Rui Pedro Oliveira, o português que viu a sua patente roubada pela Huawei

54 Comentários

Rui Pedro Oliveira, empresário natural do Porto, CEO da Imageview e detentor de uma patente de uma câmara para smartphones nos Estados Unidos da América. Este é o nome do inventor português que se viu agora obrigado a vender a sua residência para suportar as custas judiciais, frente à tecnológica chinesa, Huawei.

O caso foi primeiramente exposto em exclusivo pela publicação fstoppers, sendo, entretanto, noticiado pela imprensa nacional. O caso apõe o cidadão português à 2.ª maior fabricante mundial de smartphones.

Huawei patentes Rui Pedro Oliveira câmara smartphones


Em primeiro lugar, tudo começou com a criação de uma câmara fotográfica acoplável ao smartphone, através da porta microUSB, em 2012. Numa altura em que os dispositivos móveis não primavam pela qualidade fotográfica, Rui Pedro Oliveira concebeu a sua solução. Queria então melhorar a câmara dos smartphones.

Rui Pedro Oliveira, inventor e CEO

Em seguida, volvidos dois anos, o empresário portuense protegeu legalmente a sua propriedade intelectual nos Estados Unidos da América, em 2014. Por outras palavras, registou a patente da invenção no seu nome, tal como declara no seu perfil de Linkedin. Conta ainda com outra patente, para uma para app para smartphone.

O empresário foi então convidado e transportado pela Huawei para que pudesse apresentar a sua patente à fabricante. Em causa estava a câmara fotográfica 360 por si imaginada e patenteada. Rui Pedro Oliveira saiu da reunião com uma opinião positiva. A primeira reunião no quartel-general da Huawei tinha sido um sucesso.

Rui Oliveira Huawei patente câmara fotográfica smartphones

Em declarações ao Público, o empresário afirma que a fabricante ficou convencida com esta solução de câmara 360º para smartphone. De tal forma que o convidaram a voltar no dia seguinte, a 29 de maio de 2014 para mais uma reunião. Com efeito, aí participariam ainda mais representantes da fabricante chinesa que o empresário português nomeou, ao ter guardado também os seus cartões de contato.

A patente que conquistou a atenção da Huawei

Da mesma forma, Rui Pedro Oliveira detalhou a sua criação, a câmara para smartphone. Novamente com o intuito de expor a sua criação, o empresário não terá poupado detalhes para convencer a Huawei. Contudo, finda a reunião o português afirma nunca mais ter recebido qualquer contato da fabricante chinesa.

Volvidos cerca de 3 anos, chega ao mercado a Huawei EnVizion. Uma câmara fotográfica 360º para acoplar ao smartphone. Um acessório que deixa o utilizador gravar tudo o que está à sua volta e, nesse sentido, vai ao encontro daquilo que o empresário português havia criado e patenteado.

Rui Oliveira Huawei patente câmara fotográfica smartphones

Uma “cópia exata”, atitude “inaceitável”, diz Rui Pedro ao Público. Ante s de mais nada, cumpre dar a conhecer a patente por si submetida. Nesse sentido, a imagem acima ilustra a ideia patenteada nos Estados Unidos da América, por conseguinte, protegida legalmente pelo ordenamento legal do país.

A HUAWEI EnVizion, a câmara 360º para smartphone

A fabricante chinesa chama-lhe “Uma nova forma para gravar as suas memórias”. Antes disso, a 22 de novembro de 2016 a sua patente (documento) seria aprovada pelo USPTO, passando então a usufruir de proteção legal, plena. Entretanto, o seu design já se encontra protegido por patente na entidade competente.

Assim sendo, quando Rui Pedro Oliveira viu o produto da Huawei à venda, na altura no Porto, bem como Ebay e Amazon, o ultraje foi imediato. A sua patente estava a ser utilizada, descaradamente, pela fabricante de smartphones Android. A partir daí começaria a disputa legal que já envolve advogados de ambas as partes.

