Renovação do Cartão de Cidadão poderá ser feita em máquinas?

27 Comentários

O Cartão de Cidadão (CC) foi introduzido em Portugal em Fevereiro de 2007 (nalgumas localidades piloto), mas foi apenas em 2008 que passou a ser obtido em qualquer conservatória do registo civil ou loja do cidadão do país. Como já referimos, apesar de integrar várias tecnologias, as mesmas não têm sido muito exploradas/integradas com os mais diversos serviços.

E renovar o cartão de cidadão? É quase como voltar ao “zero”…mas vai haver novidades.

cc_02


Portugal emitiu, em média, 220 mil cartões de cidadão por mês em 2014. Com muitos cartões a caducar (a validade é de apenas 5 anos), a questão volta a ser colocada em cima da mesa “Não poderá o processo de renovação ser automatizado?

De acordo com o Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, “daqui a uns anos” os cidadãos vão poder renovar documentos, como o Cartão do Cidadão, automaticamente numa máquina disponível para o efeito.

cartao_cidadao

Além desta novidade para o futuro, Ana Pipa, da Agência para a Modernização Administrativa já havia referido em Novembro que os cidadãos vão poder brevemente identificar-se junto da administração pública através de um código SMS.

Via Lusa/SOL

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    As conversas com o pessoal que imagina estas máquinas devem ser interessantes…

  2. Avatar de Alex
    Alex

    Alguem ja fez o dump do cert e da privk do cartão? Podiam ter dado os ficheiros quando se fez o cartão…

    1. Avatar de djx
      djx

      A privk não sai do cartão!

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    A ser verdade o conteúdo deste artigo quando entrar em vigor teremos mais uns milhares no desemprego.
    A nossa socialização começa a ser com máquinas, falar com pessoas é do século passado. Estou preocupado, mas como não tenciono ter filhos aguento bem o impacto do caminho da estupidez humana.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Sim porque tu já tens dose que chegue.

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Acho que era desnecessário, apenas deu a sua opinião.

      2. Avatar de Carlos Correia
        Carlos Correia

        onde está a estupidez no que ele disse?
        já essa resposta….

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Chamar de estupidez humana ao progresso é estúpido…..falar das consequências q o progresso trás aos humanos seria mais inteligente

    2. Avatar de censo
      censo

      Para ti nao devia haver multibanco, via verde ou portal das finanças. É isso?

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Amigo (!!), como tu e outros milhões de portugueses utilizo esses serviços.
        Mas faz essa pergunta às pessoas que perderam os seus empregos nas portagens e nos bancos. Para já não que o portal das finanças tenha mandado alguém para a rua.
        Provavelmente se todos parassemos 5 minutos para pagar portagens não faria diferença numa viagem de duas e estaríamos a ajudar na criação de emprego.
        A minha opinião vai nesse sentido. Se alguém se ofendeu temos pena.

        1. Avatar de djx
          djx

          Sim, é verdade.
          Mas sempre é preferível do que ter:
          – Polícias sinaleiro
          – Operadoras de telefone para nos encaminharem a chamada
          – Despertadores (estou a falar daquelas pessoas que batiam à janela para acordarmos de manhã)
          – Pessoas que ligavam e desligavam os candeeiros das ruas que tinham velas.

          Para cada polícia sinaleiro temos agora mais de 5 postos de trabalho (manutenção dos semáforos, montagem dos semáforos)
          Para cada operadora de telefone temos N engenheiros informáticos e de telecomunicações para manterem a arquitectura que está por detrás do telefone.
          Etc.

          1. Avatar de naoliveira

            Isto não é bem verdade, achar que cada operadora equivale a 1 engenheiro é um pouco forçado demais, o mesmo relativamente aos policias sinaleiro.

