Reconhecimento de caras do Facebook viola lei Europeia…

62 Comentários

…, afirma a autoridade de protecção de dados de Hamburgo, na Alemanha.

Todos os utilizadores do Facebook já usufruíram, certamente, da funcionalidade de reconhecimento de caras. Poupa algum trabalho e é bastante útil que as caras sejam reconhecidas automaticamente nas fotos carregadas.

A autoridade de protecção de dados de Hamburgo não encarou a funcionalidade da mesma forma que a generalidade dos utilizadores e fez valer a lei Alemã e da União Europeia que regulamentam a protecção de dados.

Johannes Caspar, comissário dessa autoridade, diz que os utilizadores do Facebook não sabem como podem eliminar os dados que essa rede social armazena para permitir que esse reconhecimento de caras seja feito.

Segundo o jornal alemão Hamburger Abendblatt, Johannes está preocupado com a facilidade com que alguém pode usar tais recursos, caso “caiam” em mãos erradas, para identificar alguém recorrendo apenas a uma foto.

O Facebook foi questionado acerca de tal infracção e foi-lhe pedido um reacção rápida. Caso tal resposta não seja dada num prazo de duas semanas, as autoridades alemãs tomarão medidas e terá de ser paga, pelo Facebook, uma multa de meio milhão de dólares. Segundo o The Register, que também questionou o Facebook, foi-lhe dada uma resposta por uma porta-voz do Facebook, Tina Kulow:

“Iremos considerar os reparos feitos pela autoridade de protecção de dados de Hamburgo relativamente à funcionalidade de identificação de caras mas rejeitamos desde já qualquer afirmação de não estarmos a cumprir as obrigações de acordo com a lei da União Europeia.

Temos também conhecimento que os utilizadores gostam de usar esta funcionalidade pois facilita-lhes a organização e a segurança nas identidades online.”

Caspar já tinha, no ano passado, questionado a privacidade do Facebook pois era guardada informação de pessoas que nem sequer se tinham registado na rede social. Passado algum tempo, o Facebook desactivou essa funcionalidade. Relativamente ao reconhecimento de caras, Caspar já havia pedido repetidamente, ao Facebook, para desactivar a funcionalidade de reconhecimento de caras e eliminar todos os dados inerentes, mas até agora sem qualquer efeito.

Na União Europeia, a Alemanha tem das leis mais restritas relativamente à protecção de dados e privacidade, essencialmente devido ao seu passado Nazi, e essa protecção de dados é bastante esclarecedora e não permite que sejam reunidos dados pessoais sem o consentimento do utilizador. [via]


Sente que a sua privacidade está comprometida?

Partilhar:
Tags:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio Trindade
    Sérgio Trindade

    Facebook?
    O que é isso?
    O meu já foi há muito tempo,desde que chegou o google plus nao vejo outra coisa á frente.
    Mais um ponto a desfavorecer o facebook.

    1. Avatar de ???
      ???

      outra coisa para perder o nosso tempo

        1. Avatar de João Ribeiro
          1. Avatar de Shadow723
            Shadow723

            x4

  2. Avatar de Jonhy
    Jonhy

    Pah. Deixem os Facebooks, Googles e Apples controlarem o Mundo. Eu não me preocupo com isso! 😉

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Não te esqueças da Microsoft essa esta em 90% dos pcs do mundo

    2. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Espero que estejas a ser irónico…

  3. Avatar de João Costa
    João Costa

    É por estas e por outras que gostava de de testar o Google+. Alguém tem convites?

    Abraço, J

    1. Avatar de alexandre
      alexandre

      eu tenho deixa o teu mail

      1. Avatar de Jose Gomes
        Jose Gomes

        Marisa pf podes enviar um convite para mim? obrigado

      2. Avatar de orlandohorta
        orlandohorta

        Ja agora se tiveres um para mim agradeço

      1. Avatar de Complex
        Complex

        Marisa arranja-me um também 😀

      2. Avatar de João Costa
        João Costa

        Obrigado malta!

        Abreijos, J

        1. Avatar de Isa
          Isa

          já agora também gostava

    2. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      lool.o G+ também tem reconhecimento de cara!

      1. Avatar de Juliano Almeida
        Juliano Almeida

        Convite Please…

    3. Avatar de mario
      mario

      Se poderes enviar um agradeciaa. funnyzex@gmail.com. obrigado

    4. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Acho que já não é preciso convites… Basta uma conta gmail pá

  4. Avatar de Fábio Oliveira
    Fábio Oliveira

    Olá é possível me enviares um tambem?
    Cumprimentos

      1. Avatar de Miguel Oliveira
        Miguel Oliveira

        Podes me enviar um também?

        miguel_asoliveira@hotmail.com

      2. Avatar de Marco Pita
        Marco Pita

        Já agora.. se nao estou a abusar da generosidade..
        marcobpita@hotmail.com

  5. Avatar de arkan
    arkan

    Aqui no Brasil tb foi proibido isso….achei foi é bom, essas redes sociais tão enchendo já a paciencia.

    1. Avatar de Tenso
      Tenso

      Ate hoje não encontrei isto aqui no Brasil…..

  6. Avatar de Enrikke
    Enrikke

    Por isso e outras cada vez uso menos e menos o Facebook!!

    Será que também me podiam enviar um convite do Google+? gostava de o experimentar!!

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Deixa o mail que envio

      1. Avatar de TiMadeira
        TiMadeira

        louren95@gmail.com

        envia para mim também sfv 😀

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Enviado! (:

          1. Avatar de TiMadeira
            TiMadeira

            Obrigadão amigo!