Rui Oliveira Huawei patente câmara fotográfica smartphone smartphones

Acima podemos ver a câmara para smartphones pensada, criada e protegida legalmente pelo empresário e inventor português. Em seguida, na imagem abaixo podemos ver a solução comercial da Huawei, produto comercializado desde 2017 por cerca de 99 dólares, ou 125 euros no mercado europeu. Recapitulando, acima temos a câmara cogitada por Rui Pedro Oliveira e, em seguida, a câmara pertencente à Huawei.

Rui Oliveira Huawei patente câmara fotográfica smartphones

“Isto é uma cópia exata do que vos mostrei há alguns anos. Não só no design como, sobretudo, na forma como a lente comunica com o smartphone, que é exatamente como eu imaginei”. As declarações de Rui Pedro Oliveira num dos emails enviados à fabricante chinesa. Contudo, aponta que alguns ficaram por entregar, sugerindo um barramento pela Huawei.

A câmara para smartphones, SMATCAM ou Huawei EnVizion 360

Rui Pedro Oliveira batizou a sua câmara de SMATCAM (SMartphone ATachable CAMera) ou câmara acoplável ao smartphone. Contudo, não desiste da defesa da sua patente, ainda que tenha acabado por vender a sua casa em setembro de 2018 para poder pagar aos advogados nos Estados Unidos da América.

O empresário do Porto inventou uma câmara fotográfica 360º para smartphones. A Huawei ficou intrigada pela sua solução, obteve os detalhes necessários, cortando o contato em seguida. Alguns anos depois surgia no mercado a sua solução comercial, sem que Rui Pedro Oliveira fosse tido ou achado.

Agora, a disputa judicial está apenas no início. Um caso que em nada engrandece a imagem pública da 2.ª maior fabricante mundial de smartphones.

A Huawei está novamente envolta em polémica com a fotografia e os Huawei P30

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Realmente não se percebe estas “gigantes”, se são assim tão grandes dêem 2-3M ao gajo e fica o assunto resolvido. Para eles 2-3M são trocos…

    1. Avatar de pedro
      pedro

      eles são “gigantes” por precisamente “roubarem” muita coisa e não pagarem um cêntimo a ninguém … assim é que se atinge essa dimensão !!! de vez em quando, em situações limite, lá têm que abrir os cordões á bolsa …

      1. Avatar de Paulo Matos
        Paulo Matos

        Caro Pedro, se a história aconteceu como diz e acredito que sim, deve, devemos encontrar uma solução criativa de suporte a este combate. Sanção contra Golias. Indigna-me este comportamento monopolista dos grandes. Que tudo secam. Devíamos fazer barulho, dar visibilidade à indignação, crowdfunding, uma equipa de advogados à altura.
        Acho que o dragão chinês, ou outro qualquer não deveria ficara rir do génio tuga!
        Se surgir por ai qq campanha de apoio…estarei consigo. Força Pedro.

  2. Avatar de pedro
    pedro

    foi a Huawei, mas podia ter sido a apple ou a Samsung !!! não olham a meios para atingir os fins …

    1. Avatar de pedro
      pedro

      foi um bocado naive …

      1. Avatar de Str
        Str

        Naive? Então se lhe aparece um possível investidor/cliente não é suposto mostrar o produto?!!! É um risco que se corre sem dúvida, mas quando não se tem o capital…O pior é que vendeu a casa e pode bem não chegar, basta ver os anos que os processos que opõem as tecnológicas se arrastam nos tribunais, mas uma coisa é roubar uma patente a Apple ou Samsung que tem fundos quase ilimitados e um batalhão de advogados, outra bem diferente é quando se trata duma empresa minúscula, e neste caso a casa pode ser só o inicio, infelizmente.

