Robô está a ser acusado de ter matado a colega de trabalho

28 Comentários

Um robô está a ser acusado de ter matado a colega de trabalho humana, numa fábrica de peças de automóveis no estado norte-americano do Michigan.

Wanda Holbrook trabalhava como técnica de manutenção na fábrica de componentes automóveis Ventra Ionia Mains e ficou presa num dos robôs sendo posteriormente esmagada.


Segundo o que dá a conhecer o The Telegraph, Wanda Holbrook, que trabalhava como técnica de manutenção, há 12 anos, na empresa Ventra Ionia Mains, foi presa pelo robô sofrendo um acidente mortal. Este acontecimento foi já há quase 2 anos, em julho de 2015, mas a acusação surpreendente ao robô só agora foi dada a conhecer.

O viúvo de 57 anos, William Holbrook, apresentou no passado dia 7 deste mês, uma queixa pela morte da esposa e reclama a devida indemnização às cinco empresas de robótica responsáveis ​​pelo fabrico, instalação e teste de robótica: Lincoln Electric, Flex-N-Gate, Prodomax, FANUC e Nachi.

A Wanda estava a trabalhar na seção 140 ou 150 dentro da célula ‘100’, quando um robô da seção 130 agarrou a Wanda de surpresa, quando este entrou na seção onde a funcionária estava a trabalhar.

Alegam os responsáveis da ação contra as referidas empresas.

Segundo a mesma fonte, o acidente deveu-a a “uma falha de um ou mais sistemas ou dispositivos de segurança dos robôs, causando a morte de Wanda”.

William Holbrook procura uma quantidade não especificada por danos, argumentando que, antes da sua morte horrível, a sua esposa “sofreu um tremendo susto, choque, dor e sofrimento conscientes”. Holbrook também nomeia três dos réus – FANUC, Nachi e Lincoln Electric – em duas reclamações de responsabilidade do produto e violação da garantia implícita. Ele argumenta que os robôs, ferramentas, controladores e peças associadas não foram adequadamente projetados, fabricados ou testados e não são adequados para uso.

Atualmente, não existem padrões específicos de segurança no local de trabalho para a indústria da robótica, de acordo com o departamento de trabalho dos Estados Unidos. Desde 2014, este departamento relatou cerca de 30 mortes relacionadas à robótica durante um período de 30 anos. Claro que este número poderá aumentar tendo em conta a cada vez mais utilização destes dispositivos nas unidades fabris a trabalhar lado a lado com os humanos.

 

Leia também:

Robô da Volkswagen mata trabalhador na Alemanha

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Está a acontecer! A Skynet vem aí!

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Essas leis não se aplicam a este tipo de robots. A lei que se aplica é trabalhar fora do raio de alcance do robot, quando este estiver em funcionamento.

      1. Avatar de Miguel Pinto
        Miguel Pinto

        Essas leis não se aplicam a nada fora da ficção!! (cinema, tv, etc)

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Skynet active!

  3. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    “colega”

    1. Avatar de António P. Cunha
      António P. Cunha

      Exacto, faz a notícia muito mais picante do que se fosse só um acidente fatal de trabalho com uma máquina não faz??

      … For Christ sake…

      1. Avatar de Vítor M.

        Não é a notícia que é picante, é a forma como está a ser conduzida a acusação ao robô. Lê e percebe o que está em causa. Se fosse um acidente de trabalho era tratado como tal, mas a acção vai muito para lá do acidente de trabalho, está a ser acusado todo um projecto que fabricou o robô na “unidade” em si.

  4. Avatar de David
    David

    acidentes podem sempre acontecer e não sei como seriam as condições dessa fabrica, mas trabalho num armazém da amazon no uk e qualquer pessoa que trabalhe directamente com os robots (kiva systems) tem um conjunto muito especifico de regras a seguir, e os que tem badge de acesso ao active floor (zona onde se movimentam os robots) tem uma formação aprofundada sobre a segurança de trabalhar com os robots. por isso digo, pode ter sido falha da maquina mas também pode ter sido erro humano, só quem viu sabe e no fim de tudo é pena a perda de uma vida.

