Reclamações da NOS aumentaram 130% em agosto

40 Comentários

Um dos sectores que está normalmente “debaixo de fogo” por parte dos seus clientes é o dos serviços de comunicações. As reclamações são sempre muitas, o que significa que as comunicações são um serviço muito importante e até indispensável na vida de muitos portugueses.

Em agosto de 2020, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 11,8 mil reclamações sobre serviços de comunicações. Conheçam os resultados das operadoras.

Em agosto de 2020, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 11,8 mil reclamações sobre serviços de comunicações. Conheçam os resultados das operadoras.


Segundo dados da ANACOM, face a agosto de 2019 as reclamações dos serviços de comunicações aumentaram 29%, mas diminuir 13% quando comparado com o mês de julho de 2020 (foi o mês no qual foi registado o maior número de reclamações).

A ANACOM revela que o meio mais utilizado para reclamar foi o livro de reclamações eletrónico, com 58% das reclamações (6,8 mil reclamações) apresentadas neste período, mais 69% do que em agosto de 2019, mas menos 18% quando comparado com julho de 2020. O livro de reclamações físico registou pelo menos 3,5 mil reclamações em agosto de 2020, estando a sua utilização a alcançar os valores que se registavam antes dos efeitos da pandemia COVID-19.

Em agosto de 2020, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 11,8 mil reclamações sobre serviços de comunicações. Conheçam os resultados das operadoras.

Reclamações da NOS aumentaram 130% em agosto

O livro de reclamações eletrónico registou 4,9 mil reclamações sobre serviços de comunicações eletrónicas, mais 75% face a igual período do ano passado, mas menos 7% face a julho de 2020. Todos os principais prestadores de serviços viram aumentar muito significativamente as suas reclamações. A MEO foi o prestador mais reclamado (1,8 mil reclamações) e a NOS aquele que mais aumentou em termos absolutos e relativos (+130%).

Em agosto de 2020, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 11,8 mil reclamações sobre serviços de comunicações. Conheçam os resultados das operadoras.

Entre os assuntos mais reclamados, o cancelamento de serviços e o atendimento ao cliente foram os que mais aumentaram (+90% e +72%, respetivamente), face a agosto de 2019. A gestão dos contratos foi o único assunto que aumentou face a julho de 2020, o que poderá ter sido motivado pela introdução da publicidade na gravação automática de conteúdos televisivos, que foi levada a cabo pelos 3 maiores prestadores (MEO, VODAFONE e NOS) entre julho e agosto deste ano.

A gestão dos contratos (24%), o cancelamento de serviços (19%) e as avarias (17%) foram os assuntos mais reclamados neste sector, em agosto de 2020.

ANACOM

 

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Com a net ranhosa que oferecessem, a empresa nem sequer devia existir…

    Privatização da NOS, já!!!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Privatizar uma empresa privada é uma grande inovação

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        🙂 🙂 🙂

    2. Avatar de Hugo Mungo
      Hugo Mungo

      A NOS já é privada amigo

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      A NOS sempre foi privada….

    4. Avatar de nuno a
      nuno a

      acho que o que o Figueiredo pretende dizer é que seja privatizada pelo grupo PS, BE e PCP

    5. Avatar de TwoEyez
      TwoEyez

      O teu comentário cheira a ironia, mas o que querias dizer era Nacionalização já…

    6. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Nem todos os clientes estarão insatisfeitos! Se assim fosse, a empresa não seria rentável. Só la estariam os que não tem, de todo, alternativa.

      Numa empresa privada, deixando de ser rentável, naturalmente, desaparecia. Numa empresa de capital público (nacionalizada) já não seria bem assim, até porque, provavelmente, teria de realizar serviço público “obrigatório”, mesmo não sendo rentável.

      Provavelmente, daqui a alguns tempos as operadoras poderão ser obrigadas a instalar serviços a preços controlados e subsidiados pelo estado. Quem sabe se não será o pontapé necessário para “obrigar” as operadoras a realizar investimentos na rede quer na qualidade (muitas dúvidas), quer na quantidade (locais “remotos” que agora não são viáveis e negam a alguma população que se vê privada de um acesso “básico” a internet).

      Mas não, não me parece que a já sociedade privada NOS possa ser “mais” privatizada 🙂

  2. Avatar de Manuel Batista
    Manuel Batista

    Infelizmente as operadoras em Portugal têm como prioridade chular os clientes ao máximo em vez de oferecerem serviços de qualidade. Apenas a NOWO tem uma relação de qualidade/preço razoável.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Fia-te nisso…

  3. Avatar de gabriel b
    gabriel b

    Operadoras em Portugal é o mesmo que políticos. São todos chulos.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Das 4 principais operadoras é a pior sem dúvida.

