Rumores: iPhone 13 da Apple terá módulo TrueDepth mais fino e um notch menor

26 Comentários

O notch, ou o entalhe no topo do ecrã do iPhone, “incomoda” de alguma forma o explanar pelo ecrã total as imagens apresentadas. Contudo, este incomodo traz como vantagem o melhor sistema de segurança num smartphone. Agora, a Apple parece comprometida em minimizar este impacto.

Segundo alguns rumores, o próximo modelo do smartphone da empresa de Cupertino, com lançamento previsto para este outono, pode apresentar um “entalhe” TrueDepth mais fino.

Imagem iPhone 12 Pro


Novidades no iPhone 13 da Apple

Com base nalgumas informações, a Apple manterá o design da geração atual com um corpo mais grosso. Além disso, espera-se que ambos os modelos Pro apresentem o mesmo módulo de câmara.

Segundo citações de alguém na cadeira de fornecedores chineses da Apple, Mac Otakara relata que o “iPhone 13” integrará pequenas, mas importantes mudanças de design para permitir um emagrecimento do conjunto TrueDepth do telefone.

Todos os quatro modelos do iPhone 13 (que se espera seguirem os tamanhos da série 12) terão praticamente o mesmo design. Isto é, a altura e largura dos dispositivos permanecerão inalteradas, mas a espessura aumentará 0,26 mm.

Ilustração do que poderá ser o notch no iPhone 13
Rumor de como será o notch no iPhone 13

 

Alterar a disposição dos elementos no notch

Os elementos poderão assumir novas posições. Especificamente, o auscultador da unidade deve ser reposicionado em direção à borda do ecrã perto do chassi. Embora não seja detalhado no relatório, o design pode mostrar o auscultador posicionado na moldura do iPhone.

Os modelos atuais de iPhone com Face ID posicionam o auscultador entre componentes importantes – e fisicamente grandes – com o projetor de pontos do sistema e a câmara frontal colorida à direita, e o iluminador infravermelho e a câmara infravermelha à esquerda.

Ilustração do módulo face ID da Apple no iPhone X

Nesta mais recente versão da tecnologia, a Apple miniaturizou certos componentes TrueDepth no iPhone 12, mas o processo falhou em produzir uma região de “entalhe” menor como era prometido em rumores no ano passado.

 

iPhone 13: Câmaras traseiras também serão mais imponentes

O relatório mais recente também observa que a unidade da câmara traseira do “iPhone 13” será 0,9 mm mais grossa em todos os modelos de próxima geração. Segundo as fontes, em vez de uma “saliência” da câmara com lentes salientes, o novo design contará com uma unidade integrada com cada módulo da câmara embutido e potencialmente coberto por uma placa de vidro safira.

Além disso, as unidades de câmara nos chamados “iPhone 13 Pro” e “iPhone 13 Pro Max” são consideradas idênticas em tamanho. Então, isso sugere que o modelo de camada inferior ganhará estabilização de imagem ótica com estabilizador de sensor em 2021.

Módulo de câmara do iPhone 12 Pro Max ao lado do iPhone 11 Pro Max

A Apple expandiu o aumento da câmara no iPhone 12 Pro Max para acomodar um sensor grande angular 47% maior, que também foi o primeiro módulo de câmara do iPhone a beneficiar da estabilização de deslocação do sensor.

O notch, para quem usa o iPhone, não tem um grande impacto. Isso deve-se à otimização do sistema operativo e das apps para o mesmo. Contudo, ao longo dos anos, tem sido uma preocupação para quem não tem o equipamento. Provavelmente, será esse o motivo pelo qual a Apple não tem interesse em prejudicar a segurança em favorecimento de um design mais limpo.

 

Leia também:

Análise ao iPhone 12 Pro Max… provavelmente o melhor smartphone do mundo

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Eu digo-vos uma coisa, o atual notch do iphone é a coisa mais parola à face da terra!

    1. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      A tua dor de cotovelo tb….todos os smartphones tem notch.

