Roubaram-lhe a bicicleta? A tecnologia pode ter ajudado…

24 Comentários

Na vida há coisas que pensamos que só acontecem aos outros! No entanto, quando menos se espera, lá estamos nós envolvidos numa situação que já aconteceu a várias pessoas mas que desta vez nos calhou a nós.

O ladrão entra, sem bater à porta ou simplesmente esperou-nos num local por onde já passámos várias vezes! Será que neste mundo estamos a ser vigiados? Claro que sim!


É verdade, ontem tive a infelicidade de me roubarem a bicicleta e parece que naquele momento passamos a desconfiar de tudo e de todos. Não é para menos! O assaltante entrou no meu prédio, rebentou com a porta da garagem e simplesmente roubou a bicicleta de estrada que estava por lá. Ninguém viu nada, e apenas havia vestígios de arrombamento do portão da garagem.

Rapidamente fiz circular pelas redes sociais tal acontecimento e algumas fotos da bicicleta que, também rapidamente, chegaram a todo o mundo. Recebi mensagens de todo o lado mas alguém, desconhecido até então, alertou-me para a tecnologia. Sabem aquela “coisa” que se chama privacidade (digital) e para a qual estamos sempre a alertar mas que na verdade quase não fazemos nada?

A tecnologia pode ter ajudado no furto

São raros os desportistas que hoje em dia não registam e publicam as suas atividades nas redes sociais. Criamos uma conta nas plataformas (ex. STRAVA) e de imediato começamos a registar os nossos treinos e performances para depois partilhar com os nossos amigos (e não amigos). Esquecemo-nos é de configurar a parte da Privacidade.

Por exemplo, achariam estranho que alguém, através do STRAVA, soubesse onde é a vossa casa, quantos quilómetros tem a vossa bicicleta, o vosso ritmo cardíaco, por onde andaram ou onde andam (há plataformas que registam em tempo real o percurso) e até com quem foram? Se correm também é possível saber muita coisa, por exemplo, quantos quilómetros têm já a vossas sapatilhas. Bem-vindos ao mundo da tecnologia, em especial ao mundo social digital!

Ontem alguém me alertou para esse facto (eu sei que devia ter feito… mas não fiz) e daí a escrita deste artigo para alertar muitos outros desportistas que usam estas “bonitas” plataformas mas que podem ser perigosas e que contêm muita informação do que fazemos.

E a moda do Relive?

O Relive é uma plataforma que permite transformar as nossas aventuras desportivas numa animação 3D. O Relive tem suporte para as plataformas Strava, Garmin e Polar. Ali o “ladrão” pode facilmente ver por onde andamos, de onde saímos e onde paramos, as nossas fotografias (inclusive fotografias da bicicleta e equipamento)… a tecnologia simplifica tudo!

O que fazer (no Strava)?

Poderia dizer que a primeira coisa seria abandonar este tipo de plataformas mas se calhar muita coisa deixava de ter a sua piada e era uma atitude demasiado radical. No caso do Strava, usado por milhões de desportistas, podemos ir às Configurações> Privacidade e ajustar os vários parâmetros disponíveis.

O melhor mesmo é desativar tudo e não permitir que acedam ao nosso perfil… mas cada um deve decidir o nível de privacidade que pretende.

Não conheço a fundo outras plataformas de registo de atividades desportivas, mas procurem por Privacidade e aproveitem o momento para rever as vossas definições.

Bicicleta roubada… trancas à porta?

Depois do furto (e até antes) há algumas coisas que devem/podem fazer. Aqui ficam algumas dicas e esperamos as vossas dicas também:

  • Fazer a participação à polícia (acho que em Portugal ainda não estamos preparados para tal);
  • Divulgar ao máximo o que vos aconteceu (pode ser que alguém a veja por aí a circular ou vá parar a uma oficina);
  • Registem a bicicleta na marca (por norma as marcas têm bases de dados à escala mundial);
  • Coloquem um sistema de videovigilância na vossa garagem (afinal também faz parte da vossa casa).

Esperamos que este artigo ajude a proteger ainda mais os nossos bens e que seja um espaço para partilharem outras histórias e dicas.

Já vos aconteceu alguma situação destas? Como resolveram?