  5. Avatar de Oscar
    Oscar

    Qual é a operadora com melhor BOX ? E internet ?
    O meu contrato está a terminar, agredeço as vossas opiniões.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Isso vai depender sempre da zona onde mora. Eu por exemplo tenho a Nowo (120mb e a velocidade real da-me 112mb) e na minha morada anterior (onde a MEO oferecia apenas ADSL) tinha a NOS onde a velocidade real ultrapassava a velocidade contratada.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se tiveres numa zona Vodafone fibra, não penses 2x.

      1. Avatar de Rui Rosas
        Rui Rosas

        Porquê? Nunca tive tantos problemas como quando mudei para a Vodafone… :-/

    3. Avatar de António José
      António José

      Negoceia com a MEO/Vodafone e escolhe o que te der melhores condições

  6. Avatar de greego
    greego

    Aldrabões e com o pior serviço, fazem parte de uma empresa menos séria que é a Sonae…A ANACOM anda aonde…

  7. Avatar de Joao Rui Leal Gouveia
    Joao Rui Leal Gouveia

    A nos cada vez pior nao tem condições e uma vergonha

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    A NOS é ridiculamente má, ja o havia constatado antes, o que se veio a evidenciar ainda mais durante o confinamento em que estavamos diariamente em casa. Tive semanas sem practicamente serviço de internet, o que me obrigou a recorrer a dados móveis doutro fornecedor, o que me onerou significativamente as minhas contas mensais. Efectuei as devidas reclamações, e os serviços técnicos interviram varias vezes, substituiram varios componentes ,efectuaram configurações mas tudo continuou. O último técnico assumiu que não havia nada a fazer, pelo que rescindi unilateralmente o contrato, e contratei de imediato outro fornecedor que realmente fez uma diferença gigantesca. Quando o novo operador instalou o serviço de fibra, que era o que havia contratado com a NOS, percebi a marosca. Afinal a NOS vendeu-me fibra quando na realidade era cabo coaxial. Obviamente reclamei para a Anacom, mas parece que não existe. Caricatamente a NOS continua a enviar facturas de um serviço que cancelei, por incumprimento, e mais caricato ainda que me irão cancelar o serviço :))))))

  9. Avatar de Rei David
    Rei David

    Quando li o titulo li remuneracoes da Nos aumentaram 130%. Ja estava para enviar lhes o cv.

    1. Avatar de ITzanas
      ITzanas

      The Winner is you!!!!! XD

  10. Avatar de Bms
    Bms

    Só tenho pena da sobcarga e isso em impossível então de usar os serviços Móveis por causa que as pessoas figuiram pra ter melhor serviço que a ADSL que acabaram por se lixar, mas não me posso queixar da NOS é a única que me oferece melhor cobertura de Rede onde moro e sempre dispostos a resolver quando é possível.

  11. Avatar de Manuel Barbosa
    Manuel Barbosa

    Estou a passar por situação parecida mudam o tarifário do. Telemóvel sem autorização agora tem fidelisçao por dois anos .,eu não assinei nada.,….

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Cuidado com isso da NOS. Há tempos, estava na Optimus Zon (estava na Novis, mudou de nome para optimus negócios, e mais tarde com a fusão com a Zon mudou de nome para Optimus Zon, e logo de seguida para NOS), eu queria sair porque o serviço estava muito mau, pior que quando tinha aderido à Novis, e estava a pagar bem caro, e prolongaram-me a fidelização por mais 6 meses com um desconto de € 1,00 sem eu não ter pedido nada. Reclamei e exigi pagar o euro que me descontaram que eu não queria para nada no mês seguinte, e quando regularizado anulei o contrato já sem fidelização com esta operadora e nunca mais voltei. Graças a Deus! Ainda estive na meo também com ADSL uns 3 anos (velocidade 24mbps, o máximo que dava eran uns 10mbps), e agora estou na vodafone Fibra já há 3 anos e meio com 200/100 a dar nos testes 210/108, com mensalidade acessível, pelo menos é menos de metade que pagava à Optimus Zon e com velocidades de net umas 50 vezes mais, e a latência e jitter muito melhores.

      À NOS NUNCA VOLTAREI, a MEO e Vodafone são as únicas que sinto fiáveis. A Nowo não existe na minha localidade.

