Responsável pela Proteção de Dados da CM de Lisboa vai ser exonerado

68 Comentários

Um dos temas mais quentes nos últimos tempos tem a ver com a proteção de dados. Em causa estão os dados de ativistas enviados pela Câmara Municipal de Lisboa para a embaixada Russa.

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina revelou hoje que o atual gabinete de Apoio à Presidência será extinto e será criada uma nova divisão municipal, com a denominação de Divisão de Expediente.

Responsável pela Proteção de Dados da CM de Lisboa vai ser exonerado


 

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou hoje que vai pedir a exoneração do responsável pela proteção de dados na CML, na sequência da transmissão de dados de manifestantes à embaixada da Rússia.

De acordo com as informações mais recentes, foram “enviados dados pessoais” a embaixadas no âmbito de 52 manifestações desde maio de 2018.

O autarca fez saber que, após um levantamento das manifestações comunicadas ao município de Lisboa, foram contabilizadas 7045 manifestações entre 2012 — ano em que a competência de receção dos avisos de manifestação passou para a autarquia — e 2021, saldando-se numa média de 3 a 4 manifestações por dia.

Destas, 180 foram comunicadas a embaixadas, sendo que 122 ocorreram antes da entrada em vigor do Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia, implementado em maio de 2018. As outras 58 ocorreram depois, sendo que em 52 dos casos foram “enviados dados pessoais”.

Na sequência do mais recente caso, Fernando Medina revelou que vai pedir a exoneração do encarregado de proteção de dados:

Irei propor ao executivo da CML a exoneração do encarregado de proteção de dados e coordenação da Unidade de Projeto para a Implementação do Regulamento para a Proteção de Dados

Responsável pela Proteção de Dados da CM de Lisboa vai ser exonerado

 

Além disso, segundo o presidente a Polícia Municipal

limitará a partilha de informação relativa aos promotores individuais de qualquer manifestação, e não só as realizadas junto a embaixadas ou relativas a países estrangeiros, única e exclusivamente com a PSP e o Ministério da Administração Interna

O autarca destacou que solicitou à secretária geral do Sistema de Segurança Interna a realização de uma avaliação de segurança a todos os cidadãos cujos dados foram enviados a embaixadas estrangeiras que o pretendam.

O autarca destacou ainda que será promovida “uma análise externa da robustez do sistema de proteção de dados da CML”.

A “CML contactará individualmente com cada cidadão, prestando o apoio necessário à realização desta avaliação, restabelecendo a confiança de todos na efetivação em segurança dos mais amplos direitos assegurados pela Constituição”, acrescentou.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fulano
    Fulano

    E eu a pensar que seria a empregada de limpeza!! Mais uma aposta perdida!!

    1. Avatar de ToFerreira
    2. Avatar de bruno
      bruno

      🙂
      a empregada da limpeza é mais cabos de rede, o estagiário é mais este tipo de coisas.

    3. Avatar de Mico.se
      Mico.se

      Nop.
      Os tipos também puseram tudo no Facebook. A Rússia não precisa de informações da câmara eh eh eh

    4. Avatar de Vítor M.

      Mas convincente foi o embaixador da Rússia em Portugal.

  2. Avatar de miguel
    miguel

    lol PS sendo PS, a culpa é sempre dos outros.
    O rapaz pela protecção de dados deve estar lá a 2 dias e é responsavel por mais de 50 partilhas de dados 🙂

    1. Avatar de rui
      rui

      foram 180, o RGPD basicamente não mudou muito mais relativo à partilha de dados do que o que já estava em vigor anteriormente, apenas criou a figura de DPO e tipificou sanções, já pela lei antiga era proibido fornecer dados pessoais.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Calma, que certamente seria um boy rosa, portanto tiram este tacho e dão um melhor!

      1. Avatar de Mico.se
        Mico.se

        por acaso o líder do departamento li em qq lado que é militante do CDS. Mas isso não vem ao caso, está errado mesmo

    3. Avatar de Test User
      Test User

      Vitimas e divulgados os dados.
      O rapaz pela protecção de dados já é protegido e fica no anonimato.

