Rotação da Terra abranda misteriosamente e aumentam os sismos

51 Comentários

Os cientistas encontraram evidências de que em 2018 haverá um forte aumento no número de grandes sismos em todo o mundo. A rotação da Terra, tal como outros fatores naturais, é cíclica, abrandando por alguns milissegundos por dia e acelerando novamente.

Segundo os geofísicos, a velocidade de rotação da Terra é influenciada pela atividade existente nas profundezas do planeta e isso poderá estar sincronizado com a atividade sísmica.

Sismos podem estar sincronizados com a rotação da Terra


O Planeta Terra está a abrandar milissegundos

Os geofísicos são capazes de medir a velocidade da rotação da Terra de forma extremamente precisa, calculando pequenas variações na ordem dos milissegundos. Agora, os cientistas acreditam que uma desaceleração da rotação da Terra é o vínculo com um aumento cíclico observado nos terremotos.

Para começar, a equipa de investigação de geólogos analisou cada sismo ocorrido desde 1900 numa magnitude igual ou superior a 7 na escala de Richter. Os investigadores procuravam tendências na ocorrência de grandes terremotos. O que eles descobriram foi que, quase todos os 32 anos houve um aumento no número de terremotos significativos em todo o mundo.

A equipa ficou intrigada quanto à raiz de causalidade dessa ciclicidade na taxa de terremotos. Compararam-no com uma série de conjuntos de dados históricos globais e encontraram apenas um que mostrou uma forte correlação com o aumento nos terremotos. Essa correlação foi com a desaceleração da rotação da Terra. Especificamente, a equipa observou que, em torno de cada 25-30 anos, a rotação da Terra começou a diminuir a velocidade e essa desaceleração aconteceu logo antes do aumento nos terremotos. A desaceleração da rotação historicamente durou 5 anos, com o último ano a desencadear um aumento nos terremotos.

Para adicionar um toque interessante à história, 2017 foi o quarto ano consecutivo em que a rotação da Terra diminuiu. É por isso que a equipa de investigação acredita que podemos esperar mais terremotos em 2018, é a última desaceleração de 5 anos na rotação da Terra.

 

O que está a causar o abrandamento da rotação da Terra?

Tal como acontece com muitas descobertas novas na ciência, esta história começou com os dados que suportam a desaceleração cíclica, em seguida, aceleram a rotação da Terra. Para explicar esse fenómeno criou-se assim uma equipa de cientistas encarregada de descobrir o “porquê”. Embora não tenham certeza dos mecanismos que produzem essa variação, existem algumas hipóteses.

Uma hipótese envolve o núcleo externo da Terra, uma camada com 2.200 km de espessura composta por ferro e níquel em estado líquido. Essa camada circula por baixo do manto inferior sólido. Trata-se de material derretido que se mexe num padrão mais ou menos previsível.

Este é um movimento de grande magnitude que, para além de ser responsável por criar o campo magnético terrestre, tem poder suficiente para alterar o movimento de rotação do planeta, conseguindo quer acelerar, quer mesmo desacelerar em apenas um milissegundo. Esse abrandamento não é percetível para nós humanos, nem mesmo detetável pelos ponteiros dos nossos relógios, mas é detetável nos relógios atómicos. Julgam os geofísicos ser esse o tal fenómeno causador do abrandamento.

 

Abrandamento da rotação da Terra e aumento dos sismos

Poderá ter tudo a ver, mas nesta altura os dados apenas observam uma correlação marcante, mas nenhuma causalidade. Assim, os cientistas ainda não sabem se esta mudança na rotação da Terra é a causa de uma queda nos terremotos.

Embora não haja ligação direta entre os dois, a tendência ao longo do último século sugere que 2018 será um ano invulgarmente ativo para terremotos. Normalmente, haverá 15-20 grandes terremotos (M 7.0 ou superior). No entanto, durante o levantamento notável nos terremotos que alinham ao 5º ano da desaceleração da rotação da Terra, há em média 25-30 grandes terremotos.

Os terremotos continuam a ser o desastre natural mais difícil de prever. Tendem a ocorrer com pouco ou nenhum aviso prévio e, portanto, podem ser incrivelmente destrutivos. Muitas vezes, os geólogos estão limitados às tendências históricas dos dados para prever a probabilidade de um terremoto ocorrer. Esta nova pesquisa fornece outro conjunto de dados para informar as comunidades sobre os riscos a curto prazo que enfrentam.