  12. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    O que se passa com a nowo? Dívidas à Sport TV e agora isto 🙁
    “Informação – Por motivos que são alheios à NOWO, os canais Discovery, TLC, Eurosport 1 e Eurosport 2, irão deixar de fazer parte da grelha de televisão,
    no próximo dia 15 de Outubro de 2020 e em sua substituição serão lançados o Canal 11, o AMC HD, o Hollywood HD, o RTP2 HD, o Blaze HD,
    o TV Record HD e a Canção Nova HD.”

  13. Avatar de Jose
    Jose

    Sou cliente NOS há anos e não tenho razão de queixa! Espanta-me tantas reclamações. Leio aqui comentários de apoio a outras operadoras, mas tenho amigos clientes dessas operadoras qye se queixam precisamente desses problemas aqui relatados. Estão sempre a “implicar” com a fibra NOS, mas coaxial é o cabo que fica dentro de casa! Tenho um contrato de 500 mbps e posso fizer com todo à vontade, tenho essa velocidade disponível e a minha rede caseira tem mais de 20 equipamentos ligados. Quero lá saber como o sinal está distribuído em casa se, no fim de contas, tenho o que pago? Na Tv, e telefones é outro caso, nada demais, recebo o que pago. Por vezes, parece que leio queixas “cozinhadas” pela concorrência,,visto que o sítio pertence precisamente, a outra operadora concirrente O que me leva a perguntar se as coisas serão mesmo assim.

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Serão, serão!

      Fui cliente NOS, desde os tempos em que ainda era TV Cabo. O serviço (net: 100/10) nem era muito mau, na maior parte do tempo. Durante muito tempo a qualidade de imagem na NOS TV ficou muito má, às vezes nem dava para “entrar”. Então no dia de jogos “maiores”, era uma desgraça. E isso com, aparentemente, com a internet “boa” ou pelo menos suficiente para suportar à vontade o streaming. Isto, durante meses.
      Depois la melhorou, mas de vez em quando la voltava o problema.
      Isto para não falar que, durante muito tempo, também a NOS TV começava-se a ver (sem ser gravação) e, de repente, a imagem passava para um tempo atrás e ficava em ciclo!

      No início do confinamento, sofri (sofremos) a um abaixamento impressionante na velocidade de acesso à internet. Depois melhorou , mas durante o dia (até bastante tarde), as velocidades nunca mais conseguiram chegar as velocidades contratadas. Mas já com velocidades aceitáveis, sem chatear. Isto até há pouco tempo em que mudei de operadora.

      Durante cerca de 3 ou mais anos a NOS foi prometendo um upgrade à rede para que se pudesse ter maiores velocidades de upload. A promessa não foi cumprida. Enquanto todos os outros operadores principais já tem pelo menos 100Mbps de upload há ANOS!

      Fartei e, finalmente, mudei de operadora. Tenho 500/100 e ainda não detetei, a nenhuma hora, velocidades abaixo destes valores (todos um bocado mais acima).

      A equivalente a NOS TV, com resposta rapidíssima (sem comparação), nunca houve problemas de falhas na qualidade de imagem, pelo menos até agora! Nada a ver. Embora ache que em termos de funcionalidades, facilidade de utilização a NOS TV me pareça melhor.

      Box TV, nada a ver! Rapidíssima, utilização fluida. NUNCA falhou a visualização de uma gravação. É um outro mundo!

      Não sinto saudades nenhumas da NOS, à parte, talvez e apesar de não ter utilizado muito, a app NOS telefone em que se fica mesmo com acesso ao número de telefone fixo de casa em qualquer lado. Parece-me excelente, de facto!

      Portanto, sim, é verdade! Basta também ir ao fórum da NOS.

      Diga-se, no entanto, que há problemas em todos os operadores (basta ir ver os respetivos fóruns). Se há o azar de ficar algum problema resultante da instalação, local, equipamento, e as chatices (em qualquer operador) poderão ser um pesadelo!

      1. Avatar de TwoEyez
        TwoEyez

        Nada que um pedido de resolução de contrato por não cumprir os mínimos nele estipulado não resolva.

        1. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          É preciso que haja alternativas. Eu, pelo menos, durante muito tempo, não tinha alternativa.

          1. Avatar de TwoEyez
            TwoEyez

            Pois realmente não ponderei essa situação.

  14. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Não tenho queixa da NOS.

  15. Avatar de Diamantino Vieira
    Diamantino Vieira

    Sou cliente NOS há bastantes anos e nunca vi esta empresa tão mal, principalmente pele NET nem em casa nem fora, e agora tem o desplante vender tomadas para amplificar o sinal que eles deviam garantir.
    Até parece que ainda não existia já essa possibilidade mas enfim o que preciso é garantir mais um a prestação por mês para as ditas tomadas.