    4. Avatar de Rub3n
      Rub3n

      Qual é a função do responsável pelo RGPD?
      Não é garantir que o regulamento é cumprido?
      Fez alguma coisa para evitar que isso acontecesse?
      Não interessa os casos que estão pra trás, interessa os que ele deixo passar depois de entrar em funções!

  3. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Irrisório, quando se esconde a verdadeira culpa devido a um ano de eleições e vai a cabeça do mexilhão.

    Não terá sido certamente o Responsável pela Proteção de Dados a receber a solicitação dos mesmos e a efetuar o envio da mesma. Certamente esse ato terá sido por outro membro da CM-Lisboa, Portugal a encenar como o caso de tancos.

    1. Avatar de João
      João

      O Responsável pela Proteção de Dados tem a obrigação de denunciar à CNPD sempre que detete irregularidades no cumprimento do RGPD, alias este tipo de operações têm que ter parecer prévio do DPO.
      Há sempre a hipótese deste fluxo de informação ocorrer sem o conhecimento do DPO, mas a corda vai partir sempre do lado mais fraco.
      Por outro lado, penso que já foi assumido que este tipo de transferência de informação já ocorre há muitos anos.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É da responsabilidade do DPO controlar processos, por isso mesmo que tenha acontecido sem ele saber, era da responsabilidade dele saber.
        Questão que se coloca é se ele até seria competente e se já teria alertado para esta situação e alguém não o deixou mexer-se, desde que tenha emails que o comprovem a responsabilidade não pode ser atribuída ao DPO mas sim ao executivo que lhe cortou as pernas.

        De qualquer forma isto parece ser um não tema uma vez que o DPO irá continuar a exercer funções na CML, apenas deixa de ser DPO.

      2. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Se se soube da partilha de dados pessoais, é porque alguém denunciou. Provavelmente o “estagiário” denunciou, e foi demitido. Se ele tiver provas em como foi obrigado em enviar dados pessoais de manifestantes russos para a embaixada russa ou mesmo para os serviços russos, algumas cabeças de colarinho branco poderiam rolar na CM de Lisboa.

        1. Avatar de Mico.se
          Mico.se

          yep.
          Um coisa é os proprietários identificarem-se no Facebook e colocar lá os seus e quando seria a manifestação, e outra coisa é um procedimento errado de um serviço fazer o mesmo. É aqui não se trata de ser a Rússia. Até podia ser para os EUA, Inglaterra, Espanha e afins

    2. Avatar de Rub3n
      Rub3n

      Pois não, claro que não foi ele que enviou. Mas foi ele que permitiu que esse procedimento que já existia, não fosse revisto.
      A função do responsável pelo RGPD é garantir que o regulamento é cumprido e validar todos os fluxos de informação que podem eventualmente permitir que o regulamento seja violado.

  4. Avatar de Al capone
    Al capone

    estou de saco cheio destes parasitas de extrema esquerda

    1. Avatar de BC
      BC

      “Extrema esquerda” Ahahahahahah

      1. Avatar de Novidade
        Novidade

        Sim. Dentro do PS há indivíduos e linhas de pensamento de “extrema esquerda”, assim como na “extrema esquerda” ainda há 1 ou outro com um mínimo de inteligência (simplesmente por contingência da vida “tornaram-se” assim …)

      2. Avatar de aquele
        aquele

        devias antes gargalhar da tua ignorancia

    2. Avatar de Maria
      Maria

      É pena para ti o PS ser o partido social democrata de Portugal. No PSD militam os sociais demovratas envergonhados de usarem o nome “socialista”.
      eh eh eh

  5. Avatar de LA
    LA

    O encarregado de proteção de dados, só poderá ter culpa, se sabia destes envios e não os comunicou como ilegais, ao departamento que os enviava e ao presidente da Câmara.
    Se ele não tinha conhecimento dos respetivos envios, para as embaixadas, nunca poderá ter culpa.
    As pessoas não podem ser culpadas, da merda, que os outros fazem.

    1. Avatar de João
      João

      Se o DPO descobrir os envios à posteriori, tem de os denunciar à CNPD.

    2. Avatar de Rub3n
      Rub3n

      Se não tinha conhecimento, deveria ter tido. Pois faz parte da sua função analisar todos os fluxos de informação existentes na estrutura e que permitem violações do regulamento como esta que se verificou.