Via

 

Leia também:

https://kids.pplware.sapo.pt/curiosidades/o-que-vai-acontecer-a-nossa-terra-no-futuro/

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Já viram o filme “O dia em que a Terra parou” ?? 😀

    1. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      Já é que é que tem haver com esta questão? O filme apesar de se chamar assim não é porque a terra parou literalmente.
      No entanto o filme Detonação (The Core) fala mesmo dessa situação. Antes de se dizer asneiras devias verificar as tuas fontes.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ele só perguntou se alguém tinha visto o filme. Não percebi onde é que ele disse alguma asneira :\

      2. Avatar de Paulo Simões
        Paulo Simões

        FDX que pessoal agressivo, há gente que devia de contar até 10 ou 1000 antes de comentar o que quer que fosse…

    2. Avatar de Paulo Simões
      Paulo Simões

      FDX que pessoal agressivo, há gente que devia de contar até 10 ou 1000 antes de comentar o que quer que fosse…

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Não vês que ele é tão esperto que nem precisa de pensar, quanto mais contar! Pena só ser esperto para filmes, para detectar sarcasmo já é burro que nem uma porta! Sheldon alert!

  2. Avatar de helioM
    helioM

    Ó cara você agora é brasuca ou quê? Sismo em português é terramoto

    1. Avatar de Rui Moreira
      Rui Moreira

      Lamento informar mas esta errado , https://www.priberam.pt/dlpo/sismo basta procurar no dicionario.

      1. Avatar de helioM
        helioM

        no texto original estava terremoto era a esse brasileirismo que me referia

    2. Avatar de Block
      Block

      Onde foste buscar essa?

    3. Avatar de Rui Martins
      Rui Martins

      Sem querer-me intrometer no português, acho que se pode dizer das 2 maneiras. Até que é chamado actividade sísmica.
      https://www.priberam.pt/dlpo/sismo

    4. Avatar de PBS
      PBS

      Sismo em português é sismo ou terramoto. Os dois estão corretos.
      Fica sempre mal esse tipo de comentário.

    5. Avatar de Edmundo
      Edmundo

      Estás bem enganado. Sismo é sistemo. Terramoto é um sistema que ocorre em Terra, assim como tens Marmoto -> sismo que ocorre no Mar.

      1. Avatar de Edmundo
        Edmundo

        Sismo é Sismo*

      2. Avatar de Edmundo
        Edmundo

        Terramoto é um sismo* que ocorre em Terra. Freaking autocorrect

      3. Avatar de Arlindo
    6. Avatar de Vituku
      Vituku

      Deves estar a gozar, só pode. Se estás a ser sarcástico e quiseste brincar com isso, tudo bem, aceita-se, mas se acreditas mesmo naquilo que estás a dizer, então já a situação toma contornos graves e isso explica e muito a natureza dos teus infelizes comentários.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Gravíssimo! Até estava a ponderar criar uma petição para pena de morte nestes casos

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Será o fim do mundo a maldade que anda neste mundo vai acabar com a raça humana

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Ai Jesus que Deus nos proteja de todo o mal!

      Epah a sério? Ok que temos sempre influencia nisso é óbvio mas nao é a maldade (enquanto uma atitude/sentimento) é mas é a quantidade de porcaria que andamos a lancar para o ar que ajudou a acelerar o processo.

  4. Avatar de Redin
    Redin

    Algo aqui está mal contado… ou documentado.
    Se os geofísicos conseguem obter a mais pequena variação da rotação da terra, será porventura devido a tecnologia recente (aqui no sentido mais lato) permitir que tal possa ser feito de forma extremamente precisa.
    Não me parece que os registos que permitissem obter esses dados em dezenas ou centenas de anos antes tivessem a mesma tecnologia para tirar proveito desses mesmos dados de forma a tirar essa conclusão.
    Mas isto sou eu a dizer que não percebo nada disso.
    Assim, fica-se tal como diz o artigo, por uma simples hipótese.

    1. Avatar de int3
      int3

      os relógios atómicos já existem desde 1949 mas tornou-se por defeito em medições precisas por volta de 1967.
      Por isso tens aí 40 anos de espaço temporal.
      Mas repara que o artigo até só refere que tem vindo a haver mais sismos que antes. só isso.

