RTP3 e RTP Memória arrancam na TDT… sem publicidade

70 Comentários

Tal como previsto, a partir das 0h a TDT passou a ter mais dois canais, a RTP3 e a  RTP Memória. Estes novos canais juntam-se aos já existentes RTP 1 e 2, SIC, TVI e ARTV.

Os restantes dois canais, ainda em falta, serão destinados a operadores privados, atribuídos após concurso publico.

tdt_01


A RTP3 e a  RTP Memória chegaram à TDT. O Presidente do Conselho de Administração da RTP sublinhou a importância destas emissões para o cumprimento do serviço público de televisão e considerou o momento histórico e  “um salto estrutural”.

A TDT passa a ter agora a ter sete canais disponíveis.

tdt_02

Uma das novidades é o facto da  RTP 3 e a RTP Memória não terem qualquer publicidade na TDT. Segundo a estação pública, esse espaço é dedicado à promoção e divulgação da cultura. No cabo estes dois canais mantêm a publicidade.

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    TDT: Televisão Distrai Totós

    1. Avatar de Pedro Pedrosa
      Pedro Pedrosa

      Comentário sem nexo e que demonstra bem a pequenez de alguns portugueses

      1. Avatar de Julio
        Julio

        Realmente! Espertos são os que pagam por 100 canais e vêm os mesmos da TDT.

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Realmente, esperto são os que pagam por 100 canais, mais internet (ao preço ou até mais barato dos que têm só internet com as mesmas condições) e só vêm 2 ou 3 canais (quando vêm) e usam a internet com extrema exclusividade!

          Que eu me lembro isto ainda acontece com grande parte dos “totós” 😀

    2. Avatar de Helder Figueira
      Helder Figueira

      Infelizmente, nem toda a gente dispõe de capacidade financeira para suportar mais uma despesa no fim do mês

    3. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      tótó e quem paga para ver

  2. Avatar de Luis Rosa
    Luis Rosa

    Quem tem o descodificador, basta procurar os canais?
    Isto é: serve o descodificador que estava ao serviço e automaticamente os canais foram adicionados, sem precisar de fazer uma nova busca de canais?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Alguns precisam de ser configurados de novo

      1. Avatar de A. Oliveira
        A. Oliveira

        A minha televisão que não está ligada a cabo, mas somente ao aparelho da TDT, não consegue captar nenhum desses novos canais.
        Continuo com a RTP1, RTP2, SIC, TVI e Assembleia da República.
        O que deverei fazer para ter acesso aos novos canais ( RTP3 e RTP MEMÓRIA) Obrigado pela ajuda

        1. Avatar de Julio
          Julio

          Vais ao menu do aparelho e fazes uma busca manual, que os canais devem aparecer.

        2. Avatar de Helder Figueira
          Helder Figueira

          Se apanha um, tem de apanhar os outros.
          É só fazer actualização (nova procura de canais)

        3. Avatar de Natália Pinto
          Natália Pinto

          O comando da TV , existe a tecla menu onde se carrega e na sintonia de canais faz a busca automática e que logo aparece 7 e não 5 como era dantes.
          A RTP3 aparece no 6 e RTP Memória no 7. È bastante simples e fácil.

    2. Avatar de kreetor
      kreetor

      A minha TV, fez automaticamente o add nos novos canais.
      E Já estavam a funcionar desde sabado pelo menos

      1. Avatar de Just Saying
        Just Saying

        nao, nao estavam. Apenas passavam anuncios. E desde ha 2 semanas que o espaço estava reservado com “Aqui vai estar o canal x”. Mas nunca estiveram em efectiva emissão. Só a partir da meia noite de hoje.

        1. Avatar de kreetor
          kreetor

          Pronto, eu vi que estavam lá, agora o que estava a passar não sei. como não uso tdt.

        2. Avatar de bluege
          bluege

          Há uma semana que em Évora os dois canais adicionais já estão a emitir!

  3. Avatar de Techguy
    Techguy

    Não há lógica! Então vejamos: canais via TDT sem assinatura com operadora – sem publicidade. Se pagarmos um pacote via operadora levamos com a publicidade… Será que a publicidade já é um conteúdo premium?! Poupem-me!