  6. Avatar de Atento
    Atento

    Se o DPO é exonerado, então a hierarquia do DPO tem que assumir a responsabilidade e demitir-se.
    Se o DPO falhou, também a hierarquia falhou , ao contratá-lo, ao não detectaras lacunas deste, no fundo, ao não fazer a devida gestão.
    Se assim não acontecer, é mais um boy a viver do job …

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Completamente de acordo, e basta ver o currículo do manda chuva

  7. Avatar de rui
    rui

    Art. 38.º

    3. O responsável pelo tratamento e o subcontratante asseguram que da proteção de dados não recebe instruções relativamente ao exercício das suas funções. O encarregado não pode ser destituído nem penalizado pelo responsável pelo tratamento ou pelo subcontratante pelo facto de exercer as suas funções. O encarregado da proteção de dados informa diretamente a direção ao mais alto nível do responsável pelo tratamento ou do subcontratante.

    https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=celex%3A32016R0679

    1. Avatar de FAR
      FAR

      …. ou seja? Queria chegar a algum lado com esta citação?

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Só há nesse um pequeno problema nesse comentário que é : “REGULAMENTO (UE) 2016/679 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO” Não se aplica nos países

      1. Avatar de rui
        rui

        os regulamentos aplicam-se aos países membros quer queiram quer não, as diretivas têm de ser transpostas consoante o disposto

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Típico. Quando é o peixe graúdo do PS a fazer asneira encontra-se logo um pode espiatório.
    Exonorado tem de ser o Fernando Tuktuks Medina e o seu Patrão Tonho Costaline. De caminho podem levar o Cabresta que só se ganha.

    1. Avatar de Rub3n
      Rub3n

      Ya, só quando é, por exemplo, um passos Coelho que não paga a segurança social porque já não se lembrava de ter recebido 100K de serviços de consultoria da tecnoforma, é que já não é típico… Certo?
      São todos iguais, esquerda ou direita é tudo farinha do mesmo saco!

  9. Avatar de RC
    RC

    Penso que deve ter sido um erro informatico….

    1. Avatar de ToFerreira
  10. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Um erro deste infelizmente acontece e vai voltar a acontecer, errar é humano é lamentável que tal aconteça agora por a culpa no presidente seja desta ou outra instituição na minha opinião é forçado, afinal o homem só tem dois braços, tem de delegar funções.
    Olha agora o Ministro Eduardo Cabrita, a viatura onde seguia atropelou um trabalhar da autoestrada e a pessoa acabou por falecer, que culpa tem o ministro?
    Agora que o homem não se livra de uma e já anda novamente na cabeça do touro
    É caso para dizer é melhor ir a bruxa

    1. Avatar de João
      João

      O que se passou não foi um erro, porque não foi feito por engano ou por desconhecimento.
      Foi feito de forma deliberada e consciente.

      1. Avatar de Rub3n
        Rub3n

        Ai foi?
        Vê lá as coisas que tu sabes…
        Este é um procedimento que já vem do antigo governo civil e que foi passado para a competência das câmaras e que nunca foi revisto.
        Enfim…

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Espero que seja ironia

  11. Avatar de Ulisses
    Ulisses

    O passatempo preferido dos portugueses é cruxificar políticos (os dos partidos que não simpatizamos, por os de que gostamos são uns santos).
    Basta ouvir ou ler 10 segundos de uma notícia do Correio da Manha, pode até ser em segunda mão, e já sabemos o suficiente para elaborar uma dissertação sobre o assunto. Seja ele qual for.

    E na generalidade, esta apetência de “arrasar”, verifica-se em relação a todas as figuras públicas.
    Se não são da nossa simpatia, estamos sempre à espera que caiam em desgraça.

    Houvesse linchamentos públicos e não sobraria uma pedra nas bonitas calçadas portuguesas.
    Já todas tinham sido projectadas contra as mais diversas figuras públicas que tiveram a ousadia de se destacar do anonimato, ou dos políticos que abraçaram essa carreira só para se governarem e viverem à nossa custa.
    Assumir uma responsabilidade, por pequena que seja, como administrar o condomínio, ou colaborar com a associação de pais da escola dos filhos? Não, nunca! Não tenho jeito, não tenho tempo, estou com pressa, vou de férias, tenho um gato doente em casa, a avó está no lar, o periquito fugiu…

    Para criticar como grandes especialistas, para comentar, como doutorados no assunto. Isso sim, isso é a nossa praia.

