Reino Unido quer ir aumentando a idade legal para comprar cigarros até que ninguém possa

47 Comentários

O primeiro-ministro do Reino Unido tem tomado medidas controversas e, recentemente, tomou mais uma: o executivo quer aumentar, gradualmente, a idade legal para comprar cigarros, em Inglaterra. O objetivo é que, eventualmente, ninguém possa.

Fumar tacabo

Há uns dias, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, propôs aumentar em um ano a idade legal para as pessoas poderem comprar cigarros, todos os anos. A ideia é que, eventualmente, seja ilegal para toda a população.

Durante a conferência anual do Partido Conservador, o primeiro-ministro explicou que queria, “em primeiro lugar, impedir que os adolescentes começassem a fumar”. Atualmente, é ilegal vender cigarros ou produtos de tabaco a menores de 18 anos, em todo o Reino Unido.

As pessoas começam a fumar quando são jovens. Quatro em cada cinco fumadores começaram a fumar aos 20 anos.

Mais tarde, a grande maioria tenta desistir… se conseguíssemos quebrar esse ciclo, se conseguíssemos parar o início, estaríamos no caminho certo para acabar com a maior causa de mortes e doenças evitáveis no nosso país.

Sustentou Rishi Sunak.

Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido
Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

O executivo britânico explicou que as mudanças impediriam que as crianças que completam 14 anos este ano e as que têm menos de 14 anos agora possam alguma vez comprar cigarros, legalmente, em Inglaterra.

Se o Parlamento aprovar a proposta, a alteração jurídica só se aplicará em Inglaterra – deixando de fora a Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

Reino Unido já conseguiu reverter prevalência do tabagismo

Segundo Sunak, o aumento da idade legal para compra de cigarros de 16 para 18 anos, em 2007, resultou na redução da prevalência do tabagismo entre os jovens de 16 e 17 anos em 30%.

O plano deste governo para introduzir legislação sobre uma “geração livre de fumo” poderá tornar-se o seu legado, corrigindo um erro centenário, sendo os produtos do tabaco o único produto legalmente disponível que, se utilizado como pretendido, matará mais de metade dos seus consumidores ao longo da vida.

Explicou Lion Shahab, académico que codirige o grupo de pesquisa sobre tabaco e álcool da University College London.

As autoridades britânicas analisarão outras medidas, incluindo a restrição de vapes com sabores e a regulamentação de embalagens e exibições nas lojas, de modo a tornar os produtos menos atraentes para os jovens.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Faz lembrar a lei seca dos EUA….

    Quem tem estás ideias é só porque não sabe o que diz e o que faz.
    Concordo que existam medidas para a redução do uso de tabaco….mas isto não tem pés nem cabeça.

    Aos drogados damos agulhas e espaços seguros para continuar a usar drogas pesadas..

    Já aqui alguém foi a Holanda??? E andou na rua??

    Até às drogas leves são permitidas e vejo menos fumadores que em Lisboa e no UK….
    Mas eles é que não sabem nada.

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Está mais que provado que o fruto proibido é o mais apetecido, logo, enquadra-se bem no que estás a dizer, se fosse algo banalizado depressa o consumo caia por ai abaixo.

      Qualquer dia é só podem comprar maiores de 100 anos quando acompanhados pelos avós…

    2. Avatar de Mouro
      Mouro

      “Já aqui alguém foi a Holanda??? E andou na rua??”
      Ah sim, holanda, o país perfeito em que vendem o consentimento das mulheres e dão mocas de segunda mão a bebes e crianças, que país exemplar!!! /s

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Estás a falar dos holandeses ou dos mouros que vão lá fazer asneiras???

        É que vender o consentimento das mulheres não parece ser cultural deles, mas sim de uns mouros….

        1. Avatar de Zeganzas
          Zeganzas

          E polacos

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      UK já a seguir apenas aqueles que são o exemplo mundial em questões políticas, NZ.
      Parabéns pela coragem, em breve todos os países europeus vão seguir a mesma ideologia, basta ver os números de mortes directas e os de mortes indirectas relacionados com tabagismo, e o que isso custa a cada estado, vai ler que percebes, são 24 MM de prejuízo no UK, e 60 mil mortes por ano.
      As primeiras gerações sem fumo estão para chegar, não importa se se torna mais apetecido, importa tornar ilegal algo que MATA quem fuma activamente e QUEM FUMA PASSIVAMENTE

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        1.771 óbitos tenham resultado da exposição ao fumo ambiental
        ( inclusive tabaco, poluição dos carros,etc)
        1204 milhões de euros és receita fiscal do imposto do tabaco ( ainda falta o IVA 23%)

        Por dia:

        3.3 milhões€ receitas
        4.8 óbitos por poluição

        Se o imposto fosse para pagar tratamento hospitalar de doenças por poluição dava nada menos que 685mil euros, desde que a pessoa começa a fumar até morrer.