    1. Avatar de Falconet
      Falconet

      Posso estar errado mas tenho ideia que foi o BE que não queria publicidade na TDT.
      Acho mal. Mais audiência = maiores preços publicitários = menos Taxa Audiovisual. Ou pelo menos asssim deveria ser.

      1. Avatar de AJ
        AJ

        o BE vivo num mundo cor de rosa onde basta abanar uma oliveira e a notas caem.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Está para vir a factura para pagar desse “mundo cor de rosa” 🙁

        2. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Esqueci-me que o mundinho (vá… universo) cor-de-rosa do CDS+PSD era mais vasto, principalmente com as negociatas de bancos, redução de reformas, aumento astronómico da despesa, negociatas para os amigos, ao estilo do big bang…

          Cum catano, e não é que o povinho tem mesmo memória curta?!

      2. Avatar de neapo
        neapo

        Não foi o BE, foi a condição para a SIC e TVI aceitarem, ridículo como funciona a concorrência em Portugal.

    2. Avatar de Gorilax
      Gorilax

      Eu adoro ver publicidade de natal…sinceramente n entendo como alguem pode dizer que nao gosta..é tao util e da nos tantas ideias

    3. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Foi a maneira que se arranjou de os actuais operadores não impugnarem em tribunal.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    E pra quando transmissão em fullhd?!!

    1. Avatar de Gorilax
      Gorilax

      andas a dormir? Na Meo já canais 4k e os restantes sao todos 1080p incluindo rtp sic e tvi

      1. Avatar de schwrink3r
        schwrink3r

        Ainda não consegui parar de rir, com essa dos 1080p nos canais portugueses! 😉

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Ele provavelmente tem uma TV HD, e então pensa que tudo o que aparece no ecrã, é imagem 1080p ….

        2. Avatar de Rui Salsicha
          Rui Salsicha

          Sabes que podes configurar a box para 1080p n sabes? Eu tenho uma box4k e a minha tem essa opcao logo pode ser o caso

          1. Avatar de Victor F.
            Victor F.

            1080i queres tu dizer… progressivo para interlaçado ainda vai uma diferença grande, a não ser que os “fibrados” tenham a opção progressiva…

          2. Avatar de Gorilax
            Gorilax

            fibra permite mesmo 1080p…tou a ver que a maioria dos users aqui vive nas aldeias do interior ou la po norte

      2. Avatar de Dminister
        Dminister

        Pensas tu ser fullhd, ou 4k.
        A resolução até pode ser 1920 por 1080 mas depois leva uma grande taxa de compressão que nem se pode chamar 1080p.
        E não falo só dá meo, todas as operadoras funcionam assim.
        Full HD e real4k só mesmo por Dvd/Blu-ray.
        Para ver apenas canais por tdt ou por cabo/satélite, basta uma televisão hdready, ou mesmo fullhd(já se vê essas televisões a bom preços). Televisões a 4k é um péssimo investimento para quem quer ver apenas esses mesmo canais.

        Em relação à notícia, tenho a dizer que é bom ver que o tdt está a evoluir, mas não me mandem areia para a cara, estamos muito longe do verdadeiro potencial do tdt, ja para não falar o limitado de canais que ainda temos por Portugal.

        1. Avatar de Gorilax
          Gorilax

          As boxes fibra 4k tem 1080p para todos os canais, e alguns canais 4k internacionais…o meu pacote fibra 400 megas tem isso..a maioria daqui sao uns pobretas com adsl

          1. Avatar de Xester
            Xester

            O único canal a emitir em 1080p nativos é o Brava, tudo o resto é upscale para 1080p por parte da box. Seja na box 4k ou noutra qualquer. Quando afirmas que “tem 1080p para todos os canais”, aí então é que não podias estar mais errado, basta verificar a qualidade do canais SD e por vezes alguns em HD.

  5. Avatar de neapo
    neapo

    RTP África, Açores, Internacional e Madeira, paga por todos, mas só alguns é que podem ver…

  6. Avatar de André Alves
    André Alves

    Vamos pagar para ver publicidade …

  7. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    TDT eu ainda não vi e você?

  8. Avatar de Raul Castro
    Raul Castro

    Estou farto de configurar a minha T.V. E artp3 e memoria e contianua com o sinal codificado estão a gozar com a gente quem é o responsavel por esata porcaria tenho direito de saber

    1. Avatar de Julio
      Julio

      Bom se a configuração for feita da mesma forma que escreveu, fica a garantia de que não vai funcionar!