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de garcia
    garcia

    recomendo partilhares o post do fb na pagina do Ciclismo Urbano em Portugal (https://www.facebook.com/groups/ciclismourbanonoporto/)

  2. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    Muito chato, boa sorte a encontrar a bike.

    No meu caso passei a só ligar/desligar o GPS a alguns metros de casa, não consigo acertar no alcance do “Safe Zone” do Strava. Não é o ideal mas pelo menos vão ter mais trabalho a encontrar o prédio e a garagem!

  3. Avatar de LG
    LG

    Vivo numa comuna suíça cuja taxa de criminalidade de roubos é muita reduzida. Tenho duas bicicletas: uma BTT gama média-alta e uma de estrada. Tenho garagem de bicicleta e nunca houve incidadentes. Porém não arrisco com a minha bicicleta de estrada e pelos 7KG que pesa prefiro leva-la cmg ao apartamento onde está mais segura… não so pelo valor monetário mas sim sentimentao… *awwwww* 😉

      1. Avatar de rodrigojds
        rodrigojds

        fixe pra ti..queres um rebucado? 😉

  4. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    Aconteceu-me o mesmo, apresentei queixa na Policia, mas como tinha seguro de recheio da casa, a seguradora pagou-me ambas as bicicletas. Se tiveres um seguro deste tipo, aproveita, pq é para isso que eles servem.
    Boa sorte!

    1. Avatar de Pjayk
      Pjayk

      Muito cuidado com isso dos seguros, porque também tinha-mos seguro e quando a bicicleta do meu pai, de estrada, foi roubada da varanda, o seguro fez de tudo e mais alguma coisa para não pagar a bicicleta (e não pagou), porque a bicicleta encontrava-se na varanda e para eles a varanda não está incluída na casa.
      Resultado… Sem bicicleta, sem dinheiro e ainda acabámos por fechar a varanda toda o que custou uns milhares de €.

      Para os mais curiosos foram uns tipos aleatórios (não são sempre? ) que meteram uma carrinha de mudanças por baixo da varanda, saltaram/subiram, levaram-na embora e Voilá.

      Houve vizinhos que “viram” mas e agora? Queixa feita e tal mas ao longe ninguem viu caras e os que viram disseram ser/parecer romenos/kosovares.

      1. Avatar de Paulo Gonçalves
        Paulo Gonçalves

        As minhas também foram roubadas da varanda, e não tive nenhuma chatice… Deve depender das seguradoras ou do seguro contratado. Eles foram lá a casa, entreguei-lhes o auto da policia, e analisaram tudo e depois pagaram-me sem qualquer chatice…

      2. Avatar de Joao ptt
        Joao ptt

        Sim, algumas seguradoras dizem explicitamente que o objecto se tiver fora do interior da casa (ex.: quintal) tem de estar fechado dentro de algo ou preso a algo que só possa ser removido com a utilização de chave (ex.: cadeado, fechadura).
        Porque saltar para dentro de quintais ou varandas em muitos casos é facílimo! As seguradoras sabem disso e é por isso que muitas exigem que os objectos estejam fechados à chave ou presos a algo fixo com corrente e cadeado… para garantir que não é qualquer “um” que leva aquilo sem qualquer dificuldade… até porque nos tribunais não é a mesma coisa levar um objecto que está solto ou outro que está fixo/ preso a algo imóvel.

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Fizeram me o mesmo a mim tinha comprado 3 bicicleta na varanda pensando estar seguras e roubaram me as 3 uma minha outra do meu filho mais novo e a do meu irmão que não eram de grandes marcasuperfícies mas foram as 3

  5. Avatar de SE
    SE

    Ontem estava um trabalhador da SUMA (limpeza urbana no Porto) a preparar-se para levar a roda de tras da minha bicla às 23h45. Por sorte estava perto e fui la ver o q estava la a fazer. La se desculpou mas mesmo assim vou apresentar queixa na SUMA e na esquadra de policia mais proxima.

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      O seu comentário fez me lembrar das múltiplas ocasiões que vejo bicicletas em que só prendem a roda da frente ao objecto imóvel… será que acham que é assim tão difícil remover a roda e levar o resto? Claro que podem cortar as correntes ou forçar a fechadura, mas sempre seria mais complicado se as correntes tivesse a passar por ambas as rodas e pelo quadro da bicicleta, aí já teriam mesmo de ou cortar a corrente, forçar a fechadura ou arranjar alguma forma de estragar aquilo ao qual a corrente está presa… por tanto: esforço, se chegar a tribunal, a conversa da tentação de estar ali à mão de semear já fica mais complicado pois requereu esforço por parte da pessoa para concretizar o acto ilícito, e por tanto intenção. Talvez a maioria dos juízes esteja-se a borrifar na mesma e meta a pessoa na rua na mesma, mas não o deveriam fazer.

