Relatório confirma envolvimento da Rússia nas eleições dos EUA

58 Comentários

FBI, NSA e CIA assinaram um relatório público, datado de dia 6 de Janeiro de 2017, que revela, com alguns detalhes, envolvimentos da Rússia nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, que tiveram como desfecho a vitória de Donald Trump.

As suspeitas de que a Rússia teria “hackeado” as eleições, sob o comando de Vladimir Putin, para descredibilizar Hillary Clinton durante a campanha, passam assim a certezas.

Relatório confirma envolvimento da Rússia nas eleições dos EUA


Num relatório público, assinado pelo FBI, CIA e NSA, divulgado durante o dia de ontem, é dada a certeza do envolvimento de hackers russos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, que decorreram no passado mês de Novembro.
 

Denegrir a imagem de Hillary Clinton

Denegrir a imagem de Hillary Clinton

Segundo pode ser lido no relatório, é dada a certeza que Vladimir Putin, presidente da Rússia, “ordenou uma campanha de influência, em 2016, com vista à eleição presidencial dos Estados Unidos”, com o objectivo de “minar a crença pública” durante a campanha eleitoral, denegrindo a imagem de Hillary. Pode ler-se ainda que as agências detectaram que o governo russo demonstrou uma clara preferência por Trump ao longo do processo eleitoral.

Em Julho de 2015, segundo avança o relatório, a central de inteligência da Rússia teve acesso às redes do Comité Nacional Democrático (o directório do partido de Clinton), mantendo este acesso, pelo menos, até Junho de 2016.

 

Rússia teve apoio de hackers americanos

Os hackers russos, aparentemente, tiveram o apoio de dois grupos de hackers norte-americanos, os Guccifer 2.0 e DCLeaks.com, para aceder à rede do comité do partido de Hillary e divulgar informações sigilosas.

hacker

 

O que não foi revelado publicamente

Por questões de segurança, este relatório público oculta uma série de informação relevante, nomeadamente, os detalhes de como ocorreram os ataques e as suas consequências. Donald Trump e Barack Obama tiveram acesso ao relatório completo, relatório este solicitado por Obama.

Donald Trump continua a afirmar que a Rússia não teve qualquer influência na sua eleição e que não houve qualquer manipulação nas urnas, mas perante mais este relatório parece não haver dúvidas que existiu uma campanha influência de grande escala durante as eleições norte-americanas.

Via: The Verge

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pintor
    Pintor

    O que foi dito sobre Hillary ninguém questiona o facto de ser verdade.
    Mas questionam o facto de supostos hackers terem divulgado algo que è verdade como manipulação.
    Se o que foi divulgado è verdade apenas foi prestado um esclarecimento público sobre quem realmente è Hillary.

    1. Avatar de vladimir
      vladimir

      Concordo , eles simplesmente estão a desviar as atenções dos podres dos clintons.

      1. Avatar de valdori
        valdori

        Falou tudo.

    2. Avatar de The Onee
      The Onee

      E quem realmente é Trump?

      1. Avatar de CS
        CS

        ha duvidas quanto a isso? nao é que tentem esconder os falhanços dele

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não querendo de todo menosprezar os esqueletos da Hillary, esta notícia evoca duas questões:
      – Será que a exposição sobre os esqueletos dos dois candidatos foi justa? Se o Trump tivesse o escrutínio por parte de hackers, será que não iríamos descobrir coisas sobre Trump ainda piores?
      – Será que os esqueleto da Hillary são verdadeiros ou há uma manipulação discursiva para os tornar piores do que aquilo que realmente são?