  5. Avatar de Mauro Thomaz
    Mauro Thomaz

    Se a rotação da Terra esta a desacelerar, estou a ficar mais leve? A balança estava a me enganar? 🙁

    1. Avatar de int3
      int3

      na verdade ficas mais pesado devido à diminuição da força centrifuga.

  6. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Tudo tem um começo e um fim a Terra nao precisa de nos para nada. Se desaparecer-mos a Terra agradece

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Calma! Hás-de desaparecer tu primeiro.

  7. Avatar de Bruh
    Bruh

    Ainda há uns tempos li um artigo em que diziam que aquela barragem gigante que construíram na china consegue abrandar a rotação da Terra por ser tão enorme. A juntar então a este já aparente abrandar e acelerar natural da terra, tendo em conta que a barragem só foi concluída em 2012, vamos ver se esses supostos 5 anos de terramotos mais fortes devido à desaceleração da Terra não viram 6 ou 7, e com terramotos mais fortes ainda.

    1. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      Está bem, mas o artigo fala numa correlação, não numa causa. Dá-se o caso de a cada 25-30 anos o número de sismos aumentar, e o único parâmetro síncrono que encontraram que também tem variado a cada 25-30 anos é o tempo de rotação da terra.

      E agora digo eu: o abrandamento da rotação pode simplesmente ser resultado de outra coisa qualquer, e essa coisa sim ser a verdadeira causa do aumento do número de sismos… Ou isto tudo do abrandamento da rotação também pode ser uma simples coincidência (acontece mais vezes do que parece em Ciência).

    2. Avatar de Vituku
      Vituku

      Por acaso vi um documentário completo sobre este tema, e sim, os cientistas conseguiram testar com sucesso esse facto.

  8. Avatar de ruca
    ruca

    Boas a todos, venho apenas falar do português utilizado, que causou alguma polémica. Para esclarecer dirijam-se a este site https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sismo.
    Terremoto – Português Brasileiro
    Terramoto – Português Portugal
    Vitor M. presumo que não seja uma pessoa muito nova e apesar de voçês do Pplware gostarem de inovar e todos nós gostamos de inovar mas não inovem na língua portuguesa, é a nossa herança cultural.

    1. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      “voçês” ????

      O meu ponto é: falhas todos temos. É normal. Não vale a pena fazer disto um grande caso.

    2. Avatar de nop90
      nop90

      Diz o gajo que escreve vocês com ç 🙂 🙂 🙂

    3. Avatar de Vituku
      Vituku

      Sim, já todos nós sabemos que quer em Portugal que no Brasil um sismo ocorrido em terra se chama Terramoto, e se quiseres uma dica, ficas a saber que um sismo ocorrido no mar é um maremoto.
      Eu explico melhor e de forma curta: Maremoto e Terramoto são os dois tipos de sismo existentes, o primeiro dá-se no mar, e o segundo em terra.

  9. Avatar de Tiburcio
    Tiburcio

    Sismo tenho eu na cabeça, quando vejo um post,e os comentários nesse post é só para corrigir merdinhas ou falhas na escrita de alguém. Falar do assunto em si, tá quieto. ##dassss lá prós mesquinhas.

    1. Avatar de Vituku
      Vituku

      LOL. E ainda por cima nem sabem o que dizem, vêm para aqui dizer que sismo em Portugal é terramoto, e outras baboseiras, nem sabem o que é uma coisa nem outra, pelos vistos não fizeram mais que a quarta classe, pois esta matéria dá-se no 5º ou 6º ano, e acho que qualquer puto que tenha o mínimo de inteligência e tenha feito mais que a quarta classe saiba pelo menos isso, que é uma coisa básica e do conhecimento geral de pessoas minimamente informadas.
      E agora ainda pergunto outra coisa, estes tipos compram computadores para quê? Jogar jogos e virem fazer comentários em forums? Se não sabem o básico sobre os assuntos, e uma vez que têm Internet e computador e/ou smartphone, porque é que não usam um bocadinho de cérebro para poderem ter a inteligência de pesquisar sobre os assuntos antes de comentarem erradamente?
      Também digo: dasssss!!!