            Obviamente que cada vez mais é preciso menos pessoas para se ter melhor qualidade de serviços, por isso a preocupação devia de ser como fazer essa transição com o mínimo de prejuízo para a sociedade.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Eu nos supermercados vou sempre para a caixa que tem operador. Mas há gente que não entende que daqui a uns anos deixa de haver operadores de caixa. Dps queixem-se… é IN ir para as cxs automáticas. O problema em Portugal é que gosta tudo de andar na moda, é tudo no deixa andar…

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            eu faço o contrário ….uso as caixas automaticas para ajudar a criar postos de trabalho em empresas de novas técnologias e assim despacho-me mais rapido alem de ajudar ao reconhecimento do nosso País, pois sistemas destes são pioneiros no Mundo

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Mas o Senhor António sabe do que fala?

          Se fosse como o senhor diz ainda estaríamos de paus e pedras na mão a caçar animais!

          A evolução tecnológia acaba com trabalhos “desnecessários” e abre a porta a outros muito mais interessantes!

          Já pensou no que seria ter que fazer todas as suas contas com papel e caneta? Daria certamente para dar emprego a milhões de pessoas. Mas e as possibilidades que poder fazer cáculos complexos e enormes criaram no mundo do trabalho?

          Não sejamos retrógados!

          1. Avatar de YaBa
            YaBa

            O medo da tecnologia é real 🙂
            Sim, perdem-se empregos, por outro lado criam-se novos, nunca os programadores e informáticos no geral foram tão procurados.
            Não pode ser só a tecnologia a evoluir, as pessoas também têm que acompanhar os tempos.

  4. Avatar de Araújo
    Araújo

    Estes políticos idiotas muito sinceramente só têm areia na cabeça….então se com o CC passamos a ter mais usurpações de identidade, a possibilidade de ser pedido um CC não presencialmente perante um funcionário vai dar asas a que estrangeiros, foragidos da lei, Jihadistas, possam facilmente comprar identidades nas ruas…explico….todos os dados serão do cidadão tuga que se desloca com o “comprador de identidade” a uma máquina para passar dados biométricos (impressões digitais), depois a foto do comprador é a que vai constar no cartão e assim aí está um CC legítimo única e simplesmente o que mudou foi a foto constante.
    Senhor governante explique como vai controlar estas possíveis situações????

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      É mais fácil enganar um humano, que uma máquina… desde que a máquina esteja bem blindada, programada e vigiada… o que é previsível visto que vai estar certamente dentro de espaços onde estarão funcionários!

      Claro que a questão da segurança é de fundamental importância, mas com ainda hoje em dia a usarem certificados de identificação pessoal RSA 1024 bits a esperança é pouca… visto que no mínimo já deveria ir em RSA 2048 bits ou mesmo RSA 4096 bits.

    2. Avatar de djx
      djx

      Também posso pagar 7000€ à D. Maria do registo civil que ganha 700€/mês para me fazer um CC falso, não?

      1. Avatar de Araújo
        Araújo

        À D. Maria não sei…..ao Araújo não pode de certeza que participaria criminalmente de si.

        1. Avatar de djx
          djx

          Assim como a máquina 😉

  5. Avatar de Jacinto Leite Capelo Rego
    Jacinto Leite Capelo Rego

    O processo de renovação do cartão do cidadão é exemplar: Com marcação por telefone na véspera, fui atendido à hora prevista, tendo decorrido apenas 7 minutos desde que entrei na conservatória até que saí.
    O preço cobrado pelo cartão é excessivo (15€), mas o serviço exemplar 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Epá , só tens que dizer onde se passa essa estranha aberração, não coincidente com os padrões da função publica Portuguesa. hehehe

      1. Avatar de YaBa
        YaBa

        Confirmo que em Santarém é um mimo. Já na zona onde habito, é uma miséria total, típico serviço público, esperas, desesperas e esperas de novo.
        Compensa bem a viagem, ao menos passeio e não me chateio 🙂

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    se isso providenciar safar-me à sempre mal humorada assistente da conservatória da minha terra, já é bom =)