    Então e afinal de quem é a culpa do envio dos dados aos russos? É do responsável da protecção de dados ou do Medina?
    Bahhh, não conheço o responsável da protecção de dados. A culpa só pode ser do Medina. Ou do Secretário Geral das ONU. Não é socialista também?

    1. Avatar de Novidade
      Novidade

      “Assumir uma responsabilidade, por pequena que seja, como administrar o condomínio, ou colaborar com a associação de pais da escola dos filhos? Não, nunca! Não tenho jeito, não tenho tempo, estou com pressa, vou de férias, tenho um gato doente em casa, a avó está no lar, o periquito fugiu…

      Para criticar como grandes especialistas, para comentar, como doutorados no assunto. Isso sim, isso é a nossa praia.” – Concordo. tudo o resto, perda de tempo … Pensar no global em vez do “gosto pessoal”.

    2. Avatar de GFan
      GFan

      Não… então… a responsabilidade não é de ninguém! Alias, é suposto isto ser noticia?
      Vamos ignorar a incompetência, para não dizer criminalidade, de uma capital de um pais da união europeia? Claro que sim.

      Já chega de cruxificar políticos! Alias isto só acontece e aconteceu porque os portugueses são racistas e fascistas!

      Tranquilo o zé povinho paga.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Dou-lhe um “like”, por duas razões… A primeira, porque concordo em absoluto com o que escreve. A segunda, por se ter dado ao trabalho de passar à escrita o seu pensamento, muito provavelmente, com o sentimento de que ninguém vai ligar patavina ao que está a dizer… pelo menos esse é o meu sentimento.
      Cambada de ignorantes, “seguidistas”!!

    4. Avatar de Jota
      Jota

      Se um funcionário meu cometer um erro semelhante, eu como administrador serei condenado e penalizado pelo seu erro e as penalizações da CML assim como da AT são implacáveis. Porque carga de água os políticos deverão sair ilesos nas mesmas situações?

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Xuxalistas a serem xuxalistas. enquanto houver o que xupar , lá estão todos à volta do tacho.
    Quando alguma coisa de mal se souber, dá-se uma xuxa melhor a alguém, para assumir as culpas. Típico.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      +1 A descrição genética de um verdadeiro xuxa!

    2. Avatar de Marta
      Marta

      Então os jornaleiros que sabem disto desde Janeiro até dá vontade rir se não fosse tão mau.
      Se os Jornaleiros sabem, outros já saberiam tudo guardado para usar mais tarde. É só manipuladores da populaça.

    3. Avatar de Rub3n
      Rub3n

      LoL
      Claro, até porque qualquer um que seja do PSD, CDS ou PCP
      automaticamente passa a ser honesto…
      Tal como o Miguel Relvas ou o Passos fedelho que se esqueceu de pagar a segurança social, e que já não se lembrava de ter recebido 100k Eur da tecnoforma por trabalhos de “consultoria”, serve pra tudo, não é?
      Que cómico!

  13. Avatar de KS
    KS

    vai ser exonerado do cargo, nao despedido. Ou seja, vai para a prateleira.

  14. Avatar de OdeioBichasModernas
    OdeioBichasModernas

    Fosse um presidente de um outro partido a mandar estas informações para a CIA por causa de umas manifestações anti EUA, e seria o fim do mundo em cuecas em Lisboa.
    Como é o inverso, está tudo bem.
    Só não meteram a cabeça da senhora da limpeza ou do mordomo no cepo porque já é cliché…
    Desta vez outro teve que se sacrificar por um bem maior
    Xuaxalistas, what else?
    Em frente, em breve a Albânia nos passará…

    1. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Socialistas ? Como se os outros fossem santos…

      1. Avatar de OdeioBichasModernas
        OdeioBichasModernas

        Já viu algum partido com políticos tão incompetentes?
        Realmente são quase todos iguais mas xuxas assi não há em mais lado nenhum.
        Foi Pedrogão, foi Tancos, é a incompetência na gestão da pandemia, até tiveram que ir buscar um militar, nunca vi nada assim.
        Já para não falar nas 3 bancarrotas…

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Acabou-se a medicação hoje???