      1. Avatar de alguem
        alguem

        A media desde o inicio que demonstrou uma preferência pela Hillary, estes hacks se alguma coisa, equilibraram a balança. (não estou a dizer que foi correto)

    4. Avatar de PauloM
      PauloM

      Nao sei se sera para deviar as atencoes da Hillary, possivelmente.
      Washington’s hacking hysteria created by the left wing liberal media – what would Freud say?
      I think he would died from laughing so much about the left wing crazyness,.. hehehe…

      Mas o ridiculo e que os media portugueses so sabem fazer copy paste da CNN Really!!!
      “Relatório confirma envolvimento da Rússia nas eleições dos EUA” A serio, … Provas???
      Ha pois foi culpa da RT no relatorio fornecido palas agencias de inteligencia americana de 35 paginas dedicaram 7 a RT.
      https://www.rt.com/usa/372864-odni-report-russia-hacking/

      Realatorio:
      https://www.scribd.com/document/335885421/Declassified-Intelligence-Community-Assessment-of-Russian-Activities-and-Intentions-in-Recent-U-S-Elections#from_embed

      Na minha opiniao ou foi o 44 ou uma faccao de marte que nao gosta do Trump.
      Hilariante e ver estes left wing media outlets em histeria pura.

      Trump e o novo Presidente dos EUA

    5. Avatar de Paulo
      Paulo

      E o pior é que foi descoberto um túnel sob o estreito de Bering, por onde passaram milhões de Russos para irem votar no Trump…

  2. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    Este assunto é muito delicado, pois tira legitimidade ao candidato republicano.

    1. Avatar de vladimir
      vladimir

      A candidata democrata é que perdeu legitimidade com o “leak ou hack” que o seu servidor pessoal ,
      DNC e Podesta sofreram. Para Trumpa perder legitimidade é necessário provar que o hack ou leak
      influenciaram a opinião publica.

      1. Avatar de João C
        João C

        Não digas asneiras… e tenta aprender a escrever.

        1. Avatar de Diogo Alex
          Diogo Alex

          Não sejas burro e tenta arranjar argumentos em vez de atacares um pequeno erro que possivelmente foi de engano no teclado.

  3. Avatar de Marcelo Rocha
    Marcelo Rocha

    Ate agora os presidentes eram marionetas onde tem muita gente envolvida por traz. Agora que foi um eleito um presidente que com ideias fixas que não se deixa influenciar de terceiros. Um presidente que esta-se a marimbar para os problemas dos outros países. Onde se esperava que os atritos com a Rússia acaba-se com ele. Mas aparece que o governo americano esta a fazer de tudo para manter uma guerra com a Rússia mesmo antes do Donald Trump se tornar presidente.

    1. Avatar de Rub3n
      Rub3n

      traz? de trazer? ou trás?
      acaba-se? ou acabasse?
      e aprender a escrever, não?
      sugestão, tracinho.com

    2. Avatar de valdori
      valdori

      Sim Concordo objtivo dos globalista é levar a 3 guerra mundial.

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      Sim, se era algo que a administração do Obama se preocupava era com os problemas dos outros países. A não ser que a forma de resolver os problemas dos outros países seja feita financiando guerras civis, golpes de estado, treinar e armar grupos extremistas, ou até mesmo entrar directamente numa acção militar contra outro país.

  4. Avatar de Diogo Alex
    Diogo Alex

    E a Hillary levou o Bernie a reforma, mas disso ninguém diz nada. For fucks sake nenhum destes idiotas devia ter sido permitido a 1km dos podios e por alguma razão foram, são os dois corruptos, e pior que isso são os dois burros como as pinhas para serem apanhados. Isto um gajo agora ja nem sabe se este “relatório”, que parece ter mais “assessing”s que outra coisa, e verídico ou se é simplesmente uma tentativa de manchar, ainda mais o nome do gorila laranja.

    Meu deus, Brexit, Suportes ao Erdogan, Entrada de Imigrantes, BLM, Trump e Hillary, parece que a população esta cada vez mais retardada.