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Dunfirmline?

      1. Avatar de David
        David

        nao, ltn4 dunstable

  5. Avatar de Vlad
    Vlad

    Pelo que leio quem está a ser acusado são as empresas que fabricaram o robô em questão e não o robô em si.

    1. Avatar de Vítor M.

      O robô em si? Como assim?

      1. Avatar de FernandoRJ
        FernandoRJ

        Estão acusando as empresas, e não especificamente o robô, como mostra o título da matéria.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, eles estão a acusar a acção do robô, como este não é uma “entidade” querem imputar a responsabilidade deste robô às empresas que tiveram intervenção na sua criação.

          1. Avatar de Carlos V
            Carlos V

            É igual se fosse outro eqiipamento qualquer. Se uma prensa mesmo com marcaçao CE e com todas as protecoes colocadas esmagar alguem, o erro é de projeto. Nao é a maquina per si que, com vontade propria matou alguem.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não é bem assim. Aqui não se está a tratar o robô como uma ferramenta, mas sim como um “funcionário”. A acusação quer levar a tribunal sobretudo quem desenvolveu tudo o que diz respeito à máquina…. se fosse uma ferramenta era apenas a empresa que tinha a máquina a operar.

  6. Avatar de andre
    andre

    há estudos que comprovam que mais de 90% das nossas acções são feitas em modo automático e isso comprova-se facilmente, quantas vezes não vamos a conduzir e a pensar noutras coisas e quando chegamos nem nos lembramos do percurso… agora imagina trabalhar todos os dias com robots, mais tarde ou mais cedo vamos cometer erros porque vamos agir sem pensar, é inevitável, é preciso é melhorar a capacidade das máquinas em detectar e prevenir acidentes… https://www.youtube.com/watch?v=V-PhticXzTU

  7. Avatar de Felippe
    Felippe

    quem foi o infeliz que programou essa maquina pensando em prejudicar um ser humano

  8. Avatar de NT
    NT

    Pois… aqui tem muito que se lhe diga. Mas é muito mais provável que fosse a vitima a meter a “pata na poça” que propriamente o robot… que normalmente fazem tarefas repetitivas, sem grande espaço para “prender e matar a colega humana”

  9. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    *matado”…. – Morto, matado, morrido!

    “Robô está a ser acusado de ter morto a colega de trabalho” – Seria mais correcto.
    ” foi presa pelo robô ” – Foi presa ou ficou presa?! – É que se foi presa, como foi presa? Foi atada? Foi para a prisão? – O correcto seria ficou presa.

    Quanto à notícia em si, o erro é e sempre será Humano!

    1. Avatar de Vítor M.

      Vê se ajuda: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/matado-e-morto/176

      Sim, foi atacada, foi presa pelo robô (ele aprisionou-a) que não tinha aquela instrução para executar mas ao executar… deu-se o acidente mortal.

  10. Avatar de ARoque
    ARoque

    Um bom sistema de segurança para estes técnicos que trabalham nestas áreas de movimentação dos robôs seria o uso de um pequeno transmissor que o técnico teria de usar e o robot ao detetar a presença de um humano (neste caso o transmissor) a 1m ou menos, deveria cessar funções, prevenindo estes acidentes. É só uma ideia…

    1. Avatar de Afonso Hermenegildo
      Afonso Hermenegildo

      Up

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      A indústria da robótica tem que garantir a segurança. Não quero ter que andar com um chip para ser reconhecido como ser humano. Não faz sentido.

  11. Avatar de Vitor Neto
    Vitor Neto

    injecção letal já para o Robô!!!!

  12. Avatar de JV
    JV

    Na Coreia apanhava já 10 anos de trabalhos forçados