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Enviado tambem! (:

          1. Avatar de Enrikke
            Enrikke

            Obrigado! 🙂

  7. Avatar de TiMadeira
    TiMadeira

    Alguém me pode enviar também um convite? Eu ando há semanas a ver se recebo um e nada 🙁

  8. Avatar de Francisco
    Francisco

    Convite G+ alguem? 😀

  9. Avatar de joao ferreira
    joao ferreira

    sera que ainda se arranja convites para o google +?

  10. Avatar de Vítor M.

    Já enviei para quem pediu. Se precisarem digam, mas não deixem os vossos endereços nos posts, deixem no local próprio, junto ao vosso nome no head do post que eu depois vejo e envio.

    1. Avatar de tiago
      tiago

      Envia-me convite sff. obrigado

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      podes arranjar um?, obrigado

      1. Avatar de David Oliveira
        David Oliveira

        Olá! 🙂 já agora, se for possível sai um convite para o email indicado (não é Gmail mas é referente a uma Google Account). Obrigado!

    3. Avatar de jo§e

      Já agora e abusando, se puderem também gostava de ter um convite.

      Obrigado

  11. Avatar de Pedro Gomes
    Pedro Gomes

    O melhor é escrever logo o email para receberem os convites.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não deixem o email nos comentários, só na caixa em cima, onde colocam o Nome, Email e Homepage.

  12. Avatar de MaX

    Opa já agora também deveriam pedir meio milhão de dólares à Microsoft pelo Kinect, a varias aplicação com realidade aumentada com reconhecimento facial, a câmeras de vigilância em espaços públicos… etc… etc…

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Não é a mesma coisa.

  13. Avatar de Leo
    Leo

    Se poderem me enviar um convite agradecia ;D

  14. Avatar de Luís
    Luís

    Podem enviar também para mim?

  15. Avatar de Vítor M.

    Enviados até a este momento. Devem já ter recebido, caso amanhã não tenham o meu convite, digam-me algo sff.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Vítor, envia-me um convite sff.
      Obrigado!

  16. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    “Sente que a sua privacidade está comprometida?” Sinto já há muito tempo. Nem é preciso usar Facebook, basta usar qualquer serviço da google ou da cloud. No entanto, vejo o Facebook como algo ainda mais preocupante no que respeita a esse aspecto. Já vi várias notícias que me deixaram preocupado relativamente a esta empresa privada. Nomeadamente, a venda de informações pessoais a serviços secretos Americanos alegadamente contra acções terroristas. Além do mais, vários investigadores têm feito algumas descobertas interessantes como esta: http://meiobit.com/88829/pesquisadores-identificam-pessoas-em-menos-de-3-segundos-em-uma-pesquisa-envolvendo-o-facebook-e-questionando-a-seguranca-da-informacao/ que mostram bem o poder do Facebook para o bem e para o mal. O Facebook é uma arma muito perigosa, principalmente para as crianças (e não só) com menos de 16-17 anos (ou até mais) que não têm noção do perigo que é colocar a sua vida na internet para que toda a gente veja. E para quem defende a sua privacidade dizendo: “Mas eu tenho o meu perfil privado!!!! Além disso, meti outros nome para não me descobrirem”, pois é isso é tudo muito bonito, mas basta terem amigos no Facebook para tudo isso ser posto em causa. Este reconhecimento facial pode ser bastante perigoso e acho que se tem de ter cuidado com o que se mostra no face. Assim como muitas pessoas já ganharam empregos através dele, muitas pessoas tb já perderam postos de trabalho por causa dele e não só. Podíamos continuar a falar aqui sobre problemas que envolvem pedofilia, etc. que são bem graves e que cada vez mais estão subjacentes a estas redes sociais.

    Gostam de mostrar a vossa vida pessoal ao vosso vizinho? Gostam que os vossos filhos estejam na rua sozinhos e que sejam fotografados por pessoas estranhas? Então porquê colocar isso tudo em risco quando se usa um serviço destes! Tenham atenção aos vossos filhos e ao que eles colocam nas redes sociais é um perigo. Tenham atenção a vocês mesmos também! Algum tipo de informação até acredito que seja usado pelos assaltantes para saber se tão em casa ou não, cuidado!

  17. Avatar de asfd27
    asfd27

    Boas,
    deixei de usar o facebook à já algum tempo, e não sinto a mínima falta de lá ir.

    Já agora, se não for abusar, alguém me pode arranjar um convite Google + para experimentar ? 😉

    Cumpts,

    1. Avatar de Sergop
      Sergop

      Já agora, se alguém me puder enviar um convite agradecia: sergioaguerreiro@gmail.com

      Obrigado

      1. Avatar de AntEsp
        AntEsp

        Enviei um convite

  18. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Que fixe! Vitor M. para mim tb!! :p

  19. Avatar de Francisco Gregório
    Francisco Gregório

    Já agora um convite para mim também por favor! Muito agradecido!

    1. Avatar de Francisco Gregório
      Francisco Gregório

      Bom, afinal tive de criar outro perfil do google que aquela conta está com problemas. Deixo aqui outra minha. Envia para este se puderes por favor!

      Muito obrigado!
      Cumprimentos 😉

  20. Avatar de rui
    rui

    Será que me podem enviar convite?:)

  21. Avatar de Isa
    Isa

    Também gostava de um convite.obrigada

  22. Avatar de J Pedro
    J Pedro

    É muito fácil, mesmo muito fácil, com os meios adequados,obter informação de pessoas pela internet, não precisa de ser a empresa da rede, qualquer um pode com o conhecimento e os meios obter adequados, obter todos os dados de outra pessoa e graças à gentileza dos nossos amigos que poem as nossas fotos, mesmo o nosso nome , online ainda mais fácil é, e graças ao Facebook ainda mais