  5. Avatar de Sorath
    Sorath

    Não existe nestas 25 páginas do relatório ABSOLUTAMENTE NADA, MAS MESMO NADA, que prove o envolvimento da Russia, só quem desconhece como são feitas as notícias e a politica nos EUA é que engole tudo isto.
    Quem percebe minimamente de segurança, quando ouve de certos Políticos e Entidades da Inteligência Americana a falar sobre os “factos” deste assunto percebe imediatamente, que que existe claramente outros interesses por trás… há uma pressão enorme de atirar o mundo para uma guerra! Bye Obama, bye Hillary

    1. Avatar de valdori
      valdori

      Na minha opinião esta claro objtivo dos iluminatis é proglamar uma 3guerra mundial

  6. Avatar de Shitagaki
    Shitagaki

    Porque p* um canal de tecnologia vem a pretender se envolver com politica, foca no que conhece e deixa o lado politico com quem tem o minimo conhecimento.
    Se envolver com esses assuntos que nem conhece os fatos como no caso, que o dados apresentado só demonstram que informações que os democratas queria esconder foram vazados, não houve fraude eleitoral nada foi identificado apesar de agencias governamentais exaltivamente procurado não foi encontrado nada, já o uso de agencias governamentais para força uma narrativa é grave.
    Atacar o mensageiro e não focar no que foi revelado e tentando assim desviar atenção é que é grave, e é isto que estão fazendo e pelo visto estão conseguindo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Falta sua de visão. O que está em causa são os meios, o ciber-ataque mencionado e não os factores políticos. Por isso, abra o seu campo de visão para perceber. Pelo que falou, vi não não percebeu p* do que escrevemos.

      1. Avatar de shitagaki
        shitagaki

        É mesmo desculpa não tinha percebido o viés tecnológico da informação, vendo por este lado você até pode estar certo, mais não.
        Se o problema é ciber-ataque, então expor falhas de segurança como a senha ridícula de Podesta, “password”, já seria o suficiente.
        No entanto o foco não é esse e sim segredos obscuro da politica e organizações que somente se infiltrando ou invadindo os cidadãos comuns pode obter, segredo todos nós temos, mais quando isso envolve a vida de milhares de pessoas isso se torna perigosamente mortal, os emails desaparecidos de Hillary por exemplo que segredos escondiam e porque foram sumariamente destruídos. Não seria até muito importante que alguém tivesse os hakeiados e abertos ao público para que assim as pessoas a pudessem julgar pelas suas ações e não pela sua retorica, ou é mais interessante para você que poderosos possam fazer o que quiser ficando ocultos, pra você pode viver sua vida sem preocupação.

        1. Avatar de Vítor M.

          Essa parte política… ultrapassa-nos, nem nos interessa tão pouco. Como referi, a questão basilar é se um ataque Cibernético pode ou não mudar o rumo de umas eleições num país tão poderoso como os Estados Unidos. Pelo que parece… pode.

          Essa é a parte que nos interessa.

      2. Avatar de Deni
        Deni

        Mas qual meios? Mas qual ciber-ataque mencionado? Onde ? Mostre pelo menos um facto. Lei mas uma vez o texto e diz a toda gente onde tens pelo menos alguma ligação da tecnologia sem for política ?

        1. Avatar de Vítor M.

          Percebi que não leste e não sabes, ou não queres saber, o que está em causa:

          Os hackers russos, aparentemente, tiveram o apoio de dois grupos de hackers norte-americanos, os Guccifer 2.0 e DCLeaks.com, para aceder à rede do comité do partido de Hillary e divulgar informações sigilosas.

  7. Avatar de bola
    bola

    Só nos EUA é que um presidente é eleito com quase 4 Milhões de votos menos que o opositor.

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Sabes como se elege o nosso primeiro?

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        É um bocadinho diferente, ora vê http://www.cne.pt/content/metodo-de-hondt

      2. Avatar de bola
        bola

        A pergunta é como se eleje o nosso presidente, em que cada pessoa vale o mesmo, nos EUA não é assim, não têm democracia lá….. !!!!

        1. Avatar de Diogo Alex
          Diogo Alex

          Vai ler um bocado sobre o porquê da democracia deles ser assim em vez de falares sobre coisas que não sabes.

