Régua electrónica – Meça com estilo

28 Comentários

Com certeza que se lembra das antigas réguas de madeira… Pode até ser do tempo em que se levavam umas boas reguadas quando se fazia alguma traquinice. Ou se não chegou a ser desse tempo, já usou uma pelo menos, ao aprender a fazer as primeiras medições.

Tarefa chata e enfadonha, muito propícia a erros, os senhores arquitectos que o digam. Porque nem sempre o olhómetro funciona. Como é que ninguém se lembrou disto antes?

regua_01

Foi então que o designer Shay Shafranek criou o conceito de régua electrónica que pretende manter o seu aspecto familiar e ao mesmo tempo torna-a bem mais fácil de utilizar.

Na verdade, utilizar esta régua é tão fácil como utilizar a sua antepassada, mas com alguns extras, como é natural. Prima o botão power/reset da régua e faz-se vida no seu ecrã LED, à espera de medições.

regua_02

A cobertura de madeira protege uma linha de pontos de metal, onde o lápis/caneta irá tocar; a voltagem induzida pelo toque num destes pontos permite à régua calcular a distância medida.

Graças aos LEDs e à memória da régua, já não precisa de memorizar o comprimento daquilo que está a medir, mesmo que o objecto ultrapasse o comprimento da régua! Isto é possível pois o comprimento gravado no LED permanece na régua até que prima o botão reset.

regua_03

A régua consegue medir a partir de qualquer ponto relativo, para isso basta tocar num ponto da régua e esse ponto passará a ser a sua origem.

E se tocar em dois pontos ao mesmo tempo que prime o botão reset, a régua utilizará a distância entre esses dois pontos como uma unidade de medição!

As suas diversas funcionalidades, facilidade de uso e aspecto tradicional são algo a ter em conta e esperamos que num futuro bem breve, a produção de unidades como esta, invada o material escolar dos mais pequenos e o mercado profissional. Duvido que os professores desperdicem uma preciosidade tecnológica como esta nas mãos dos alunos… Technabob

Homepage: Shay Shafranek

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Romão
    José Romão

    que jeitinho teria dado para geometria descritiva 😛

    1. Avatar de Ana Narciso

      Ora aí está, que também sofri desse mal. Muuuuito picuinhas aquelas medições, acho que nesse caso precisaríamos de uma precisão na ordem das centésimas de centímetro.

    2. Avatar de Starkiller
      Starkiller

      Geometria descritiva é fácil aquilo até se faz a olho xD… ou não

  2. Avatar de gravity00
    gravity00

    Algo que para mim não me servirá para nada, no entanto é um engenho a assinalar.

    Para quem a use, e pelo que aparenta a precisão, é sempre melhor que olhar para as marcas. Pelo menos com o ecrã teremos certezas. E a função de gravação é muito bem pensada.

  3. Avatar de Angelo
    Angelo

    Mas para uso industrial se calhar não é a melhor opção, isto porque maior parte das medidas já estão estipuladas e vamos imaginar que tenho uma recta com 21.3Cm, nas réguas tradicionais eu vejo e coloco o ponto esta tenho de passar a caneta até fazer a medida que quero. Ou não será assim?

    1. Avatar de RSousa
      RSousa

      Exacto.. O aparelho em si é algo inovador, mas a sua utilização parece-me ser só para fazer medições de plantas/mapas e afins, deve ser bom para medir distâncias em mapas com escala), mas para desenho com régua penso que não tem qualquer utilidade, pois suponho que seja bem mais fácil olhar directamente para a distância que queremos e marcar, do que andas a descobrir onde será..

  4. Avatar de Richard
    Richard

    Sinceramente não vejo uso a isto, é mais fácil utilizar as réguas convencionais, é mais rápido para traçar linhas….

  5. Avatar de joao
    joao

    “(…) Pode até ser do tempo em que se levavam umas boas reguadas quando se fazia alguma traquinice(…)”

    eu levava era com um metro de madeira 😛

    é uma daquelas invençoes realmente uteis.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Portavas-te mal… pronto. São métodos, embora discutíveis, surtiram efeito na maior parte das situações! 🙂

  6. Avatar de Gabriel Martínez
    Gabriel Martínez

    É mais um exemplo da evolução tecnológica. Daqui a uns tempos vai-se ouvir o pessoal a dizer: Lembras-te quando tínhamos de ser nós a ver a medida na régua? Eii… Bons tempos!