        Se o dinheiro do tabaco fosse usado directamente nos IPOs tínhamos IPOs com excelentes condições.

        Se o dinheiro do imposto de açúcar fosse totalmente posto em centros para tratamento de diabetes tínhamos condições excelentes.

        Mas andamos é a pagar as casas do Sócrates

    4. Avatar de maxman
      maxman

      deves ser comerciante de certeza, porque se fosses médico aprovavas a ideia.

    5. Avatar de maxman
      maxman

      entao vai viver para holanda. pelo que eu sei, a legalidade vai tao longe, que já tens cracolandias em paises da europa a holanda é um deles. viva a erva legalize maconha sintética para todos blom etc.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Cracolandias tens em todos os países.

        Portugal até da agulha e espaços para a actividade.

        Mas fumar….

  2. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Livre arbítrio para onde vais? A liberdade é, cada vez mais, um mito.
    O que irão limitar a seguir?
    As verdadeiras ditaduras limitam a expressão de opinião e pensamento. Agora, além da liberdade de expressão com a cultura do cancelamento, querem limitar aquilo que eu posso ou não posso fazer, um dia limitam o sexo.
    Volta George Orwell, estás perdoado, estavas certíssimo.

    1. Avatar de Mouro
      Mouro

      Procura a definição de liberdade e depois a definição de libertinagem, liberal xoxo.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A libertinagem é bastante praticada pelas elites que podem, porque exige recursos, que o povo normal não têm. Contudo, se os actos de libertinagem não implicar a liberdade de outros, fica apenas pela vida desregrada e respectivas consequências para sua saúde, isso é consigo mesmo.

        1. Avatar de Zeganzas
          Zeganzas

          Exato…. Com dinheiro tudo se pode…. quem disser o contrário está a mentir… Eu pessoalmente nunca vi em nenhum iate cheio de mulheres ninguém triste…

      2. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Caro puritano, a moral cristã que nos tentam impor como a moral e os bons costumes, no meu entender, não procura de modo algum a felicidade do ser humano. Antes pelo contrário, culpabiliza-o pela sua natureza, pelo seu comportamento, nomeadamente ao nível da moral sexual. Qual é o mal da libertinagem? Se o sexo for consentido, anything goes, qual é o mal da procura do prazer? Na minha esfera intima mando eu, não o governo ou a moral podre que a Santa Igreja Católica Apostólica Romana nos quer vender. Que seja feliz do seu modo, eu sê-lo-ei do meu, a comer, a beber, a fumar, a …. Qual é o mal do hedonismo? desde que não prejudique terceiros…

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A tua liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros.
      Da mesma forma que é proibido conduzir sem cinto ou sem capacete tem de ser proibido fumar, fumar custa muito dinheiro a todos, muito mais do que o que ganham em impostos, o UK e NZ fizeram as contas e tomaram as medidas no sentido certo, a Europa se seguirá.

    3. Avatar de andre
      andre

      George Orwell, falhou redondamente… Na data!!!
      No resto acertou em tudo!!!!!

  3. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    E o mesmo para a cerveja, whiskys,…. !

    1. Avatar de Mouro
      Mouro

      A sociedade ficava mais limpa e com menos brigas e crime.

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Sempre pode escolher em viver num pais muçulmano.

      1. Avatar de Mouro
        Mouro

        É pra lá onde irei viver no futuro, assim que tiver dinheiro 😉

      2. Avatar de Zeganzas
        Zeganzas

        Nos Emirates por exemplo

        1. Avatar de Ifm
          Ifm

          Nós Emirados, bebi álcool, fumei tabaco e ainda na vinda comprei 1kg de tabaco para chichá no aeroporto. Mais barato que água.

          Por isso não é um bom exemplo do que o mouro quer aconselho ores para a Síria, Argélia.. a cultura é mais proibitiva, tal como tu gostas.

          1. Avatar de Nuno Filipe de Almeida
            Nuno Filipe de Almeida

            Arabia Saudita, maiss proibitiva, menos degenerada e as mulheres nao andam nuas na rua 😉

            Boa sorte a arranjares uma virgem na casa dos 20 anos em shitugal lololol

      3. Avatar de Ifm
        Ifm

        Num país muçulmano, podes fumar, fumar ganzas, só não podes comer porco e beber álcool

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tb não se pode comer vacas!

