Reino Unido: Ecrãs das máquinas de pré-encomendas McDonald’s têm vestígios de fezes

65 Comentários

Em Portugal é já um dos métodos mais usados nos restaurantes McDonald’s. As pessoas usam os quiosques automáticos de encomenda, colocados usualmente na entrada das lojas, para facilitar os pedidos. São equipamentos com grandes ecrãs de toque que permitem escolher o que comer, pagar e aguardar o pedido.

Um relatório vem agora dar conta que no Reino Unido estes ecrãs têm vestígios de fezes.


Encontradas bactérias que podem provocar doenças graves

Vestígios de fezes foram encontrados em todos os ecrãs dos quiosques de encomenda automática que os McDonald’s ingleses disponibilizam, segundo uma investigação da Metro.co.uk.

Já por várias vezes foram feitas análises aos smartphones e concluiu-se que estes dispositivos têm mais bactérias que uma sanita. Agora imagine-se um ecrã 15 ou 20 vezes maior.

As amostras foram retiradas das novas máquinas que instaladas nos restaurantes em todo o país – cada uma delas tinha coliformes.

As bactérias do grupo coliforme habitam o intestino de animais mamíferos, como o homem, e são largamente utilizadas na avaliação da qualidade das águas, servindo de parâmetro microbiológico básico às leis de consumo criadas pelos governos e empresas fornecedoras que se utilizam desse número para garantir a qualidade da água para o consumo humano.

Numa investigação recente, levada a cabo pelo jornal britânico Metro, em colaboração com a Universidade Metropolitana de Londres, foram analisados os ecrãs das máquinas automáticas e foi descoberto em todos os ecrãs, matéria fecal.

Para a investigação foram escolhidos 8 restaurantes da cadeia de fast-food McDonald’s no Reino Unido – seis deles em Londres e dois em Birmingham, a segunda maior cidade do país. Todos continham coliformes.

O professor de microbiologia da Universidade Metropolitana de Londres, Paul Matewele, referiu que:

Ficámos surpresos com a quantidade de bactérias intestinais e fecais que existiam nas máquinas touchscreen. Isso causa o tipo de infeção que as pessoas apanham nos hospitais.

 

Staphylococcus aureus, bactéria que pode provocar intoxicação alimentar

Das amostras que foram recolhidas nos ecrãs, deu positivo para Staphylococcus aureus. Esta bactéria poderá estar por trás de certas infeções da pele, intoxicação alimentar e, em certos e esporádicos cenários mais graves, poderá haver envenenamento do sangue e síndrome do choque tóxico.

“Ver o Staphylococcus nestas máquinas é preocupante porque é muito contagioso.

Reforçou Matewele.

McDonald’s, Oxford Street, perto da estação de Tottenham Court Road (Foto: Susannah Ireland for metro.co.uk)

 

Foram encontradas várias bactérias perigosas

Se fosse um caso ou outro, provavelmente a dimensão não se tornaria preocupante. Contudo, nestas análises aos ecrãs foi também encontrada outra bactéria, a Listeria, que provoca a infeção Listeriose.

A listeriose é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes (L. monocytogenes), habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados.

Apesar de pouco frequente, a infeção pode ser grave, especialmente em imunodeprimidos e recém-nascidos.

Esta bactéria pode levar a abortos espontâneos e bebés nados-mortos em mulheres grávidas.

A Listeria é outra bactéria rara que ficamos chocados ao encontrar nas máquinas touchscreen, pois pode ser muito contagiosa e um problema para aqueles com um sistema imunológico fraco.

Outro risco para a saúde encontrado foi a bactéria Proteus, descoberta em três quartos dos ecrãs. O Proteus pode ser encontrado em fezes humanas e animais. Também é amplamente distribuído no solo. Pode causar infeções do trato urinário e é também uma das infeções hospitalares adquiridas, podendo ser responsável por septicemia.

Alerta o especialistas.

 

Tecnologias com cada vez mais utilizadores

Os ecrãs com sensibilidade ao toque estão a ser usados em praticamente todo o lado. Automatizam processos, aumentam a velocidade dos serviços e estão a ocupar o lugar e funções que outrora eram pessoas a desempenhar.

