Redes: afinal como funciona um router numa rede informática?

8 Comentários

Nas redes informáticas existem vários equipamentos ativos que têm funções distintas. Hoje vamos explicar como funciona um router e qual a sua importância numa rede informática.

Redes: afinal como funciona um router numa rede informática?

O que é e para que serve um router?

Em traços gerais, um router (ou encaminhador) é um equipamento ativo de uma rede de dados quer permite a comunicação entre dispositivos de redes diferentes (e também de redes com diferentes tecnologias) e totalmente autónomas.

Os routers funcionam na camada 3 do modelo OSI (ver aqui) e têm a capacidade (com base nos protocolos de encaminhamento, rotas estáticas ou por conhecerem as redes diretamente ligadas) de fazer chegar os pacotes de dados de uma rede de origem a uma determinada rede de destino.

Vamos considerar o seguinte cenário com o seguinte endereçamento IP.

Redes: afinal como funciona um router numa rede informática?

O cenário de comunicação será o seguinte:

Redes: afinal como funciona um router numa rede informática?

Se o PC A pretender comunicar com o PC B, como os dois pertencem à mesma rede estando assim no mesmo domínio de broadcast, a comunicação é simplesmente feita via switch (Podem ver aqui como tudo funciona).

Agora vamos considerar que uma máquina da rede azul (rede: 192.168.1.0) quer comunicar com uma máquina da rede amarela (rede: 192.168.2.0). Considerando então que, por exemplo, o PC B quer comunicar com o PC D e partindo do princípio que os switchs e router já conhecem os Mac Addresses dos equipamentos da rede.

Quando o PC B com o IP.192.168.1.1 quer comunicar com o PC D (IP.192.168.2.2) que está numa outra rede, a informação segue para o gateway respetivo (que não é nada mais que uma interface no router) e em seguida o router, com base na sua tabela de encaminhamento, encaminha os pacotes para a rede de destino.

De uma forma geral, quando duas máquinas estão em redes distintas é necessário que exista um equipamento que faça encaminhamento de pacotes como, por exemplo, um router (Existem algumas distribuições Linux e outros sistemas que permitem também transformar um PC num router). De referir que os PC devem ter configurado o gateway (saiba porquê aqui).

 

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Naodou
    Naodou

    Os routers já quase não existem foram substituídos por firewalls.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mas só de nome…porque as firewall continuam a ter “routers” la dentro.
      Melhor nome é Appliance.

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Isso é o mesmo que dizer que o router é um switch e um switch é um hub.
        E uma apliance não é necessariamente uma firewall pode ser uma WAF

    2. Avatar de Professor
      Professor

      Na realidade os Routers propriamente ditos evoluíram para além das simples funções de espalhar internet por outros dispositivos hoje possuem outras funcionalidades que permitem mais segurança na rede, controlos parentais, opções de gestão, entre outros, coisa que nos primórdios não tinham.

    3. Avatar de Barbosa
      Barbosa

      Tenho firewall no meu pc e não consigo fazer isso. Apenas se criar rotas…

  2. Avatar de Alejandro
    Alejandro

    Desculpem a minha ignorância, mas tenho a seguinte curiosidade: Numa situação em que queira enviar ou uma mensagem ou ficheiro via Telegram, ou Whatsapp, entre 2 dispositivos que partilham a mesma rede Wi-Fi, porque o dispositivo A, envia a mensagem ou ficheiro para os servidores de ambas as plataformas, tendo o mesmo comportamento como se os dispositivos fossem de redes distintas? Não seria mais eficiente se ambas as aplicações, ou então via sistema, detectassem que os dispositivos estão na mesma rede e procedessem a esse envio internamente, apenas tendo o router como intermediário?

    1. Avatar de Zé pevinho
      Zé pevinho

      Sim, seria mas, as aplicações não foram criadas para funcionar dessa forma, pois cada sistema tem o seu servidor, estejas em casa ou noutro lado qualquer independentemente de como estas conectado wifi ou 4G tens é de estar sempre online para haver comunicação…

  3. Avatar de Barbosa
    Barbosa

    Tenho uma duvida.
    Os pacotes da rede azul para a rede amarela, o router reencaminha os pacotes.

    Se tiver a transmitir um ficheiro de uns tantos gigas, isso sobrecarrega o interface? (Ou seja todos os pacotes passam pelo interface?)