Reino Unido: Polícia confunde mineração de bitcoins com plantação de cannabis

16 Comentários

Recentemente, a polícia do Reino Unido fez buscas naquilo que acreditava ser uma plantação de cannabis. No entanto, as autoridades ficaram surpresas quando descobriram que era, afinal, um sistema de mineração de bitcoins.

Esta ação aconteceu num edifício industrial nas redondezas de Birmingham. As autoridades descobriam ainda que o sistema estava a consumir uma grande quantidade de energia de forma ilegal.

Sistema de mineração de Bitcoins


Se pensa que já viu de tudo no mundo da tecnologia, então acredite que ainda há muitas surpresas reservadas para o ser-humano. E a situação que aconteceu recentemente no Reino Unido é uma prova disso mesmo.

Polícia faz buscas para apreender cannabis, mas era mineração de Bitcoins

A polícia de West Midlands, no Reino Unido, ficou surpresa ao descobrir que aquilo que pensava ser uma plantação de cannabis era, afinal, um sistema de mineração da criptomoeda Bitcoin.

Segundo a CNBC, as autoridades britânicas iam fazer buscas num edifício localizado numa zona industrial, com a suspeita de que se tratava de uma plantação de cannabis num sistema fechado. No entanto, em vez disso, a polícia de West Midlands deparou-se com uma imensa instalação com mais de cem ASICs Antminer S9 para a extração de Bitcoins.

O sistema de extração das moedas digitais estava a consumir uma enorme quantidade de energia ilegalmente de uma fonte de alimentação. Segundo as autoridades, a instalação estava a roubar “milhares de libras” em eletricidade.

ASIC Antminer S9 encontrada no local para mineração de Bitcoins

Ainda antes desta intervenção policial, as autoridades observaram várias pessoas a entrar e sair do edifício. Para além disso foi também detetada ventilação e vários cabos extensos. Um drone conseguiu ainda apurar uma grande quantidade de calor a sair do local.

Ou seja, uma vez que as plantações de cannabis em ambientes fechados recorrem a sistemas de iluminação, aquecimento e ventilação para o cultivo, a polícia do Reino Unido acreditava que estes eram ‘sinais clássicos’ de uma operação ilegal destas plantas.

Mas, na realidade, era um poderosos sistema com centenas de equipamentos para a mineração de Bitcoins a gerar uma grande quantidade de calor. Assim, e por também estar a furtar energia da rede elétrica ilegalmente, as autoridades fecharam o local.

Estima-se que tenha sido apreendido milhares de euros em material, no entanto não houve detidos.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Algo não bate certo 🙂

    “a polícia de West Midlands deparou-se com uma imensa instalação com mais de cem ASICs Antminer S9 para a extração de Bitcoins.”

    “Estima-se que tenham sido apreendidos mais de 4.000 euros em material”

    1. Avatar de kek
      kek

      “Segundo as autoridades, a instalação estava a roubar “milhares de libras” em eletricidade.”

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Segundo o The Verge serão cerca de 5.000 dólares.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        A informação não está certa, cada S9 são pelo menos 1000 euros, logo no mínimo são 100.000 euros.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Pois, eles baseiam-se em equipamentos de segunda mão. Se vires no artigo eles apontam para uma venda- De qualquer forma, no artigo deixei em aberto para apenas ‘milhares de euros’, é mais correcto.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Vendo mini reactores nucleares para mineração, bom preço.
    ahahah

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Já venho vindo a dizer aqui que 80% da mineração provém de puxadas ilegais, caso contrário nem valeria a pena o gasto de material + elecricidade.
    Se fosse a eles tinha investido nuns S19 e espalhado ao longo de uns bairros sociais, as puxadas nunca teriam sido postas a baixo e mesmo que fossem são feitas outra vez no dia seguinte e nunca ninguém vai dentro das casas.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Não tens mesmo a noção do que dizes.

  4. Avatar de André R.
    André R.

    Gulosos, já estavam com o olfato formatado para a canabis que nem repararam que a gráfica não tinha folhas

  5. Avatar de Ze
    Ze

    não falando dos milhares que gastaram em drones para descobrir que era uma plantação de gráficas lol ora portanto como não podia ficar em branco dizem que roubavam energia llololl os creminosos na volta queriam comprar umas placas para minerar o sol evender energia pior e se for como aqui a que roubar para a enegia solar para edp

    1. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      alguem que traduza isto

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Não encontro tradutores para Zes 🙂

      2. Avatar de Ze
        Ze

        Ó cromo da bola plantar canabis ou placas de vídeo gasta energia e a energia solar pode ser convertida em energia eléctrica o problema e que em Portugal se produzes mais que consomes vai para a rede e quem ganha e a EDP

        Instalações entre 350 watts e 30 kW estão sujeitas a uma comunicação prévia à Direção-Geral de Energia e Geologia, num portal que será criado para o efeito. Já projetos de 30 kW até 1 megawatt (MW) precisarão de um registo na DGEG e da obtenção de um certificado de exploração. Unidades com potência acima de 1 MW precisam de licença de produção e exploração. As regras que vigoravam até agora obrigavam todos os produtores (mesmo os que tenham menos de 350 w) a comunicação prévia à DGEG.
        (retirado do expreso)

      3. Avatar de Ze
        Ze

        E do papel que a policia gastou para apanhar placas gráficas DAh na investigação espero que esteja traduzido a tua vontade

  6. Avatar de miguel
    miguel

    2. Tenho que pagar alguma taxa?
    Sim e não. Depende da potência, como referimos anteriormente. Kits com potências entre 250W e 1500W não exigem registo nem pagamento de taxas. Potências maiores obrigam o consumidor a efetuar registo e a pagar a respetiva taxa.

    1. Avatar de Luis Antonio
      Luis Antonio

      https://expresso.pt/economia/2019-10-25-Ha-novas-regras-para-produzir-energia-solar-em-casa.-Eis-o-que-tem-de-saber-se-quer-investir

      QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE LICENCIAMENTO?
      Com o novo regime há vários níveis de controlo. Para instalar painéis até aos 350 watts o consumidor-produtor não precisa sequer de qualquer registo. Basta comprar os equipamentos e instalá-los. Instalações entre 350 watts e 30 kW estão sujeitas a uma comunicação prévia à Direção-Geral de Energia e Geologia, num portal que será criado para o efeito. Já projetos de 30 kW até 1 megawatt (MW) precisarão de um registo na DGEG e da obtenção de um certificado de exploração. Unidades com potência acima de 1 MW precisam de licença de produção e exploração. As regras que vigoravam até agora obrigavam todos os produtores (mesmo os que tenham menos de 350 w) a comunicação prévia à DGEG.