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      Não meu caro, somente você está gozando consigo próprio. Canais estão no ar, a partir dai é tudo uma questão de conhecimento.
      Leia-se: Pega no raio do manual e a prende lá a programar os canais como deve ser.

  9. Avatar de Marco
    Marco

    É muito bom. E ainda podem vir mais dois privados. Haverá gente a largar a tvcabo e pode ser que (muito difícil mas possível) os preços baixem…

  10. Avatar de João Silva
    João Silva

    As operadoras, NOS no meu caso, deviam disponibilizar o sinal TDT em conjunto com os canais analógicos.
    Nesse caso poderia optar pela RTP3 da TDT em vez da incluída com publicidade sem necessidade de ter de mudar de cabo de antena…

  11. Avatar de JSLindo
    JSLindo

    Já agora podem-me esplicar o que estes canais emitem no momento que emitem a publicidade no sinal da cabo.
    Penso que existe sintonia do conteudo na emissao do canal en TDT e em cabo.

    Coitado das pessoas da tdt. Vão ficar a ver ecran preto enquanto a publicidade estiver a ser emitida na cabo

    1. Avatar de soueu
      soueu

      gostava de saber isto tambem

  12. Avatar de Paulo Simões
    Paulo Simões

    3,02€/mês por 7 canais parece me excessivo!!!

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Até nem acho caro. Preferes pagar mais e ter 1000 canais para depois veres 1 ou 2?

      1. Avatar de Paulo Simões
        Paulo Simões

        Ninguém falou em preferências, apenas relação preço versus canais disponíveis. Para o valor pago a oferta deveria ser maior. Até posso preferir pagar mais, mas no entanto não deixar de achar caro, certo?

        1. Avatar de Julio
          Julio

          Concordo com The Onee o preço não é excessivo, excessivo é o preço das operadores com centenas de canais que “ninguém” vê.
          Além disso aquele valor é ainda distribuído pela RTP internacional, os canais de rádio, RTP Açores e Madeira. Naturalmente não existem “almoços grátis”.

        2. Avatar de Gorilax
          Gorilax

          deves pensar que na tv trabalha de borla…olha tu a receberes 3euros mes devia ser bonito

          1. Avatar de Paulo Simões
            Paulo Simões

            Resposta mais tola. Qual é a empresa que vive com a venda de 1 unidade mês? Falta cultura de gestão neste canto.

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Excessivo é para quem não vê televisão e tem que arrotar com esses 3 euros mensalmente.

      1. Avatar de Julio
        Julio

        Esse argumento não é válido, você não pode só participar numa coisa se a usar, vivemos em sociedade, tem de participar nela e só porque não usa não contribui.
        Repare a escola, os tribunais, a policia, os serviços de saúde, a redes de esgotos de água, etc, etc, etc…
        Nada é há borla e dependendo da sua vida pode ou não servir-se desses locais ou serviços e no entanto tem de contribuir para eles.
        Sociedade é entre outras coisas isto…

        1. Avatar de asq
          asq

          escola, tribunais e polícia, saneamento são essenciais. A TV é acessória.

    3. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      A contribuição audiovisual é para a RTP e não para a TDT .

  13. Avatar de Julio
    Julio

    Obrigado a quem de direito (Governo atual, o anterior queria era privatizar a RTP!) pelos novos canais, que mesmo sendo poucos comparativamente com outros países, pelos menos dão opções para além dos atuais que parecem fotocópias na programação uns dos outros.
    Nem toda a gente está disposta a pagar diretamente os preços pedidos pelos canais cabo, com dezenas de canais da treta para encher chouriços.

  14. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Acho piada o director da RTP vangloriar-se ao dizer que é um passo em frente e é fundamental e tal…por mim já adicionavam era os rádios na TDT mas, será que eles sabem dessa opção?! Penso eu de que…

  15. Avatar de David
    David

    Há muita gente que não compreende porque a TDT em Portugal não tem tantos canais. O motivo tem nome: SIC e TVI. Eles fazem pressão junto do Governo com chantagens dizendo que não existe receitas de publicidade suficientes para mais. Essa é uma das razões porque a CMTV não consegue estar na TDT.