      3. Avatar de Vlad
        Vlad

        Simples, não eleges.

        As legislativas são para eleger os deputados que a vão constituir, e não para eleger um primeiro ministro. E são esses deputados que elegem o primeiro ministro, não os eleitores.

    2. Avatar de João Mário
      João Mário

      https://i.redd.it/dmuz5uotc9xx.jpg

      Por fim, recomendava uma leitura sobre os círculos partidários em Portugal, só para perceberes que um voto não tem o mesmo valor em diferentes zonas do país.

  8. Avatar de vladimir
    vladimir

    A história mostra que os americanos não são flor que se cheire , sejam eles democratas ou republicanos . Em quantos paises já os americanos meteram a mão em eleições? Lembram-se da estória da NSA? Snowden?
    Lembram-se que eles juravam a pés juntos que o iraque (Sadam Hussein) tinha armas de destruição maciça e
    afinal não tinha? Lembram-se do malware que fizeram para rebentar com máquinas de centrais nucleares iranianas e o engenheiro nuclear iraniano assassinado? E isto é só o que me veio agora á cabeça.
    Ainda acham que os americanos podem dar lições de moral a alguém?

    1. Avatar de KNIGHT
      KNIGHT

      Esta correto vladimir e provaram, ao contrario dessa matéria que tenta enganar os alienados, alias aqui é um site de tecnologia e pelo visto deve estar faltando grana para postarem esse tipo lixo e porco de matéria.

  9. Avatar de Pikachu
    Pikachu

    O candidtato Manchuriano ganhou. Putin regozija e o fim do mundo como o conhecemos é já ali ao virar da esquina.
    Estando à beira do abismo, no dia 20 daremos um passo em frente. Perspectiva-se uma aliança EUA/Rússia com a intuito de antagonizar a China.

    1. Avatar de Joel Mascarenhas
      Joel Mascarenhas

      O problema é que antes dessa aliança, o Trump já deve ter dito alguma coisa estúpida e andaram ao estouro entre eles 😛

  10. Avatar de Manuel Durão
    Manuel Durão

    Nunca pensei que a Rússia tivesse o poder de colocar na Casa Branca o Presidente dos EUA que quisesse.Com este tão grande poder a Rússia pode colocar no Poder onde funcionam as democracias ocidentais e até orientais que existem,e são muitas, quem muito bem entender.AQUI HÁ QUALQUER COISA QUE NÃO ME CHEIRA NADA BEM.

  11. Avatar de JM
    JM

    A CIA e companhia não foram aqueles que juravam a pés juntos que no Iraque bastava levantar qualquer pedra para encontrar armas de destruição em massa? …

  12. Avatar de gomes
    gomes

    vindo da mesma agencia cujo relatorio confirmava a existencia de armas quimicas e outras no iraque com toda certeza eu acredito

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Nunca as agencias informaram de tal.

      Abc

  13. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    O que vi em todo lugar foi ao contrario, o tempo todo batendo no tal trump.

  14. Avatar de Ze
    Ze

    Como é que o relatório confirma, se não foi apresentada uma única prova? Apenas diz que os russos tinham preferência por um dos candidatos (que crime!!). No caso do Brexit, Obama a quando da visita ao RU também foi fazer ameaças com o objectivo de influenciar o resultado do referendo.

    Este episódio é muito similar ao das armas de destruição em massa, em que os serviços secretos tinham todas as certezas do mundo. O chefe da diplomacia americana foi fazer tristes figuras com um tubo de ensaio para a assembleia do conselho de segurança da ONU. Hoje ainda vivemos as consequências de tanta certeza!

    Os meios de informação continuam a ser meras caixas de ressonância.

  15. Avatar de jo
    jo

    Pronto, está mais que visto, que trump é comunista. Não é que ser comunista seja mau, o mau, é quando um comunista, ser Presidente dos EUA. Tirem as vossas conclusões.