    2. Avatar de j
      j

      Acho que faz muito bem apresentar queixa na empresa!

  6. Avatar de Rub3n
    Rub3n

    Viva,
    Se neste caso a tecnologia pode não ter ajudado, também existe tecnologia que podia ter ajudado!
    Numa bike de 500€ ou mais, acho que se justifica gastar uns trocos num aparelho destes!
    Alias, acho que podiam fazer uma review a um equipamento destes, se não o fizeram já!

    (na DX.COM por 50EUR)
    http://www.dx.com/p/anti-lost-anti-theft-bicycle-bike-4-band-gsm-gprs-gps-tracker-tracking-system-black-us-plug-413345#.WYyI7djauM8

    Na sherlock, por cerca de 150EUR:
    https://www.sherlock.bike/en/device-app/

    Na spybike, com um spylamp tracker, por cerca de 95EUR:
    http://www.spybike.com/index.php?route=product/product&product_id=50

    Boas pedaladas!

      1. Avatar de Rub3n
        Rub3n

        Olha boa!!!
        É mais barato e tudo…

  7. Avatar de Rsl
    Rsl

    Passei pelo mesmo faz hoje uma semana, a minha foi roubada em frente ao Edificio PT em plena luz do dia numa das arterias mais movimentadas da cidade 🙁
    Nao acredito q a polica faça alguma coisa por isso nao fui lá… divulguei no FB.. há uma pagina “Bicicletas Roubadas – Registo Português Anti Furto” mas parece-me que já nao é dinamizada há mto tempo 🙁

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    A unica solução nesses casos é esconder um GPS na bicilceta, já me aconteceu o mesmo e só depois de me roubarem a mesma dentro de casa é que recorri ao gps.
    Espero que a encontres

  9. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    O Strava tem uma opção que deixa definir um raio de x metros de um determinado ponto, definindo esse ponto na nossa casa, não há maneira de saber onde é a morada.

    1. Avatar de Tiago Silva
      Tiago Silva

      faltou dizer que essa área fica oculta e ninguém a pode ver…

  10. Avatar de ZZZ
    ZZZ

    @Rsl, se todos fossem como tu não havia registo de criminalidade, deixar de participar à PSP é uma falha grave para a restante sociedade. É bom culpar a PSP de não fazer nada, isto quando os roubados simplesmente encolhem os ombros e culpam a policia. Participar o roubo no FB isso sim é uma boa media, pode ser que os teus amigos virtuais vejam no Algarve ou Porto. Boa sorte.

  11. Avatar de helcap06
    helcap06

    Boas tardes também fui vitima de um roubo
    roubaram a minha bicicleta em plena hora de almoço em frente a minha loja
    apresentei queixa pois ela ainda nem 15 dias tinha tudo direito marca nº de quadro etc
    passados uns dias descobri alguém que ia comprar um quadro e pareceu o meu e me avisou
    eu fui na casa dessa pessoa descobri onde estava o meu quadro escondido em um quintal
    chamei a GNR e encontraram mais cerca de 20 bicicletas e algumas das minhas peças
    o caso seguiu para tribunal onde os arguidos foram obrigados a pagar a totalidade da bicicleta
    ao qual já passou 6 anos ainda não recebi a primeira prestação nem voltei a ser contactado pelo tribunal.

    gastei uma fortuna para por a bicicleta direita e voltei a ficar sem bicicleta voltaram a roubar
    se eu a encontrar eu a conheço pois tenho uma marca debaixo da pintura falta é encontrar alguém com ela.

    resumindo apresentar queixa sempre
    a policia faz alguma coisa? talvez sim
    no meu caso fui eu o inspector e ajudei a recuperar mais de 20 de outros coitados
    os marginais dos ganzados que me roubaram se calhar ainda se riem da historia

  12. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    A resposta a todas estas questões está em http://www.cicla.pt – Registo Nacional de Bicicletas