Rui Pinto: O hacker português vai sair da prisão e colaborar com a PJ

54 Comentários

Com a pandemia por causa do novo coronavírus foram muitos os temas que deixaram de ser falados. Um deles foi claramente o “Rui Pinto”, o hacker português que foi acusado de vários crimes. No entanto, de acordo com notícias recentes, o hacker aceitou colaborar com a Justiça, saindo da prisão preventiva, onde se encontra há precisamente um ano.

Rui Pinto vai agora ficar em prisão domiciliária.

Imagem: Expresso


Detido em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, Rui Pinto vai agora começar a colaborar com a justiça português. Segundo as informações da TVI, o hacker português vai passar a trabalhar lado a lado com os elementos da PJ, diariamente, no combate a fenómenos de criminalidade económico-financeira que as suas intrusões informáticas têm permitido desvendar em diferentes áreas da sociedade.

A TVI revela ainda que este acordo de colaboração, validado pela juíza de instrução Cláudia Pina num despacho de três páginas, prevê atenuantes na medida da pena face à previsível futura condenação por vários crimes de acesso ilegítimos e, para já, o aligeirar das medidas de coação. Rui Pinto deixa a prisão e passa a viver na PJ, com segurança 24 horas por dia.

Rui Pinto vai desencriptar os 10 discos rígidos aprendidos…

O pirata informático comprometeu-se, no entanto, a desencriptar os 10 discos externos que a PJ lhe apreendeu na Hungria, com terabytes de informação, mas que ainda não conseguiu abrir. A TVI refere ainda que há suspeitas que emails e outra documentação contenham verdadeiras bombas-relógio no que diz respeito a corrupção no futebol e teias de influências na política, no mundo dos negócios, da banca ou no setor da advocacia.

Em comunicado, os advogados William Bourdon, Francisco Teixeira da Mota e Luísa Teixeira da Mota adiantaram ainda que esperam que sejam “dados passos no sentido da total liberdade do constituinte”, congratulando-se com a revogação da medida de coação..

A defesa de Rui Pinto congratula-se com esta decisão e confia que outros passos serão dados no sentido da total liberdade do seu constituinte, cujas revelações já muito contribuíram para o combate à grande criminalidade, nomeadamente no âmbito do crime económico”

Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público, em setembro de 2019, dos crimes por acesso ilegítimo, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão. Em suma, a acusação defendia que o hacker havia enriquecido os seus conhecimentos técnicos e de equipamentos que lhe permitiram, sem autorização, aceder a sistemas informáticos e a caixas de correio de terceiros. O criador do Football Leaks usava a plataforma, com a finalidade de expor e denunciar várias situações suspeitas do futebol.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fairwind
    fairwind

    Fartei-me de rir quando ouvi na TVI, o Miguel Sousa Tavares a dizer disquetes… raios goste-se dele ou não, o homem parou no tempo…

    1. Avatar de O Silva
      O Silva

      Se calhar, nos dias de hoje, uma disquete é fisicamente mais seguro que uma pen usb.
      Primeiro tens de encontrar um local onde possa ser lida….o que já não é fácil.

      1. Avatar de A.
        A.

        Tenho cá uma externa que lê, mas prevejo que as disquetes tenham imensa informação ? !! LOL!!! acho sempre engrçado pelo menos não sou o unico às calinadas da comunicação social o Miguel Sousa Tavares não foi o unico! e não é só com informática com a sáude e covid-19 de vez em quando vêm outras maravilhosas !!

        Mas o que gostaria muito de saber é que ele usou para encriptar os Discos HDD AES 512 muito entrigado estou com essa…

        1. Avatar de Astérix
          Astérix

          O que usou? O normal, não há muitos programas que possam dar garantias de inviolabilidade.
          PGP, Veracrypt, Luks ou Gnupg.
          Eu uso pgp em conjunto com veracrypt.
          Inviolável, desde que usado devidamente.
          Volto a repetir, se a PJ apanha a informação, desaparece toda por magia.
          Vcs vão ver.
          Por sorte os Franceses e outros fizeram cópias dos discos… Aliás, ele deve ter backups de tudo algures, não diz é que tem, claro.

  2. Avatar de Rui Chaves
    Rui Chaves

    Ideal seria “Sai com contrato de trabalho na PJ”…….