  16. Avatar de Larsen
    Larsen

    Bobama não sabe perder. Esta è a questão.
    O grande perdedor foi ele. Se o fato ocorreu foi falha da administração dele!
    E porque tanto escândalo agora, quando o mesmo jogou sujo com a net na reeleição dele? Aliás jogo sujo è com ele mesmo. Um sem moral mesmo…

    1. Avatar de Joel Mascarenhas
      Joel Mascarenhas

      Comentário dos mais ridículos que li até hoje. Santo Deus!

  17. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Isso… Make America dump again! Grande Trumpalhada que por aqui vai…

  18. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    O grande ataque feito a Clinton foi ter utilizado um servidor de email privado.
    Eu também tenho um , será que devo ir preso ? LoL
    Uma mulher que anda há anos na politica o que lhe conseguem apontar é ter um servidor de email privado ? Eu dava lhe um prémio, por utilizar o servidor de email próprio.
    Querem saber sobre o Trump :
    http://elections.kqed.org/article/2010101856095/david-cay-johnston-digs-into-the-making-of-donald-trump
    Podem ler o livro de um jornalista conhecido, onde ele apresenta factos. “The Making of Donald Trump’”.

  19. Avatar de KAOS
    KAOS

    Tanta ignorância

  20. Avatar de João Mário
    João Mário

    Eu bem me esforço mas não consigo compreender todo este choro. Entrar então em acusações de manipulação das massas é ainda mais absurdo.

    Todos os media MainStream, Opinion Makers, humoristas e afins pintaram constantemente o Trump como aquele que é provavelmente o pior ser humano da história da humanidade. Isto aconteceu não só nos USA, foi mesmo geral. Até em Portugal os media eram parciais de uma forma completamente surreal onde cada frase dos jornalistas isentos levavam sempre uma boca no meio.

    Até pessoal pró-Hillary que conheço ficava enojado com tanta parcialidade.

    Todos os podres que puderam ir buscar do homem, independentemente da idade dos mesmos, apareceram e eram destaque constantemente. Já os podres da Hillary (alguns deles com gravações factuais – como aquela em que ela defende a manipulação das eleições de um outro país … oh the irony) foram omitidos.

    A mulher foi pintada como uma Santa e o homem como um animal.

    Não compreendo estes relatórios (até compreendo) … é que se existia mesmo a intenção de beneficiar o Trump então esse pessoal fez um péssimo trabalho pois aquilo que saltava para as massas era bem diferente.

    O Trump venceu devido à censura e hipocrisia levada a cabo por aqueles que se pintam como moralmente superiores. Criticar o muro e bloquear uma auto-estrada para impedir que as pessoas fossem ver o homem a falar (oh the irony), acusar os Trump Supporters de uma coisa e no final das coisas eram eles próprios que tinham as acções que apontavam aos outros, dizer que os Trump Supporters nunca aceitariam a vitória da Hillary e no final das contas quem andou a vandalizar propriedade pública e provada após as eleições foram os falsos moralistas …

    Silenciaram e censuraram imensa gente com a cortina do politicamente correcto, os mesmos que foram constantemente demonizados pelos discursos da Hillary … depois ficam admirados com os resultados, lol. Só quem é mentalmente limitado, ou desinformado é que pode não compreender o que se passou e achar que foram os Hackers Russos que decidiram as eleições dos USA.

    Mas vá, os tipos até a NES Classic Mini hackearam, parece-me plausível.

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      “O Trump venceu devido à censura e hipocrisia levada a cabo por aqueles que se pintam como moralmente superiores. ”

      “I will build a great wall – and nobody builds walls better than me, believe me – and I’ll build them very inexpensively. I will build a great, great wall on our southern border, and I will make Mexico pay for that wall. Mark my words.”

      “When Mexico sends its people, they’re not sending the best. They’re not sending you, they’re sending people that have lots of problems and they’re bringing those problems with us. They’re bringing drugs. They’re bring crime. They’re rapists… And some, I assume, are good people.”

      “It’s freezing and snowing in New York – we need global warming!”