As pessoas usam os ecrãs, deixam gorduras e vestígios do que os seus dedos transportam. Sendo estas máquinas um local que antecede uma refeição, poderá tornar-se numa grande fonte de doenças se não houver o cuidado de manter sempre limpos os ecrãs.

Segundo o jornal, um porta-voz do McDonald’s disse que os restaurantes limpam os seus ecrãs self-service com frequência ao longo do dia, mas, de acordo com Matewele, o desinfetante não deve ser forte o suficiente para matar todas as bactérias.

 

Será uma tendência mundial?

Na verdade, a amostra é pequena, com máquinas destas a chegar agora a vários pontos do mundo. Ainda não há destes equipamentos em todos os restaurantes McDonald’s, mas começa a ser usual encontrar em todos os serviços de comida nalguns países. Portugal tem já várias empresas a usar tecnologia idêntica.

Não basta limpar, tem de haver uma limpeza com produtos antibacterianos de qualidade.

|Via

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    mania de alterarem o que já funcionava bem !!! não só por questões de higiene, mas gostava mais do atendimento antigo …

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      o metedo antigo tem os dias contados, qualquer dia é só o monitor ou uma app e fazes o pedido e pronto, deixas de ver funcionários, no supermercado a coisa vai pelo mesmo caminho, acabar com os operadores de caixa…

      de resto quanto ao artigo em si é uma realidade toda milhares a mexer diariamente num monitor torna-se uma mina de germes…

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Achei interessante a ideia de uma app, que pode ser num smartphone, aí acabam-se as fezes. Mas não gosto de fazer pagamentos por tlm, preferia meter o dinheiro numa máquina, ou algum funcionário aceitar.

        1. Avatar de lipez
          lipez

          Já existe isso tudo.

        2. Avatar de Rodrigo Allemand
          Rodrigo Allemand

          No Brasil já existe algo assim, chama-se Onyo, você consegue efetuar o pedido e pagar em diversos restaurantes nos shopping’s e apenas aguarda seu pedido, quando estiver pronto o celular toca e você vai até o balcão apenas para retirar.

          Basicamente o mesmo sistema do totens do McDonalds mas pelo celular e com diversos outros restaurantes no mesmo aplicativo.

      2. Avatar de Bruh
        Bruh

        Pois, é que toda a gente tem telemóveis onde podem instalar apps né? Tipo o meu flip phone de 2007… Olha, é bom para mim, se não tivere funcionários, não pago e levo tudo de borla… Isso de ser riquinho e desconhecer que há um outro mundo que não conhecem deve ser giro, também quero…

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Nada de novo.
    Peçam estudos de bactérias aos vossos centro comerciais locais e vão ser surpreendidos.
    (Aqui fizeram um e no corrimão das escadas rolantes até vestígios de semen tinha)
    O facto é que onde há humanos à contaminação.

    1. Avatar de Milton Sá
      Milton Sá

      Quando dizes aqui, por acaso queres dizer o Parque Atlântico em Ponta Delgada? x)

  3. Avatar de Paulo M.
    Paulo M.

    E o próprio McDonald’s… a comida é o quê?

    1. Avatar de Mawuko di banki
      Mawuko di banki

      é energia.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tudo tem vestígios de fezes, mandem analisar uma moeda ou uma nota até se assustam.

    Temos é que ter uma atitude de segurança e desinfectar sempre as mãos antes de comer, desde criança os meus pais me ensinaram assim.