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      A PJ dá contratos a criminosos? Bem se calhar dá. Há que distinguir um criminoso de um não criminoso. Isto é como meter um barão da droga a ajudar a policia a apanhar outras. Esse barão nao deixou de ser um traficante e criminoso por ajudar a apanhar os outros

      1. Avatar de Ora ora
        Ora ora

        Criminoso? É um menino de coro comparado com o que anda por aí. Espero que não seja tudo uma farça e que realmente haja consequências com a informação que irá estar disponível.

        1. Avatar de fak
          fak

          o problema está que o acesso sem autorização é crime… podes ter as melhores intenções do mundo, mas é crime na mesma.

          Ele é tipo o robin hood do futebol, o robin hood tinha a melhor das intenções, tirar ao rico para dar ao pobre certo? no entanto, tirar ao rico é roubar e roubar é crime.

          não sei se percebeste onde quis chegar…

          1. Avatar de ze
            ze

            Se estiver previsto na lei, o crime é despenalizado, curiosamente está previsto na lei europeia que tem de ser transcrita para a portuguesa ainda este ano..

            Não sei se percebeste onde quis chegar…

          2. Avatar de Polo
            Polo

            O que ele roubou?

          3. Avatar de fak
            fak

            Tem ser der transcrita ainda este ano, muito bem, ainda não o foi então para todos os efeitos, é crime.

            e já agora, essa lei é estúpida, quer dizer, a policia, para fazer qualquer coisa, precisa de um mandato para ser legal, vem um chico esperto qualquer a brincar aos policias e ladrões e é despenalizado dos crimes que cometeu? também lhe querem dar uma medalha de bom comportamento? um título honorifico de justiceiro honorário?
            não faz sentido, justiça pelas próprias mãos não deveria ser incutido.

          4. Avatar de RC
            RC

            @fak, o pessoal dos países da EU são todos tolos, todos têm a lei mas nós é que estamos bem… deve trabalhar para os seus amigos do governo

    2. Avatar de fairwind
      fairwind

      Nos primórdios da internet até deu, nem legislação especifica havia ainda para crime informático… e mais nao digo…

    3. Avatar de ze
      ze

      Comida, cama e roupa lavada, ainda tem segurança 24h, já vi trabalhadores independentes com piores condições..

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ficará com o mesmo nível de prisão que quase todos os portugueses actualmente

    1. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      Ói … Fui ao supermercado, tenho net, não tenho agentes da PJ dentro de casa (também não preciso que me protejam).
      Não me parece a mesma coisa.
      P.S. Rui Pinto não ficou em prisão domiciliária. Ficou em casa à guarda da PJ,

      1. Avatar de Dark Sky
        Dark Sky

        Mais concretamente.
        Se está privado da liberdade está preso, fora da cadeia. O “DN ” diz onde e em que condições: num T2 na sede da PJ, que serve para arrependidos ficarem em instalações de segurança.
        https://www.dn.pt/pais/rui-pinto-fica-em-apartamento-para-testemunhas-protegidas-na-sede-na-pj-12051767.html

  4. Avatar de COUTINHO
    COUTINHO

    AGORA SIM VAMOS VER ESSES ADVOGADOS DONOS DO PAIS, O QUE FAZIAM ELES, E MAIS!
    JUSTIÇA SEMPRE

  5. Avatar de David S.
    David S.

    Hacker esse cromo é para rir só pode xD

    1. Avatar de fak
      fak

      hacker não é, mas é um cracker.
      cracker – indivíduo que pratica a quebra de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética.

      ética – Ética é um conjunto de valores morais e princípios […], possibilitando que ninguém saia prejudicado.

      Sabemos que de forma ilegal e sem ética foi, quanto a se quebrou sistemas de segurança, só ele e quem fez a peritagem aos equipamentos sabem.

      não precisas de saber entrar nos servers da MS, apple, ou conseguir roubar um banco para seres cracker afinal de contas…

      No entanto, gostava de saber a quantidade de dinheiro que já salvaste a alguém ou o que melhoraste com o teu conhecimento que contribui-se para a sociedade…

      ou seja, valente posta de pescada David.

