Rede elétrica da Ucrânia já está ligada à rede da Europa Continental

14 Comentários

Os tempos são de guerra e toda a colaboração é pouca. Uma das notícias que circulou recentemente foi o corte de energia, das tropas russas, em algumas cidades da Ucrânia.

De acordo com informações recentes, a rede elétrica da Ucrânia passou a estar ligada à rede da Europa Continental.


Rede elétrica da Ucrânia estava ligada à Rússia…

Segundo revelou a Comissão Europeia, a rede elétrica da Ucrânia foi hoje ligada à rede da Europa continental. Além da Ucrânia, também a Moldávia já se encontra ligada a esta rede. A Comissão Europeia considera que esta é uma medida permitirá um “funcionamento estável” e “luzes acesas em tempos de escuridão” devido à guerra.

Segundo a comissário europeia da Energia, Kadri Simson…

Hoje, as redes elétricas da Ucrânia e da Moldova foram sincronizadas com êxito com a rede da Europa continental. Isto ajudará a Ucrânia a manter o seu sistema elétrico estável, as casas quentes e as luzes acesas durante estes tempos de escuridão

A responsável pela tutela no executivo comunitário descreve este como “um marco histórico para a relação UE-Ucrânia nesta área” dado que “a Ucrânia faz agora parte da Europa”.

Rede elétrica da Ucrânia já está ligada à rede da Europa Continental

A sincronização surge depois de, no final de fevereiro, os ministros da Energia da UE terem alcançado um consenso político sobre a interligação da rede elétrica ucraniana com a europeia, que contou com o aval da gestora portuguesa da Redes Energéticas Nacionais (REN), para fornecimento após invasão russa do país.

Esta ligação das redes elétricas ucraniana com a europeia facilitará as trocas entre os países e tornará mais fácil ultrapassar problemas de fornecimento de eletricidade para a Ucrânia. A Ucrânia estava sincronizada com a rede elétrica russa até à invasão russa do país, em 24 de fevereiro.

A invasão Rússia ao país de Volodymyr Zelensky tem vindo a causar uma acentuada subida no preço do gás na UE e nos preços globais do petróleo, aumento esse que surgiu no contexto de um pico já existente nos preços energéticos, dada a crise no setor.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Até o exército russo desligar…

    1. Avatar de PovoManso
      PovoManso

      O exército russo não vai ficar muito tempo na Ucrânia, quem manda na Ucrânia são os ucranianos.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Mandam e recebem balas em troca.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Então a tua sugestão é comer e calar?

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Acho que toda a gente sabe/imagina quanto é que isto custa e finalmente quem é que vai pagar, (com os impostos pagos por quem).

      Vai ser bonito quando os ucranianos. (e os russos também se/quando se ligarem também a esta rede), se aproveitarem para aquecimento doméstico, etc. etc. etc.

      Isto dá para fazer um grande show até “o dinheiro dos outros” se acabar

      1. Avatar de Joao Santos
        Joao Santos

        Omg…. não estudes não…

  2. Avatar de o outro
    o outro

    pois, agora é tudo para o mesmo lado, lado para o qual ninguém olhava há umas semanas atrás … enfim, triste mundo em que vivo rodeado de cínicos 🙁

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Não é uma questão de cinismo, é uma questão de agressão.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Lembra-te que as pessoas da Ucrânia estão a passar por tudo isto por quererem se juntar ao ocidente (NATO e UE).

      1. Avatar de luisa
        luisa

        Foi a estupidez da nato que causou este problema todo!! Se a nato que é tão amiga e defensora da paz estivesse quita isto nao tinha acontecido!
        A hipocrisia da nato é uma das piores do seculo 21! Propaganda da paz mas a aumentar o arsenal militar da europa!

        1. Avatar de Génesis
          Génesis

          Então a guerra desencadeada por Putin tem uma justificação?

        2. Avatar de Joao Santos
          Joao Santos

          Portanto a culpa de quem é violada ede quem usa miji saia?

          Os ucranianos querem pertencer ao mundo ocidental, à UE e à nato. Quem é o putin para dizer que não a um povo que não é o dele.

          E tu ainda achas bem.

  3. Avatar de João
    João

    Mandem o Putin para aIlha de Sta. Helena, como fizeram ao Napoleão.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Por isso é que andou aqui a UPS toda maluca… deveriam estar a ligar à Ucrânia e então até cá em Portugal a rede andava instável.
    O Modem, router, ecrã, tiveram até de ser desligados e ligados novamente umas duas vezes, e em uma TV tive de meter novamente o firmware que ela ficou maluca.