    1. Avatar de J. C. Lopes
      J. C. Lopes

      O problema é que depois de encomendarmos a comida pelos ecrãs do McDonalds, normalmente já não vamos lavar as mãos a seguir e por isso vamos passar para acomida, que normalmente se come com as mãos, todas as bactérias que apanhamos nesses ecrãs.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        so true. boa análise

      2. Avatar de Rodrigo Allemand
        Rodrigo Allemand

        Normalmente após pagar no caixa e pegar no dinheiro contaminado, também não se lava as mãos. Ou seja, o problema não é o método de pagamento, mas sim o comportamento de não lavar as mãos antes da refeição 😉

      3. Avatar de Mawuko di banki
        Mawuko di banki

        Geralmente só lavo as mãos depois de encomendar e pagar.
        O McDonalds poderia é ter lavatórios ali mais perto da zona de encomendas e não obrigar a ir dentro dos sanitários e depois uma pessoa tem que andar a mexer no manipulo da porta para conseguir sair e lá fica contaminada de novo se não o conseguir fazer sem lhe tocar. Já para não falar que os secadores eléctricos são outra fonte rica de germes, excepto modelos próprios que sejam devidamente mantidos conforme instruções do fabricante (não vi nenhum desses em qualquer McDonalds).

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      A culpa é dos governantes que dizem que a “lavagem de dinheiro ” é crime .

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        A melhor… 🙂

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Sempre ouvi dizer que não há nada mais sujo que o dinheiro em forma física. Ao passar de mãos em mãos recebe todo o tipo de transferência. E só agora é que vêm com a história da contaminação?
    Nunca foi por uma questão de cuidado, mas eu de forma involuntária uso o nó do dedo indicador para tocar os ecrãs. Assim faz-me pensar que não faço transferência de bactérias para a comida.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E é isso que evita que as tuas mãos fiquem contaminadas?

    2. Avatar de Rodrigo Allemand
      Rodrigo Allemand

      Não é mais fácil você lavar as mãos antes de começar a comer?

  6. Avatar de Shout
    Shout

    Então e quando se pagava a dinheiro ou com o terminal de multibanco, nas moedas e notas e nos terminais não havia bactérias perigosas?….isso é que interessava comparar.

  7. Avatar de JP
    JP

    Até à nossa escova de dentes terá, principalmente de quem não tiver o hábito de descarregar o autoclismo de com a tampa da sanita fechada.

    1. Avatar de Mawuko di banki
      Mawuko di banki

      A distância da sanita (zona suja) ao lavatório deve ser de pelo menos 3 metros para garantir uma certa limpeza, se a circulação de ar estiver bem implementada.
      Contudo o normal é estarem quase colados!

  8. Avatar de Pastilhas
    Pastilhas

    ya!! o semen é uma bactéria bué perigosa…. Já vi semem transformar-se num monstro.

  9. Avatar de Vasco
    Vasco

    Existe infelizmente gente muito porca que nem sequer lava as mãos depois de ir a uma casa de banho. Em NY tenho primos que desde os anos 80 têm papeis desinfectantes descartáveis no bolso por causa dessas coisas. Fazem parte do leque de bens de primeira necessidade incluídos nas listas de compras semanais. Cá ainda estamos muito longe de ter uma verdadeira cultura de limpeza. E os ingleses no geral são ainda bem mais porcos.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Os ingleses gostam de chupar os dedos que nem uns animais, lá isso é verdade.
      E em Portugal sofre tudo do síndrome jogador da bola, sempre a cuspirem para o chão. Só badalhocos.

  10. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Sabem qual é o objecto que usamos no nosso dia a dia que tem mais vestígios de fezes? O Smartphone…..

  11. Avatar de David Cunha
    David Cunha

    Haverá sempre bactérias por todo o lado, cabe nos desinfetar as nossas mãos.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Nós mesmo temos triliões de triliões de bactérias no organismo, temos biliões de bactérias dentro da boca, respiramos ar contaminado com bactérias. Convém fazermos limpeza ao organismo para não se fazerem viveiros de bactérias na nossa pele e dentro da boca.

  12. Avatar de Vasco
    Vasco

    Ocorreu-me que deve dar muito trabalho dispor de uma escova de limpeza de vidros que deslize de alto a baixo pelo ecrã todo e aplique um produto de limpeza após cada utilização. Basta ir e vir na vertical. Demora 1 segundo ? 2?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Outra escova para passar na mesa, outra escova para passar na cadeira…
      E o ar que respiramos?

      Deixem as tretas de lado tudo está infectado nunca tocavam em nada.