  6. Avatar de David
    David

    Sem internet, só se for numa gaiola de faraday. Wi-fizinho do vizinho.

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      yagi antenna e apanhar de quilometros de distancia

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pelo que li o colaborar com a PJ foi ter dado as passwords dos discos, e agora vai foi para prisão domiciliária sem internet.
    Também verdade seja dita 1 ano é muito tempo, certamente mudou de ideias sobre contar tudo o que sabe, até aguentou bem diziam que em 3 meses ia dar as passwords.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Pode ter feito o que fez mas ganhei uma enorme estima por este rapaz.E ouvi dizer na CMTV que ele tinha qualidades informáticas excepcionais !! Como é possível,um autodidacta,um leigo ?? Quem diria… 😐

  9. Avatar de P. Ribeiro
    P. Ribeiro

    Eia! Vamos ter agitação! 😀

  10. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Só espero que agora a PJ não apague as provas e faça bom uso delas!

  11. Avatar de Zeca Galhão
    Zeca Galhão

    Em “colaborar” entenda-se por “estar calado em certos temas e ajudar a PJ naquilo que lhes convier”

  12. Avatar de Astérix
    Astérix

    Não percebo para que quer a PJ as passwords.
    Vão fazer o quê? Nada… É só tubarões.
    O mais certo é os discos desaparecerem, como que por magia.
    Razão tinham os franceses em fazer cópias dos discos. Eles lá saberão o porquê….

  13. Avatar de tUfFaS
    tUfFaS

    Os trafulhas vão começar a ser todos apanhados, já devem estar cagados de medo.

    1. Avatar de Astérix
      Astérix

      A quantidade de trafulhas com provas esmagadoras e não lhes acontece nada, ainda gozam com o pagode, é enorme, todos sabem quem são.
      Esperar justiça da justiça portuguesa é de uma infantilidade enorme.

  14. Avatar de jcg
    jcg

    Uma boa noticia. Isto é inteligencia. Aproveitar quem sabe mais do que os agentes da PJ é melhorar as qualidades e capacidades da nossas investigações. Sou contra a corrupção e se for necessário usar as capacidades de um hacker para resolver e mostrar o pais onde estamos então tem todo o meu apoio. Para que serve um hacker preso e quem faz grandes negócios que nos afetam mais do que o que este hacker fez andarem por ai à solta?
    É preciso aproveitar as capacidades de quem sabe para poder ter mais e melhores resultados na investigação.

  15. Avatar de Bob
    Bob

    Tanta gente que não percebe o significado da notícia…. fogem sempre para o mesmo tema.

    Pontos interessantes:
    1 – Ele cometeu crimes, e isso é claro para qualquer pessoa que perceba do assunto.
    2 – Não sendo ignorante, guardou toda a informação que poderia ser útil (seja para extorquir dinheiro, ou para moeda de troca). Informação é poder.
    3 – Em alguns Países, é perfeitamente comum ajustar-se as sentenças do arguido, conforme a colaboração com a Justiça. Isto não elimina o facto de ele ter cometido crimes, mas sim com o facto de que ele tem informação que irá ajudar muito mais a sociedade, do que os crimes que terá cometido.
    4 – Deixem-se de focar sempre com o futebol. Pensem em crimes cometidos, e se a colaboração com a PJ vai ajudar a tratar de todos os criminosos que andam por aí, e a informação reside naqueles discos.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Excelente análise. Eu acredito que a informarei ele possa ter vai muito além do futebol… os moços do futebol vão parecer anjinhos ao lado de alguns políticos e advogados.

    2. Avatar de toze
      toze

      Os cromos fanaticos da bola preferem o país a arder que os corruptos dos clubes de futebol na prisão. é por estas que o ministro das financas da holanda tem razão

      1. Avatar de P. Ribeiro
        P. Ribeiro

        Discordo, toze, no ponto em que estas pessoas dão razão ao holandês. Pensando bem, isto não é mais do que uma dúzia de fanáticos. Não representam os portugueses (e o ministro não se referiu aos portugueses). Quanto ao restante da sua opinião, estou de acordo.

    3. Avatar de ze
      ze

      Em Portugal não existe “delação premiada” logo legalmente não poderá ter atenuante.
      O que vai ter será assim que a lei europeia for transposta para a lei portuguesa, estatuto de denunciante e com isso obter perdão completo sem sequer ir a julgamento.