      1. Avatar de SSD
        SSD

        É incrível como qualquer coisinha chateia o excelentíssimo noutra marca qualquer mas no caso da Apple até o notch que até a sua odiada Xiaomi largou há mais de uma ano desculpa. Ah e não punch holes não é o mesmo que notch.
        Aliás não percebo como é que a Apple não arranjou maneira de que mesmo que seja para aprimorar o FaceID, de dar um ar estético melhor, nem que seja com o double punch hole que existe noutros dispositivos.

        1. Avatar de Rikko
          Rikko

          Punch holes e muito pior não serve para nada, já a Apple tem face IiD que serve para pagamentos, desbloquear tlm, efeito portrait, AR, melhores selfies e videochamadas do mercado em smartphones. Mas continua la feliz com o teu xiaomi que isso é o importante.

        2. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Consigo imaginar várias razões. Uma delas tem a ver com a uniformidade. Tenta desenvolver aplicações para iOS e Android e vez a diferença. A Apple não quer forçar os developers a lidar com muitos formatos de ecrã diferentes.

          A outra tem a ver com o número de sensores. 2 câmaras, um dot projector, flood illuminator e sensor de luz. Vais abrir buracos para todos eles? Nesse caso prefiro o notch.

          Muitas pessoas pensam que faceid é uma mera câmara. Mas esquecem-se que um dos únicos smartphones lançado com tecnologia idêntica (Pixel 4) também teve que adicionar um bezel maior na parte superior para acomodar o equipamento.

        3. Avatar de Joao Pequeno
          Joao Pequeno

          Não arranjou, pq os ecrãs já estavam comprados à Samsung e tinham de os escoar 🙂

    2. Avatar de IDroid
      IDroid

      Mais do que os avecs com correntes de ouro e os carros com símbolos gigantes da federação portuguesa de futebol?

    3. Avatar de Zé Gato
      Zé Gato

      Estão verdes, senhor!!!
      Venha o iPhone13, com ou sem notch

      1. Avatar de Rikko
        Rikko

        Além da melhoria da ultrawide vir com 6 lentes e f1.8 em comparação às f2.4 5p e o aumento da bateria que vai ficar grosso 0.26mm como já relataram, só falta mesmo os 120hz para ficar perfeito. Mesmo com 60hz e mais fluido que os androids com 120hz…não deixa de ser interessante.

  2. Avatar de bruno
    bruno

    “notch” nem parece coisa da apple …..

  3. Avatar de Yepp
    Yepp

    Grande invocação…

  4. Avatar de Xaikkul
    Xaikkul

    ….” este incomodo traz como vantagem o melhor sistema de segurança num smartphone.”
    Que por sua vez já foi derrotado várias vezes mostrando que afinal é tão seguro como os outros.

    1. Avatar de Maurizio Vieira
      Maurizio Vieira

      Quais ‘outros’? Cita-me um smartphone, repito, um que tenha Face ID mais seguro que um iPhone! Que não gostes da Apple, problema teu, mas falar asneiras só porque sim… Sinceramente!

  5. Avatar de ...

    Mil vezes notch com faceID do que a porcaria do sensor de impressões digitais (de hoje) por baixo do ecrã.

    1. Avatar de Rikko
      Rikko

      Face ID e muito melhor, quem usa Touch ID nem pode desbloquear o smartphone com mãos molhadas ou húmidas, o que agora com o álcool ou luvas não dá jeito nenhum.

      1. Avatar de SSD
        SSD

        O mesmo podia ser dito em relação ao FaceID com a máscara e situações de baixa luminosidade. Tudo ou quase tudo tem os seus prós e contras. Agora felizmente somos todos diferentes e com gostos diferentes.

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Com máscara concordo. Tem sido um inconveniente para mim. Especialmente para fazer pagamentos.

          Mas situações de pouca visibilidade não. O FaceID não requer iluminação externa. Funciona da mesma forma num quarto completamente escuro.

          Aliás, isso é uma das razões do porquê ser difícil reduzir o tamanho no notch. Porque tens a câmara de infra vermelhos, dot projector e flood illuminator só para o FaceId.

