Redução de 50% nas portagens das ex-SCUT já a 1 de julho

24 Comentários

O preço das portagens vão finalmente baixar nas ex-SCUT. O novo modelo de redução de 50% do valor das taxas de portagens em cada passagem nos lanços e sublanços foi aprovado na passada quinta-feira em Conselho de Ministros.

Saiba quais os lanços e sublanços das autoestradas com desconto.

Redução de 50% nas portagens das ex-SCUT já a 1 de julho


São muitos os que defendem que as Ex-SCUT, especialmente no interior, deveriam ter um valor inferior no sentido de contribuir para a competitividade da atividade económica. Os “tão” prometidos descontos têm-se atrasado, mas finalmente há novidades já para o próximo mês…

Portagens: Lanços e sublanços das autoestradas com desconto…

O Governo aprovou a Portaria que institui o novo modelo de redução de 50% do valor das taxas de portagens em cada passagem nos lanços e sublanços das seguintes autoestradas: A22-Algarve; A23 – IP; A23 – Beira Interior; A24-Interior Norte; A25 – Beiras Litoral e Alta; A28 – Norte Litoral; Concessões do Grande Porto (A41, A42) e de Costa da Prata.

Redução de 50% nas portagens das ex-SCUT já a 1 de julho

A medida, proposta pelo PSD, foi aprovada pelo Parlamento no âmbito da Lei do Orçamento do Estado para 2021, prevendo descontos na cobrança de taxas de portagem em 50% para todos os veículos de combustão e em 75% para os veículos elétricos e não poluentes, a partir de 1 de julho.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Parece bom demais para ser verdade! Qual é o “senão”?

    É aguardar para ver 🙂

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Medida eleitoral ! Eleições autárquicas à vista ! 🙂

    2. Avatar de PML
      PML

      Sem dúvida, uma boa notícia no meio de tantas más. Esperemos esta medida traga mais emprego, turismo, pessoas e riqueza a algumas das zonas que mais precisam. Tenho conhecimento de empresas que mudaram ou não foram para esta zona devido à existência de portagens que no tempo do IP3 não existiam.

    3. Avatar de Piwi
      Piwi

      O senão é que toda a gente paga por quem utiliza. As concessionárias recebem igual. Use-se ou não.

  2. Avatar de Rui Valdez
    Rui Valdez

    So rir

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Deviam era baixar 80%…

    1. Avatar de Luisão
      Luisão

      Não, deviam era baixar 100%, por isso é que se chamam SCUT!
      Na A6 que liga Marateca a Caia, se for de Lisboa até Montemor-o-Novo pago 7,15€ em portagem, só para percorrer 99KM de autoestrada!! Fora o preço abusivo dos combustíveis!! Queria que alguém do governo me explica-se como é que com estas medidas querem que o interior do país se desenvolva!
      Só neste país de ladrões é que se pagam estes valores astronómicos em portagens. Façam como a Suíça onde se paga um valor anual residual, em euros deve de de rondar os 60€, para circular em todas as auto-estradas, isto sim são países sérios e honestos!

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Se inventassem tal “passe” custaria aí uns 1500 euros anuais para os veículos ligeiros, e para os pesados nem quero imaginar… e provavelmente com limite de quilómetros e tal, que era para a malta não pensar que era tudo à grande… um pouco como as operadoras móveis, toma lá Internet ilimitada caríssima… super limitada para não abusarem seus malandros.

        1. Avatar de pedro luis
          pedro luis

          João, tomara a nós que o negócio das portagens tivesse a qualidade e os preços do serviço de internet no nosso país!… Que é dos mais avançados da Europa em redes de fibra ótica. Se não estamos satisfeitos, mudamos de operador, agora de autoestrada ou de concessionários não dá para mudar..

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        O que pagam na Suiça é similar ao que pagas cá, chama-se UIC. so que lá é mais barato. No acto da compra de um carro ja pagamos impostos até mais não depois temos que pagar todos os anos uma porcaria por um carro que ja pagamos/estamos a pagar

    2. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      era baixar 100 %

    3. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Deviam era acabar!!

      Foram as estradas todas pagas por todos nós e a ainda temos que pagar para as usar passados tantos anos. É rídiculo.
      Eu sou do tempo que scuts era só nas fronteiras.

      1. Avatar de Patanisca
        Patanisca

        E depois como se pág à manutenção? Continuamos todos a pagá-la?

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          se fizessem estradas como deve ser à primeira, a manutencao seria menos frequente

  4. Avatar de MCakaZim
    MCakaZim

    e a gota? essa é que devia baixar

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Aparentemente o preço da energia eléctrica, dos veículos eléctricos, irá fazer parecer a “gota” os tempos áureos dos preços “baixos”… por mais escandalosamente elevados que sejam.

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      quando colocarem um garrafa numa conferencia de imprensa em que este o Ronaldo presente

  5. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Aposta em autoestradas vazias em vez de linhas ferroviárias primeiro, parabéns aos políticos!

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Estão vazias porque as pessoas e muitas empresas fogem a ter de pagar as portagens, ou muitas delas estariam bem cheias de veículos.
      Por outro lado a malta rica fica contente de não ter de partilhar a auto-estrada com pilantras.

  6. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Baixar salvo-seja pois o país vai ter que as pagar de outra maneira – me engana cariño!!!… já agora não sei que raio é que isto tem a ver com um site de tech.

  7. Avatar de maroisergio
    maroisergio

    migalhas…. e os valores ridiculos que cobran para quem se esquecer?

  8. Avatar de Mac
    Mac

    Uma valente treta para “boi dormir”…
    Se repararem na enorme quantidade de critérios necessários para obter os ditos descontos, 99% dos utilizadores vão ficar de fora.
    Se possuíres um carro anterior a 2002, estás fora.
    Se não passares diariamente na SCUT, estás maioritariamente fora.
    Se passares depois das 8:00 e antes das 20:00h. reduzem para 35%.
    e tantas outras “ordinarices”(virgulas) para manter os utilizadores entretidos com contas que nunca batem certo, quando na verdade, a maioria destas vias rápidas, devia ser inteiramente gratuita. MESMO.

    Já basta a escandalosa alarvidade de impostos no combustível, os custos de aquisição, o ISV, o IUC, e as taxas e taxinhas que temos de pagar para poder circular nas ruas deste país, para alimentar sempre a mesma corja.

    Continuem a circular no para arranca das esburacadas nacionais, mal sinalizadas, com radares escondidos na moita, que por um lado reduzem a poluição(NO) e por outro lado aumentam a carteira dos mesmos e emagrecem a vossa.

  9. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Se bem conheço o “virar da página da austeridade” desde de 2015, presumo que o menos que vou pagar nas SCUTS vá pagar noutra taxinha igual ou ainda mais…ainda não sabemos qual!

  10. Avatar de Marcolino
    Marcolino

    Para quando baixar a A4… a portagem de maior roubalheira?
    4.25€ para fazer 40 ou 50 km?
    Uma estrada que liga o tão “temos de unir o interior”!!
    Por isso é que todos fogem do interior