais fixe…
      Ah, espera…esses ainda nos compram a moral com euros, não podemos dizer mal.
      Se isto também não é cómico, é porque não és uma pessoa muito divertida, apenas desatento.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Quem é que disse que os americanos também não têm tiques de imperialismo?

      2. Avatar de César
        César

        Oh João, porque não vais viver para a Rússia ou para a coreia do norte ?
        Mas para lá apenas de férias, não. Vive lá como um cidadão desses “”””””””””maravilhosos”””””””””” países. Vai lá, vai.

        Eu também não gosto dos EUA mas entre Portugal ser invadido pelos EUA ou Portugal ser invadido pela Rússia ou pela correia do norte ou até pela china.
        Preferia que Portugal fosse invadido pelos EUA. Mas sem nem pestanejar.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      É a vantagem de se ser ditador, não tens de prestar contas a ninguém.
      Eu sempre ouvi dizer “que a melhor forma de preveres o futuro é olhar ao passado” e mais uma vez a Europa e o resto do mundo a caminhar para a ditadura, que raio de raça a nossa que não aprendemos nada.
      Parecemos a banda do Titanic a banda a tocar e o navio a afundar.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Exemplo disso é o Sr.º Presidente da República, Marcelo Sousa, enche a boca com a palavra democracia quando foi o próprio a atentar contra a mesma colocando os Portugueses diversas vezes em prisão domiciliária sem culpa formada, uso indevido e de forma infundada de mecanismos como o Estado de Emergência, perseguição e tortura dos Portugueses ao impor o uso de máscara ou adereços faciais e isolamento, o envolvimento em práticas criminosas como o «Caso das Gémeas», a crise política que provocou em conjunto com a ex-Procuradora-Gera, Lucília Gago, que levou à demissão do XXIII Governo, e até agora ainda não prestou contas a ninguém, um Presidente da República que não tem o apoio dos Portugueses tendo alcançado somente 2.534.745 votos.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Figueiredo, procura ajuda estou a ficar preocupado contigo

          1. Avatar de José
            José

            + 1, o caso é grave…

    3. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Você está a mentir, a Rússia nunca invadiu ninguém nem tão pouco os Países ou territórios que refere.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        És parvo ou só um pretendente a?

        A IIª Guerra Mundial começou quando a Alemanha invadiu a Polónia a ocidente e a rússia a leste. Chegaram mesmo a fazerem uma parada militar a meias. Já ouviste falar em pacto Molotov-Ribbentrop?

        A rússia não invadiu e roubou a Abcásia e a Ossétia do Sul à Geórgia? Foi já com o putin à rente da rússia!

        Não invadiu a Ucrãnia em 2014 e depois em 2022 o país inteiro?

        Não roubou a Transnístria à Moldava?

        E konigsbergue diz-te alguma coisa?

        1. Avatar de José
          José

          Falta a Carélia à Finlândia, as Ilhas Curilas ao Japão, aproveitando a derrota garantida deste país com os americanos, ocupou e jamais devolver, como o fizeram os americanos nas que ocuparam durante a guerra. Pior, os soviéticos, e não os russos que eram apenas mais uma república dessa extinta federação, nem sequer assinou o Tratado de Paz de São Francisco, de 1951! Os russos, na História andaram sempre a roubar, tornaram-se colonialistas e imperialistas de pé descalço, mais miseráveis que os portugueses da ditadura. Mas têm bombas nucleares, cujos planos formam. também eles, roubados.

          1. Avatar de ha cada gajo
            ha cada gajo

            Não seja aldrabão!

            A finlandia é um País independente, porque a Russia Libertou em parte. a Finlandia dos suecos..em parte Porque os Suecos Filandeses ainda são a raça suprema, teem beneficios bem supeiores á restante raça inferior de Filandeses.