      1. Avatar de Mawuko di banki
        Mawuko di banki

        Para o ar existe o airfree.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Não será muito mais fácil fazer uma app para os clientes encomendarem o que querem? E mais prático também!

  13. Avatar de Jorge Manuel Gomes Ferreira
    Jorge Manuel Gomes Ferreira

    Sou licenciado em bioquímica, com forte componenente de microbiologia.

    Isto só é noticia porque é na macdonalds, mas a verdade é que estão presentes em todo o lado, seja num fio de cabelo ou numa moeda ou num ecran. O nosso sistema imunitário tem condições de defender como o faz 24 horas por dia todos os dias, exceto em imunodeprimidos ou se comeres um carga bacteriana gigantesca, não laves as mãos nem dentes porque se cair no estomago com acido cloridrico e enzimas ficas com uma refeição mais nutritiva no melhor dos casos.

    Se estão preocupados lavem as mãos antes de comer, e não se esqueçam mesmo lavando as mãos os antibatericidas mais eficazes só eliminam 99.9% das bactérias, o restante 0,01% vai multiplicar e aparecer em análises microbiológicas.

    Estes estudos são bons para monitorizar onde podemos melhorar e identificar fontes de problemas, há milhões deles, este tem este mediatismo por ser no mac.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      100% de acordo!

    2. Avatar de Mawuko di banki
      Mawuko di banki

      Segundo estudos, o sabão e o sabonete têm exactamente a mesma eficácia desses supostos anti-bacterianos.

  14. Avatar de Bruno Carvalho
    Bruno Carvalho

    As pessoas são porcas, andam sempre a mexer no cu. que nojo

    1. Avatar de Mawuko di banki
      Mawuko di banki

      Desde que depois lavem bem as mãozinhas tudo bem.

  15. Avatar de gigbola
    gigbola

    Na ausência de boas opções prefiro jejuar durante 8 horas a ir ao McDonald’s.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Em qualquer outro estabelecimento encontrarás os mesmos vestígios, provavelmente até piores.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      90% dos restaurantes se tivessem o controlo de higiene e segurança que existe no mac não existia tanta intoxicação.

      Dos sítios mais seguros que existem para comer.

  16. Avatar de Toni
    Toni

    Fezes nas máquinas do Mc Donald’s é preocupante. É sinal que elas já passaram para fora do balcão 😀

  17. Avatar de FugaparaVigo
    FugaparaVigo

    Com tanta gente de países do 5° mundo a chegar a Inglaterra não é nada de anormal. Existem uns que só usam a mão esquerda e outros que nunca lavam as mãos depois de irem á casa de banho. Não que os ingleses sejam mais higiénicos…

  18. Avatar de Marqy
    Marqy

    Façam como eu, não ponham os pés nesses antros de contágio. Fezes será até uma mal menor. Se a maioria das pessoas imaginasse como são faitas as pastas que se vendem como sendo de carne…

    1. Avatar de FugaparaVigo
      FugaparaVigo

      Tens de deixar de ver televisão… Pink slime apenas era usada nos EUA e depois de se saber a verdade acabaram com isso. Na Europa podes ir á unidade de processamento da Mcdonalds em Espanha e ver todo o processo de fabrico. Toda a gente é bem vinda e não fazem problemas a quem queira saber.

  19. Avatar de JCFB
    JCFB

    lavem as mãos.

  20. Avatar de Joao
    Joao

    Bem vindos à realidade do Reino Unido. Um país que se acha desenvolvido, onde a ideia de consideração e respeito pelo terceiro é inexistente, onde a higiene praticada está muito longe de países em desenvolvimento. País onde pessoas formadas pensam que pão e flores são recicláveis, onde fezes na tampa da sanita é normal em universidades.
    E sim, falo em primeira pessoa. Não é por acaso que este é o meu último mês a viver neste país imundo e racista.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Bem vindo ao mundo. Os nossos smartphones estão no mesmo estado e não vejo ninguém transtornado por causa disso.
      Vocês nem pra fazer sexo oral devem servir 😀

  21. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Nunca ouviram o termo “O que não mata engorda” Li um artigo a alguns meses que qualquer telefone tem mais sujidade que numa sanita.