        1. Avatar de José
          José

          Foi naive foi, nunca se mostra o “jogo” todo! Houve uma empresa portuguesa que fabricava portas de alta protecção, abriu por aqueles lados uma representação e não vendeu uma porta. Dias depois havia propostas chinesas idênticas e mais baratas – o trabalho escravo mantem-se por muito se se disfarce. A tal empresa acabou por fechar. Isto é justo? Se um miúdo copiar uma música ou um filme: ui meu Deus que cai o Carmo e a Trindade! è de imediato desencadeada uma acção valente contra o “pirata”, mas estes canalhas copiam roubam às claras em benefício do seu estado medonho e tudo fica como um veado paralisado a olhar para os faróis de um carro que avança na sua direcção! Reparem lá se não é verdade que quando alguém diz que vai lançar uma novidade, se os chineses e as suas marcas não lançam uma semana antes? Vá façam esse exercício! Por mim chinês nem dado! Nunca precisei deles e não é agora que irei precisar, sobretudo, enquanto tiverem aquele regime tenebroso e desumano

          1. Avatar de JJ_
            JJ_

            Tens de deitar fora 90% dos equipamentos electrónicos que tens em casa… São todos feitos na China, ou com componentes feitos lá…

        2. Avatar de pedro
          pedro

          Caro Str …. voçê também é naive !!!! claro que nunca deveria expor totlamente a tecnologia sem primeiro ter um contrato escrito, assinado e reconhecido por organismo oficial para o acto !!! apenas deveria ter apresentado um draft de forma a que não pudesse ser plagiada ….

          1. Avatar de Str
            Str

            Caríssimos José e Pedro vocês falam por experiência própria? Sabem como funcionam essas reuniões com esse tipo de empresas já foram a alguma ou algo do género? É que não me parece que o senhor Rui Pedro se tenha apresentado sozinho nessas reuniões certamente foi acompanhado pelos seus advogados e pela foto o senhor já não deve ser novo nessas andanças e os seus advogados certamente sabem como se processam essas negociações e acredito que este empresário tenha apresentado o seu projecto a outras empresas, só que com a HUAWEI teve azar, foram desonestos. Acredita mesmo que uma empresa seja ela qual for ia assinar um contrato com base num draft? Para os convencer a largar o dinheiro tem de se mostrar algo em concreto e nunca algo tão abstracto com um draft

          2. Avatar de Str
            Str

            Faça o seguinte exercício, você tem um projecto, e alguns milhares no bolso, e vai apresenta-lo a uma empresa que tem biliões para investir, quem acha que está em posição de vantagem? Você com um projecto mas que sem dinheiro não lhe serve de nada, ou a empresa que tem biliões e diversas fontes de rendimento?

          3. Avatar de pedro
            pedro

            Meu caro Str … estou habituado a fazer avaliações de empresas e fusões e aquisições, não lhe vou aqui nem em lado nenhum ensinar o meu negócio …

          4. Avatar de Str
            Str

            Pedro caríssimo duvido que se você fizesse avaliações aquisições e fusões tivesse tempo para vir aqui comentar.

          5. Avatar de JJ_
            JJ_

            O artigo diz: “Da mesma forma, Rui Pedro Oliveira detalhou a sua criação, a câmara para smartphone. Novamente com o intuito de expor a sua criação, o empresário não terá poupado detalhes para convencer a Huawei.”

            Se não terá poupado dos detalhes é porque deu informação suficiente, para que fosse analisada pelo o departamento de investigação.

            Alem disso, ele diz: “Isto é uma cópia exata do que vos mostrei há alguns anos. Não só no design como, sobretudo, na forma como a lente comunica com o smartphone, que é exatamente como eu imaginei”.

            Ao que tudo indica ele até mesmo deu detalhes da forma de como a lente iria comunicar com o equipamento. Isso é muito detalhe.

            E nesse aspecto do detalhe, só se deve dar o detalhe ao mesmo nível do que esta patenteado, e por sua vez com um prototipo mostrar a coisa a funcionar.