  16. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    TIC TAC
    TIC TAC
    TIC TAC
    TIC TAC

  17. Avatar de Fteixeira
    Fteixeira

    b finalmente é oficial extrusão em Portugal já não é crime…

    1. Avatar de Horácio Pereira
      Horácio Pereira

      Extrusão acho que nunca foi. Nem aqui nem em lado nenhum.
      Já a extorsão é, e terá direito a desconto caso o meliante partilhe a informação, como em todos os países do mundo.

      1. Avatar de ze
        ze

        Cá não, informa-te.

  18. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    Uma mão cheia de nada! É só mais um criminoso solto…esqueçam a palavra colaboração.

    O “Hacker/Pirata” do Benfica, outrora, passou a “Hacker”, acabando em Rui Pinto, foi preso por crimes relacionados com a SAD do Sporting e com o fundo Doyen…Ponto!

    Tudo o resto é conversa de encher, apenas ele sabe o que fez…historias de emails, futebol leaks, luanda leaks, etc e tal, tudo areia!

    E sim, quem o “bufou”, e/ou quem o contratou….aposto que esses estarão um pouco mais aflitos.

    Na prática, é mais um criminoso solto….
    É a minha opinião….

    1. Avatar de toze
      toze

      um exemplo de como a bola e molda o juizo de uma pessoa

  19. Avatar de Moriarty
    Moriarty

    noticia de hacker ( na zona tuga leia se vamos falar de bola, que mais existe?)

  20. Avatar de ricardo
    ricardo

    será que agora ele vai contar quem lhe deu acesso à informação? lol
    de hacker não tem é nada
    a colaborar só se for a limpar janelas na pj

  21. Avatar de Fernando
    Fernando

    O Rui Pinto não está em prisão domiciliária. Está preso num apartamento da PJ. Estaria em prisão domiciliária se estivesse na casa dele, com pulseira electrónica. A juíza e a PJ querem, a todo o custo, chegar aos discos. Como já viram que não conseguem, estão a tentar outra estratégia.
    Eles não querem saber do RP. Eles querem a informação, que foi o que sempre quiseram. Não querem saber da Doyen nem do Sporting.
    Está preso há um ano. Onde está a acusação? Aqui chamam-lhe criminoso. Que eu saiba, não foi condenado por nenhum crime.
    Se calhar, mudou de sítio porque tiveram vergonha. Três agentes do SEF matam um tipo a pontapé e ficam em prisão domiciliária.
    Sugiro algum espírito crítico por parte dos comentadores deste forum. Deixem lá o futebol.

    1. Avatar de P. Ribeiro
      P. Ribeiro

      Bem lembrada essa prisão domiciliária dos facínoras do SEF. Que diferença de tratamento!

  22. Avatar de antunes
    antunes

    é uma pena o pplware ser invadido por estes comentadeiros do futebol, voltem para as vossas caixas quadradas onde passam o dia ler a bola jogo e record e deixem esta malta em paz

  23. Avatar de Fulano
    Fulano

    Tás nervoso? Tem calma… não és tu que tem de fugir para Vigo dentro da mala de uma Passat.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      De que ano era o modelo da Passat? Era mesmo uma Passat?

  24. Avatar de David
    David

    Eu se fosse a ele não mexia uma palha enquanto não me dessem um acordo de imunidade.
    Estar a ajudar a polícia e continuar preso porque descobriu essas coisas? Estupidez agora é colaborar sem ter perdão judicial em troca

    1. Avatar de P. Ribeiro
      P. Ribeiro

      Neste momento tem que estar protegido. Já não é bem prisão mas estar sob proteção. Penso que isso significa que o Rui Pinto é considerado uma ameaça para mafiosos. Temos que aguardar para ver.

  25. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Infelizmente, não acredito que a PJ vai pedir ajuda ao Rui Pinto para apanhar os corruptos, vai pedir ajuda para apanhar outros hackers.

  26. Avatar de Ramos
    Ramos

    Prendam já o puto… para descanso dos vigaristas!

  27. Avatar de Bruno Borges
    Bruno Borges

    é agora!!! o momento para dizer, “eu avisei, vai dar M****!!!”