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Cada um fazer a sua parte também ajuda …

    Não vou referir nomes, mas uma vez num TechDays em Aveiro fui à casa de banho onde se encontrava um político Português muito conhecido (tinha participado numa Talk). Admiração a minha quando reparo que ele abandona a casa de banho sem limpar as mãos.

    Quando chego lá fora, está o tal individuo a conversas com mais pessoal ilustre que acredito ter cumprimentado com apertos de mão e afins.

    Poderá parecer um pormenor, mas multipliquem isto por N pessoas e não admira notícias como a que aqui se encontra.

    A educação é efetivamente rara!

  23. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    O articulista esqueceu-se de dizer que estes mongos vão à casinha e depois não lavam as mãos, são porcos por natureza.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      O problema é que o mundo é uma pocilga.

  24. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Voltem a colocar gel desinfetante nas lojas como tinham antigamente. Ninguém lava as mãos depois de usar uma máquina destas. A seguir vão logo buscar a comida.

  25. Avatar de Genial António
    Genial António

    Vai tudo para a sanita de smartphone na mão e depois enquanto estão no Mac a comer vão vendo os Instagrams desta vida e estão preocupados com os screens dos pedidos …. 😀

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Ah,ah,ah. 🙂

  26. Avatar de Daniela
    Daniela

    Basta que coloquem luvas descartáveis para podermos manusear as máquinas sem que haja contaminação.

    1. Avatar de Mawuko di banki
      Mawuko di banki

      E que tal por voz? Para não gerar mais poluição.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Poluição sonora. Ia ser bonito, o gajo de atrás a pedir um big mac e as 3 máquinas ao lado a registar big macs, ou então a dizer infinitamente “Por favor repita”.

  27. Avatar de Márcio
    Márcio

    Eu continuo a preferir o velho método de pedir ao balcão. Não pelo medo das bactérias, mas porque acho que é até um bom método para ir mantendo o posto de trabalho das pessoas. Se bem que mais dia menos dia, derivado a estas tecnologias todas, esses postos de trabalho acabam por ser extintos, suponho.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Extintos não acredito, pelo menos num futuro próximo, mas em horas de ponta é sem dúvida um óptimo mecanismo para despachar clientes.
      Onde há filas há falta de processamento e desperdício de tempo dos clientes. Tempo é dinheiro.

    2. Avatar de Mawuko di banki
      Mawuko di banki

      Não deixa de ser irónico que numa altura em que existem 7,667,870,864 pessoas as empresas estejam a fazer tudo para que as mesmas não tenham para onde ir trabalhar.

      Deveriam estar a desinvestir na tecnologia que tira trabalho aos seres humanos, mas fazem o oposto! É assim é que se dão as guerras… não há trabalho e depois as pessoas começam a entreter-se a fazer parvoíces como andar a matar-se a si ou a outros.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sim, ambas as grandes guerras apenas aconteceram por causa dos velhos do restelo que não faziam mais que jogar à sueca tardes inteiras.
        Pensem numa coisa:
        Um dia os robots farão tudo
        Não haverá emprego para as pessoas
        Pouca gente terá poder de compra
        As lojas/empresas não terão clientes
        Como tal também não haverão fundos para a manutenção dos robots e mesmo que houvesse não faria sentido estar a perder dinheiro
        Conclusão, a afirmação inicial, num mundo tal como o conhecemos, é totalmente descabida.

  28. Avatar de João
    João

    Faz parte da condição humana, se for usado por humanos está contaminado de uma forma ou outra. E o nosso sistema imunitário está preparado para precisamente isso. O resto é click bait.

  29. Avatar de censo
    censo

    Eu prefiro não ir ao Mac.

  30. Avatar de Woot!
    Woot!

    Não é preciso ir muito longe. No meu trabalho existem vários porcos que vão à casa de banho e não lavam as mãos quando saem, depois vão tirar água e coisas do género, e estámos a falar de pessoas teoricamente educadas, num emprego decente. Não me admira mesmo nada que num sitio como o mcdonalds onde vai toda a gente existam vestígios de fezes.