            Claro que ele, sentiu-se protegido com a patente que tinha, e deu mais detalhes. E por sua vez isso, não justifica atitude da Huawei.

            Logicamente o Sr. Rui Pedro, deve tentar defender-se o máximo que conseguir… agora não vai ser fácil. Existe historias, de malta que entrou neste tipo de guerra, apesar de acabar por ganhar, perdeu muita coisa ao longo do processo, e não foi só dinheiro. Se ele aguentar, força!!!

    2. Avatar de BC
      BC

      E sobre a notícia, tens algo a comentar?
      Não?
      Então obrigado por teres vindo.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        ahh enganei-me, estava a comentar uma receita de culinária, afinal isto é um forum sobre tecnologia !!!! sorry

  3. Avatar de Tiago M.
    Tiago M.

    Espero que tenha sucesso e consiga obter 100% dos lucros feitos com essa câmara! Era o que a Huawei merecia! Mais uma vez os grandes a tentarem passar por cima dos outros e a fazerem o que bem entendem!
    Coragem caro Rui Pedro Oliveira!

  4. Avatar de José
    José

    Isto é o que as empresas chinesas mais que todas as outras têm sido! Só roubam. Já é assim desde sempre, não vale a pena ser ingénuo com essa gente. Os chineses estão a fazer de tudo para roubar o máximo possível sem grande investimento nem massa cinzenta! Uma vergonha por que o fazem às claras e à vista de todos e há quem lhes bata as palmas, até ao dia em que ficar sem trabalho ou ser roubado. O Ocidente anda a ser desgovernado por imbecis e ingénuos, numa demanda pelo suicídio colectivo.

    1. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      Há pouco tempo passou um documentário na rtp2 que demonstrava isso. Desde o TGV, Airbus, os chineses copiam tudo. Propriedade inteletual ? pormenores…..

    2. Avatar de carlitos
      carlitos

      A Chineses não sabem o que é democracia e direitos humanos porque nunca os tiveram. Uma cultura onde nem sequer existe o conceito de privacidade. São capazes de colocar câmaras de video em qualquer sitio até no wc, que ninguém acha estranho. Uma pessoa é igual a um bago de arroz.

  5. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    «Um caso que em nada engrandece a imagem pública da 2.ª maior fabricante mundial de smartphones.»

    (E, sabem lá vocês o que estas multinacionais – chinesas e não só – mais fazem, que não é do conhecimento público… Em que condições é que pensam vocês que são obtidas, em África, as matérias-primas necessárias ao fabrico dos vossos telemóveis?)

    Numa sociedade capitalista, de competição entre vários grupos, a maneira de se chegar ao topo é não ter tantos “valores” como a concorrência… Pois, o quão mais baixo se estiver disposto a ir (i.e. quanto mais golpes baixos, ou truques sujos, se estiver disposto a recorrer a) mais “cartas do baralho” ou “trunfos” se possui na mão – e, consequentemente, muito maiores são as hipóteses de ganhar o jogo.

    Não foi, por exemplo, o vice-presidente da Samsung recentemente preso?

    Quanto ao que a Huawei especificamente fez com este inventor português,

    Foi o mesmo “truque” que a Xiaomi usou com o líder da Meizu (https://www.techinasia.com/xiaomi-vs-meizu). Fingir-se de interessada em colaborar com outra pessoa, para saber o maior número de pormenores possível sobre o que criou e faz tal pessoa, e depois usar tal informação para benefício próprio.

  6. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    Quem lhe mandou expor todos os dados e mais algums sobre o produto?
    Agora vai andar anos e anos numa batalha judicial, a qual vai eventualmente desistir.
    Nunca se deve revelar tudo, em qual situação. O segredo é a chave do negócio.