      1. Avatar de renato
        renato

        ahahahahhhahahahhahahha!!!!!!!!!!!!!

  10. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Aquecimento global ?

  11. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    O Pplware é sempre uma excelente fonte de análise psicológica do público que consulta o site.

    1. Avatar de Vítor M.

      Apenas temos os melhores visitantes, só. Temos pena que os outros não os tenham, mas é assim a vida, os melhores estão cá. 😀

  12. Avatar de Cortano
    Cortano

    Chamem o Bruce Willis que ele resolve isso.
    Nota: Eu sei que ele não entrou no filme em que a Terra parou e eles foram ao nucleo rebentar bombas,,, e aquilo correu muito mal… e morreram todos menos 2… mas o Bruce Willis sempre tem mais piada.
    Em ultimo caso, chamem o Chuck Norris… aliás, ele deve ser a causa disto porque ele parou as atividades e isso, obviamente, reflecte-se na Terra.

  13. Avatar de Joao
    Joao

    Então mas a Terra não era plana?

  14. Avatar de Carlos Soares
    Carlos Soares

    Nem de propósito, tremor de terra sentido agora mesmo em Braga e confirmado também no Porto.

  15. Avatar de Storm
    Storm

    Coincidência ou não, antes de ler esta noticia senti um tremor de terra aqui em Famalicão

    1. Avatar de Vítor M.

      3.6 de magnitude com epicentro em Mesão Frio 😉

  16. Avatar de TgbVfr
    TgbVfr

    Não entendo a necessidade de estarmos a assustar as pessoas com disparates.

    Sobretudo quando há respostas mais ou menos óbvias… realmente um padrão de 32 anos exactos seria a coisa mais óbvia do mundo.

    Para o contraditório evidente ler: https://www.washingtonpost.com/news/speaking-of-science/wp/2017/11/21/the-real-science-behind-the-unreal-predictions-of-major-earthquakes-in-2018/?utm_term=.06f4c9b378e6

    Como diz o artigo, é um estudo de probabilidades, não previsões. Os cientistas não são mágicos.

    Também não há qualquer aumento do número de frequência de sismos, sejam grandes ou pequenos, nem tão pouco é possível prever actividade sísmica. O que há, como devia ser evidente, é um aumento do número de registos dos sismos. Melhores e mais aparelhos, logo melhor registo sismológico.

    Carlos Soares, hoje até agora também houve actividade registada em Aljezur, Sines, Melide. Ontem houve, 6. Anteontem, 4. É a coisa mais normal do mundo. Estamos pertinho de falhas geológicas. O que nos devia preocupar é a qualidade da nossa construção, sabendo que temos história a sério neste campo. Enfim…

    É espantoso como na era da ciência um rumor completamente histérico vale tanto.
    Como escreveu Redin, talvez a única resposta ponderada, isto é uma mera hipótese académica, não provada nem sequer aceite pelos pares assim a correr. Isso não é ciência.

    Não se preocupem. No próximo ano não vai ocorrer nada de extraordinário neste campo. Ninguém o sabe. Se em 2007 houve 4 terramotos no mundo acima dos 8.0, em 2008 não houve nenhum. Quem conseguisse prever isto, devia ganhar um nobel… merecidíssimo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Bem, nem foi por acaso, mas hoje o país levou um abanão 😉 por isso, repensa lá o teu comentário 😉 estas coisas começam a ser documentadas e cruzada a informação, as probabilidades, como referes, começam a ter outro sentido. Vamos ver então daqui em diante.

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Vou mudar de casa para perto de hipermercados… Assim vou poder pilhar á vontade. Podem começar ja a fazer as encomendas de electrodomésticos consolas moveis e tudo o que precisarem. Não vão ter energia porque vai tudo cu crl mas tambem vou vender geradores e painéis solares.

  18. Avatar de antonio machado
    antonio machado

    Afinal o Homem nao terà nada a haver com as mudanças climaticas….hummmm
    Tanto sabichao, e sò sabemos que nada sabem .

  19. Avatar de Filioe
    Filioe

    Aterrar não gira parem te dizer mentiras

  20. Avatar de Jose Peixoto
    Jose Peixoto

    afinal eraengano,o relóijo é que se tinha adiantado um millésimo; voltem todos agora para a disc, se é cisma ou terramotas