      “I think the only difference between me and the other candidates is that I’m more honest and my women are more beautiful.”

      “The point is, you can never be too greedy.”

      Deixa ver se percebi. Os outros é que são hipócritas ?
      Um pais feito da imigração e ele diz que quer fazer muros ?
      Trabalhei na Califórnia, onde 70% do engenheiros informáticos vem de fora. Sem imigração, não existia Cisco, Google, Facebook, Apple … Nem o Trump tinha as esposas que teve.

      Comprar global warming com o frio que faz em NYC ?
      Isto não é hipocrisia.

      Eu gostava de ver discussões mais aprofundadas sobre temas importantes e não twites sem conteúdo.

      Será isso que chamas de “por aqueles que se pintam como moralmente superiores. ” ?
      Estou a perguntar, mesmo. Pois não entendo o nível de discussão actual das coisas.

      E não sou eu que sei sobre os assuntos, mas pessoas que passam anos a estudar esses mesmos assuntos (Global Warming, energy, war, …). São essas as pessoas que quero ouvir e a serem levadas a sério …

      1. Avatar de João Mário
        João Mário

        Oh Peter, mas em algum momento eu neguei isso?! Alguma das frases escritas por mim contraria o que afirmas?!

    2. Avatar de vladimir
      vladimir

      Concordo e acrescento que não são só falsos moralistas como também são é falsos democratas lol

      1. Avatar de João Mário
        João Mário

        A Democracia é só boa quando ganha aquele que queremos … quando não acontece vamos lá vandalizar propriedades de terceiros enquanto acusamos os outros de serem arruaceiros 😀

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    Com hackers ou sem hackers, o que sei é que mais de 80% com conteudo eleitoral nas tvs (principalmente), ruas, jornais etc…durante as eleições dos EUA era a denegrir a imagem de Trump e não a de Hillary.
    As pessoas têm memória curta. A ser verdade o caso dos hackers russos, estes fizeram um mau trabalho.
    Quem votou no Trump não votou pelo que ouviu, votou pelo que sentiu e presenciou, votou por descontentamento.
    Estas noticias de hackers e etc…providênciadas pelos média ao serviço de George Soros, não passam de dessespero de quem sofreu uma derrota de que não estava minimamente á espera. Basicamente tanto trabalho para avançar a globalização e interesses de elites para nada.
    Só tenho a dizer, vai Trump, mostra lá o vales.

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      “Quem votou no Trump não votou pelo que ouviu, votou pelo que sentiu e presenciou, votou por descontentamento.”

      Mas isso é que é preocupante, não ?
      Ele mesmo disse:
      “I could stand in the middle of 5th Avenue and shoot somebody and I wouldn’t lose voters,”

      Por que é que as pessoas votam independentemente do que ele é ou faz ?
      É um pouco assustador, não ?

      Acho que as pessoas se esquecem que: Nicolás Maduros, Hugo Chaves, Fidel , Lenins, Salazares … existem
      Espero que o Trump não seja nada disso. Mas não acho que vá ser um bom presidente para a América. A ver vamos …

  22. Avatar de lmx
    lmx

    Os Americanos, ainda não aprenderm a ser Democraticos…meu Deus, é Colegioss Eleitorais, é governadores com votos especiais…vale tudo naquele País anti-Democracia.

    WWS – “We got there, We Saw, She Lost…Deal with it dammit!!”

    “…mas perante mais este relatório parece não haver dúvidas que existiu uma campanha influência de grande escala durante as eleições norte-americanas.”

    Perante este Relatório, a unica duvida que parece existir…é que os relatorios que saem para o Publico nos estados unidos teem o Resultado que os Policitos quiserem , embutidos nos mesmos…
    Se repararem nesses relatórios não ha uma prova de que os Russos hackearam os Americanos…nem uma!!
    Existem directivas muito vagas…que é o mesmo que dizer…não temos provas, mas o sistema politico assim o exige…por isso vamoss dizer que foram os Russos.