  7. Avatar de carlitos
    carlitos

    Capitalismo de gangsters! É atualmente a moda por todo o sitío.
    Para a Huawei teria sido trocos, e ainda podiam ter um produto melhor e ganhar mais, mas a enganar e ser enganado é que se é gente, para certa gente.

    1. Avatar de PePe
      PePe

      Não percebo o teu orgulho em dizer o que dizes…

      E já dizia a minha avozinha, espertos são os cães

      1. Avatar de Dinamico
        Dinamico

        E está certa neste caso também. O orgulho com que diz aquilo mostra bem o
        “mestre” que é. Mestre das obras feitas.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Aquela altura em que, alguém que não sabe escrever corretamente e não tem capacidade de fazer um trabalho para a Universidade, julga-se superior.

    3. Avatar de Francisco m
      Francisco m

      Quando a vida numa sociedade começa a ser, em regra, dos parasitas, grandes crises se aproximam.

    4. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      peta

    5. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Comentário de quem acabou o curso e trabalha num McDonald’s a ganhar 2.5e/hr

  8. Avatar de Albano Silva
    Albano Silva

    O Cientista, neste caso o “Descobridor”, é o dono do “Produto”. Se a Huawei roubou a “Ideia”, tem que pagar…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Na teoria…
      Na prática por vezes não acontece , e quem ganha são as empresas multinacionais que as furtam e o criador fica envolta de custos insuportáveis judiciais , com 1 advogado contra uma equipa deles, sendo que cada um destes é especialista numa área do direito.

  9. Avatar de Louro
    Louro

    Só alguem muito leigo que nunca tenha trabalhado com uma empresa chinesa é que chega lá e dá todos os detalhes acerca do seu produto/ideia…
    Ele apenas caiu na armadilha deles, ficou entusiasmado com a quantidade de dinheiro que iria receber da Huawei e eles sabiam bem disso…

    Há uns bons anos atrás uma empresa para a qual eu trabalhava (nao vou revelar nomes) decidiu procurar saber se compensava mudar a producao do seu produto para a China(Produto patenteado e bem establecido no mercado), enviou entao detalhes do produto e quais as caracteristicas pretendidas para um fabricante, nunca mais recebeu orcamento nem resposta da parte deles.

    Acabaram entretanto por ver cópias quase exactas do seu produto no mercado a serem vendidas por meia duzia de tostoes e pior de tudo a usar o seu próprio software numa versao antiga.

  10. Avatar de Maia
  11. Avatar de André
    André

    Nunca se revela a alma do negócio se queremos continuar com o poder no negócio ! Fez precisamente isto, mostrou a alma do negócio.

  12. Avatar de eu
    eu

    Foi ingenuo por mostrar todos os detalhes.
    Podia muito bem mostrar o produto em traços gerais de forma que percebessem a ideia mas não como a copiar.

    A venda da casa poderá não chegar ou o resultado poderá não ser o esperado ou o tempo de espera poderá ser demasiado longo.
    Simplesmentes eles têm mais dinheiro para atrasar o processo.

    Inventor está correto.
    CEO => Deixem-se de merdas. CEO da casa vendida ?

    1. Avatar de rui
      rui

      Assim que ele mostrou o produto, se eles gostaram, arranjam forma de copiar. Simples…

  13. Avatar de PePe
    PePe

    Sugestão para o Rui Pedro Oliveira, existem vários advogados (principalmente nos EUA) que trabalham por uma percentagem da possível indemnização, e esta a acontecer, neste caso não me parece que seja baixa, pelo que não devem faltar advogados que queiram apanhar este caso…

    1. Avatar de PePe
      PePe

      Ou então um crowdfunding com proposta de retorno de 10% no caso de vitória… eu investia

  14. Avatar de RS
    RS

    Estas grandes empresas são todas iguais. Há uns anos deu um filme verídico muito sobre a Ford a fazer mesma coisa. Dá para perceber como atuam e como acabam com a vida às pessoas.
    Flash of Genius https://www.imdb.com/title/tt1054588/

  15. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Triste, este título altamente tendencioso! Uma coisa é o que Rui acusa. Outra coisa é o veredictos. E esta publicação toma partido de apenas uma parte, e já agora questiono se houve direito ao contraditório.

