Rescaldo da Época Desportiva 2010/11!

18 Comentários

Não, não pensem que o Pplware vai entrar no misterioso e conturbado domínio dos blogues e sites desportivos. Nada disso. Trata-se simplesmente dos resultados dum estudo feito e divulgado recentemente pela Lewis PR sobre a época desportiva que agora terminou e que culminou na consagração do FC Porto como Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e vencedor da Liga Europa, e com o Benfica como vencedor da Taça da Liga.

Antes de avançar permitam-me dar os sinceros PARABÉNS, não só a estas duas equipas como também ao Sporting de Braga pela grande campanha que fez na Liga Europa.

Agora quanto ao nosso assunto, foi então revelado o resultado dum estudo que revela que as equipas portuguesas de futebol ainda têm um longo caminho a percorrer na exploração das potencialidades Web e das redes sociais.

A agência LEWIS PR, desenvolveu um estudo sobre o estado da arte da comunicação online e nas redes sociais dos 32 clubes de futebol que militam nas duas mais importantes ligas do futebol português (Liga Zon Sagres e Liga Orangina).

Deste trabalho desenvolvido é de salientar que o clube que se destacou pela maior e melhor actividade de comunicação online foi o Sport Lisboa e Benfica, logo seguido pelo Sporting Clube de Portugal e pelo Futebol Clube do Porto, sendo mesmo este último o clube com maior número de seguidores no Twittter.

Desta análise realizada, a Lewis PR salienta a situação de comunicação online que a maioria dos clubes ainda mantém ser escassa e genérica na segmentação dos seus públicos, faltando áreas de informação relevante (ex.: áreas reservadas à imprensa) e áreas que potenciem uma maior interacção com os visitantes. Ainda desta análise compreende-se que a estratégia de desenvolvimento de processos de comércio electrónico e de bilheteira online é muito baixa.

O interesse neste estudo prendia-se com a necessidade de entender como está o sector desportivo está a nível de comunicação.” Refere Fernando Batista, Head Office da LEWIS PR Lisboa. “Foi um trabalho intenso e muito interessante visto os dados revelados numa primeira fase, mostrarem muito caminho que pode vir a ser explorado para o desenvolvimento das marcas. O Futebol tem um sex appeal único no mercado português e é importante que os clubes não só entendam isso, como também tenham ferramentas e soluções que lhes permitam desenvolver a sua actividade de marketing e comunicação para aumentar o valor das suas marcas”.

Sobre as redes sociais denota-se uma forte apetência para a adopção destas novas plataformas de comunicação, porém sem terem estratégias muito bem delineadas, perdendo assim excelentes oportunidades de criação de experiências de relevo para os fans e seguidores dos clubes, que procuram sempre mostrar com muito fervor a sua paixão clubística.

Alguns dados interessantes do Estudo

  • O Futebol Clube do Porto é o clube com mais seguidores no Twitter
  • O Sport Lisboa e Benfica é o clube com mais fans no Facebook, com mais de 475 000
  • Os três grandes em conjunto somam mais de 1 milhão de fans no Facebook
  • Só 4 clubes das duas ligas tem serviço de bilhética online (Benfica, Porto, Sporting e Marítimo)
  • Só o Centro Desportivo de Fátima é que não tem presença online
  • Os Beleneses é o clube da Liga Orangina com melhor actividade online e redes sociais

Fica a questão para os leitores:

“Que outros tipos de eventos/iniciativas poderiam os clubes portugueses encetar ou envolverem-se, nestes novos meios de comunicação, de forma a cimentar as suas posições?”

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rechau
    Rechau

    Só 4 clubes das duas ligas tem serviço de bilhética online (Befica, Porto, Sporting e Marítimo)

    Acho que querem dizer bilheteira…ou não?

    1. Avatar de Daniel©
      Daniel©

      e falta o n ao “Benfica”

      Os Beleneses é o clube da Liga Orangina com melhor actividade online e redes sociais

      retirem o s ao “Os Belenenses”

      Bom post 🙂

      1. Avatar de Ricardo Praça
        Ricardo Praça

        http://en.wikipedia.org/wiki/C.F._Os_Belenenses

        O “s” está lá muito bem há muitos anos xD

        1. Avatar de Carlos Correia
          Carlos Correia

          o h no “hà” é que nem por isso, é apenas “à”!!
          Abraço

          1. Avatar de mgo
            mgo

            Aí é que tu te enganas…
            Mas nem todos podem saber o básico da Língua Portuguesa!

            Mas ainda vais a tempo de aprender qualquer coisa: http://216.55.136.163/pergunta.php?id=8189

          2. Avatar de Frederico
            Frederico

            Errado! Escreve-se “Há muitos anos”, há de haver, existir.

            Cumps

          3. Avatar de Filipedgb
            Filipedgb

            grande falhanço… é mau ver quando as pessoas dão esse erro, mas consegue ser 3 vezes pior quando querem dar uma de sapientes e corrigem para errado. 😉

          4. Avatar de Miguel Ribeiro

            Se não sabem para que falam?
            Aquele H está ali muito bem!

      2. Avatar de gramer
        gramer

        é “os belenenses” e nao como dizias, está bem no post

    2. Avatar de Vítor M.

      Não, é bilhética mesmo:

      Sistemas de Bilhética

      Um sistema de bilhética pode representar uma cadeia com início na venda de bilhetes, a sua validação e o controlo de acessos, seja num recinto desportivo, nos transportes públicos, nos cinemas ou noutro sítio qualquer.

      1. Avatar de Rechau
        Rechau

        Hum…nunca tinha ouvido, erro meu então. Em relação ao post dou-vos os parabéns

  2. Avatar de delaorden

    E falando nisso, parabens ao Barça. Não deu a mínima chance ao ManU. Show de bola, perfeito !

    Abraço !

  3. Avatar de Crónicas Azuis

    C.F.”Os Belenenses” e não Beleneses .)

    Um abraço azul de um leitor assíduo!

    1. Avatar de Barcelense
      Barcelense

      Na 1ª não se escreve Belenenses é : GIL VICENTE!!!

  4. Avatar de kekes
    kekes

    Ai o meu Zbording xD
    Ao menos este ano o Feirense subiu a primeira, ao menos existiu alguma alegria este ano lol

    Mas Viva ao Barça 😀 Champions já ca canta, agora podiam era fazer um bocadito menos barulho que eu quero estudar 😛

    1. Avatar de lulwut
      lulwut

      Vais ter exame sobre pplware na segunda-feira, é? É que, caso contrário, se queres mesmo estudar não devias andar aqui a passear 🙂

  5. Avatar de aver
    aver

    Tenho que tirar o chapéu ao FCP.
    Mónaco, Supertaça Europeia: Barcelona-FCP.
    Ou é de preferir o Real Madrid/Mourinho/CR7 ao Barcelona, ou outra coisa qualquer, até gostava que o FCP ganhasse.

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      Sou FCP mas não sou dos fanáticos (cegos) que diz sempre que “a minha equipa é a maior/melhor”, portanto tenho de dizer que o Barcelona é o melhor, mas em 90 minutos apenas o sistema de jogo tem de ser diferente dos restantes jogos, com muita pena minha a abordagem do fcp foi muito diferente da do barcelona na final, espero que o Vilas-Boas veja vezes sem conta o jogo da final da champions para assim deslumbrar uma maneira de ganhar a este fantástico barcelona, porque a jogar da mesma maneira que jogou na final da liga europa enfardamos uns 4 e marcamos nenhum.
      E era uma mais valia para o futebol português se ganhasse esta taça!