            A Região de Karélia, ficou na Russia Porque vivem lá Russos, e na década de 40 do século passado, os Filandeses tinham lá campos de concentração de Russos, a Russia na WWII acabou com essa nonjeira, e asumiu o controlo da Região.
            É preciso lembrar que a Filnadia, ocupada pela Raça suprema filandesa, tinha campos de consentração de Russos nessa zona!Mais os filandeses ajudaram a matar milhões de Russos, na Região de São Pitesburgo, envenenando agua, destruindo comida,etc ao ponto que o povo para subreviver teve que fazer canibalismo nessa zona.

            Como querias que a Russia não ocupasse a região de Karelia, com essa loucura??

            Agora em relação ás ilhas Kurilas, essas ilhas são ilhas Russas, ocupadas pelo Japão da WWI, mas que era suposto returnarem a Russia a seguir a WWI, e nunca aconteceu, porque o Japão nunca as devolveu.

            Na WWII, as condições para a Russia Ajudar os EUA a derrotarem o Japão foi de que os Territórios Russos serem recuperados, ora isso aconteceu quando o Japão se rendeu ao Josef Stalin, quando o exercito vermelho marchava já a Meio da Koreia, depois de ter Libertado o Leste e a China..

            Que raio de de propaganda é essa que está para ai a falar??

        2. Avatar de Maria E
          Maria E

          Em Ralação a suposta vontade de dividir a Polónia para a Alemanha, e Russia..parece ser verdade…mas deve haver algum motivo por trás disso.

          A Bretanha e a Amelanha também tinham um pacto, para dividir a Checkslovaquia ao meio.Os Franceses também tinham um pacto com a Alemanha..

          Em suma todos tinham um pacto.. não percebo porque refere sempre po pacto que a Alemanha tinha com a União Soviética, mas esquece-se de todos os outros pactos..isso é ser cinico…no minimo.

          A ossétia do sul e a abcasia, erão regiões autónomas, quando a União Sóviética terminou, a Gergia tornou-se extremamente hostil para as populações que vivem nessas zonas…Russos, e também os descencentes dos Skif Sarmatians.

          Ora quando a Georgia começa a fazer genocidio na zona, o resultado disso já se conhecia, porque genocidio não pode ser aceite actualmente, ainda para mais junto ás fronteiras Russas.
          E ao contŕario do que referes, foi o Medvedev que acabou com essa pouca vergonha.
          A Georgia matou todos os capacetes azuis da ONU que estavam lá para observarem a paz.Essas duas regiões tornaram-se independentes.

          Currentemente com o caminho que a Georgia está a traçar, eu penso que seja possivel aproximar essas duas regiões, com os Gergianos que sejam capazes de respeitar os povos dessas regiões..o currente presidente georgiano parece ser um homen capaz de dar inicio a isso.
          Essas 3 regiões teem etnias maioritarias diferentes em cada zona.

          Você sabe muito bem que a Russia não invadiu a Ucrânia em 2014, pare de mamar na chucha..
          Do meu ponto de vista essa é a grande falha da Russia, se eles tivessem posto o País em ordem em 2014, não tinha morrido tanta gente,e ainda vai morrer mais..
          O Zel já não é presidente, não pode expandir a lei Marcial, o parlamento que seria quem tinha alguma credibilidade de ser a currente lei na Ucrânia expirou em Agosto..
          É uma ditadura abertamente..não á presidente legal, não há Parlamento Legal..é uma ditadura.
          A meu ver a Ucrânia tem que fazer eleições, para voltar a haver um presidente legal,e ai puder assinar um tratado de paz.
          Em 2022 sim invadiu, mas a meu ver já foi tarde, porque provavelmente a Ucrânia “limpou milhões”..infelizmente.

          Em relação á Transnistria, essa região é uma Região Russa,historicamente e quem la vive são Russos, é uma região Autonoma.Eles fazem parte da Moldávia, não da federação Russia(Penso eu).
          Mas com a Moldávia a se querer juntar a Romenia, eu acho que a Transnistria e a Gaugauzia, se vão juntar, e formar um micro País.