  16. Avatar de Luís Sousa
    Luís Sousa

    Ele vai ganhar o processo e espero que chupe o máximo que puder desses ladroes.
    Ele deveria era estar a ser ajudado, por todos os portugueses que gostam de tecnologia.

    Força Rui Pedro
    Abraço

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Eu já o estou a ajudar, faço os possíveis e os impossíveis para não comprar produtos chineses ou feitos na china. Não é possível a 100% mas tentar não custa.

      1. Avatar de JJ_
        JJ_

        Isso é praticamente impossível, principalmente em produtos com componentes electrónicos.
        Talvez só consegues isso em alguns produtos da Bosch ou Philips.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Duvido muito. A Insta360 é uma câmara que usa o mesmo sistema de encaixe, comercializada muito antes da Huawei. Não vejo o suposto inventor a reclamar que a ideia foi dele.

  17. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Insta360 utiliza o mesmo sistema de encaixe, comercializada antes da Huawey e não vejo o suposto inventor a reclamar a sua ideia. Mais um tuga a julgar que só porque sonhou com uma câmara tão comum e a registou, está a querer ficar com os louros de quem fabrica e respira tecnologia a cada segundo. Mais um oportunista.

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      Ao que parece, até a iteração da lente com o equipamento, é feita da forma como foi patenteada. Ele poderá pegar por ai, a questão será conseguir provar a existência da dita reunião.

    2. Avatar de JJ_
      JJ_

      Alem disso, isso das patentes as vezes são um bocado dúbias, até para coisas básicas.

      Por exemplo, existe uma patente que obriga as marcas de roupa pagarem a um indevido, se fizerem roupa onde os cabos dos phones (por exemplo) passem por dentro do forro. A patente em si acaba por ser estúpida, mas existe.
      O que safa os fabricantes de roupa é que a tecnologia esta a evoluir para phones sem fios…

  18. Avatar de rui
    rui

    Andam ai dizer que ele nao devia de ter exposto o produto ao pormenor.. mas assim que ele mostrou o produto sem especificar as coisas, se a huawei gostou, claro que iam copiar.. podia demorar mais tempo mas de certeza que a huawei chegaria la. Espero é que ele consiga ganhar isto.

  19. Avatar de Ze
    Ze

    A dele não é 360

    1. Avatar de MLA
      MLA

      As ideias não se protegem por patente, mas sim apela sua actividade inventiva (criatividade) e a sua aplicação industrial. A câmara em questão pode ser exteriormente parecida com as referidas, mas a tecnologia utilizada na sua concepção ser completamente nova.

  20. Avatar de MLA
    MLA

    Será que só pediu a proteção por patente nos EUA? É que a proteção é territorial, ou seja só é válida nos EUA. Lá ninguém pode fabricar, nem vender ou importar. Se o prazo de pedir patente noutros países, a contar da data da patente americana, já se tiver esgotado, já não pode impedir que outros, e não apenas a Huawey, fabriquem, vendam, importem e exportem, em e para qualquer país, excepto os EUA. A Huawey também já não pode ter patente em qualquer parte do mundo, nem impedir que todos os fabricantes copiem a que já comercializou. A invenção deixou de ter a característica essencial da “novidade” (entenda-se nunca ter sido conhecida em qualquer parte do Mundo). Direito internacional de propriedade industrial.

  21. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    A culpa foi do Rui Pedro, aceitar ir a passear com os chinocas, deveria ter desconfiado da boleia, os tugas adoram comprar chinocas, o Rui Pedro que fabrica-se e depois podia ir dar umas voltinhas, preferiu o contrario, que pense melhor para a proxima invençao.