          1. Avatar de SSD
            SSD

            Estás com mais sorte que o meu amigo, ele vê se um bocado grego com o XR as vezes.
            Mas falando para ti que pareces ser um gajo razoável, a minha luta não é contra a Apple ou o iPhone em si. A empresa e os aparelhos são fantásticos, do melhor que há no mercado sem duvida. Mas há por aí artolas que conseguem arranjar mil e um defeitos nas outras marcas maa quando se trata da Apple parece que teve o toque de midas e quase que insultam o pessoal por não ter ou sequer mencionar que prefere um android. Ainda bem em nome da diversidade e do consumidor que a Apple fez sucesso, mas felizmente tal como o meu sabor de gelado preferido vai ser diferente sequer de qualquer outra pessoa o mesmo acontece com smartphones. Eu pessoalmente já tive uma má experiência com o iOS e não preciso de um topo de gama, quer seja Apple ou outro qualquer marca.
            Eu já referi algumas vezes quando a Apple realmente apostar no mercado média gama (e não, pessoalmente não acho que pegar numa carcaça com 3 anos e espetar um processador recente seja fazer essa aposta) ey talvez pense em dar outra hipótese. Agora não vou fazer o que vejo demasiada gente a fazer que é espetar com centenas de euros num telemóvel (mais uma vez não me refiro so a maçã aqui)do qual não tirem sequer metade das potencialidades

          2. Avatar de Keyboardcat
            Keyboardcat

            Nenhuma marca é perfeita. Hoje em dia cada pessoa deve escolher o ecossistema que lhe convém.

            Mas no que toca a gama média a Apple não tem oferta nenhuma. Especialmente para o típico ordenado médio praticado em Portugal.

            Eu já tive os meus problemas com iPhones confesso, mas como uso MacBook no trabalho o ecossistema iOS traz-me muitas vantagens. E o preço para mim não é um problema visto os custos poderem ser deduzidos para efeitos fiscais no final do ano. Mas sei que nem toda gente pode fazer o mesmo.

          3. Avatar de SSD
            SSD

            Sim, o preço não é o problema mas lá está eu simplesmente antes de comprar seja o que for penso se realmente preciso disso, nunca foi muito de compras por impulso. E daí o não andar com um note ou um gama S ou algum de topo da Huawei ou da OnePlus. Porque eu sei que nunca vou puxar pelas potencialidades de um telefone. Aliás com o Poco acertei em cheio. Ram e um processador decente é o importante para mim. Melhorava as câmeras de resto está perfeito.
            Mas sim neste aspecto, ecossistema a Apple está muito forte, embora a Samsung me comece a interessar com o dex e mesmo a ligação tele/pc mas ainda ainda uns pontinhos atrás sem dúvida.

      2. Avatar de SergioFerreira
        SergioFerreira

        Incorrecto! Existem actualmente dois sensores de impressão digital por baixo do ecrã…um óptico e um de ultrassom, o último, mesmo com dedos molhados, funciona na perfeição.
        Como exemplo, os Samsungs usam, desde o s10, estes ultrasónicos.

        Parem de atirar postas de pescada ao ar, s.f.f.

        Fanatismos só vos faz mal!

        1. Avatar de Rikko
          Rikko

          E nenhum deles tem a segurança do Face ID. Aliás basta googlar e vê se logo a quantidade de problemas dos sensores dos Samsung’s.

          1. Avatar de SergioFerreira
            SergioFerreira

            Sim, iPhone nunca dão problemas, pois não?!

            …e bem que tentaste fugir ao facto de que erraste, mas eu aqui não te deixo esquecer. 😉

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Eu nem entro nessas guerras (android vs iphone). Gostava de ter um iphone (e tenho possibilidade para isso) mas aquele notch está a impedir que avance… Já o achei pior mas mesmo assim tenho medo de não me adaptar. Nota-se muito no dia a dia? Ou de certa forma os programas “tapam” o notch?

    1. Avatar de Rikko
      Rikko

      Nada tapa o notch porque na barra de cima só tens o relógio e os ícones de bateria e rede. As apps nunca usam esse espaço. Repara que os ecrãs são 18:9 e o formato de vídeos são 16:9 logo podes fazer tudo sem o notch a tapar.

  7. Avatar de Ze
    Ze

    Oh deixem la o notch, realmente que paneleiragem de argumentação. Quem gosta e pode comprar ainda bem. Quem não gosta pode comprar android, agora vir sempre apontar defeito à galinha do vizinho, só mostra insatisfação no galinheiro de casa! Vão trabalhar…