          1. Avatar de OdeioBichasModernas
            OdeioBichasModernas

            Acabou, a tua mãe esqueceu-se de comprar…

        2. Avatar de Maria
          Maria

          Falando em Partidos de incompetentes… o Partido Sem Destino, nem um presidente tem e o secretário geral envolvido em alegadas presenças fictícias… nem para isso servem….
          Revive Sá Carneiro, revive.

        3. Avatar de Rub3n
          Rub3n

          Então, conta lá aqui ao pessoal o que é que aconteceu em Pedrogão que foi culpa do PS.
          Já agora em Tancos qual foi a influência do PS no caso?
          E na gestão da pandemia, explica lá o que fazias de melhor com o teu gigante conhecimento na área.
          Só cómicos!

    2. Avatar de Marta
      Marta

      É pena esse dep. dá CML ser liderado por alguém militante de outro partido que se diz de direita…
      A inteligência habitual dos utópicos da economia… tudo o que foge de uma folha ecel não sabem usar.

  15. Avatar de AT
    AT

    Independentemente da nossas convicções e dos juízos de valor que aqui se fazem, uma certeza devíamos ter:
    um chefe competente e nobre(infelizmente são raros) assumia esta responsabilidade e DEMITIA-SE! O Presidente da Câmara já há muito que o devia ter feito. Devia ser o 1º a dar o exemplo, mas é mais fácil descartar-se noutro.
    E qual Pôncio Pilatos lava assim a sua culpa!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Então porquê é que o Primeiro Ministro ainda não se demitiu? Foram casos atrás de casos começou com a “venda” desastrosa do Novo Banco e acabando na má gestão desta pandemia, não falo da TAP porque seria falta de respeito pelos trabalhadores.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      Eu faria isso.
      Assumia o erro técnico como erro político e vinha de novo a eleições e ganhava.
      O Eng. dos trocos anda desesperado eh eh rh

  16. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Como seria de esperar, arranjaram um bode expiatório, talvez um pobre coitado que nunca soube de nada, porque faziam as coisas pela calada. E pronto, mete-se a pessoa na alheta, e está o problema resolvido ‍♂️

  17. Avatar de PTO
    PTO

    Lá arranjou um desgraçado para safar o costado.
    É o costume, empurra-se a responsabilidade para outros e está tudo resolvido.

  18. Avatar de Tabonitota
    Tabonitota

    Nada que eu não tivesse à espera. Ver alguém do PS demitido , seja ministros cabritas, justiça, por meterem gente no tribunal de contas, gente que ficou em segundo lugar para ocupar cargos na União Europeia, ou este banana do Medina que se prepara, em conjunto do Pedro Nuno Santos, para tomar as rédeas do PS quando o costa for embora para a Europa, forem demitidos …. Avisem-me ok ? Não sei o que é preciso mais fazerem para alguém ser alguma vez demitido. Neste (des)governo. O único que me lembro foi o da task force e que foi muito bem destituído e substituído por alguém que não tem ideologias. E assim se esperava em algo sério como a vacinação e todos os assuntos sobre a política neste país de me***da corrupto que me incluo, pois votamos nesta malta.

  19. Avatar de R
    R

    E assobia-se alegremente para o lado…
    Já não novidade este tema. Em 2019 aconteceu algo semelhante:
    https://sol.sapo.pt/artigo/662990/ativistas-acusam-c-mara-de-lisboa-de-estar-de-cocoras-perante-israel-

    1. Avatar de H
      H

      E que fez a CNPD ? Tinham obrigação de actuar após publicação de uma notícia indiciando uma clara violação do RGPD

  20. Avatar de iFernando
    iFernando

    Ainda só sabemos 30% da histórinha.

  21. Avatar de Natália Anatolievna Vorobieva Marques
    Natália Anatolievna Vorobieva Marques

    Esta resposta atitude , só me lembra daquela situação da Hemodialise em que o culpado foi o tal eletricista, pois é estamos perante mais um caso que ronda os laivos de vergonha visto que os chefes nunca sabem de nada e o bode expiatório é sempre o elemento que está mais abaixo. Mais do mesmo.

  22. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Eu quase que apostava que o Fernando Medina vai ganhar novamente as eleições.