    Então para ocupar espaço em número e ser bem visto a nível internacional resolveram meter canais para encher. A RTP3 e a RTPmemória e outros servem este principio. É uma vergonha deixar o País sequestrado por estes dos canais. Dois canais que fazem parte de grupos gigantescos com lucros inacreditáveis para um País tão pequeno como o nosso. Muitos favores politicos que fazem.

  16. Avatar de tiago
    tiago

    Não sei porque tanto alarmismo e tanto drama que o pessoal quando vê publicidade, muda de canal… e o TDT não ter publicidade possivelmente deve ser como na net…fica o ecrã em cinza a dizer “Voltamos dentro de momentos” … se isto não é publicidade diferente não sei o que é então…

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      1º não é o TDT é a TDT .
      2º em vez de publicidade vai passar promoção cultural e spots dos canais .
      3º Foi a SIC e TVI que se oporão a inclusão de publicidade nos canais temáticos da RTP na TDT , e ainda depois disso , queriam impedir a RTP de colocar os seus canais temáticos em sinal aberto .

      1. Avatar de Natália Pinto
        Natália Pinto

        Tanto SIC e TVI, será que são donas da Televisão Digital Terrestre, mas em principio não conseguiram até aqui e não vão conseguir no futuro, impedir que os canais temáticos da RTP ficam em sinal aberto.

      2. Avatar de asq
        asq

        opuseram. de nada.

  17. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Como é possível dois canais públicos emitirem publicidade no cabo, mas no sinal da TDT isso não se verifica?

    Em relação aos dois canais privados a concurso, tenho esperanças de que os próximos sejam a SIC Notícias e a TVI 24… Se bem que o Canal Hollywood também seria uma mais-valia, para quem insiste na ideia de não passar nada de jeito na TV. 🙂 O mesmo em relação ao Canal Panda, para os miúdos…

    1. Avatar de Julio
      Julio

      É possível, como já foi várias vezes dito porque a pressão da TVI e SIC foi grande, o espaço é preenchido com publicidade institucional e de auto-promoção, segundo tenho visto na RTP3 da TDT.
      Eu não espero mais dois canais de notícias, já me chega 3 iguais genéricos que parecem fazer clonagem na programação, agora juntar 3 de notícias neste espaço é exagerado.

      1. Avatar de Joao Terra
        Joao Terra

        Podiam meter outros canais, tipo fox ou sic radical, tipo esses canais. Agora canais do mesmo genero não….

      2. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        Portanto publicidade só no cabo, e na TDT nem por isso? Nunca vi tal coisa…

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Tenho certeza que não sera SIC Noticias ou a TVI 24 .

  18. Avatar de Joao Terra
    Joao Terra

    O problema é que são 2 canais de bosta!!! RTP3 e RTP memoria!!!! Noticias já temos e dinossauros tambem :). Tantos canais que existem na cabo e vão enfiar estes na TDT?? Ainda bem que não vejo televisão, prefiro internet, onde vejo o que gosto.

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Dinossauros?? LOL, comentário tipico de um puto millenial de cabeça ôca…

  19. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Só mesmo num país destes não se aproveita cerca de 2 milhões (?) de pessoas que vêm via TDT para faturar.
    Podiam ter desenvolvido um sistema de pagar por cada canal extra que não estivessem a ser emitidos em sinal aberto, tipo: CMTV, TVI24, SICMULHER, TVIFICÇÃO, PORTO CANAL, SIC RADICAL, CANAL Q, HOLLYWOOD, FOX’s, AXN’s, SIC CARAS, TLC, A&E, TRAVEL CHANNEL, DISCOVERY CHANNEL, ODISSEIA, NATIONAL GEOGRAPHIC, LOCALVISÃO, e isto sem sequer mencionar os canais para as crianças, desportivos e de filmes.
    E porque realisticamente isto ia ser difícil de fazer com TDT terrestre por causa do espectro rádio disponível, poderiam ter logo dito que não havia TDT terrestre e era tudo via satélite e pronto. Era uma questão de terem vários satélites incluindo em terra prontos a ser lançados em caso de problemas (colisão, explosão solar normal que ocorre de tempos a tempos, etc.) e claro uns aviões para garantir a emissão do sinal enquanto não fosse possível colocar os satélites em caso de falha grave.

    Qual o sistema de reserva ao satélite? Cabo e fibra-óptica, como já existe… só mete quem quiser.