          Do meu ponto de vista a povo deve puder fazer o que é melhor para eles, partindo do principio que seja em Paz.

          Kaliningrado foi entregue á Russia, como parte de pagamento pela Alemanha, por terem feito aquela loucura monstruosa.

          Como vê, a maioria das coisas que diz é tudo falso.Se parar de mamar na chucha de determinados …pode ser que abra os olhos, mas eu não tenho muita fé em si.

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      É obra, invadir ao mesmo tempo a Moldávia e a Moldova.

  3. Avatar de André
    André

    Ainda está para nascer o ditador que diga que faz alguma coisa porque é um ditador, todos dizem que estão a proteger a democracia, e a proteger o povo da violência e extremismo.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      E sempre em prol dos outros, nunca é ele o principal beneficiado.

  4. Avatar de Uddu
    Uddu

    Tem o meu total apoio… Aliás, o Discord está a um passo de ser alvo de censura por parte dos Países ditos “democráticos” e “defensores de valores”

  5. Avatar de Mais um
    Mais um

    E aquele país, grande, membro da NATO, a Turquia, também.

  6. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    O discord é a rede social dos gamers, quanto muito atacam a Rússia no Call of Duty LOL

    1. Avatar de André
      André

      Foi inicialmente, mas expandiu para muito mais coisas.
      O problema é que ilegalidades sempre existiram, mas não sei porquê na internet os governos acham que é melhor ir atras das ferramentas (que tanto dão para o bem como para o mal) do que ir atrás de quem comete os crimes.

    2. Avatar de César
      César

      heheheh
      Eles gostam de atacar os países vizinhos mas não gostam de ser atacados nem nos jogos hehehehe
      A Rússia é ridícula.
      O Putin é ridículo
      A gentalha que o segue são ridículos.
      Os Portugueses que os defendem são ridículos e deviam ir viver para lá e jamais voltar a Portugal.

      Se calhar o problema do Putin é poque nunca ninguém o mandou para o C……
      ou lhe deu um estalo na cara. Deve ser isso.

  7. Avatar de César
    César

    Portugal seria um país tão melhor se os que defendem a Rússia ou a China ou a Coreia do Norte fossem viver para esses países e jamais voltarem a Portugal. Seria incrível.

    1. Avatar de ha cada gajo..
      ha cada gajo..

      Aproveita e poẽ-te a andar para as ditaduras da Alemanha,França,Bretanha, ou EUA..
      Aproveita e leva os ocupantes espanhoies contigo.

      Sim Ocupantes, porque ocupam parte de Portugal(Olivença), mas tu chuchas na mangueira deles..

      1. Avatar de César
        César

        Ditaduras da Alemanha, França e Bretanha, o que tu andas a fazer neste mundo ?
        Eu prefiro viver numa desses países do que viver na coreia do norte, Rússia ou China. Isso te garanto.

        1. Avatar de ha cada gajo
          ha cada gajo

          Se preferes..segundo a tua logica…muda-te para lá.

          A Alemanha prende pessoas por terem opinioão própria, 3 anos de prisão..
          A Bretanha, já ia no 3º presidente sem eleições..
          A posição que o Rei ocupa passa de pai para filho…como na Koreia do Norte,Espanha,Paises baixos,etc.
          Mas até o Irão é mais democratico, porque a posição do Ayatola, é votada quando ha mudança…no entanto é votada não pelo povo, mas sim por um conselho de Religiosos(…da mesma forma que o nosso PaPa).

          Muda-te para esses Países..e deixa os Portugal para os Portugueses, que realmente gostam do nosso País, e que defendem as fronteiras do nosso território..que actualmente é violado por Espanha.

  8. Avatar de César
    César

    Quem defende ditadores, sejam eles de direita ou esquerda é um total e completo Imbecil.