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Se casares com uma podes

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Looolooolool

  4. Avatar de Mouro
    Mouro

    Acho bem, ja tem outro país que tem uma medida parecida, acho que é nova zelandia, ou Austrália. Morte ao tabaco e à opressão que os fumadores causam nas pessoas com problemas respiratorios

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      NZ, medida igual

  5. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    A minha opinião em relação ao tabaco é a minha opinião. Consumo álcool socialmente, se me apetecer vou ao casino, aposto em jogos de aposta, raspadinhas, etc. O álcool quando em excesso também é péssimo para a saúde. Jogos de aposta também não é muito melhor…
    A história conta-nos o que é que se passou a quando nos EUA, aplicaram a lei seca. Se em Portugal e na UE, já há tráfico de tabaco falsificado, com produtos altamente tóxicos e cancerígenos para a saúde.
    Tem que haver um trabalho ao nível familiar, educativo nas escolas e socialmente ser reconhecida que fumar não é cool.

    1. Avatar de Zeganzas
      Zeganzas

      Eu se fosse funcionário público fazia igual….

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O tráfico não chega às massas e mais depressa concordo com cannabis medicinal do que tabaco como chupeta social

  6. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Ainda falam da lei em Portugal

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Proíbem o tabaco?
    Contrabando em barda.
    Preço sobe?
    Fuma-se haxe, que é mais barato.

    Nota, deixei de fumar há uns 20 anos…. portanto esta cena não me afecta.
    Mas todos sabemos o que acontece nas proibições, mercado paralelo on the rise…

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Óbvio, proibir é o que os governos xuxas gostam.

      Arranjar soluções não.

      Daqui a pouco vamos proibir o açúcar.
      Os fastfood
      Etc

  8. Avatar de Zeganzas
    Zeganzas

    Se o canabis é Natural e não pode…. o Cigarro que tem mais de 120 produtos químicos pode por quê??

  9. Avatar de Ifm
    Ifm

    O tabaco também é natural…ohhh ignorância.

    O enxofre também é natural.
    Os cogumelos venenosos também são naturais. ( muitos químicos)
    Etc
    Etc

    Não é por ser ou não ser natural que é bom ou não para o ser humano.

    Vai mas é estudar.

    O que interessa é proibir…..
    Argumentos há muitos.

    Proibir, só leva ao aumento do mercado paralelo, e violência

    Há formas eficiente de lidar e mudar mentalidades e culturas, que proibir.

    Tal como educar um filho, há a forma de violência física e a de educação sem violência.

    E já se chegou a conclusão que a da violência física é menos eficiente que a educação sem violência.

    Mas lá está mentalidades…. tuga é tuga

    1. Avatar de Zeganzas
      Zeganzas

      A folha do tabaco é normal… os mais de 100 químicos que lhe dão a dependência é que não.. Eu posso ser português, mas já trabalhei com muçulmanos fora da europa , Holanda e em países que você nem sabe que existem nem tão pouco tem capacidades de lá ir… sim o canabis e todas as drogas naturais existem… proibiram-nas para enganar pessoas como você porque não se pode taxar produtos naturais .. acorde de uma vez….

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Drogas naturais???
        São 99% plantas alteradas, aquilo de natural do tem o nome. Isto falando na planta da cannabis.

        Quando vais para os derivados da cannabis, óleos, polens, etc…
        Pior, aquilo até fezes,e plásticos tem a mistura, e coisas bem piores.

        Mas lá está é o mercado paralelo a funcionar….

        Proibir o tabaco vai levar a isso, a tabaco alterado, violência, fuga de impostos etc.

        Vai chegar ao ponto que ninguém sabe o que está a fumar, se é tabaco, se é tabaco misturado com ortigas…

        Tal como aconteceu com a lei seca nos EUA, aquilo era álcool feito a partir do que havia, era violência era tudo.
        Ate mistura com álcool etílico e água levava.

        Mas altamente grandes medidas.

        1. Avatar de Zeganzas
          Zeganzas

          Plantei algumas num terreno que o estado não limpa e aquilo é 100% Natural

      2. Avatar de Ifm
        Ifm

        Não se pode taxar produtos naturais, tu que andas bem enganado.
        Até a alface é taxada hahaha que cromo.

        O que dá a dependência do tabaco é a nicotina.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Se cultivares tu a alface não é taxada, assumo que foi isso que ele quis dizer

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E as sementes tb são free.?

          2. Avatar de papagaio
            papagaio

            “Yamahia 8 de Outubro de 2023 às 16:37
            E as sementes tb são free.?”

            Não, nascem em pacotes hermeticamente selados em lojas da especialidade

  10. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Quer dizer, em vez de apertarem com as substâncias nocivas incluindo as que induzem o vício, não, apertam com os viciados … que ricos filhos das suas mães …

  11. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    O fruto proibido é sempre o mais apetecido… E eu digo isto nunca tendo fumado e nunca tendo tido tal vontade.