Redes no Linux? Aprenda a instalar o Packet Tracer

15 Comentários

A área das redes informáticas é sem dúvida uma das mais fascinantes no mundo da informática. Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para obter uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) ou outra, nada melhor que ter um simulador no PC para configurar e testar cenários de rede, não havendo assim a necessidade de ter equipamentos reais.

Depois de termos apresentado o Core e o GNS3, hoje vamos conhecer o fabuloso Packet Tracer.


Tal como o GNS3, o Packet Tracer é um simulador de redes bastante “real”, que permite simular os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, telefones, etc.

Esta fantástica ferramenta foi desenvolvida pela própria Cisco e está disponível para alunos que fazem parte das Academias Cisco espalhadas pelo mundo.

Com o Packet Tracer podemos montar cenários de rede completos e configurar os mais diversos protocolos (ex: OSPF, NAT, EIGRP, PPP, ACLs, etc)

Como instalar no Ubuntu?

Instalar o Packet Tracer no Ubuntu ou derivados é algo bastante simples. Para tal, devem descarregar a última versão do Packet Tracer (PacketTracer70) do portal da Academia e proceder à sua instalação usando os seguintes comandos:

Depois, para procederem à instalação, basta executarem o comando ./install

Depois de instalado basta executar o comando packettracer para que todo o simulador fique operacional. Bons exercícios!

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kan
    kan

    Peguei um velho g2030 com 8gb e coloquei ubuntu….vamos ver quanto tempo vou suportar. o linux mint, desligava minha placa mae asus.

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    ou instala o GNS3 que é open source

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      agora que percebi que o próprio artigo mencionou o GNS3…

  3. Avatar de NINE
    NINE

    O Packet Tracer, pelo menos a versão que utilizei em tempos, era muito limitado nos comandos disponíveis. A aplicação é excelente para se inicializar no mundo das redes e para quem quer tirar o CCNA.

    Para coisas mais sérias e em Linux, prefiro o unetlab/eve-ng. É mais complicado de meter a trabalhar que o GNS3 mas para mim não tem rival.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, o PT continua a ter algumas limitações. obrigado pela dica.

  4. Avatar de Tiago Marques
    Tiago Marques

    Gns3 vs PT….

    Gns3 mais real a nível de comandos etc…usa algum hardware da maquina…. mais para las de routing e isso

    PT…mais básico, lista de comandos diminuta….necessário conta na academia Cisco… conseguimos simular vários défices nas empresas do, dia a dia (pc phone printer…)

    Para labs pouco técnicos PT indicado (se tiver conta) para trabalhar e simular networking mas real e mais robusto gns3

    Resumo
    Gns3 acho que

  5. Avatar de int3
    int3

    unetlab para o CCNP e CCIE 😉

    1. Avatar de Tiago Marques
      Tiago Marques

      unetlab ?!? nao conhecia..é melhor que GNS3?quais as vantagens se corre sobre VM?

      1. Avatar de NINE
        NINE

        Algumas das vantagens:
        a) Interface http – Pode estar instalado numa máquina e estares a usar a partir de, e.g, um portátil.
        b) Multiutilizador – Vários utilizadores a mexerem ao mesmo tempo (em laboratórios diferentes).
        c) Dynamips Personalizado – Pela experiencia que tenho tido (pode ser placebo), é bem melhor que o que incorpora o GNS3. Topologias com 20 routers e tenho latências de ~32 ms, em comparação com ~300 ms que apanhava no gns3.

        1. Avatar de Tiago Marques
          Tiago Marques

          @Pedro Pinto, que tal um post sobre o unetlab??

          vou dar uma vista de olhos…

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Já o tenho instalado 🙂

  6. Avatar de Jeferson Duarte De Oliveira
    Jeferson Duarte De Oliveira

    O meu não inicia.

    Quando eu tento executar pelo terminal só aparece a mensagem “Starting Packet Tracer 7.1.1”.

    E quando eu clico para iniciar pelo icone do lançador, só carrega e não inicia.

    1. Avatar de Humberto
      Humberto

      O meu também está assim

    2. Avatar de Erica Almeida
      Erica Almeida

      Vá até o diretório: /opt/pt/bin$ e execute ./PacketTracer7

      ./PacketTracer7: error while loading shared libraries: libpng12.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory

      Caso a mensagem acima seja exibida, a lib libpng12-0 não foi encontrada na sua máquina. Tente instalá-la.