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      A menos que me escape algo, as operadoras não são “obrigadas” a garantir a distribuição da internet dentro de casa. A obrigação contratual é a de terem o fornecimento do serviço num ponto de entrada de casa.
      Esta é, para a internet e telefone fixo a premissa. E, de alguma forma, tambem para a 1.ª box de tv.

      O Wi-Fi (rede sem fios) veio “estragar”, de certa forma, esta premissa. Ao quererem ter uma solução “pronta, chave na mão”, começaram a fornecer routers com Wi-Fi para os cada vez mais dispositivos para os quais a única forma de comunicação para a internet é o Wi-Fi (diria que, se calhar, passado algum tempo se poderão ter arrependido disso, quem sabe). Como, contratualmente, a distribuição de rede Informatica seria uma responsabilidade de cada um (clientes), a colocação de rede Wi-Fi seria uma responsabilidade do cliente. Mas não foi este o caminho que seguiram!

      Tipicamente, uma boa distribuição de rede por Wi-Fi pode não ser trivial, dependendo (muito) do equipamento que a distribui, distribuição e localização das divisões da casa e estrutura de construção da casa (ferro, madeira, vidro, …), número de equipamentos ligados e “ruído”/saturação no local e vizinhança do espectro electromagnético. Ou seja, pode ser um verdadeiro inferno!

      Será raro conseguir só com uma base (router do operador, com “emissor” Wi-Fi) conseguir ter uma boa qualidade de sinal (e acesso à internet) em toda a casa, a menos que seja pequena, muito pequena. As velocidades de acesso caiem vertiginosamente a medida que nos afastamos do router, já para não falar que o sinal terá de atravessar paredes, ferro, portas, vidros, etc. que provocará, só por si, perda de potência do sinal!

      Isto não desresponsabiliza os operadores. Já que começaram a fornecer o Wi-Fi, deveriam ter o cuidado de fornecer equipamento o mais robusto possível, ou pelo menos, aceitável. O que nem sempre é o caso.

      É impossível garantir que se consegue distribuir o sinal Wi-Fi em qualquer casa de qualquer cliente! E, mais uma vez, oficialmente as operadoras não são responsáveis pela garantia da distribuição da internet dentro de casa. Mas é um tema quente! Muitas das reclamações advém do problema no Wi-Fi! Assim, desde há algum tempo que as operadoras começaram a arranjar “soluções” que possam resolver este problema. E, obviamente, a pagar como extra, mas como um “trunfo” comercial. É só ver as últimas campanhas publicitárias das operadoras (vodafone e nos. Da MEO, desconheço) com quase TODA a ênfase na questão do WiFi.

      É aqui que entram as ditas “tomadas” (não são tomadas, são dispositivos que se LIGAM às tomadas) para melhorar a distribuição do sinal Wi-Fi. E, obviamente, são um extra. São a “nova” moda do Wi-Fi (tecnologia mesh) que tem provado, numa boa parte dos casos, ser uma boa e estável solução para a distribuição e extensão da rede Wi-Fi. Não sei se é o caso destas da NOS.

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    Por aqui com a NOS não tenho problemas, serviço fixo e três telemóveis.
    Olhando para os números das reclamações, não percebo como é que a Vodafone tendo uma quota de mercado bastante inferior, tem o mesmo número de reclamações que a NOS, concerteza não é do serviço de excelência que prestam, se tivesse o mesmo número de clientes que a NOS e/ou Meo acho que o número de reclamações disparava.

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Isso pode ser verdade, mas neste artigo estão a olhar para o crescimento das reclamações. E nesse aspeto a NOS cresceu muito mais que os outros operadores.

      Seria mais esclarecedor qual a distribuição das reclamações por tipo e o crescimento em cada um deles e aí é que se conseguiria inferir melhor onde estarão os maiores calcanhares de Aquiles em cada um deles (se na qualidade de gestão com o cliente, qualidade de serviço, …)

  17. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Só 130%?! Se fosse em 500% acharia pouco. O serviço deles é incrivelmente mau!

    Falo por experiência com 3 contratos em 3 moradas distintas espaçados em várias dezenas de quilómetros, incluindo uma zona tão central como o Parque das Nações em Lisboa. MEO e Vodafone qualidade sempre acima do que vendem. Nos mesmo locais, para mim, ZON/NOS, funcionou sempre mal.
    Isto num espaço de 10 anos.

  18. Avatar de informado
    informado

    Eu sou Nowo e estou contentíssimo. 20 eurinhos 120 megas 🙂

  19. Avatar de João Alves
    João Alves

    É por ser privada , que é a mer…… Que é.
    E ninguém faz nada . Pior operadora de TV Cabo da galáxia.