    Cumprimentos

  7. Avatar de Primax
    Primax

    Altamente… fazerem-me um plotter com o mesmo princípio para escalas cartográficas a mim dava-me um jeitão!!!

  8. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Funciona perfeitamente a parte eletrônica da régua e os recursos do medidor, mas na parte prática tenho lá minhas dúvidas. Imagine que se faça uma medida e por um descuido se passa do ponto…reset. Se erra minimamente o ãngulo da régua e no final…reset. Terá que haver um preparo muito minucioso no posicionamento da régua para então executar a medida, sem perder a posição…e implica em tempo. O circuito funciona bem mas ter que depender da habilidade do user, ponta do lápis, posição da régua…será um reset atrás do outro. Só testando mesmo.

    Abraço

    Iv@n

  9. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Para protótipo e fins simples, está bem, para medições exigentes, tal como está, não estou a ver: o olho humano tem uma resolução de 1/10 de milímetro e esta tem 0,1cm(?) +- 1 dígito.
    Para medições de alta precisão, há paquímetros e medidores laser, mas claro que, a partir daqui, qq fabricante pode fazê-la evoluir.

  10. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    O senhor Shay Shafranek descobriu a roda:

    http://www.wipo.int/pctdb/en/wo.jsp?wo=1979000013

    (vejam a data 🙂 )

  11. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    É engraçado? É.
    É prático? Não.
    É útil? Não

    Apenas a minha opinião, mas não me estou a ver a desenhar uma recta devagar devagarinho à espera que um algarismo das décimas mude.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Penso que o objectivo de utilidade desta régua não é esse, desenhar rectas até um determinado comprimento.

      Penso que o objectivo principal é mesmo fazer medições directa, por exemplo para quem trabalha muito com mapas, escalas etc. Colocar a origem da régua alinhada, tocar com o lápis no ponto pretendido e voilá, medição feita.

  12. Avatar de hitmanmcc

    Acho que é um dispositivo que será certamente útil a muita gente. De qualquer forma, queria apenas aludir para o facto de que o título do posto está errado, pois é electrónica e não eléctrónica, desde pequenino que a minha professora da primária me ensinou que em Português não existem palavras com dois acentos gráficos. Não quero, contudo, parecer pedante mas, acho que isto é importante.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Claro que é importante! Nem parece meu, deve ter sido das horas. 🙂
      Certamente não encontrarão alguém tão picuinhas como eu com incorrecções ortográficas, sintácticas ou semânticas. Portanto, agradeço que comuniquem incorrecções que encontrarem. Obrigada.

    2. Avatar de Hugu
      Hugu

      Existe uma palavra portuguesa que tem dois acentos!..agora n me recordo dela, mas existe! deve ser a excepçao à regra! 😛

      Qto à regua… acho k n deixa de ter alguma utilidade, mas eu ainda n percebi bem o funcionamento dela! N existe nenhum video dessa regua a ser usada?

  13. Avatar de redin
    redin

    Parece uma obra digna de registo para fazer parte do sitio da inovação e criatividade.

    http://videos.sapo.pt/criar2009/play/2

  14. Avatar de gotamaluko
    gotamaluko

    Fico à espera da notícia de uma sanita que faça força por nós… É que por vezes o esforço feito é sobre-humano! LOL 🙂

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Concordo… 😉

    2. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Os japoneses têm umas que nos limpam o dito por nós – já é um passo… 😉

  15. Avatar de Mariz20
    Mariz20

    muito fixe

  16. Avatar de kekes

    E isto para quê? Para os “putos” não saberem usar uma régua à HOME, 😀 , daqui a uns anos é nos a dizer como nos dizem agora “já nem sabem fazer contas a mão”, mas diremos, “já nem para medir a ferramenta servem” 😀

  17. Avatar de joliveira

    Muito bom, mas melhor seria se tivesse a precisão de um paquímetro!